(11) 3090-7535 / (27) 3262-0877 comercial@villetarget.com

Ter uma estratégia de marketing que inclua a presença da marca nas redes sociais pode ser imprescindível no seu negócio. Mas como interagir com seus clientes e manter-se em evidência em tempos de concorrência acirrada entre as empresas?

Manter uma marca nas redes sociais e ter um bom engajamento é um dos maiores desafios de quem tem um negócio e quer conquistar um lugar ao sol.

Todos estão buscando criar mecanismos para conquistar mais clientes. No entanto, se sua empresa consegue se adaptar aos recursos oferecidos em cada rede social, as chances de se inovar e ter sucesso são grandes.

Por isso, tanto famosos, quanto pequenas e grandes marcas, tem contratado os serviços de agências digitais ou até mesmo profissionais liberais para assumir o controle das suas redes sociais.

Nada melhor que ter uma ajuda profissional para criar estratégias de como manter um relacionamento com seus clientes e assim aumentar o engajamento.

Mas se esse não for o seu caso, separamos neste artigo algumas dicas para você inserir sua marca nas redes sociais e gerar uma interação através das redes sociais.

Talvez o primeiro passo para ter um bom engajamento, seja você investir em estratégias de interação da marca. E por falar em engajamento, você sabe sobre sua importância nas redes sociais e como ele realmente funciona?

Vamos entender melhor nos próximos tópicos.

Como a interação pode aumentar o seu engajamento

Rede Sociais

Muitas pessoas acreditam que o engajamento só pode ser medido através das curtidas nas redes sociais. No entanto, o engajamento envolve fatores como influência, interação, intimidade e envolvimento.

Ou seja, empresas bem-sucedidas nas redes sociais geralmente são aquelas que tem uma interação bacana com seus clientes. Outrossim, outras interações que podem ocorrer são os comentários e as marcações dos próprios usuários da marca nas redes sociais.

O engajamento é muito importante e tem como um dos benefícios atrair mais usuários. Como consequência, mais pessoas são atraídas para ver os posts e os anúncios dessa marca nas redes sociais.

Mas é importante que você tenha em conta que apenas as interações com pessoas reais são válidas. Ou seja, se você faz uso de algum aplicativo de compra de “likes” e de seguidores, sua empresa pode estar caminhando na direção oposto do sucesso.

Vamos agora entender como aumentar o engajamento nas redes sociais?

Como aumentar o seu engajamento?

Aumentar o engajamento da sua marca nas redes sociais pode levar um pouco mais de tempo que o esperado. No entanto, existem algumas regras iniciais que toda empresa deve conhecer.

Tenha uma estratégia

É fundamental que você tenha uma estratégia inicial, que seja eficaz para captar clientes. Pense que seu concorrente já estava pensando nisso bem antes de você. Portanto, passe todas as suas ideias para o papel.

Saiba quem é o seu público

Cliente

Para criar uma estratégia efetiva, você precisa conhecer o seu público.  Conhecendo o seu público, você saberá que tipo de conteúdo poderá promover para ele e qual o perfil que consome o seu produto.

A partir disso, você saberá qual estratégia traçar para despertar o interesse desse cliente para sua marca nas redes sociais. Além disso, estabelecerá uma relação de interação e proximidade com ele.

Tenha um bom conteúdo

Para você é importante a qualidade do seu conteúdo? Saiba que isso fará toda a diferença no momento de divulgar seus produtos e serviços. Esse conteúdo deve ter relação com sua empresa e prender a atenção do seu cliente para que ele queira interagir na sua página.

Por isso, evite erros que são considerados comuns, como os gramaticais. Também invista em tipos de conteúdo que possibilitem que seu leitor interaja.

Tome cuidado apenas com aquele tipo de conteúdo que possa apresentar um teor machista ou preconceituoso, e que possa manchar a imagem da sua empresa.

Monitore os seus resultados

Acompanhe os resultados dos seus investimentos nas redes sociais. Verifique se a interação com a sua marca nas redes sociais está ocorrendo como o esperado. Por isso você pode utilizar de ferramentas de automação para verificar os horários em que seu público está presente nas redes sociais. Conheça a Ville Target e saiba como fazer isso.

