(11) 3090-7535 / (27) 3262-0877 comercial@villetarget.com

Você já ouviu falar no marketing digital para aplicativos? O conjunto de técnicas é muito importante para quem quer ingressar nesse universo dos apps para celulares e tablets. Ou seja, se é o seu caso, então este é o artigo certo para você.

Os aplicativos conquistam cada vez mais usuários no mundo digital. A causa é simples: eles são fáceis de serem utilizados e geralmente suprem todas as necessidades do cliente. Porém, para que essa funcionalidade seja bem-sucedida, não basta o lançamento. É preciso também investir no marketing digital para aplicativos.

A divulgação do seu aplicativo em meios digitais faz toda a diferença no número de downloads realizados, principalmente durante a etapa de lançamento. Embora o ideal seja contratar um profissional para esta tarefa, você pode também implantar algumas técnicas por conta própria.

O objetivo aqui é não apenas fazer com que as pessoas baixem os aplicativos, mas também que elas de fato utilizem o produto que você desenvolveu. Ou seja, você quer fidelizar esses clientes.

Porém, antes de começar a pensar em estratégias do marketing digital para aplicativos, vamos apresentar algumas etapas essenciais para desenvolver o seu planejamento.

 

Confira abaixo o que precisa ser feito para estabelecer um plano de marketing digital para aplicativos:

 

Identificação da persona

 

Você sabe o que é a persona no marketing digital?

 

Marketing digital para aplicativos

 

Ela nada mais é do que a representação do seu cliente perfeito. Ou seja, o usuário que além de baixar o seu aplicativo fará uso contínuo do mesmo. A definição desse personagem é essencial não apenas para ditar o tom da sua campanha, como também para que as ações sejam direcionadas.

Você pode identificar a sua persona por meio de pesquisas de mercado. Esse tipo de pesquisa reúne dados como idade, gênero, profissão, bairro, sistema operacional do celular (Android ou IOS, por exemplo), redes sociais e outras informações que ajudam você a descobrir quais são os melhores canais de divulgação.

Além disso, é possível analisar também o perfil de usuários de aplicativos similares ao seu. Quanto mais informações você tiver ao seu dispor, mais fácil será definir os próximos passos.

 

Definição de metas, prazos e orçamento

 

Ao criar uma campanha, é imprescindível que você pense em três fatores: metas, prazos e orçamento.

Todo planejamento precisa definir claramente onde quer chegar, em quanto tempo e com qual investimento. Essas três informações básicas são o norte da sua campanha. Portanto, todas as ações estabelecidas devem ser de acordo com elas.

 

Marketing digital para aplicativos

 

Se você decidir contratar um profissional, lembre-se de deixar bem claro o que você espera da campanha. Coloque no papel todas as metas que você deseja alcançar, sem esquecer que elas devem ser realistas.

Além disso, pense em quanto tempo você deseja começar a ver os resultados da campanha.

Por último, faça uma análise completa de quanto você deseja investir e qual a sua expectativa de retorno. No marketing digital, esse cálculo é conhecido como ROI (Returno of Investment – Retorno de Investimento).

Responder essas perguntas é essencial para começar a definir ações de divulgação e fidelização do seu aplicativo!

 

Desenvolvimento do aplicativo

 

Uma das grandes premissas deste tipo de campanha é a usabilidade de um produto. Quando pensamos em estratégias de SEO (Search Engine Optimization), por exemplo, devemos considerar que a navegabilidade do site é um dos critérios mais importantes para atrair clientes.

Isso porque os visitantes devem ser capazes de encontrar tudo o que buscam com facilidade. Caso contrário, existem grandes chances de que eles desistam de acessar a página.

No caso do marketing digital para aplicativos, isso não é diferente.

 

Marketing digital para aplicativos

 

Se uma pessoa baixar o seu aplicativo e não conseguir usá-lo, ele provavelmente vai desinstalar o app. Além disso, ele também deixa de recomendar o uso para colegas e amigos.

Ao desenvolver o seu aplicativo, considere a experiência que o cliente terá ao usá-lo. Essa é a melhor forma de garantir que as estratégias que apresentaremos em seguida serão eficientes.

 

Definição de ações e ferramentas

 

Finalmente, chegou a hora de definir os próximos passos da campanha e quais ferramentas serão utilizadas.

