(11) 3090-7535 / (27) 3262-0877 comercial@villetarget.com

Sua empresa investe em SEO? Esse é um termo cercado de mitos e que ainda gera muitas dúvidas por algumas empresas. Neste artigo, você terá a oportunidade de saber sobre essa sigla e conhecer alguns mitos sobre SEO.

Existem muitas informações na internet acerca dos conceitos e importância do SEO. Ademais, existem também muitas informações desencontradas, que podem dificultar inicialmente o entendimento sobre a relevância da aplicação do SEO.

Como consequência, essa técnica vem sendo usada de maneira equivocada por algumas pessoas, o que reforça cada vez mais os mitos sobre SEO.

Esse é o principal desafio dos profissionais de marketing, que precisam trabalhar as estratégias para melhorar o rankeamento no Google de blogs e sites.

Por isso, apresentaremos nesse texto alguns dos principais mitos sobre SEO que podem estar influenciando negativamente nas suas estratégias de marketing. Elas serão importantes para que você redefina agora mesmo suas ações e comece a gerar resultados positivos.

O que é SEO?

5 mitos sobre SEO que você não deve acreditar

De certo você já ouviu por aí sobre o termo SEO. Esse nome, traduzido para o português, significa “Otimização para mecanismos de busca”. Ou seja, o também conhecido como “Search Engine Optimization” é uma das estratégias do marketing digital, que é usada tanto em sites como em blogs.

As empresas recorrem às técnicas de SEO quando precisam estar numa posição de destaque no Google, atuando de forma “orgânica”. Ou seja, são requeridas algumas técnicas de marketing para que o conteúdo do blog ou site de determinada empresa apareça nas primeiras buscas do usuário da internet.

Ademais, quando um site se destaca no Google, ele passa a ser visto como uma referência pelos visitantes. A autoridade aumenta e a probabilidade da sua empresa aumentar os lucros com a conversão de seguidores em clientes reais é alta.

Sendo assim, se você deseja gerar mais leads de forma orgânica através do SEO e convertê-los em clientes, é importante começar a investir o quanto antes em SEO no seu blog ou site.

No entanto, tome cuidado com as falsas dicas e com os mitos sobre SEO que existem por aí. Por isso, o recomendável que você coloque a tarefa de rankear o seu site ou blog nas mãos de pessoas competentes e que entendam do assunto.

Contrate uma agência de marketing digital ou um especialista na área, que possa te auxiliar a utilizar as ferramentas corretas para o seu tipo de negócio.

Te explicaremos neste artigo alguns dos principais mitos sobre SEO para que você entenda melhor, mesmo que vá contratar uma empresa especializada.

Mitos sobre SEO: pare agora mesmo de acreditar

mitos sobre SEO

Saber como rankear um site ou blog ainda causa muitas dúvidas para muitas pessoas, inclusive profissionais de marketing digital.A cada dia, novos algoritmos e mitos sobre SEO surgem, e as informações desencontradas podem sim atrapalhar um planejamento de marketing de uma marca.

Esse é um tema bastante complexo, uma vez que há atualizações constantes de sistemas e ferramentas novas.

Por isso, o profissional que não conseguir acompanhar acaba ficando desatualizado, pois técnicas que eram utilizadas há um tempo atrás, hoje em dia podem não são ser mais.

Neste tópico, vamos falar sobre cinco mitos sobre SEO que geram confusão quando pesquisamos sobre o tema na internet. Acompanhe este artigo sobre mitos e verdades sobre SEO.

1º mito: Um bom conteúdo é o suficiente para rankear

Obviamente, o conteúdo do seu site ou blog é um dos principais fatores de rankeamento. No entanto, um dos mitos sobre SEO é de que somente ele já é o suficiente para rankear seu site. Existem muitos outros fatores que estão ligados ao conteúdo, como:

  • Otimização de imagens
  • Usabilidade boa
  • Layout responsivo
  • Links internos e externos
  • Tempo de carregamento da sua page

Esses são apenas alguns exemplos de outras técnicas que atuam em conjunto para tornar o seu conteúdo mais completo.

Infelizmente, muitos gestores desconhecem essas outras estratégias e acreditam que somente um bom conteúdo basta.  Por isso é tão importante ter o acompanhamento de um profissional de marketing.

