(11) 3090-7535 / (27) 3262-0877 comercial@villetarget.com

Conheça as principais ferramentas de automação de marketing que podem ajudar sua empresa a aumentar cada vez mais o número de vendas.

Em uma era de smartphones, tablets, notebooks, e toda e qualquer nova tecnologia as empresas já entenderam que o comportamento do consumidor mudou, que hoje seus canais de buscas e relacionamentos se tornou totalmente outro.

Se antes a empresa tinha que correr atrás do cliente, hoje ela realiza estratégias para fazer com que eles cheguem até ela. Isso é algo já entendido por grande parte das empresas, que já conseguiram perceber que quem não estiver na internet  terá cada vez menos chances de crescimento.

Com isso, o número de negócios que tem investido em marketing digital tem crescido cada vez mais, o porém é que muitas vezes essas estratégias têm sido realizadas sem planejamento e sem as ferramentas adequadas, o que gera muita frustração.  

5 ferramentas de automação de marketing que não podem faltar.jpg

Sua empresa ainda envia e-mails marketing de forma aleatória, sem regras, ou nem ao menos uma personalização com o nome da pessoa? Deixa eu adivinhar sua taxa  de abertura e conversão por e-mails tem sido cada vez mais baixa, não é mesmo?

Isso acontece porque você não está realizando suas ações de forma adequada. Por isso, separamos aqui algumas dicas para te ajudar nesse processo de estruturação, mostrando as 5 ferramentas de automação de marketing indispensáveis para sua empresa. Confira!

1. Landing Pages (Páginas de Captura)

Traduzindo ao pé da letra Landing Page significa página de aterrissagem, o que sem dúvida representa exatamente o principal objetivo das landings pages, que também são conhecidas como páginas de captura.

Uma landing page tem como função ser a “pista de aterrissagem” para os visitantes que estão vindo a partir de um anuncio, site, rede social ou qualquer outro canal online. Após a “aterrissagem” o visitante realiza uma troca: Informações cadastrais, pelo conhecimento que sua empresa pode dar (normalmente e-books, planilhas, vídeo aulas, kits, webinars, etc).

As páginas de captura são uma das melhores formas de captar novos leads, e podem ser facilmente criadas, vários sites permitem que você crie sua própria landing page de forma totalmente gratuita.

Sem dúvida é uma das melhores ferramentas de automação de marketing da atualidade,  mas precisam estar atreladas a outras, que mostraremos na sequência.

2. Sequência de e-mails (Automatização de e-mail Marketing)

O e-mail marketing é uma das estratégias mais utilizadas, mas muitas pessoas tendem a falar sobre seus “fracassos” com o uso dos e-mails, e 10 a cada 10 destas pessoas acabam tendo resultados insatisfatório por realizarem o processo de modo errado.

Imagine que você tem uma lista de contatos com mais de 3.000 e-mails, enviar e-mails e gerenciar as ações de todos esses contatos de forma manual é impossível! Além disso, a opção  de processos manuais não dá  a você a chance de personalização.

5 ferramentas de automação de marketing que não podem faltar.jpg

A automação de e-mail marketing permite que você crie regras de envio e respostas automáticas de acordo com cada ação que o lead realizar.

Criar um fluxo de nutrição de e-mails é a melhor forma de conseguir separar o joio do trigo e evitar que sua equipe de vendas contacte os leads desinteressados ou os relevantes em um momento errado, no meio do processo de nutrição ou quando ele já esfriou.

Existem plataformas gratuitas como a ville Target, que possibilita que você crie suas próprias listas de contatos, seus e-mails personalizados e envio de até 2.000 e-mails ao mês de forma gratuita, basta realizar o cadastro na plataforma para ter acesso à essa e outras ferramentas do plano free.

Você também pode criar regras, um fluxo de nutrição e monitorar os resultados gerados através da plataforma, vale a pena conferir!

3. Lead Tracking (Rastreamento de lead)

Não tenho dúvida que toda e qualquer estratégia de vendas de sucesso deve utilizar o lead tracking, caso você não saiba do que se trata, vamos lá: Trata-se um código de rastreamento,mais conhecido como pixel.