5 Dicas de como gerar uma interação de marca nas redes sociais

5 dicas de interação da sua marca nas rede sociais

Como causar um impacto na internet e provocar uma interação natural da marca nas redes sociais?

Tudo dependerá de como você utiliza os recursos disponibilizados nas redes sociais. Atualmente é possível inovar e se destacar, fazendo uso das diversas alternativas.

Nos próximos tópicos você entenderá melhor.

Faça um calendário Editorial

Faça um calendário editorial para te ajudar a organizar as suas ideias de posts nas redes sociais. Veja o que vem sendo usado repetidas vezes e substitua por outras estratégias.

Observe qual o formato dos seus conteúdos e crie algo que seja inovador, pois conteúdos interessantes tendem a ter mais alcance e engajamento.

Ademais, o calendário editorial também serve que você consiga se planejar e criar conteúdos em datas comemorativas ou que sejam relevantes para sua empresa.

Comece a fazer transmissões online

Que tal começar a investir em transmissões? Os vídeos são estratégias muito utilizadas no marketing e eles podem ser benéficos para a sua marca nas redes sociais.

As pessoas geralmente se sentem curiosas quando sabem que um conteúdo que ela tem interesse será transmitido através de um vídeo. Hoje em dia, através das redes sociais, você pode utilizar alguns recursos como as stories e o IGTV, que ainda é utilizado por marcas e influenciadores digitais.

Seja bem humorado

Marca nas redes sociais

Hoje em dia você pode usar e abusar de novas ferramentas das redes sociais. Temos como exemplo os gifs, emojis e memes, que podem te ajudar na sua estratégia de marketing.

Mesmo sendo um perfil institucional, você pode usar essas ferramentas com limites, logicamente. Por isso, aproveite toda vez que for lançado um meme para readaptá-lo para a sua empresa, trazendo humor e mostrando que sua marca é antenada.

Isso torna as pessoas mais próximas da marca e humaniza sua empresa, podendo assim melhorar o engajamento. No entanto, é importante que você tome cuidado para não exceder o limite e ofender outras pessoas, inclusive concorrentes, com piadas sem graça.

Aposte nas enquetes

As enquetes também são ótimas opções para você que deseja aumentar as interações nas suas redes sociais. Uma vez que você publique enquetes através das stories do Instagram, seus seguidores poderão interagir com você. Essa é uma maneira simples e divertida de dar valor a sua marca e mostrar que ela é atualizada com as novas tendências.

No entanto, use essas ideias com limite, para que não fique chato. Tenha um motivo para fazer enquetes, e não as faça apenas para seguir uma moda. Outrossim, evite ficar fazendo perguntas sem nexo e sem contexto ao seu público. Ele saberá que você não está sendo sincero e o efeito poderá ser o contrário.

Por isso, busque primeiro o que seu cliente quer ver na sua rede social e depois produza as enquetes ou outros tipos de interação online.

Invista nos concursos

Aposto que você já participou ou promoveu vários concursos nas redes sociais. Caso não tenha feito nenhuma das duas coisas, é hora de rever essa estratégia também. Premiações são divertidas e tem grandes chances de engajar os seguidores da sua marca nas redes sociais.

Se você deseja promover um concurso, você poderá:

  • Motivar as pessoas através de um prêmio, para que participem e marquem outras pessoas;
  • Criar regras para se guiar sobre o que pode e o que não pode no seu concurso;
  • Ter um canal de comunicação para sanar as principais questões dos participantes;
  • Desenvolver algum tipo de ação que deve ser realizada pelas pessoas interessadas.

Agora que você já sabe como fazer um concurso, vamos saber como se relacionar com os seus seguidores?

Dicas Importantes

Além das dicas que demos neste artigo, fique atento às outra informações que separamos abaixo para você interagir com sua marca nas redes sociais.

Esteja atento às críticas

Nada de pensar que ao construir um perfil nas redes sociais, serão só elogios, muito pelo contrário. Esteja preparado para enfrentar situações em que o cliente discorre uma enxurrada de críticas sobre sua empresa. O que fazer com esses comentários?

Mostre ao seu cliente que você está aberto e disposto a solucionar os problemas dele. Tente facilitar ao máximo a comunicação e dê uma solução até que seu cliente mude de ideia sobre sua empresa.

