(11) 3090-7535 / (27) 3262-0877 comercial@villetarget.com

Quando você decide entrar em uma lanchonete, há uma indicação na porta dizendo para empurrá-la. No elevador, uma placa avisa “sorria que você está sendo filmado”. As sinalizações existem para orientar as pessoas em diversas situações e, na internet, a história não é diferente. Os botões de Call to Action (CTA) conduzem o usuário de uma página a fazer determinada ação. “Comprar agora” e “Baixe aqui” são alguns exemplos.

Um Call to Action eficiente é capaz de elevar alguns indicadores de marketing digital, como a de geração de leads, o número de downloads de um ebook e a taxa de conversão de email marketing. Portanto, trata-se de uma etapa decisiva dentro da sua estratégia de marketing digital.

É importante destacar que um Call to Action eficiente depende de uma série de fatores. Aqui, estamos falando do perfil do seu público-alvo e persona, o serviço ou produto oferecido pela sua empresa, além do estágio que o potencial cliente se encontra no funil de vendas.

Para ajudá-lo, listamos cinco dicas que ajudam a criar um Call to Action que converta mais. Confira:

1. Seja claro e objetivo

Não pode haver confusão quando o lead visualizar o Call to Action. Por isso, ele deve ser objetivo, ou seja, informar o que o a pessoa vai ganhar em troca ao clicar no link. Um Call to Action não pode vir sozinho, sem um contexto para que a pessoa se interesse na chamada. Todos os elementos da página devem dialogar entre si.

call to action eficiente objetivo

Em suma, o texto deve ser curto e transmitir exatamente o benefício daquela oferta, dizendo o que acontecerá a seguir. Exemplos: “Conheça agora o produto!”, “Baixe Ebook grátis!”

2. Seja persuasivo

Um Call to Action pode ser botões, banners ou mesmo links em textos. A chave é chamar a atenção do lead. Para isso, é preciso ser persuasivo, uma vez que você precisa convencer o potencial cliente a fazer o que você espera que ele faça.

call to action eficiente persuasivo

Então, recorra a frases de gatilhos mentais. O ideal é que suas campanhas criem um senso de urgência no usuário para que ele não deixe de clicar na sua chamada. Usar frases curtas com o verbo no imperativo, como “compre agora”, ajudam a alcançar seu objetivo.

3. Atenção às cores

Um Call to Action eficiente se destaca em meio às informações do seu email marketing, anúncio ou landing page. Na prática, isso significa que as suas chamadas para a ação não podem ficar “escondidas” no meio do conteúdo para não dificultar uma boa visualização do potencial cliente.

Por isso, recomenda-se o uso de cores chamativas e contrastantes para que o CTA se sobressaia. Cores que funcionam bem em páginas neutras são: amarelo, vermelho, azul e laranja. Mas, cuidado, não exagere. O excesso pode deixar o conteúdo poluído.

4. Seja irresistível

Isso é muito óbvio, mas não pense em oferecer algo que ninguém quer. O potencial cliente só vai clicar no link se for do interesse dele. A oferta da chamada precisa ir de encontro aos desejos e às necessidades do usuário.

É preciso seduzir o lead com sua campanha. Induza que ele clique na chamada. Você pode usar imagens, inserir a chamada em uma boa posição e produzir o conteúdo de maneira que ele não tenha opção senão clicar no CTA.

5. Faça testes

Enquanto você imagina que um Call to Action é eficiente, a prática mostra o contrário. Por isso, mais importante que seguir essas dicas, é fazer testes e medir quais CTAs dão mais resultados. Aqui, vale muito a pena utilizar testes A/B para chegar a uma conclusão mais assertiva.

call to action eficiente testes ab

Crie, então, duas versões da mesma campanha de marketing digital. Você pode apenas mudar a cor do seu Call to Action. Aí, em um email marketing, por exemplo, você divide sua base de contatos em dois grandes grupos, sendo que cada um recebe uma versão do seu teste A/B. A versão que apresentar mais cliques e conversões é a que tem o Call to Action mais eficiente.

Assim, você consegue determinar um padrão que é o mais aceito pelo seu público-alvo. Teste um modelo por vez. Os botões de chamada podem variar de cor, posição, fonte, texto e por aí vai.

Recorra à automação de marketing para criar um Call to Action eficiente

Você deve dedicar tempo e esforço para criar um Call to Action eficiente, sobretudo em páginas de conversão. E, aqui, vai outra dica: uma ferramenta de automação de marketing pode ajudar bastante nessa missão.

call to action eficiente automação de marketing

O ville Target, por exemplo, permite que você crie landing pages de forma rápida e intuitiva. Aliás, a plataforma disponibiliza modelos editáveis de CTAs para que você insira na sua página de captura com as cores e fontes mais compatíveis com a sua empresa.

Quer mais? É possível, ainda, importar templates de email para o ville Target. Então, você cria campanhas em HTML inserindo botões de chamada eficientes e carrega o modelo na plataforma para que ela realize o disparo.

Agora que você sabe como criar um Call to Action eficiente, suas campanhas têm tudo para converter muito mais. Boa sorte!

automacao de marketing

Posts relacionados