27 3262-0877 / 27 3261-7595 comercial@villetarget.com

Quer dar visibilidade a seus produtos ou serviços e engajar seu público-alvo? Um caminho acessível está em investir em ações na internet. Agora, para saber se elas estão dando o resultado esperado, é preciso ficar atento aos indicadores de marketing digital. Assim, você consegue corrigir erros a tempo e intensificar as ações que apresentam os melhores resultados.

Se você ainda pensa que marketing digital é perda de tempo, saiba que todos os estudos do gênero afirmam que (praticamente) todos os consumidores não compram mais nada antes de pesquisar na internet. Com uma série de informações acessíveis a poucos cliques, eles pesquisam em blogs, sites especializados e redes sociais os melhores preços de produtos e serviços, bem como seus benefícios.

Diante desse cenário, não investir em marketing digital é, no mínimo, desperdiçar ótimas oportunidades de negócio. Além da possibilidade de impulsionar suas vendas, o marketing digital apresenta grandes benefícios, como a possibilidade de mensurar todas as suas ações.

Não ignore o imenso potencial da mensuração. Acompanhe cinco indicadores de marketing digital que você deve acompanhar para gerar resultados concretos em suas ações:

Número de visitantes

A mais simples das métricas não pode ser esquecida. Você precisa ter noção do alcance que seu negócio tem. As visitas diárias em seu site ou blog demonstram se as pessoas estão atraídas pelo que você está oferecendo.

Mais do que apenas analisar o número total de visitantes, é importante verificar também quais são as páginas que eles mais frequentam e permanecem por mais tempo.

Um caminho para aumentar esse indicado está em apostar no marketing de conteúdo. Trata-se de uma estratégia de oferecer conteúdos relevantes e de diversos formatos, como ebook, posts, vídeos, infográficos e por aí vai.

De onde vem o tráfego

É muito importante saber de onde os visitantes estão vindo. Na prática, isso significa se saber se eles estão vindo por meio de campanhas de email marketing, posts nas redes sociais ou busca orgânica.

Ao identificar as plataformas que trouxeram a maior parte de usuários até sua página ou blog, você consegue descobrir, por exemplo, qual é a melhor rede social para sua empresa.

A melhor ferramenta para fazer esse tipo de análise é o Google Analytics. E o melhor: é gratuito para integrá-lo em seu site.

Taxa de cliques em anúncios

Ao contrário de um anúncio na televisão, você consegue visualizar, de imediato, os resultados de suas campanhas pagas na internet. Antes, é preciso traçar uma meta para os seus anúncios. Afinal de contas, divulgar o seu negócio e não receber visitantes na sua página de destino não adianta nada.

Nesse sentido, mensurar a taxa de cliques dos anúncios faz com que você avalie uma série de aspectos, como segmentação do público-alvo, imagens, textos, palavras-chave, entre outros.

Taxa de abertura e cliques em e-mails

É verdade que o email marketing é uma das ferramentas com melhor custo benefício, mas ele só funciona, é claro, se sua base de clientes interagir por suas campanhas.

Para saber se o seus títulos de emails estão chamando a atenção de seu público-alvo, é importante analisar a taxa de abertura. Se ela estiver muito baixa, significa que os títulos não estão despertando o interesse nos seus clientes, a ponto de eles ignorarem sua mensagem.

Por sua vez, a taxa de clique é um ótimo termômetro para descobrir se o formato de seu email marketing está adequado. Textos e botões não convidativos fazem com que o usuário não clique neles. Pense nisso.

Aqui, vale reforçar que quem utiliza a ferramenta ville Target para disparar as campanhas de email marketing tem acesso a um relatório com essas e outras estatísticas. Você não perde nenhum dado!

Taxa de conversão

A conversão não significa apenas vendas. Ela depende de seus objetivos. Se você cria uma landing page para captar mais leads, a sua taxa de conversão deve medir a relação entre o total de visitantes e o número de usuários que se cadastraram.

Então, imagine que sua landing page recebeu 500 visitantes, sendo que 50 acabaram cadastrando seus dados. Isso representa uma taxa de conversão de 10%.

Esse indicador é um dos mais importantes para mostrar se você está fazendo a coisa certa ou não. Um número baixo de conversão pode apontar para uma usabilidade ruim de seu site ou uma mensagem confusa que não está conseguindo impactar os visitantes.

Aliás, quem anuncia no Facebook tem acesso a um relatório bem completo com uma série de dados a serem analisados. Aproveite o melhor que cada ferramenta tem para oferecer!

Melhore os indicadores de marketing digital usando uma plataforma de automação de marketing

Para melhorar esses indicadores, utilize uma ferramenta de automação de marketing. Aqui, vai uma dica: o ville Target.

Além de ser uma plataforma gratuita, ela disponibiliza uma série de elementos prontos para facilitar a construção de suas páginas de captura e de campanhas de email marketing. Todos os recursos possíveis para que você consiga melhorar os indicadores de marketing digital da sua empresa.

Cadastre-se grátis agora mesmo!

Posts relacionados