Interaja com marcas parceiras ou não

Marcas

Uma das ideias mais brilhantes desenvolvidas pelas marcas nos últimos tempos foi a promoção da interação entre elas. Provavelmente você já deve ter visto na internet algumas marcas que conversam entre si, que não são necessariamente concorrentes, mas que os negócios se complementam.

Outrossim, você também já deve ter tido conhecimento de marcas concorrentes que brincam com os seus “adversários”, de forma saudável. Tudo isso são estratégias interessantes de interação de marca nas redes sociais, que fazem parte do marketing.

Veja o conteúdo gerado pelo seu usuário

Seu usuário deve ser cativado para que ele interaja com a sua marca nas redes sociais. Outrossim, além da sua equipe de marketing digital produzir conteúdo, ele também será um gerador de conteúdo.

Essa ação pode trazer dois benefícios:

  • Aumentar cada vez mais o seu engajamento e a comunicação entre o cliente e a marca nas redes sociais. Isso pode gerar uma consequente conversão;
  • Reduzir as demandas da equipe de marketing.

Por isso, você tem a opção de monitorar as suas principais menções positivas e repostá-las em sua página. Ademais, poderá pedir aos seus fãs e seguidores mais influentes que mandem vídeos, mensagens ou fotos através das hashtags.

Leve um conteúdo diferenciado ao seu usuário

Como dito no início desse artigo, é muito importante que você cuide do seu conteúdo. Tudo o que for produzido por sua empresa deve ser pensado de modo a atrair a atenção do seu seguidor e fazê-lo interagir com sua marca nas redes sociais.

Se for do seu interesse, faça uma curadoria de conteúdo para levar a sua audiência outros materiais interessantes. Já se for postar algo que seu seguidor postou, marque-o e atraia cada vez mais pessoas que podem se tornar seus clientes futuramente.

É muito importante que você saiba criar estratégias que gerem valor e causem um impacto positivo, aumentando a autoridade da sua empresa diante das outras.

Invista no conteúdo visual

As pessoas adoram estímulos visuais e as marcas precisam se atualizar em relação a esse dado o quanto antes. Se sua empresa usa bastante as redes sociais para divulgar produtos e serviços, já deve saber da importância de fotos bem tiradas e de um conteúdo visual de qualidade.

No instagram, por exemplo, as imagens e os vídeos são fundamentais para atrair a atenção de qualquer um, gerar uma interação e um engajamento.

Por isso, vá fundo na sua estratégia de melhorar as suas imagens. Invista os seus recursos financeiros e o seu tempo pensando em melhorias da sua marca nas redes sociais.

Utilize Ferramentas de automação de Marketing

Criar uma interação com seu cliente por meio das redes sociais pode ser mais fácil do que se imagina. Utilizando as estratégias certas de atração, seu cliente poderá se tornar cada vez mais fiel e terá sua empresa como referência de negócio. Você verá também muitos benefícios em interagir com seus clientes através da sua marca nas redes sociais.

Para te ajudar nessa tarefa, faça uso de um sistema de automação de dados, que te ajude na mensuração dos seus resultados. A Ville Target é ferramenta perfeita para você centralizar as informações acerca da sua empresa.

Você conseguirá ter uma visão holística do seu engajamento e das suas interações, bem como poderá acompanhar seus resultados.

Através desse sistema, sua marca terá mais chances de fazer escolhas positivas. Será possível analisar também os horários onde seus clientes te visitam mais e a partir disso criar os tipos de interação que julgar serem mais importantes.

Sistemas como o da Ville Target são indicadores precisos de performance. Através dele sua empresa poderá visualizar informações importantes que ajudarão a sua equipe de marketing a tomar decisões mais assertivas sobre o seu negócio.

Portanto, aplique as estratégias que demos neste artigo para interagir com seus clientes. Outrossim, comece a utilizar essa ferramenta como um apoio para os seus negócios. Acesse também o site da Ville Target para ter um material completo sobre marketing digital.

Banner Marketing nas redes sociais

Ebook Redes Sociais

Conheça estratégias e melhore a venda de seus produtos/serviços:

 

Quero baixar este Ebook !