27 3262-0877 / 27 3261-7595 comercial@villetarget.com

Inimaginável há duas décadas, o comércio eletrônico já está consolidado no mundo inteiro, inclusive no Brasil. De acordo com dados da consultoria Ebit, o faturamento do setor no primeiro semestre de 2017 chegou a 21 bilhões de reais no Brasil. Para melhorar as vendas online, é fundamental investir em marketing digital para dar visibilidade a seus produtos ou infoprodutos.

Agora, você não pode fazer tudo só por fazer. É preciso ter um planejamento para não deixar escapar nenhum detalhe. De modo geral, você precisa captar leads, fazer campanhas de email marketing, alimentar suas redes sociais para engajar seu público e, finalmente, converter.

De fato, são bastantes tarefas, mas vamos por partes. Selecionamos 7 ações indispensáveis para melhorar as vendas online. Confira abaixo!

1. Entenda seu público-alvo

Você precisa saber o que as pessoas esperam do seu negócio. Avalie suas métricas e interaja com os visitantes. Comece analisando como a concorrência se comporta, faça pesquisas de satisfação com seus clientes e avalie os resultados.

melhorar as vendas público-alvo

Quando iniciar uma campanha, não deixe de fazer testes A/B para descobrir como o seu público-alvo se comporta de fato. Ter dados sociodemográficos e de comportamento de seus clientes e receber feedback deles ajudam a criar campanhas mais assertivas.

2. Capte contatos qualificados!

Nem sempre a máxima de “quanto mais contatos, melhor” é verdadeira. De nada adianta captar milhares de contatos para sua base, se eles não têm interesse nos produtos ou serviços que você oferece. Não haverá conversão nenhuma.

Por isso, é fundamental construir sua própria base de contatos com leads que tenham potencial de conversão. Mas como fazer isso? Um bom caminho está em criar uma landing page de sucesso com um ebook para ser baixado, por exemplo. Ao oferecer conteúdos de qualidade que ajudem na decisão de compra do consumidor, ele fica inclinado a se passar seus contatos para a sua empresa.

Ah, não sabe criar uma página de entrada? A ferramenta ville Target ajuda a construir landing pages com um design elegante para despertar o interesse do visitante. Tudo isso de forma rápida e intuitiva. Com ela, você pode capturar informações valiosíssimas, a partir de uma proposta clara e objetiva e um botão de call to action para capturar os contatos para encaminhar promoções e informações segmentadas.

3. Segmentação da lista e disparo de emails

Uma vez que você captou dados de potenciais clientes, está na hora de iniciar um relacionamento com eles. Em primeiro lugar, segmente sua extensa lista de contatos. Aqui, você pode adotar critérios mais simples, como por sexo (homem e mulher), até mais complexos, como poder de compra.

Aí, que tal encaminhar conteúdos compatíveis com cada grupo de consumidores por email uma vez por mês? A plataforma do ville Target também te ajuda nessa tarefa: além de segmentar sua lista de contatos, ela programa e dispara suas campanhas de emails. Por fim, ela fornece um relatório completo com os principais indicadores, como taxa de abertura, clique e conversão.

4. Crie um funil de vendas

Você precisa controlar seus investimentos e ações. Um funil de vendas nada mais é do que as etapas que um potencial cliente passa: identificar o problema dele, considerar sua solução e, finalmente, comprar seu produto ou serviço.

melhorar as vendas online funil de vendas

Ao conhecer as etapas de seus clientes, você consegue fazer ações mais assertivas. Por exemplo, enviar uma oferta para uma pessoa que não conhece os benefícios de seu produto é perder dinheiro. Em primeiro lugar, você deve educar e treinar seus clientes para, aí sim, fazer uma oferta.

5. Esteja presente nas redes sociais

Você quer melhorar suas vendas online, certo? Então, esteja onde seus potenciais clientes estão: nas redes sociais, oras! Mais do que fazer anúncios de produtos e serviços, faça posts para engajar seu público-alvo. Que tal desejar um feliz Dia dos Pais para seus seguidores? Trata-se de uma ação que ajuda a construir uma boa imagem da sua marca.

melhorar as vendas redes sociais

Para não perder nenhuma oportunidade nem esquecer de datas comemorativas, vale a pena recorrer a uma ferramenta de agendamento de posts nas redes sociais. No ville target, você pode programar suas publicações no Facebook e no Twitter. Assim, você economiza tempo e deixa seu negócio em evidência a todo momento.

6. Invista em SEO para atrair mais clientes

Outro caminho para trazer mais visitantes para o seu site está em adotar as boas práticas de SEO. Isso inclui manter um site responsivo, criar conteúdos relevantes e de qualidade, escolher as melhores palavras-chave, ter uma URL amigável, entre outras.

Como os resultados só aparecem no longo prazo, trata-se de um trabalho que exige frequência e consistência. Mas até que compensa bastante aparecer na primeira página de buscas do Google, né?

7. Não seja esquecido

Você não pode ignorar as pessoas que já acessaram seu blog ou site e demonstraram interesse em um produto específico, mas que não finalizaram suas compras. Aqui, estamos falando do remarketing.

Vale muito mais a pena investir nesse usuário que que já demonstrou interesse nos seus produtos ou serviços do que fazer ações para procurar novos potenciais clientes. É uma ótima maneira de melhorar as vendas online, não?

Boas vendas!

Posts relacionados