5 ferramentas de automação de marketing que não podem faltar.jpg

 

Ele é responsável por realizar o rastreio do lead desde o seu primeiro contato com sua marca, seguindo todos os seus passos até sua conversão, ou qualquer outra ação que venha a realizar.

Isso significa que suas estratégias de e-mail marketing por exemplo, pode ser muito mais eficiente quando utilizada em conjunto com o lead tracking, já que você poderá definir quais conteúdos e materiais são mais propícios para cada  visitante.

Você poderá definir regras que ajudaram no processo de nutrição, já que cada passo está sendo monitorado. Uma facilidade que tem permitido cada vez mais que as empresas se aproximem e entendam suas personas.

Consequentemente, o número de vendas e fidelização também cresce. Essa ferramenta é um dos principais pontos que deve ser avaliado no momento da busca por um software de automação. Sem dúvidas uma das principais  ferramentas de automação de marketing para o seu negócio decolar em pouco tempo!

4. Lead Scoring (Pontuação e qualificação de lead)

Logo no inicio já havia falado sobre a conexão entre as ferramentas de automação de marketing e como pode observar, cada vez mais elas ficam conectadas. Uma complementa a outra, garantindo assim o sucesso da operação.

5 ferramentas de automação de marketing que não podem faltar.jpg

No caso do lead scoring ele serve para pontuar os leads que já estão na sua fila de nutrição, ele serve para classificar a fase de cada  um dos potenciais clientes, e ajudar ao fluxo a identificar os próximos passos a seguir, de acordo com a regra definida.

Com isso, você consegue identificar de forma simples os leads que estão em processo inicial de nutrição, assim como conseguirá identificar os mais “quentes”, aqueles que sua equipe de vendas deverá contactar o quanto antes.  

A pontuação varia de acordo com o que você definir, mas em resumo geral quanto maior o número da pontuação, mais qualidade terá o seu lead, quanto menor mais nutrição necessita.

Essa ferramenta tem sido cada vez mais implantada nos sistemas de automação de marketing, levando em consideração sua eficácia. Softwares como o ville Target tem como base o lead scoring para otimizar os resultados das empresas dos mais diversos segmentos.

5. Agendamento de Posts nas rede sociais

Que as redes sociais estão cada vez mais presentes na vida das empresas e dos consumidores isso não é novidade para  ninguém. Cada vez mais essas redes têm sido utilizadas para aproximar consumidores das marcas, assim como realizar sua conversão e fidelização.

5 ferramentas de automação de marketing que não podem faltar.jpg

O comportamento neste meio é diferente, os leads após conversão funcionam como promotores da marca, virão fãs que te ajudaram a divulgar e converter ainda mais novos consumidores.

O que justifica a importância do uso cada vez maior e eficiente das mais diferente redes, sejam elas Facebook, Twitter, Instagram, Linkedin, Pinterest e qualquer outra que conecte com o sua audiência e marca.

Mas, com o número crescente das redes sociais fica cada vez mais difícil estar ativamente em todas de forma manual, é neste momento que o agendamento de postagens cai como uma luva para as empresas.

A  programação é uma das ferramentas de automação de marketing mais procuradas nos últimos tempos, ela dá  a chance que sua empresa fique cada vez mais ativa nos mais diversos meios digitais, levando conteúdos relevantes e que o aproximem dos seguidores.

A plataforma ville Target também trabalha com a ferramenta de agendamento de postagem, além disso você consegue ter acesso aos resultados de suas ações através dos relatórios e índices de interação.

Mas, como utilizar todas as ferramentas de automação de marketing?

Em conjunto! Uma ou duas ações de forma única podem te trazer alguns resultados, mas não te permitiram alcançar os níveis reais que almeja,  ou de forma mais direta você não alcançará os mesmos níveis que uma automação completa.

O ideal é que você busque um software automação de marketing digital que possa te proporcionar todas essas facilidades em um único lugar. A automação, nada mais é do que um conjunto de ferramentas de automação de marketing que contribuem para o crescimento produtivo de suas ações de marketing online.

Uma boa dica é iniciar pela escolha da plataforma de automação de marketing,já falamos aqui algumas vezes sobre esse processo, frisando que não existe a melhor plataforma, e sim a perfeita para sua necessidade!

