(11) 3090-7535 / (27) 3262-0877 comercial@villetarget.com

Muitos profissionais de marketing já sabem da importância de se atualizarem. Ademais, muitas empresas também têm investido em livros sobre marketing digital para aumentar os conhecimentos.

Assim como o marketing tradicional passou por modificações e adaptações, o marketing digital tem evoluído muito nos últimos anos. Por isso, os profissionais precisam se reciclar sempre que possível, para desenvolver boas estratégias que tragam retornos positivos aos clientes.

Antigamente, as pessoas eram entendidas como meras espectadoras passivas, que não tinham voz, nem poder de decisão. É o que os livros de comunicação chamavam de “Teoria da agulha hipodérmica”, ou “Teoria Hipodérmica”.

Depois de muitos estudos e mudanças no comportamento do consumidor após a chegada da internet, percebeu-se que essa teoria estava totalmente ultrapassada. Isso só foi possível a partir da leitura de observações contidas nos livros sobre marketing digital.

Agora que o consumidor não é mais passivo como se imaginava, ele já sabe quais tipos de conteúdo quer consumir e onde encontrar. Ademais, as empresas têm se preocupado em entender mais o seu público alvo.

Hoje as marcas têm uma responsabilidade muito maior em relação ao modo como lidam com seu posicionamento diante do seu cliente. A segmentação foi fundamental para que elas entendessem para que tipo de público estão produzindo conteúdo e principalmente, o que eles querem.

A internet e o marketing digital tiveram um papel fundamental na mudança de comportamento das empresas. Por isso, que é tão importante investir não só nas ações de marketing digital, como também em conhecimentos que podem ser adquiridos através da leitura de livros sobre marketing digital.

Porque é tão importante investir em livros sobre marketing digital?

12 dicas de livros sobre marketing digital

Você entende que o marketing digital pode ser benéfico para a sua empresa e isso já é um ponto positivo. Mas, o que fazer para que seus colaboram adquiriram mais conhecimentos na área? Investindo em livros sobre marketing digital.

O marketing tem sido usado cada vez mais para agradar e tornar clientes fiéis. O Inbound Marketing tem tido um papel fundamental nesse processo, uma vez que você cria necessidades para o seu cliente através das estratégias de marketing.

Nesse ínterim, a internet é a intermediadora dos processos entre a empresa e o cliente. É através dela que as pessoas, através das palavras-chave, buscam informações acerca de produtos e serviços. Nessa busca, elas podem encontrar o seu blog, site ou rede social.

Por isso, o marketing digital é tão dinâmico e tem feito muito sucesso entre as marcas. Então, não existe segredo para começar a estudar mais sobre assuntos voltados a marketing digital. A principal ação a ser tomada é investir em livros sobre marketing digital.

Neste artigo, daremos algumas dicas das melhores opções de livros sobre marketing digital para você se aprofundar mais sobre o assunto.

Os 12 melhores livros sobre marketing digital

livros sobre marketing digital

Agora que você já sabe os benefícios de investir em conhecimento, vamos às dicas de livros sobre marketing digital que listamos para você. Sempre que tiver interesse, volte a este artigo e conheça um novo livro para aprimorar os seus conhecimentos técnicos sobre o assunto.

Marketing 3.0: As forças que estão definindo o novo marketing centrado no ser humano, de Philip Kotler

Esse é um dos livros sobre marketing digital que com certeza devem estar na sua estante. Philip Kotler é considerado um dos principais autores sobre marketing moderno, e é venerado tanto por profissionais de marketing, como de administração.

No livro Marketing 3.0, o autor apresenta características e soluções do marketing moderno. Nele, a internet é o foco principal das mudanças que vem ocorrendo nos últimos tempos, tanto nas novas formas de venda, quanto no comportamento do consumidor. Ele pode ser aplicado tanto em empresas de administração, quanto em empresas de comunicação.

A leitura dele é simples, objetiva e traz exemplos práticos para você, seja um estudante ou um profissional formado. Ele é ideal também para empreendedores e donos de pequenas empresas interessados em expandir seu negócio.

Como o cliente tem se comportado na internet? Quais as principais formas atuais de divulgar um produto ou serviço? O que levou o mercado à todas essas modificações? Todas essas questões são abordadas nos capítulos deste livro. Garantimos que você irá adorar a leitura e se enriquecer de conhecimento.