Ele irá trabalhar em cima do design do seu site, afim de proporcionar uma boa experiência para o usuário. Outrossim, ele identificará as fontes de tráfego, como anda o engajamento e a quantidade de acessos e conversões.

2º mito: Você precisa inserir muitos links

Marketing

É verdade que você precisa de links internos e externos no seu site. Mas é um dos mitos sobre SEO que você precisa encher seu conteúdo com links. Invista em links de qualidade, que levem o seu visitante para outras sessões do seu site.

Quanto mais tempo ele permanecer navegando nas suas páginas, a probabilidade de ele fechar uma compra, ou seja, se converter de lead em cliente, é grande.

Portanto, você pode pecar por excesso ao utilizar centenas de links sem propósito algum. Sendo assim, busque links de qualidade, que tenham relação com o conteúdo abordado no texto.

Faça parcerias com outros sites do mesmo segmento ou correlatos. Peça para que eles te recomendem inserindo links para o seu site. O Google entenderá que seu site é relevante, pois está sendo recomendado por outros sites. Portanto, é um site confiável.

3º mito: Investir em SEO traz resultados rápidos

Se você é ansioso e acredita que irá conseguir resultados de um dia para o outro trabalhando com SEO, pare agora mesmo. Assim como tantas outras estratégias do marketing digital, como marketing de conteúdo, redes sociais, etc, resultados positivos e retorno financeiro leva tempo.

Uma vez que estamos trabalhando com motores de busca, ou seja, algoritmos automatizados e sem a interferência humano, é preciso um tempo para haver um retorno sobre todo o investimento em SEO.

Tudo dependerá de um conjunto de fatores que irão determinar um bom rankeamento. Entre esses fatores, podemos mencionar o uso de palavras-chave corretas, tanto no título quanto dentro do seu conteúdo.

A utilização correta das palavras-chave também segmentam um tipo de público que busca por aquele conteúdo. Iremos abordar mais adiante sobre esse tema.

4º mito: Você pode parar de investir quando chegar ao topo

Vamos supor que você tenha trabalhado bastante e tenha conseguido chegar na sua meta de ser um dos sites mais acessados do Google. E agora você pensa “pronto, já posso parar de investir em SEO?”. Se você quiser voltar a estaca zero, a resposta é sim.

Mas sabemos que seu objetivo é manter-se no top-3 das páginas mais acessadas, então não pare de investir em SEO.

Esse é um dos mitos sobre SEO que as empresas acreditam mais. Se você parar de investir em estratégias SEO, seu concorrente continuará disputando um espaço nos mecanismos de busca e provavelmente consiga o seu lugar.

Então não seja inocente e invista pesado nessa estratégia, que é benéfica em muitos sentidos e fará você se destacar da concorrência.

Fique atento como está a posição da sua página no Google. Se for preciso, contrate uma ferramenta de automação de marketing digital como a Ville Target. Através dela você terá o controle total sobre seu conteúdo na internet.

5º mito: Palavras-chave não são tão importantes assim

As palavras-chave são muito relevantes. Memorize essa frase e se possível anote em todos os lugares. Estamos falando muito sobre essa estratégia pois esse é um dos principais fatores de rankeamento de um site no Google.

Quando um usuário utiliza um motor de busca para pesquisar sobre algo, inconscientemente, ele utiliza uma palavra-chave que se refere ao seu conteúdo. Logicamente, sua equipe de marketing já fez uma pesquisa profunda e descobriu quais as principais palavras-chave utilizadas pelo seu cliente.

Por exemplo, seu cliente buscou inicialmente algo sobre “cores tintas de parede para apartamentos pequenos”. Dessa frase você já pode tirar algumas palavras-chave como “tintas de parede”, “apartamentos pequenos”, etc. Sabendo disso, você criará um conteúdo sobre esse tema e utilizará as palavras-chave para atraí-lo durante a sua busca.

Quer saber como pode funcionar? Dê dicas sobre tintas de parede, cores, decoração. Quando seu visitante estiver envolvido, ofereça algum produto ou serviço na sua página. Ademais, disponibilize uma pop-up para que ele tire alguma dúvida sobre o produto.