Você já sabe qual é o seu cliente ideal e tem uma ideia de duração da campanha, bem como suas metas e orçamento planejado. Agora, é hora de colocar a mão na massa!

A grande vantagem do marketing digital é que você pode pensar fora da caixa ao estabelecer ações de divulgação do seu aplicativo. Os meios digitais oferecem inúmeras possibilidades de produção de conteúdo, dando liberdade para que você use a criatividade e atinja o seu público.

 

Marketing digital para aplicativos

 

É possível investir nas redes sociais, clubes de fidelidade, sites, links patrocinados e etc. Saber quais são os melhores canais depende apenas da sua necessidade e das informações que citamos acima.

Então, finalmente, vamos apresentar algumas estratégias que você pode utilizar para promover o seu novo app.

 

Confira abaixo 7 dicas de marketing digital para aplicativos:

 

Invista em mídias pagas

 

O investimento é importante principalmente durante a etapa de lançamento. Os anúncios aumentam a exposição do seu aplicativo e garantem que mais usuários farão o download.

É possível anunciar em app stores (sejam elas de qualquer sistema operacional), no Google, no Facebook e no Instagram. O orçamento e duração das campanhas pagas depende inteiramente de você, assim como a distribuição para qualquer plataforma.

Nesta etapa, é importante voltar a reconsiderar o seu retorno de investimento. Afinal, essa é a melhor forma de manter um equilíbrio entre o que você está disposto a gastar e quanto quer ganhar com os downloads.

 

Redes sociais

 

A interação nas redes sociais é fundamental não apenas para aumentar a sua exposição nos canais digitais, mas também para coletar avaliações sobre o uso do seu aplicativo.

Interagir com os clientes é essencial para garantir o uso contínuo do seu app. Além disso, elas são ótimas plataformas para reunir informações sobre possíveis bugs que precisam ser consertados.

 

Marketing digital para aplicativos

 

A produção de conteúdo com foco no engajamento também permite que o aplicativo seja recomendado a toda a rede de amigos dos usuários!

Lembre-se apenas de que é preciso monitorar com frequência as suas páginas. Assim, você tem um controle melhor da sua reputação e pode identificar pontos de melhoria.

 

Influenciadores digitais

 

O mundo dos aplicativos é muito baseado em recomendações. Você baixou um app que foi útil para você e recomenda para o seu amigo. Com o tempo, é criada uma rede de contatos.

Por isso, uma boa estratégia de marketing digital para aplicativos é a contratação de influenciadores digitais.

Essas pessoas são aquelas que contam com uma base de seguidores grande nas redes sociais. Por isso, têm poder influenciador sobre as decisões dos usuários que consumem o seu conteúdo.

Para atingir os influenciadores, é preciso elaborar um material de divulgação do seu aplicativo a ser enviado para teste. Caso a campanha seja fechada, o influencer poderá produzir vídeos no YouTube, posts no Facebook e no Instagram, conteúdo em blogs ou qualquer outro formato de mídia definido por vocês.

 

Marketing digital para aplicativos

 

Porém, não pense que você pode contratar qualquer influenciador para divulgar o aplicativo. É preciso garantir que os seguidores da pessoa escolhida têm a ver com o seu conteúdo.

Pense da seguinte forma: não valeria a pena divulgar um aplicativo sobre jogos de videogame por meio de uma blogueira de maquiagem, certo? Por esse motivo, é importante desenhar a relação entre o seu público alvo e o do profissional desejado.

 

Website

 

É muito comum que desenvolvedores de aplicativos negligenciem a criação de um site de divulgação. Porém, essa plataforma é importante para ajudar a construir a sua relevância online.

O site deve possuir links diretos para as app stores e considerar todos os fatores de navegação. Apresente o seu aplicativo, suas funcionalidades, atualizações, recomendações positivas de usuários e outras informações em um só lugar para que possíveis clientes possam entender com mais facilidade do que se trata o app.

 

Marketing digital para aplicativos

 

A otimização do seu site de acordo com os critérios de SEO garante que a página ficará entre as primeiras posições do Google. Isso aumenta a sua chance de conquistar novos clientes.

Além disso, o site pode ser compartilhado nas redes sociais com mais facilidade que as lojas de aplicativo. Essa facilidade é uma ótima forma de atrair novos clientes.

