(11) 3090-7535 / (27) 3262-0877 comercial@villetarget.com

Conseguir mais tráfego para blog é o maior objetivo de quem aposta nessa estratégia. Afinal, quanto mais pessoas lerem o seu conteúdo, maior será sua relevância online. Porém, nem todo mundo sabe como é possível atrair novos leitores e fazer com que o tráfego aumente e se consolide ao longo do tempo.

Felizmente, existem algumas dicas simples que podem ajudar você nessa tarefa. O universo do marketing digital está repleto de estratégias cujo objetivo é, justamente, conseguir esse tráfego. Algumas dessas técnicas dependem apenas de você, enquanto outras se apoiam em todo o ambiente online para construir relevância.

O melhor de tudo é que aplicá-las no seu blog pode ser uma tarefa bastante fácil. Em poucos passos, você melhora a forma como produz conteúdo para o seu blog. Dessa forma, as chances de que você consiga mais tráfego para blog aumentam consideravelmente.

É impossível falar em gerar tráfego sem citar SEO (Search Engine Optimization). A otimização para mecanismos de busca engloba uma série de estratégias feitas para que o Google entenda melhor o seu conteúdo. Com isso, ele classifica a relevância do site e melhora o posicionamento em uma busca.

Embora investir em SEO seja uma das melhores práticas para conquistar mais tráfego, é preciso pensar na estratégia de comunicação como um todo. Quer saber como isso é possível?

Confira abaixo 10 dicas para gerar mais tráfego para blog:

Utilize palavras-chave

As palavras-chave funcionam como base para a otimização de mecanismos de busca. Isso porque elas são termos importantes para o seu texto. Incluir palavras-chave na redação faz com que o Google consiga classificar o seu conteúdo com muito mais facilidade.

O planejamento de keywords geralmente é feito com a ajuda do próprio Google Adwords. A ferramenta permite que você encontre o volume de busca de cada termo. Assim, você consegue identificar as palavras mais utilizadas por quem procura o tipo de produto/serviço que você oferece.

Embora seja bastante trabalhoso, fazer essa análise é uma das melhores formas de conseguir tráfego orgânico para o seu blog. Porém, é preciso ter cuidado com o uso de palavras-chave!

Tráfego para blog

Esses termos devem ser incluídos de forma natural no texto. Se o Google entender que você usou a palavra muitas vezes, você corre o risco de ter o conteúdo classificado como spam. Além de cair no posicionamento, existe também a possibilidade de que você seja penalizado pelo Google.

Os critérios de legibilidade são muito importantes para os robôs que fazem a leitura do conteúdo. Portanto, a sua estratégia de comunicação deve ser muito bem planejada para que as palavras-chave virem suas amigas, e não inimigas!

Não escreva textos muito longos

O tamanho do texto também entra nos critérios de legibilidade do Google. Isso porque os usuários costumam abandonar artigos muito longos. Existe uma crença de que uma leitura de 2 minutos é o máximo que você pode esperar de um visitante no site. Caso a leitura ultrapasse essa marca, ele provavelmente desistirá de ler o artigo.

É preciso partir da premissa de que quem lê pelo celular (de onde são a maior parte dos acessos) não tem tempo para acompanhar textos longos. Geralmente lemos no caminho para o trabalho, em intervalos, durante o almoço, enfim. Todos esses pequenos períodos exigem que o conteúdo seja consumido de forma rápida.

Não existe um tamanho padrão para os seus textos serem escritos. Porém, você pode utilizar a base de entre 600 e 2000 palavras para escrever artigos com mais chances de serem lidos. Caso o conteúdo seja muito denso, é possível apelar para infográficos e outros recursos que condensam as informações.

Conforme você começa a escrever, fica mais fácil analisar os padrões dos seus leitores. Se você perceber que existe a demanda por artigos mais longos, então invista nisso! Caso contrário, o melhor a fazer na fase inicial é manter os textos neste intervalo de 600 a 2000 palavras.

Escreva com autoridade

Dificilmente um leitor acompanhará seus textos até o final se eles perceberem que você não tem autoridade no assunto. Afinal, ao acessar um blog, as pessoas esperam ler um texto que realmente tire suas dúvidas e traga novos conhecimentos.