Compreendeu? O Google busca, através dos algoritmos, os conteúdos mais interessantes para mostrar ao usuário da internet. Por isso que o uso das palavras-chave seguem como um dos principais fatores de rankeamento e de conversão.

Quais as estratégias reais para rankear seu blog ou site?

Agora que você já sabe alguns dos principais mitos sobre SEO, vamos saber quais são as outras técnicas para rankear seu blog ou site?

Aqui já falamos sobre a importância de um bom conteúdo, do uso das palavras-chave e links internos e externos. Vamos agora ao que não te falaram antes de você acessar esse artigo de mitos sobre SEO.

Permanência na página

Quanto tempo o usuário passa navegando na sua página? Se você não tem noção disso, é hora de começar a entender que esse é também um fator de rankeamento.

Quando seu usuário fica muito tempo na sua página, o Google entende que seu conteúdo é relevante. Sendo assim, ele passará a indicá-lo para outros usuários da internet.

Portanto, invista em conteúdos interessantes. Insira links internos que façam com que esse usuário se sinta motivado em continuar na página. Quem sabe ele não se torna um futuro cliente?

Imagens otimizadas

Além de melhorar o SEO através das palavras-chave, você sabe o que fazer com as suas imagens? Esse é um item que deve ser levado em consideração na sua estratégia. Muitos não sabem, mas o Google enxerga as imagens de outra forma.

Por isso, é muito importante que você utilize as palavras-chave também nas suas imagens, insira um texto alternativo. Ademais, preste atenção ao tamanho das suas imagens também.

Plugins no WordPress

A dica final que daremos é sobre a utilização de plugins no wordpress. Você conhece os plugins que existem? Essa plataforma de sites e blogs permite que você otimize seu conteúdo com recursos oferecidos por plugins.

A exemplo, temos o plugin Yoast SEO, que oferece ações para você rankear sua página nos mecanismos de busca. Você poderá ver onde está errando, a quantidade de acertos e se seu site tem uma boa legibilidade, tornando assim seu site mais amigável.

Percebeu a importância de todas as dicas que demos e quer implementar na sua empresa? Saiba como.

Como o SEO pode ajudar a sua empresa?

Estratégias

Agora você já conhece alguns dos principais mitos sobre SEO e as estratégias principais que recomendamos no tópico anterior. Então você pode estar se perguntando, “como aplico todas essas dicas na minha empresa?”.

Antes de tudo, se mesmo depois de conhecer os mitos sobre SEO, você ainda tiver dúvidas sobre como aplicá-lo na sua empresa, não hesite em buscar ajuda. Busque uma agência especializada em marketing digital para tal função.

Através da leitura deste artigo, você poderá conquistar cada vez mais clientes e aumentar o faturamento da sua empresa. Por isso, é muito importante que você fixe esses mitos sobre SEO para não se confundir mais.

Ademais, perceba que a jornada do seu comprador se inicia desde o momento da dúvida, quando ele busca a solução de um problema através da internet. O ser humano tem problemas constantes, e por esse motivo, o investimento em SEO deve acompanhar o cliente.

Sabendo disso, se antecipe e crie conteúdos atualizados e com uma constância, para que o seu visitante saiba que você está buscando soluções para ajudá-lo. Ele entenderá a sua empresa como uma especialista e saberá que poderá contar com os seus produtos e serviços.

Invista em marketing de conteúdo e em e-mail marketing. Crie listas segmentadas e específicas para cada perfil de usuário. Acompanhe as métricas e taxas de abertura de e-mails e de cliques nas suas promoções.

E não esqueça de contratar uma ferramenta de automação que te de todo o suporte para você realizar essas tarefas. Acompanhe suas campanhas e ações através o sistema da Ville Target. Entre no nosso site e conheça os planos gratuitos para você iniciar sua estratégia SEO agora mesmo.

Ademais, faça um mergulho nos nossos conteúdos sobre marketing digital e deixe sua empresa no topo das pesquisas nos mecanismos de busca.

Ebook Redes Sociais

Conheça estratégias e melhore a venda de seus produtos/serviços:

 

Quero baixar este Ebook !