27 3262-0877 / 27 3261-7595 comercial@villetarget.com

Graças a estratégias de SEO, posts na redes sociais e email marketing, você conseguiu impulsionar o tráfego do seu site. Agora, você tem um novo desafio: diminuir a taxa de rejeição dele. De modo geral, isso significa fazer com que os usuários naveguem por mais páginas dentro do seu site.

Por outro lado, caso a sua taxa de rejeição seja alta, quer dizer que os visitantes entram no seu site e acessam apenas a primeira página. Talvez, porque o seu site aparenta não oferecer mais nada de relevante a eles.

Por isso, é muito importante, principalmente em horas de maior dificuldade, que você meça sua taxa de rejeição ou bouce rate para saber se ele não está alto demais. Ah, você não sabe por onde começar? Então, fique atento a este texto. Vamos explicar tudo isso e ainda trazer 6 truques para diminuir a taxa de rejeição de seu site.

O que é Taxa de Rejeição ou Bounce Rate?

De uma forma bem simples, a taxa de rejeição (ou Bounce Rate) traz para você o percentual de clientes de uma página só. Esses são aqueles clientes que acessam o site, mas não visitam outras páginas nem executam qualquer outra ação, saindo em seguida.

Então, se você tem um total de 100 visitantes no dia e sua taxa de rejeição é de 80%, significa que 80 usuários saíram sem interagir: não deixou nenhum contato, não clicou em nenhum botão nem visitou outra página.

Trata-se, portanto, de um ótimo indicador para mostrar que a sua página precisa de elementos para o usuário interagir. Seria o caso de se perguntar, por exemplo, se você está atraindo o público correto para sua página. Para descobrir isso, vamos aos truques que ajudam a identificar o problema e a diminuir a taxa de rejeição.

Use links internos para manter o tráfego dentro do seu site

Para manter o tráfego dentro do seu site, o ideal é utilizar links internos. Ao longo de um texto, você pode inserir links de outras páginas do seu site relacionadas ao assunto. Além de oferecer mais conteúdo relevante ao usuário, você o mantém no seu site.

diminuir a taxa de rejeição links internos

Às vezes, é preciso utilizar um link de outro site para dar a referência ao material utilizado. Nesse caso, utilize links externos, mas programe para que eles abram em outra janela. Isso evita a fadiga do botão de retorno. Dessa forma, seu cliente em potencial não precisa sair de seu site.

Crie um mapa do site e um layout atraente

Essa dica é importante para que o visitante não se sinta perdido e tenha facilidade de permanecer em seu site. Além de bonito e atraente, a aparência de seu site precisa ser limpa, agradável e organizada. É bom evitar, também, fatores que afetam a navegabilidade do site, como imagens muito pesadas que demoram para carregar.

E para facilitar ainda mais a vida do usuário, crie um mapa do site. Essa é uma forma importante para garantir que o cliente chegue ao produto ou à informação desejada. Por falar em informação, a leitura de seu conteúdo também precisa ser boa. Opte por letras sem serifas e textos menores. Grandes blocos de textos afugentam os leitores.

E, claro, a página deve proporcionar uma ótima experiência tanto para usuários desktops quanto os mobile. Em outras palavras, invista em páginas responsivas que se adaptam a todos os tamanhos de telas.

Defina metas para diminuir a taxa de rejeição

Como não dá pra agradar toda hora, é saudável definir metas aceitáveis para sua taxa de rejeição. As lojas virtuais, por exemplo, podem ter uma taxa de rejeição aceitável entre 20 e 40%.

Já nos sites de serviço, essa taxa fica entre 10 e 30%. Os blogs, com suas características particulares de navegação tem uma taxa de rejeição média entre 70 e 98%. É importante ficar atento a esses números.

Atualize seu conteúdo sempre

Estar com o conteúdo constantemente atualizado também ajuda bastante a reduzir sua bouce rate. Ofereça informação de valor para seu público-alvo. Esse comportamento transmite credibilidade e segurança à sua página.

diminuir a taxa de rejeição atualizar conteúdo

Para textos mais antigos, atualize dados e adicione novos exemplos ou estudos com novas informações. Artigos muito longos, por sua vez, podem ser divididos em dois ou três artigos independentes. Além de ajudar na leitura, você pode trazer volume de conteúdo relevante e preservar a audiência. Essas ações ajudam a diminuir a taxa de rejeição de seu site.

Crie um Call to Action criativo

Os Call to Action (CATs) são chamadas que ajudam seu visitante a tomar ações. Nada mais importante para um site que deseja incentivar o tráfego, não é mesmo? Para alcançar esse objetivo, eles precisam estar em destaque e incluídos de forma criativa em lugar mais visualizados.

O que significa que um mapa de calor para saber quais são as áreas mais visualizadas deve te ajudar muito. Um CTA bem feito traz cliques e pode alavancar suas vendas.

Use palavras-chave com alto valor de tráfego

Quando falamos no uso de palavras-chave, estamos falando de muitas coisas. Identidade com seu ramo de negócio, com seu público-alvo e da melhora na performance de busca do seu site. Por isso, é muito importante investir nesse ponto para ajudar sua campanha de marketing de conteúdo.

As palavras-chave de alto valor fazem parte de um conteúdo detalhado e de qualidade, que os usuários gastam mais tempo de leitura. Um tempo que acaba resultando em confiança para sua marca. Um segredo que, se explorado de forma adequada, valoriza o seu tráfego.

Crie landing pages com baixa taxa de rejeição

Uma landing page de sucesso apresenta baixa taxa de rejeição. Isso porque sua página de captura deve ter um objetivo: vender um produto ou captar leads. Independentemente do objetivo, elas precisam da interação do usuário, clicando em botões de chamada ou cadastrando seu email.

diminuir a taxa de rejeição de landing pages

Para construir uma landing page que incentive o usuário a interagir, você deve aplicar as dicas acima. Com o ville Target, é possível criar páginas de captura com design elegante e responsivo, além de inserir imagens e vídeos de forma rápida e intuitiva. Assim, não tem como o usuário não interagir, né?

As dicas estão aí. Se o seu objetivo é diminuir a taxa de rejeição e impulsionar a conversão, com certeza você precisa utilizá-las. Conteúdo de qualidade é sucesso garantido.

Posts relacionados