Escolhendo o software de automação de marketing

Para identificar o melhor de tudo é pesquisar bastante existe hoje no mercado uma grande gama de softwares de automação, cada uma com suas ferramentas de automação de marketing.

Observe quais ferramentas o software oferece é fundamental, as 5 que listamos são vitais para garantir mais produtividade e resultados para sua estratégia, a ville Target por exemplo, é um software de automação de marketing digital que conta com diferentes ferramentas como:

  • Fluxo de nutrição;
  • Criação de landing page;
  • Agendamento de postagem;
  • Automação de e-mail marketing;
  • Lead Tracking;
  • Lead Scoring;
  • Integrações com mais de 750 Softwares como, CRM, E-commerce entre outros.

Você pode criar uma conta gratuitamente no site da ville Target e ter acesso a todas as ferramentas oferecidas pela plataforma, que oferece diferentes planos para cada  necessidade, incluindo o plano gratuito.

Crie sua Landing Page

Após escolher e ter acesso ao software de automação, o primeiro passo é realizar a criação de sua landing page, que deve ser responsiva e com um layout atraente que permita que os visitantes identifiquem a ação que você deseja que ele realize de forma fácil.

Evite os excessos, muita informação às vezes pode complicar a conversão. Sua landing page pode servir de captura de novos leads ou vendas diretas. Como dissemos, ela será a aterrissagem de visitantes de diferentes canais, com isso sua única função é a captação, então foque em seu objetivo que é a conversão.

Na plataforma da ville Target, você pode construir sua página de captura de forma simples e ágil, logo após o seu cadastro.

Crie seu próprio fluxo de marketing

Uma das melhores coisas das ferramentas de automação de marketing, é que quando presentes em uma única plataforma como no caso da ville Target, você pode personalizar seu fluxo da maneira mais satisfatória possível.

Ativar o lead tracking e lead scoring, criando regras que possam otimizar o processo de conversão. Criar sua lista de contatos e fluxo de e-mail marketing totalmente personalizado, além de garantir presença em todas as redes sociais através da programação de postagens que permite que você programe conteúdos relevantes de uma única só vez em diferentes lugares.

Quais impactos a automação de marketing pode causar em minha empresa?

Além do quesito produtividade que é consideravelmente otimizado após a implantação do software, você notará também que o processo de identificação de novas oportunidades ficará mais sofisticado.

5 ferramentas de automação de marketing que não podem faltar.jpg

Isso porque o acompanhamento, te ajuda demais a saber o que fazer com cada lead. A classificação dos leads que as ferramentas de automação de marketing possibilitam que você conheça cada vez mais a fundo seu público alvo, recolha dados para montagem de persona e assim, definir o que realmente pode dar certo para cada um.

O percurso de vendas também é beneficiado com o uso das ferramentas de automação de marketing, já que você estará mais próximo de seus leads, entendendo suas dores, necessidades, e assim dar mais informações para que sua equipe de vendas possa realizar uma venda mais consultiva e menos agressiva.

Esse atendimento, dá aos vendedores menos trabalho, já que não é necessário perder muito tempo tentando convencê-lo, levando em consideração que ele já sabe que precisa do seu produto/serviço.

E o melhor de tudo é que todas essas informações poderão ficar armazenadas diretamente no seu próprio CRM no caso da ville Target, já que você pode realizar a integração que a plataforma possibilita, por exemplo: Toda a jornada do lead até o momento da conversão são enviadas pelo ville Target para o seu CRM, dessa forma você tem todas as informações sobre um cliente em um único lugar, o que facilita também o processo de fidelização.   

Por isso, comece hoje mesmo a utilizar as ferramentas de automação de marketing elas são a melhor solução para quem almeja o crescimento da empresa. Se  quiser mais dicas do que realizar em sua estratégia confira aqui esse material que preparamos especialmente para você!

Compartilhe essa dica em suas redes sociais, logo voltamos com novidades. Até à próxima!

automacao de marketing

Ebook Redes Sociais

Conheça estratégias e melhore a venda de seus produtos/serviços:

 

Quero baixar este Ebook !