(11) 3090-7535 / (27) 3262-0877 comercial@villetarget.com

Os anúncios pagos são o que há de melhor para as empresas que desejam aumentar o fluxo de vendas, com pouco investimento é possível conquistar excelentes resultados. Conheça nesse artigo os principais tipos de anúncios pagos e seu funcionamento!

Temos falado constantemente sobre a importância em estar sempre em busca de novas ações para o marketing de sua empresa, devido à crescente no investimento no setor. Há alguns anos atrás era difícil encontrar uma empresa que entendia a importância em investir em marketing digital.

Hoje em dia, o difícil é encontrar quem de fato não investe em pelo menos uma estratégia de marketing. Com isso a concorrência nos mais diversos segmentos também cresce de forma gigantesca.

Mas, a grande questão é que a grande maioria destas empresas tem investido na receita pronta de bolo, seguem uma cartilha sem se preocuparem com a evolução que esse mercado sofre de forma tão constante.

tipos de anúncios pagos.jpg

Qualquer empresário que investe em marketing digital, tem que entender que o mercado evolui de uma forma muito rápida, e ao não acompanhar toda essa evolução você acaba correndo um sério risco de ficar para trás e até mesmo perder dinheiro com o investimento errado.

Um grande exemplo são as ações envolvendo os diferentes tipos de anúncios pagos, que na última década se tornou uma das ações mais vitais para qualquer empresa que almeja aumentar sua carteira de clientes.

Muito se investe nos anúncios pagos, mas com a mesma frequência de investimento ocorre também o desperdício de dinheiro. Isso porque baseado em achismo os empresários acabam escolhendo formas de anunciar não tão indicadas para o seu público, ou até mesmo construindo seus anúncios de forma errônea.

Para evitar que esse tipo de situação acabe acontecendo, resolvemos listar neste artigo os diferentes tipos de anúncios pagos, suas funcionalidades e vantagens para que possa avaliar qual de fato é o mais adequado para sua operação.

Você também poderá entender como conciliar seus anúncios em diferentes plataformas. Continue a leitura e confira!

Anúncios pagos X Anúncios gratuitos

Essa é uma constante dúvida de quem normalmente vai iniciar ou deseja aperfeiçoar as ações envolvendo os anúncios. É importante entender a diferença antes de mais nada entre o gratuito e o pago.

No caso de anúncios se enquadram toda aquela promoção que é realizada devido a uma parceria, por exemplo: Você é um decorador que quer promover seu serviço, e realizou uma parceria com uma fabricante de cortinas.

Você pode colocar um banner, fazer um Guest Post sobre essa empresa, e vice e versa. Desta forma você está anunciando gratuitamente. Outra forma de anúncios “gratuitos” bastante comum atualmente é através de blogueiras.

Muitas marcas, enviam seus produtos de presente para as blogueiras para que essas utilizem e falem sobre eles, em um vídeo, um post ou artigo.

tipos de anúncios pagos.jpg

No caso dos anúncios pagos, funciona de forma bem diferente. Você define quanto quer investir e constrói seus anúncios de acordo com a meta que deseja alcançar, podendo regionalizar e personalizar o público que verá o máximo possível.

Anos atrás o Google domina este mercado com o Google Adwords, que hoje é Google Ads, ao longo dos anos isso mudou. Apesar de ainda ser gigante e possuir grande parte do mercado, entraram ao longo dos anúncios outros gigantes.

Existem muitos tipos de anúncios pagos, e essa variedade na maioria das vezes pode confundir, por isso entenda a seguir a diferença entre cada uma das opções:

1. Google Ads

Precisamos abrir com a maior plataforma de anúncios pagos da internet, o Google Ads. Com os anúncios do Google a empresa possui um mar de oportunidades no que diz respeito ao fluxo de vendas.

tipos de anúncios pagos.jpg

Aqui após realizar o cadastro no site você é direcionado para criar seu primeiro anúncio, onde poderá ser direcionado para:

  • Rede de Display (parceiros do Google e seus produtos);
  • Rede de Pesquisa (nos resultados das buscas);
  • Em ambos.

Os anúncios da rede de pesquisa são compostos apenas de textos, site, extensões e telefone. Enquanto os gráficos são os banners que podem ter diferentes tamanhos.

No Google Ads você paga apenas quando recebe um clique em seu anúncio, o que torna o controle de orçamento muito mais eficiente, já que no momento da construção você define para quem seus anúncios irão aparecer.

Você pode definir, sexo, localidade, hobbies, língua, e várias outras informações. A definição de público também pode ser feita a partir do seu público alvo definido no Google Analytics, já que você pode importar todas as informações.

Quer realizar anúncios em vídeo para aparecerem no Youtube? É exatamente através do Google Ads que você poderá investir, nesse caso ao  invés de pagar por clique você pagará de acordo com o CPV programado.

2. Facebook Ads

O Facebook Ads é o sistema de anúncios pagos do Facebook, e é uma ótima ferramenta de vendas levando em consideração as várias opções de formatos de anúncios que ele permite que sejam realizadas.

Um dos pontos altos e mais elogiados do Facebook Ads é a sua segmentação, que é tão boa quanto a segmentação do próprio Google Ads. Toda essa segmentação é extremamente eficaz no momento da conversão, levando em consideração que seu anúncio aparecerá para pessoas realmente relevantes para a sua empresa.