A Bíblia do Marketing Digital, de Cláudio Torres

Esse é outro livro muito conhecido por profissionais de comunicação e seu autor, Cláudio Torres é um verdadeiro conhecedor do assunto. Profissional de marketing digital, o autor aborda sobre estratégias, ferramentas, ações e mídias que aprendeu durante os anos de ensinamentos.

Ele pode ser considerado um guia para aqueles que estão entrando agora no mercado digital. Ou seja, todo empreendedor ou aprendiz da área de marketing digital deve entrar em contato com os ensinamentos deste livro. Ele é escrito de forma didática e detalhada para ajudar aqueles que têm conhecimentos reduzidos ou quase nenhum dessa área.

Com linguagem cuidadosa, o livro vale a pena de ser adquirido, ainda mais porque ele é escrito por alguém que está há anos no mercado. Vamos à próxima dica.

A Cauda Longa, de Chris Anderson

Esse é um dos livros sobre marketing digital mais conhecidos dos últimos tempos. Nele, o autor aborda sobre a internet como a criadora de um novo ambiente, onde diversos nichos podem coabitar.

O conceito de cauda longa está centrado nas transformações do mercado de serviços e produtos de massa, que é voltado para nichos. Esse não é um conceito novo, mas popularizou-se a partir de um artigo escrito pelo autor e por conta do livro.

Assim como a dica anterior, esse é também considerado uma bíblia do marketing digital. Ele mostra como os diversos nichos podem ser explorados na internet.

A Revolução da Mídias Sociais, de André Telles

Como pensar em marketing digital, sem lembrar das redes sociais? As redes sociais já fazem parte do dia a dia das pessoas, e já as utilizamos para muitas coisas, mesmo inconscientemente. Outrossim, sofremos forte influência das redes sociais.

Fazendo uma análise sobre isso, o autor nos mostra no livro como utilizar as mídias sociais a favor das empresas. Como um exemplo interessante, o autor traz a eleição do Barack Obama, que teve a ajuda das redes sociais durante o processo de eleição.

André Telles é um dos grandes autores que já escreveram sobre Marketing Digital no país. Além desse livro, ele já escreveu outros com temáticas similares, como “Geração Digital” e “Orkut.com”.

Guia definitivo do e-mail marketing, de DJ Waldow e Jason Falls

Seguimos nesta lista de livros sobre marketing digital com mais um guia importante que você deve ler para aprimorar seus conhecimentos. Dessa vez, vamos falar sobre e-mail marketing.

Nesta obra, são trazidas estratégias para aumentar seus rendimentos financeiros através do e-mail marketing. Sabemos que essa é uma das estratégias mais funcionais, utilizada por muitas empresas.

Através dela, é possível aumentar sua lista de leads e acompanhar o progresso das suas campanhas de marketing em tempo real. Basta usar uma ferramenta de automação como a Ville Target, que será possível promover muitas ações de forma simples e descomplicada.

Mas vamos voltar à indicação de livro. Através dele, você aprenderá a utilizar o e-mail marketing, que é uma estratégia relativamente de baixo custo. Ele ensina como o marketing de conteúdo, bem utilizado nas mensagens, tem o poder de atrair o público e gerar mais vendas para a empresa. por fim, saberá como integrar seu e-mail marketing com as ferramentas de automação de marketing digital, como falamos no início deste tópico.

Através da Ville Target, você pode criar listas e fazer disparos nos e-mails dos seus clientes. Ademais, poderá segmentar as suas listas e criar conteúdos que interessam ao seu cliente. Entre no site da Ville Target e confira os planos gratuitos que podem atender às suas necessidades.

O sinal e o ruído, de Nate Silver

Quem trabalha com marketing digital já sabe a importância que tem a informação. Pode parecer óbvio, mas ela é muito importante, pois indicará qual a melhor estratégia para o seu negócio.

E é justamente sobre esse tema que o autor do livro, Nate Silver, trata. Em “O sinal e o ruído”, um dos livros sobre marketing digital mais lidos do Brasil, o autor fala sobre a importância de interpretar os dados e as informações.