 

Guest posts em blogs

 

Os guest posts são textos escritos por você para serem publicados em blogs de outras pessoas. As páginas onde o conteúdo ficará disponível devem ser relacionados ao seu aplicativo, ao mundo dos smartphones e tecnologia para garantir que as pessoas certas serão atingidas.

Firmar parcerias com sites relevantes nesse mercado é uma boa dica para conquistar novos usuários, já que eles geralmente confiam no conteúdo postado por esses influenciadores.

Os blogs são muito importantes no marketing digital para aplicativos. E o melhor de tudo é que essa estratégia pode ser completamente gratuita. Ou seja, você tem ótimos resultados sem investir nenhum capital. Com isso, o seu orçamento pode ser redirecionado para outras estratégias.

 

Ofereça promoções

 

Se o seu aplicativo é pago, uma boa ideia pode ser investir em promoções e clubes de fidelidade. Assim, você consegue estender o app para pessoas que não estão acostumadas a comprar aplicativos ou não têm dinheiro no momento.

Uma boa dica para isso é oferecer o famoso 2×1. Isso significa que um cliente pode assinar o aplicativo e ganhar dois logins de acesso por um preço único. O outro login pode ser utilizado como presente.

 

Marketing digital para aplicativos

 

Conforme a sua base de clientes aumenta, você poderá pensar em novas estratégias de divulgação para atrair outros usuários. Por sua vez, estes podem ser utilizados como porta-voz do seu aplicativo, construindo uma verdadeira rede de recomendações para o app.

 

Invista em ASO

 

Além da otimização para mecanismos de busca, existe também a otimização para app store! Ela é conhecida como ASO (App Store Optimization) e é uma técnica específica do marketing digital para aplicativos.

Essa estratégia tem como objetivo posicionar o seu aplicativo entre os primeiros lugares em lojas de aplicativos como a App Store (Apple), o Google Play (Android) e o MarketPlace (Windows).

Para construir essa relevância, são considerados fatores como:

  • Tamanho do aplicativo;
  • Tempo de download;
  • Tempo de carregamento;
  • Consumo de dados;
  • Nome do aplicativo;
  • Descrição;
  • Total de downloads em um período específico e;
  • Palavras-chave utilizadas no texto.

Como você pode ver, os critérios são bastante parecidos com as técnicas de SEO que já estamos acostumados. Porém, elas devem ser adaptadas para a realidade do mundo dos aplicativos.

A otimização para app stores precisa de tempo e investimento, porém é a melhor forma de aumentar o número de downloads em pouco tempo.

 

Marketing digital para aplicativos

 

O mercado de aplicativos conta com ascensão contínua e é um bom investimento para empresas que desejam aumentar os seus serviços por meio desta funcionalidade. Um bom planejamento de marketing digital para aplicativos pode definir o sucesso do seu app e abrir caminho para o desenvolvimento de novas oportunidades!

Afinal, é muito comum que as mesmas desenvolvedoras tenham diversos aplicativos pensados para os seus clientes. Não se esqueça apenas de que os usuários são a razão de ser do seu negócio. Portanto, tudo o que você desenvolve deve ser feito para facilitar a vida dos clientes.

 

Conheça outras oportunidades de marketing digital

 

Agora que você já conhece as principais técnicas do marketing digital para aplicativos, que tal conhecer novas estratégias para garantir o sucesso em todos os seus canais de comunicação digitais?

Pense no sucesso do seu site, blog ou até mesmo das redes sociais. Você sabe como é possível alcançar bons resultados?

Para aprender as melhores práticas do universo online, você pode contar com o ville Target. Nossos materiais completamente gratuitos ensinam tudo o que você precisa saber sobre automação de marketing, gerenciamento de redes sociais, link building, construção de landing pages e muito mais.

Portanto, não deixe de acessar o site hoje mesmo para conferir tudo o que você pode fazer para alcançar o sucesso. Isso tudo enquanto a sua empresa cresce cada vez mais. Boa sorte!

Restou alguma dúvida sobre o tema? Então deixe o seu comentário no espaço abaixo para que possamos ajudá-lo. Aproveite também para compartilhar o artigo em todas as suas páginas nas redes sociais!

 

automacao de marketing

 

Ebook Redes Sociais

Conheça estratégias e melhore a venda de seus produtos/serviços:

 

Quero baixar este Ebook !