(11) 3090-7535 / (27) 3262-0877 comercial@villetarget.com

A expressão popular “uma andorinha só não faz verão” pode ser perfeitamente aplicada quando falamos de estratégias de marketing. Afinal de contas, para suas ações funcionarem, é necessário contar com diversas ferramentas de marketing.

Aqui, você deve recorrer a ferramentas para criar ebooks, softwares de edição de fotos, bancos de imagens gratuitos, ferramentas de monitoramento, plataformas de automação de marketing e por aí vai. Muita coisa, não? Mas não se preocupe que existem muitas soluções que são gratuitas ou que possuem planos que cabem no seu bolso.

Em meio a tantas opções disponíveis no mercado, listamos 15 ferramentas de marketing para ajudar a impulsionar os negócios da sua empresa. Confira!

ville Target

Para dar visibilidade a seus produtos ou serviços e estreitar o relacionamento com seus clientes, você precisa marcar presença em diversos canais digitais: desde redes sociais até campanhas de email marketing. E por mais colaboradores você tenha em sua equipe, não é possível dar conta de todas essas atividades sem contar com uma plataforma de automação de marketing.

criar hotsite de forma gratuita vantagens ville target

Nasce, aqui, o ville Target. A plataforma possui diversos planos (inclusive gratuito) para você escolher o mais compatível às suas necessidades.

Independentemente da sua escolha, todos os planos oferecem os mesmos recursos: agendamento de posts nas redes sociais; segmentação da base de contatos; possibilidade de importar templates de email; programar disparo de email marketing; criação de landing pages de forma rápida e intuitiva, entre outros.

Google Meu Negócio

Qual empresa não sonha em aparecer na primeira página do Google? Para tanto, além de investir em SEO, você pode utilizar a ferramenta gratuita da gigante da internet: Google Meu Negócio. Essa plataforma gratuita é muito útil, principalmente para quem possui um negócio físico.

ferramentas web gratuitas

Ela permite que você edite as informações que aparecem sobre a sua empresa. Então, quando um usuário digitar o nome da sua empresa no Google, além de aparecer os links do seu site e das suas redes sociais, um box será exibido na lateral da página.

Nele, você pode destacar imagens da sua empresa, inserir endereço, telefone e horário de atendimento e, de quebra, abrir espaço para avaliação dos clientes.

Google Forms

É fundamental você estar atento a todas as opiniões de seus clientes. Essa é a melhor forma para você aperfeiçoar seus produtos ou serviços a ponto de deixar seus clientes satisfeitos. E uma ótima maneira para descobrir quais são as necessidades – e reclamações – de seus clientes é fazendo uma pesquisa.

E você não precisa mais ir às ruas ou telefonar para eles. Basta criar um formulário online com o Google Forms. Nele, é possível criar perguntas de múltipla escolha, além de listas suspensas.

Nisso, é só divulgar o link da página para toda a sua base de contatos. Automaticamente, a ferramenta gera um relatório com todas as respostas.

Google Analytics

O Google Analytics é mais uma das ferramentas de marketing para você recorrer. A poderosa plataforma fornece todos os dados essenciais sobre o seu site. Todos mesmo! Nele, você consegue saber o número de visitantes únicos, a origem do tráfego (orgânico, pago, redes sociais…), as páginas mais acessadas, o tempo médio de navegação dos usuários e muito mais.

google analytics ferramentas de marketing

A plataforma ainda gera relatórios para que você tenha uma visão ampla sobre o seu site e, assim, identificar as melhorias que ele precisa ter.

Google Docs

Mais uma das ferramentas de marketing da gigante da internet, o Google Docs é perfeito para compartilhar arquivos em texto, planilhas e apresentações com todos da sua equipe de forma online. Ela ainda permite a edição colaborativa, o que faz ganhar muito tempo no dia a dia.

Trello

Em linhas gerais, o Trello é um gerenciador de projetos/tarefas. Ele organiza todas as atividades em quadros de modo que fique fácil para o usuário visualizar em qual etapa do processo um projeto se encontra.

trello ferramentas de marketing

Você pode, então, dividir suas atividades em “Email marketing”, “Captação de leads” “Produção de conteúdo” e “Redes sociais”. A plataforma é muito útil se você trabalha em equipe, uma vez que é possível atribuir funções para cada profissional.