Da mesma forma, o Google também se preocupa muito com a qualidade dos textos. De nada adianta incluir palavras-chave otimizadas, cuidar do tamanho do texto e da aparência do blog se o conteúdo é “pobre”.

Tráfego para blog

Os textos que você escreve devem sempre ser originais – ou seja, livres de plágio – e terem referenciais verdadeiros. Por isso, a pesquisa é uma parte muito importante do planejamento de conteúdo.

Ao definir o tema de um artigo, procure sempre ler sobre ele e encontrar as principais novidades do mercado. Isso faz com que o seu conteúdo seja atual e interessante para os leitores.

Ao escrever com autoridade, você aumenta as chances de fidelizar o público e mostrar para o Google que vale a pena colocar o seu blog entre os primeiros resultados da busca.

Inclua CTAs nas publicações

As CTAs (Call to Action) são termos utilizados para incentivar os leitores a realizarem uma determinada ação. Elas incluem expressões como:

  • Clique aqui;
  • Acesse o site;
  • Confira agora;
  • Aproveite para e muito mais!

Basicamente, elas são expressões no modo imperativo que indicam ao leitor o que ele deveria fazer.

Tráfego para blog

A vantagem de incluir esses termos na sua redação é que você consegue direcionar o caminho do leitor. Por exemplo, se você escreve sobre um assunto e deseja indicar outra publicação do blog, você pode dizer:

  • Caso você queira saber mais sobre o assunto, acesse este artigo!

Isso é uma ótima forma de fazer com que os seus leitores naveguem por todo o seu blog. Além de diminuir a taxa de rejeição, você aumenta os índices de permanência na página e o Google entende que o seu conteúdo é relevante para o ambiente digital.

As CTAs também podem ser utilizadas para gerar tráfego para blog e nas redes sociais. Ao fim de cada artigo, você pode sugerir que o conteúdo seja compartilhado para conseguir mais seguidores!

Crie um blog amigável

Um aspecto muito importante para SEO é a navegabilidade do site. Isso porque o Google considera a experiência dos usuários como um todo. Se ao acessar o site, uma pessoa tem dificuldades para navegar, as chances de que o seu posicionamento caia são muito grandes.

Criar um site amigável significa pensar em todo o layout de uma forma que facilite a navegação. Isso significa construir um menu fácil de ser entendido, disponibilizar categorias das publicações e até mesmo criar uma identidade visual agradável.

Tráfego para blog

Além disso, também é preciso pensar em fatores como a velocidade do site. Se a sua página demora muito para carregar, existe a chance de que as pessoas desistam de ler o conteúdo. Portanto, o seu site deve ser o mais leve possível para que ele possa ser acessado com rapidez.

Por último, também é imprescindível que você adapte o blog para a versão mobile. Isso porque a maioria esmagadora dos acessos à internet são feitos por meio de smartphones e tablets. Portanto, é muito prejudicial para qualquer site deixar de fazer uma versão adaptada para os celulares.

Invista em mídias pagas

A forma mais rápida de conseguir tráfego para blog é por meio de links patrocinados. Também conhecidos como anúncios, esses links funcionam como um impulsionamento do seu blog.

Por meio do Google Adwords, você pode definir um orçamento e o público alvo que deseja atingir com cada publicação. Além disso, você pode também comprar palavras-chave para garantir que o seu blog fique entre as 3 primeiras posições da busca.

Existem diversas modalidades de pagamento que podem ser escolhidas de acordo com a sua necessidade. A vantagem de investir em mídias pagas é que o retorno costuma ser bastante rápido. Enquanto isso, as técnicas de SEO costumam demorar mais para atrair o tráfego desejado.

Portanto, se você quer aumentar o número de visitantes rápido, não deixe de investir nessa estratégia.

Divulgue nas redes sociais

Você provavelmente já ouviu falar que as redes sociais são as melhores amigas do marketing digital, certo? E não é por menos! É muito difícil encontrar alguém que não tenha um perfil no Facebook, Twitter ou Instagram atualmente. Logo, elas funcionam como uma base gigantesca de clientes potenciais.

