27 3262-0877 / 27 3261-7595 comercial@villetarget.com

Quando as pessoas chamam o Google de gigante da tecnologia não é por acaso. Aliás, quem nunca recorreu ao Google para tirar uma dúvida ou mesmo para fazer uma pesquisa sobre determinados produtos e serviços?

Mas não é só isso. Além de ajudar pessoas de todas as idades, o Google também dá uma mãozinha para as empresas de pequeno, médio e grande porte ganharem relevância. Afinal de contas, o Google é apenas a ponte que conecta clientes a empresas, principalmente as que aparecem na primeira página das buscas.

E por trás de todo esse gigantismo e relevância, existem muitas curiosidades sobre o Google que você deve conhecer. Vamos lá!

1) Número de buscas

Quando surgiu, em 1998, o Google processava cerca de 500 mil pesquisas por dia. Impressionante, né? Nem tanto assim.

curiosidades sobre o google número de buscas

Atualmente, são realizadas 2,3 milhões de buscas no site por segundo. Isso significa uma média superior a 100 bilhões de pesquisas por mês. Agora sim é para ficar impressionado.

2) Critérios para aparecer no Google 

O Google não escolhe por acaso os sites que vão aparecer nos primeiros resultados de buscas. Pelo contrário, o buscador avalia centenas de critérios. Entre eles, podemos destacar a qualidade do conteúdo, a velocidade de carregamento da página, a responsividade do site, a escolha das palavras-chave, a frequência das postagens e por aí vai.

Isso acontece porque o objetivo da empresa é entregar as melhores alternativas para solucionar os problemas dos usuários. E o mais impressionante é que o buscador avalia essas centenas de critérios em milésimos de segundos.

3) Localização do usuário interfere nos resultados 

Os resultados da busca também dependem dos interesses dos usuários que estão pesquisando. Quer um exemplo? O Google avalia a localização do usuário a partir do GPS do smartphone ou do endereço IP do computador para entregar um resultado mais assertivo.

curiosidades sobre o google geolocalização

Faça um teste. Em sua casa, pesquise por “pizzaria”. Os primeiros resultados serão de pizzarias próximas à sua residência. Quando realizar a mesma pesquisa distante da sua casa, os resultados serão diferentes. 

4) Interferência no tráfego global

Uma das curiosidades sobre o Google está na sua capacidade de interferir no tráfego global. Em 2013, algo terrível aconteceu: o Google ficou 5 minutos fora do ar. Isso é uma eternidade para os usuários de internet. Tanto é assim que, nesse período, o tráfego global na internet caiu 40%.

5) Google sabe (quase) tudo sobre você

Ao longo de todos esses anos, você deve ter realizado as mais variadas pesquisas. Elas podem revelar seus interesses e até mesmo sobre sua personalidade. E pode acreditar que o Google usa todas essas informações.

Aliás, se você tiver curiosidade para lembrar de tudo que você já pesquisou, basta acessar a página de histórico do Google. Ao menos que você não tenha desativado o recurso, ela registra todas as suas atividades feitas nos serviços Google.

Além das curiosidades sobre o Google

Essas curiosidades provam (se é que precisavam) que o Google é, de fato, um gigante da internet. Sendo assim, ele é capaz de alavancar os negócios de pequenas e médias empresas. Para tanto, é fundamental investir em SEO.

Quando trabalhar na otimização de seu site, procure respeitar os critérios apontados neste texto. Outra maneira de aparecer bem nos resultados do Google é virar uma autoridade no setor em que você atua. Assim, muitas páginas passam a fazer referência sobre o seu site, tornando-o mais conhecido.

Para acelerar esse processo, você deve divulgar os conteúdos que você produz nos mais variados canais, como redes sociais e campanhas de email marketing. Aqui, recorra a uma ferramenta de automação de marketing para ganhar tempo nos processos.

O ville Target, por exemplo, permite realizar o agendamento de posts nas redes sociais, além de disparar seus emails marketing para toda a sua base de contatos. Nada mal, né?

Posts relacionados