(11) 3090-7535 / (27) 3262-0877 comercial@villetarget.com

Nas redes sociais, é comum ver a maioria dos usuários postando sobre a vida pessoal, fazendo piadas, expondo opiniões e por aí vai. Isso pode dar a falsa impressão de que o mesmo deve ser feito nas redes sociais da sua empresa. Mas não é bem assim.

Ter uma página no Facebook, uma conta no Twitter e um perfil comercial no Instagram, por exemplo, faz parte da estratégia de marketing digital de qualquer empresa. Afinal, segundo dados da consultoria eMarketer, são mais de 93 milhões de brasileiros que usam pelo menos uma rede social com frequência. Um número nada desprezível, né?

Mas quando falamos de uso comercial, é preciso ter estratégias de comunicação e marketing bem estabelecidas para que o resultado não acabe em decepção. Algumas atitudes que podem ser tomadas nos perfis pessoais não são aconselhadas para as redes sociais da sua empresas. Não corra o risco de manchar a reputação de sua marca.

Para deixar mais claro, vamos mostrar seis ações que você não deve fazer nas redes sociais da sua empresa. Fique atento!

Ter informalidade em excesso

Usar uma linguagem mais simples e clara ajuda sua marca a ficar mais próxima do público. Em alguns casos, a utilização de algumas expressões específicas contribui no alcance e no engajamento de um público-alvo. Por outro lado, é preciso dosar o uso de informalidade.

Mantenha a atenção às normas da língua portuguesa, evite usar #hashtags e expressões que não têm a ver com o universo de seu negócio. Por fim, não trate colaboradores com muita intimidade fazendo marcação em fotos que não tenham relação profissional. Tudo isso pega mal.

Não variar nos conteúdos e formatos das postagens

Algumas pessoas particularmente já não gostam muito das mensagens de auto-ajuda, com veleiros no horizonte. E, para um perfil profissional, esse tipo de post ajuda menos ainda. Sua preocupação deve ser compartilhar conteúdo informativo, relevante e relacionado ao seu produto ou serviço. Postar uma mensagem positiva na véspera de um feriado até que vai, mas não peque pelo excesso.

Compartilhe também algumas pesquisas, links, promoções e campanhas de engajamento. A variedade de suas publicações devem tornar sua página mais atraente, gerando simpatia pela marca. Em suma, faça variações de conteúdos e de formatos em suas postagens.

Fazer posts a torto e a direito

Sem dúvida, o número de temas que geram bons posts deve ser enorme, e isso é bom. O que não significa que você pode sair postando sem mais nem menos.

Antes de qualquer coisa, pense em compartilhar informações de sua empresa que tenham alguma relação com assuntos da atualidade. Isso já é um chamariz. Contudo, dê um tempo para que a postagem possa ser vista. O ideal é não exagerar no número de postagem.

Dependendo da rede social, de três a quatro postagens diárias pode ser um número bom. Nos finais de semana, pode haver uma pausa. E também não fique muito tempo sem postar: nem oito nem oitenta.

Aqui, para encontrar esse equilíbrio, é interessante criar um calendário editorial de suas postagens nas redes sociais da sua empresa. Já vale a pena criar campanhas para as datas especiais, por exemplo, e deixá-las agendadas.

Entrar em discussões polêmicas nas redes sociais da sua empresa

Para um bom convívio com os demais seguidores, vale a pena evitar alguns assuntos espinhosos, como política, religião e futebol. Essa é uma regra de ouro nas redes sociais.

Quanto à sua opinião sobre esses e outros assuntos, reserve para a sua página pessoal. Além disso, não entre em discussão por causa de alguma crítica recebida. Caso surja algo do tipo, procure interagir com o seguidor em particular de forma educada.

Ignore uma interação

Por pior que seja o comentário recebido, evite ao máximo deixá-lo sem resposta. Esse comportamento pode fazer com que você perca outros seguidores. Ao contrário, se você responder todo mundo, as pessoas entendem que sua empresa se preocupa com os problemas de seus clientes.

Aliás, se você está nas redes sociais, é justamente para criar um canal direto e de confiança com seu público. Então, reserve um horário para verificar e responder os comentários recebidos.

Não fazer monitoramento das redes sociais da sua empresa

Além de ser uma estratégia, a presença nas redes sociais precisa ter uma meta: a de otimizar a imagem de sua marca por meio de um maior alcance de seu público. Para mensurar os resultados e saber se está no caminho certo, você precisa monitorar as redes sociais da sua empresa.

A maioria delas oferece ferramentas eficientes para medir e rastrear cada acesso, clique, like e a característica do perfil visitante. São essas métricas que ajudam você a direcionar seus investimentos.

A forma de administração de seu perfil nas redes sociais fala muito sobre sua empresa, tanto quanto o conteúdo compartilhado. Seu planejamento de marketing precisa zelar por essa postura também para aumentar as chances de acerto. Basta se programar e seguir em frente.

Além das redes sociais da sua empresa

Como falamos acima, criar conteúdo nas redes sociais é apenas parte de toda uma estratégia de marketing digital. Nela, ainda fazem parte o envio de campanhas de email marketing e a captação de leads por meio de landing pages.

Em meio a tantas as atividades, uma ferramenta de automação de marketing seja fundamental nesse momento. Aqui, estamos falando do ville Target. Com ele, é possível segmentar sua base de contatos, programar o envio de campanhas de email marketing, além de criar campos personalizados de cadastro. O melhor de tudo: a ferramenta é gratuita.

Cadastre-se agora mesmo!

Posts relacionados