Freepik

Uma imagem vale mais que mil palavras, certo? Para produzir um conteúdo de qualidade – desde uma simples peça de email marketing e um post em blog até um ebook –, o ideal é que você insira imagens de ilustração. Elas ajudam a chamar (e a prender) a atenção de seu público-alvo.

ferramentas web gratuitas

Aqui, você pode recorrer ao Freepik, que é um banco de imagens bastante famoso. Ele disponibiliza o uso de imagens gratuitamente, mas é importante que você dê os créditos. Isso se torna desnecessário se você optar por virar um assinante de seu serviço.

Pixabay

Mais uma opção de banco de imagens gratuito, o Pixabay possui um grande número de imagens sobre os mais variados temas. Como o site possui uma versão em português, você pode fazer a busca no próprio idioma. No entanto, se a pesquisa for feita em inglês, é possível obter melhores resultados.

Canva

Agora, não basta baixar os arquivos de um banco de imagens gratuito e usá-los a torto e a direito. Como muitas empresas também utilizam as mesmas imagens, é importante que você as edite: mudando o tamanho e até, se possível, inserindo o logo da sua empresa. Isso ajuda a criar uma identidade visual da sua marca.

ferramentas para criar ebooks canva

Uma sugestão é utilizar a ferramenta gratuita Canva. De forma intuitiva, é possível criar logos, editar imagens, criar apresentações e muito mais. Não é por menos que já são mais de 10 milhões de usuários cadastrados na plataforma.

Tinypng

Depois de baixar e editar as imagens, ainda existe uma etapa antes de usá-las em suas ações de marketing. Sabendo que imagens em alta resolução são muito pesadas, elas podem influenciar negativamente em sua peça de email ou na sua página de captura.

Por isso, o ideal é que você utilize a ferramenta online Tinypng. Ela faz a compressão de tamanho das suas imagens sem comprometer na qualidade. Assim, você aumenta a velocidade de carregamento das suas imagens e, por consequência, melhora a experiência dos usuários.

Hotmart

Você produz e vende infoprodutos? Então, uma maneira de ganhar dinheiro com eles está em se cadastrar no site Hotmart. Trata-se de uma plataforma que permite a venda de infoprodutos por meio da recomendação de afiliados.

Em outras palavras, você não gasta mais nada com marketing e nem com vendedores. Desde 2011, já são mais de 700 mil pessoas que utilizaram a ferramenta nesse sentido. Aproveite você também!

WordPress

O WordPress é a plataforma para publicação de blog mais popular do mundo, com mais de 60% de market share. Não é por menos. Além de gratuita, a ferramenta é superfácil de usar e totalmente customizável. Isso sem falar que ela é amigável para SEO.

Yoast SEO

Por falar em WordPress, você não pode deixar de instalar o plugin Yoast SEO. Nele, você configura atributos, como title e meta-description. Automaticamente, a ferramenta faz uma avaliação para saber se a sua página está otimizada para determinada palavra-chave.

VideoHive

Lembra da importância de criar conteúdos em vídeo? Pois bem, o VideoHive é mais uma das ferramentas de marketing que você pode adotar. Ela disponibiliza, por um preço acessível, mais de meio milhão de vídeos e efeitos visuais para que você possa deixar seus conteúdos ainda mais ricos.

Test my site – think with Google

Sabendo que mais de 90% dos usuários acessam a internet a partir de um dispositivo móvel, sua empresa precisa adotar uma estratégia mobile o quanto antes.

Além de disparar de peças email marketing responsivas, você precisa ter um site que proporciona uma ótima experiência ao usuário móvel. Para descobrir como está a velocidade do seu site em dispositivos móveis, utilize a ferramenta Test my site, do Google. Ele dá o resultado em pouco tempo e, de quebra, indica melhorias que você deve fazer.

Agora que você conhece (MUITAS) ferramentas de marketing, não há mais desculpas para não melhorar suas ações online, né? Mãos à obra e sucesso!

Posts relacionados