(11) 3090-7535 / (27) 3262-0877 comercial@villetarget.com

Quando falamos em otimização para mecanismos de busca, imediatamente pensamos no Google. Porém, você sabia que o SEO para YouTube também é muito importante para aumentar suas conversões e conseguir mais resultados? Pois é!

Afinal, se você parar para pensar, o YouTube nada mais é que um mecanismo de busca voltado para os vídeos. Logo, é preciso investir na otimização para aumentar as visualizações e conversões da sua página

Por mais que pareça perder tempo, a verdade é que o YouTube é uma plataforma muito importante para alcançar os seus clientes. Além do fato de que o conteúdo visual é mais apelativo que os textos, a ferramenta de vídeos é a favorita dos usuários quando eles querem ver tutoriais ou entender melhor um assunto.

Então, criar um canal no YouTube pode ser a solução perfeita para você atrair novos clientes. Porém, como é possível fazer com que esses visitantes encontrem os seus vídeos.

É aí que entra o SEO para YouTube!

Ao longo desse artigo, você verá as principais dicas para otimizar os seus vídeos e conseguir resultados melhores. Então não deixe de ler até o final!

Vamos começar?

 

Confira abaixo 5 dicas de SEO para YouTube:

 

Encontre palavras-chave

 

Assim como no caso de sites e blogs, as palavras-chave também são muito importantes para o YouTube. Afinal, elas funcionam como termos de busca que ajudam a identificar o tema do seu vídeo. Ao mesmo tempo, elas fazem com que fique mais fácil para os usuários encontrar o seu vídeo.

As keywords mais buscadas no YouTube geralmente começam com a palavra “como”. Nos últimos anos, a plataforma se tornou uma grande fonte de conhecimentos, portanto essa palavra indica um tutorial ou vídeo de dicas.

 

 

Se você trabalha em uma imobiliária, por exemplo,  você pode criar conteúdo para explicar valores e burocracias do setor. Nesse caso, uma boa palavra-chave para o título de um vídeo poderia ser “Como funciona o setor imobiliário”.

Como o Google e o YouTube são integrados, você também pode usar o keyword planner para encontrar os melhores termos de busca! Lembre-se de que a palavra-chave deve ser o foco do título do vídeo e aparecer na descrição para melhorar o SEO para YouTube.

 

Invista nas tags de SEO para YouTube

 

Assim como as keywords, as tags também ajudar a categorizar melhor os seus vídeos. Geralmente, elas são utilizadas como keywords longtail – ou seja, palavras-chave relacionadas ao seu vídeo com um volume de busca menor, mas que ainda são importantes para entender o tema do conteúdo.

Não existe um limite para o uso de tags no YouTube. O recomendado, porém, é que você não exagere. O ideal é incluir entre 8 e 12 tags por vídeo!

 

Incite o engajamento

 

O engajamento é muito importante quando o assunto é SEO para YouTube. Isso porque a plataforma de vídeo considera inscrições, likes e comentários como fator essencial para classificar a relevância do seu canal.

Como o conteúdo no YouTube é no formato de vídeo, uma ótima forma de conseguir mais engajamento é mantendo o tom de conversa nos vídeos. Faça perguntas para os usuários, ensine como eles podem se inscrever no canal e peça o famoso like ao final do vídeo.

 

SEO para YouTube

 

Quanto mais engajamento você conseguir em seus vídeos, melhor será para a sua página. Portanto, não tenha medo de pedir essas inscrições e comentários.

Lembre-se de que além de incitar o engajamento, isso faz com que você crie um novo canal de relacionamento com o cliente!

 

Crie thumbnails diferentes e chamativos

 

A thumbnail do YouTube é o primeiro contato que um visitante tem com o seu vídeo. Para quem não sabe o que é thumbnail, ela é a imagem prévia do seu vídeo, aquela que aparece quando você procura conteúdo na plataforma.

Por isso, ela pode ser decisiva na hora de converter ou não um visitante. Afinal, se a prévia não é interessante, por que o resto seria?

 

SEO para YouTube

 

O ideal aqui é que você possa contar com um time de design para trabalhar em conjunto. Assim, fica mais fácil desenvolver uma thumbnail chamativa e criativa, capaz de conquistar os usuários logo nesse primeiro contato.

Utilizar cores vibrantes e incluir o título do seu vídeo, emojis e outros elementos podem fazer com que o visitante se interesse pelo seu vídeo. Lembre-se apenas de seguir a identidade visual da empresa e padronizar as thumbnails do seu vídeo.

 

Compartilhe os vídeos nas redes sociais

 

Como já falamos diversas vezes, o mundo digital é bastante integrado. Isso significa que para ter resultados em uma plataforma, é preciso investir no conteúdo para diversos outros canais.

Dessa forma, uma das melhores dicas de SEO para YouTube é compartilhar os seus vídeos nas redes sociais. Assim, você gera mais tráfego no canal e, ao mesmo tempo, mostra para os mecanismos de busca de que suas estratégias de marketing digital são unificadas.

Essas são apenas algumas das dicas de SEO para YouTube que podem ajudar você a converter mais usuários. Além do que já citamos aqui, você pode também:

  • Adicionar legendas nos videos;
  • Incluir links na descrição (tanto para o seu canal como para os demais vídeos);
  • Nomear o arquivo do vídeo com a sua palavra-chave para facilitar a indexação;
  • Enviar e-mail marketing para conseguir mais tráfego:
  • Compartilhar os vídeos no seu site ou blog e muito mais!

Com todas essas dicas, será mais fácil melhorar o SEO para YouTube, conseguir mais tráfego e novos clientes para a sua empresa!

 

SEO para YouTube

 

Agora que você já sabe tudo sobre o tema, chegou a hora de conhecer o ville Target. Essa plataforma de automação de marketing foi desenvolvida para ajudar você a gerenciar melhor as suas campanhas, economizar tempo e melhorar os resultados!

Então, acesse o site hoje mesmo para fazer o seu cadastro gratuito. Não deixe também de conferir nossos e-books, slides e workshops sobre os mais diferentes temas.

Caso você ainda tenha dúvidas sobre SEO para YouTube, deixe o seu comentário no espaço abaixo. Aproveite também para compartilhar o artigo nas redes sociais.

Obrigado e até a próxima!

 

automacao de marketing

 

Ebook Redes Sociais

Conheça estratégias e melhore a venda de seus produtos/serviços:

 

Quero baixar este Ebook !