Tráfego para blog

Se você construir a sua relevância também nessas plataformas, será muito mais fácil atrair o tráfego de social media para o seu blog. Afinal, basta compartilhar o link para gerar engajamento e fazer com que as pessoas cliquem nas publicações!

Uma vantagem das redes sociais é que você também pode investir em anúncios por lá. Assim, o seu alcance fica maior e o tráfego para blog pode ser afetado positivamente.

Aposte em link building

O link building é uma estratégia para conseguir links em outros sites que redirecionam para a sua página. Além de atrair tráfego para blog, essa técnica também ajuda a construir a autoridade do seu site no Google. Isso porque as recomendações significam que o seu conteúdo vale a pena ser lido!

As melhores formas de conseguir esses links são por meio das seguintes plataformas:

  • Artigos de blog;
  • Diretórios;
  • Fóruns;
  • Especialistas da área;
  • Tutoriais e Guias;
  • Associação de Profissionais;
  • Locais para Guest Post;
  • Redes Sociais;
  • Widgets;
  • Reviews de Produtos;
  • Vídeos.

O link building é uma tarefa muito trabalhosa, porém os resultados fazem com que seja uma das melhores técnicas para aumentar o tráfego. Por isso, não deixe de estudar sobre as melhores práticas para definir um planejamento consolidado.

Atualize o blog com frequência

O “freshness”, como é chamada a atualização para o Google, também é um critério muito importante para atrair mais visitantes para o seu blog. Afinal, esse conceito está relacionado com a periodicidade em que você publica no seu blog.

Embora não exista uma receita única de quantas publicações devem ser feitas por semana, tenha em mente que o seu público demanda conteúdo. Isso significa que eles provavelmente querem ler o que você tem a escrever e, caso essa demanda não seja suprida, eles podem mudar para outro blog.

Tráfego para blog

Além disso, se você publica com frequência, o Google entende que o seu blog está sempre atualizado. Cada nova publicação faz com que seja mais fácil conquistar as primeiras posições.

Uma boa dica é começar com posts 2x por semana. Aos poucos, você conseguirá analisar o comportamento da sua audiência e poderá ajustar a periodicidade da melhor forma para você.

Crie um relacionamento com o seu leitor

Por último, você precisa ter em mente que criar um relacionamento com o leitor é uma das melhores formas de conseguir gerar mais tráfego para blog. Isso porque o seu conteúdo deve ser produzido pensando nos seus visitantes e com o objetivo de fidelizar os leitores.

Quando você conquista alguém e essa pessoa se torna leitora assídua do seu conteúdo, ela automaticamente vira porta-voz do seu blog. Isso significa que ela pode compartilhar suas publicações nas redes sociais, gerar engajamento e até mesmo indicar o blog para colegas!

Portanto, tente sempre produzir conteúdo que “converse” com os seus leitores. Disponibilize um espaço para comentários e preste atenção no que eles têm a dizer do seu blog. O atendimento ao cliente é uma realidade muito importante para quem trabalha com a produção de conteúdo para blogs também!

Como já mencionamos, não existe uma receita única de o que precisa ser feito para gerar tráfego para blog. Porém, essas dicas podem colocar você um passo mais perto de conquistar o tráfego que você sempre sonhou em sua página.

Cuidar de um blog exige muito planejamento, tempo e dedicação. Porém, nos dias atuais, essa é uma estratégia imprescindível para empresas de basicamente qualquer setor do mercado. Isso porque eles são ferramentas poderosas para se comunicar com os clientes, divulgar produtos e até mesmo construir autoridade no ramo.

Portanto, chegou a hora de colocar a mão na massa e começar a investir na construção de um blog otimizado. Assim, você aproveita todos os benefícios dessa estratégia!

Para saber mais sobre automação de marketing e outras estratégias guespara ajudar a sua empresa a crescer, não deixe de conferir os materiais gratuitos do ville Target.

Aproveite também para compartilhar este artigo nas redes sociais!

automacao de marketing

Ebook Redes Sociais

Conheça estratégias e melhore a venda de seus produtos/serviços:

 

Quero baixar este Ebook !