Ademais, ele mostra como podemos usar a informação a nosso favor. Uma leitura imperdível.

Microtendências, de Mark J. Penn

Nessa dica de livros sobre marketing digital o autor aborda sobre as microtendências de marketing, segundo os dados do analytics.

Aqui, ele faz uma análise dos comportamentos dos grupos e como eles interferem no processo de decisão de compras ou até mesmo na influência das pessoas. Como as opiniões de algumas pessoas pode influenciar nos grupos, em geral?

Através do livro, você saberá identificar quando algo é tendência, ou quando é uma moda passageira. Ademais, essa dica é muito importante para empresas que trabalham com tendências, design, moda e comportamento.

Não me faça pensar!: uma abordagem de bom senso à usabilidade na web, de Steve Krug

A versão atualizada desse livro de 2000 tem sido uma manual que relata a “experiência do usuário”. Segundo o autor, os sites são intermediadores entre as empresas e os clientes. Ou seja, para as campanhas de marketing funcionarem bem, a interface do seu site precisa ser eficiente e ser a porta de entrada dos seus clientes em potencial.

Esse é considerado um dos melhores livros do segmento e traz uma noção de usabilidade e bom senso na internet. Ele é muito relevante tanto para profissionais de marketing, quanto para planners e programadores, que lidam diretamente com a criação de sites.

Aqui o autor mostra como é importante a experiência do seu cliente quando visita o seu site. Ele fala que o usuário não deve perder muito tempo pensando no que fazer no seu site. Por isso, devem estar dispostos nele botões ou elementos que promovam a ação do usuário, mesmo que ele não tenha ido ao seu site para apenas conhecer a sua empresa.

Ademais, este livro diz o quão importante é para sua empresa criar bons conteúdos, que atraiam a atenção do seu cliente. Afinal, o objetivo principal é envolver o seu visitante para que ele se torne um cliente.

Marketing de Conteúdo, a moeda do século XXI, de Rafael Rez

De acordo com o autor desta obra, um dos principais motivos que levam seu cliente ao seu site ou blog é o conteúdo. Portanto, esse livro serve como um guia para você que deseja produzir bons conteúdos.

A startup Enxuta, de Eric Ries

Esse é um dos livros que se tornou sucesso de vendas. Nele, o autor mostra o que aprendeu no Vale do Silício. Outrossim, relata algumas lições de como criar um negócio digital de sucesso.

Brand Brilliance, de Fiona Humbertone

Esse livro foca nas estratégias para as empresas que querem conquistar o seu “cliente ideal”.

Aqui a autora aborda maneiras de utilizar a marca de forma clara, para atrair seu cliente em potencial. Uma aula de branding que pode gerar muitos resultados positivos para sua marca.

As armas da persuasão, de Robert Cialdini

Já que falamos em conteúdo nos tópicos anteriores, vamos à última indicação de livros sobre marketing digital.

Neste livro, o autor aborda sobre as armas da persuasão, que são: autoridade, escassez, compromisso, coerência, aprovação social e reciprocidade. Ele fala que devemos levar em consideração essas palavras ao criar estratégias de marketing.

Esses livros sobre marketing digital são indispensáveis para aqueles que desejam saber mais sobre marketing online. Eles podem ser encontrados tanto em livrarias, quanto na internet. Outrossim, podem agregar muito aos seus conhecimento e torná-lo um expert no assunto.

Ademais, se você tiver interesse em mais conteúdos sobre planejamento de marketing digital, estratégias de Inbound Marketing, redes sociais, branding etc, não deixe de conferir os conteúdos da Ville Target no blog.

No site, você poderá encontrar e-books, conteúdo em texto e vídeo para otimizar mais as suas estratégias de marketing. Essas são opções de baixo custo, para você que deseja adquirir mais informações sobre marketing, mas está com o orçamento curto para comprar livros.

Por fim, eles serão fundamentais para você melhorar substancialmente os resultados das suas estratégias de marketing digital. Além disso, poderá alcançar as metas esperadas e aumentar os seus lucros. Portanto, não perca a oportunidade de investir em conhecimento e aprendizado com os livros sobre marketing digital.

automacao de marketing

Ebook Redes Sociais

Conheça estratégias e melhore a venda de seus produtos/serviços:

 

Quero baixar este Ebook !