Na atualidade este é um dos tipos de anúncios pagos mais eficazes do mercado, não se limitando apenas o mercado de varejo, mas ampliando para os mais diversos segmentos do mercado.

tipos de anúncios pagos.jpg

Através do Facebook você tem a liberdade de criar diferentes tipos de anúncios, devido a sua grande variedade de formatos, o que o diferencia da concorrência. Outro ponto é que o Facebook Ads mescla seus anúncios as publicações do Feed o que torna a visibilidade imensa todos os dias do ano.

Assim como no caso do Google Ads, você também pode pagar por clique, mas também pode escolher a forma de pagamento por conversão e até visualizações. Grandes marcas têm se mostrado satisfeitas com os anúncios da plataforma, que tem gerado milhões na receita final de várias corporações.

E o Facebook não é apenas para grandes empresas não, já  que ele não limita o valor de investimento. Você pode investir R$ 10,00 como também pode investir R$ 1.000.000, o que faz com que qualquer um independente do tamanho tenha a chance de pegar uma fatia do bolo digital.

3. Instagram Ads

Muitas pessoas confundem o Instagram Ads, com o Facebook Ads devido ao fato que os anúncios do Facebook podem também aparecer no Feed e Stories do Instagram. Mas, são coisas diferentes que apesar de caminharem juntas possuem suas particularidades.

tipos de anúncios pagos.jpg

No Instagram você tem a opção de patrocinar suas postagens, sejam elas fotos vídeos ou carrossel de imagem. Isso ajuda a aumentar  o alcance da publicação, gerando maior interação com comentários, curtidas e conversões sejam elas quais forem: Instalações de aplicativos, vendas, geração de leads, etc.

O Instagram é uma das redes sociais que mais tem crescido nos últimos anos, e tem se mostrado um poderoso canal de vendas, visto que vários negócios estão vendendo seus produtos através da rede social.

Criar anúncios com vídeos curtos, imagens de produtos, fotos provocantes e que despertem a curiosidade podem aumentar demais sua conversão, levando em consideração é o ser humano é visual e atraído pela beleza.

A qualidade da imagem é de extrema importância, sendo ela a responsável pelo sucesso da promoção no Instagram Ads.

4. Linkedin Advertising

A maior rede social de negócios do mundo, também está na lista de tipos de anúncios pagos, com um potencial que ainda é desconhecido por um grande número de pessoas. Mas, que deve ser receber atenção especial, principalmente para as empresas que trabalham com o B2B.

tipos de anúncios pagos.jpg

Com mais de 26 milhões de pessoas somente no Brasil, o Linkedin tem uma grande vantagem que não existe em outras redes socais como o Facebook e Instagram, que é o número absurdo de empresas constantemente onlines.

Você pode criar anúncios de diferentes formatos através do linkedin, com a vantagem de que quando o foco for B2B a qualidade dos leads será  muito maior, assim como a jornada de compra será bem menor.

O único ponto é que pode ser complexo anunciar no Linkedin Advertising, sendo necessário estudar bastante a plataforma suas regras, e as melhores técnicas para garantir o sucesso dos anúncios.

O LinkedIn também possui uma feature bem similar à que o Google e Facebook já usam para acompanhar e rastrear as conversões de cada campanha.

Com o Acompanhamento de Conversões é possível mensurar quantas conversões vêm de cada campanha para que você possa otimizar e entregar mais resultados.

5. Anúncios Waze

Se você dirige as chances de que utilize pelo menos uma vez por semana o Waze são grandes. O aplicativo de GPS que facilita nossa vida diariamente, viu nesta frequência na utilização dos usuários uma oportunidade de negócio para  ambos os lados.

tipos de anúncios pagos.jpg

Os anúncios no Waze surgem de forma inteligente de acordo com a localização em que o motorista se encontra, o que aumenta ainda mais as chances de conversão. Esse tipo de anúncio é ótimo para quem quem possui lojas locais.

Por exemplo, você possui um restaurante e programa para que seus anúncios apareçam no Waze, no horário do almoço sempre que estiverem a pelo menos 100 metros de distância por exemplo.

Neste caso, eles surgiram para esses motoristas, que poderão parar no seu estabelecimento para almoçar.

Com isso, esse tipo de anúncio é uma mina de hora para quem o realiza de forma adequada, é preciso apenas que analise e veja se o seu público conecta com essa plataforma de anúncios.   

Qual a plataforma ideal?

Diante de todas essas opções é normal que você tenha uma serie de duvidas sobre qual é a ideal para o seu negócio, mas a escolha pode ser bem simples, basta que você tenha em mente quem é o seu público.

Quando você entende sua audiência, consegue saber quais os canais de maior frequência que utilizam, com base nesta informação você saberá identificar os melhores tipos de anúncios pagos para sua empresa.

Como dito o Linkedin é ideal para negócios B2B, devido ao perfil da rede social, então observe e avalie cada ponto antes de definir uma estratégia de anúncios, isso pode gerar um impacto sem tamanho em suas vendas.

Para que você fique ainda mais informado, separamos aqui um e-book super informativo! Logo mais voltamos com novidades!

Banner Marketing nas redes sociais

Posts relacionados