(11) 3090-7535 / (27) 3262-0877 comercial@villetarget.com

As redes sociais são ferramentas muito poderosas e isso incluir vender pelo Instagram. Cada vez mais essas plataformas se estabelecem no mercado como grandes aliados do marketing digital e do comércio, seja ele físico ou online. Portanto, se você ainda não está no Instagram, acredite: você está perdendo tempo e dinheiro!

Felizmente, essa rede social é bastante equipada para auxiliar vendedores. A cada dia são lançadas novas funcionalidades voltadas para o universo corporativo. Se você souber o que fazer, será possível enxergar um crescimento considerável na sua receita.

Ao longo desse artigo, vamos apresentar dicas valiosas de como vender pelo Instagram. Além disso, você entenderá um pouco mais sobre como funciona a ferramenta para se tornar um expert em social media!

Então vamos começar?

 

 

Por quê investir no Instagram?

 

Não existe como negar que o Instagram já conquistou o seu espaço como uma das redes sociais favoritas dos usuários. Ele, inclusive, tem um tempo de uso maior que o próprio Facebook! Isso significa que as pessoas preferem passar o tempo na timeline de fotos do que nas publicações do Facebook.

A gigantesca base de usuários e a facilidade de usar o Instagram fazem com que seja imprescindível para as marcas criarem o seu próprio perfil corporativo. Uma das grandes vantagens dessa estratégia é que você consegue aproximar o cliente da sua marca, criando um verdadeiro vínculo de fidelidade e até mesmo companheirismo.

Vender pelo Instagram

Mas o que faz com que o Instagram seja diferente das demais mídias sociais? Confira abaixo alguns grandes diferenciais dessa plataforma para começar a vender pelo Instagram:

 

Base de usuários

 

O último levantamento realizado pelo próprio Instagram mostrou que a plataforma já bateu a marca de mais de 1 bilhão de usuários ativos. Ou seja, são mais de 1 bilhão de clientes potenciais para a sua marca!

Dados de projeção de empresas especialistas no ramo mostram, inclusive, que em 2019 o número de usuários do Instagram pode ultrapassar o Facebook e se consolidar como a rede social mais utilizada no Brasil e no mundo.

O número expressivo de pessoas já mostra como é importante incluir a plataforma em suas estratégias de gerenciamento de redes sociais.

 

Instagram Business

 

Assim que os desenvolvedores perceberam que o Instagram era muito utilizado por marcas e empresas, eles desenvolveram o Instagram Business. O diferencial dessa funcionalidade é que ela é totalmente voltada para o comércio e o mundo corporativo.

 

 

A versão Business permite que você insira links na biografia, publicações e até mesmo nos Stories, fazendo com que a transição da rede social para o seu site seja muito mais fácil.

Além de tudo isso, ele oferece diversos dados que ajudam a mensurar o sucesso de suas campanhas. É possível extrair uma média de likes e novos seguidores, calcular o engajamento e até mesmo as ações realizadas de acordo com cada publicação.

 

Linha do tempo personalizada

 

O algoritmo do Instagram entende como funciona cada usuário e mostra publicações de acordo com o seu interesse. Ou seja, fica mais fácil garantir que os seus posts apareçam para pessoas que são potenciais clientes.

Os posts também podem aparecer de acordo com a cronologia da publicação. Ou seja, quanto mais você postar, maiores as chances de que você apareça no topo da linha do tempo dos seus seguidores.

Porém, é preciso tomar cuidado. Isso porque muitas publicações podem fazer com que o usuário perca o interesse e deixe de seguir a página. Por esse motivo é tão importante fazer um bom gerenciamento de redes sociais para atender à demanda dos seus clientes!

 

Instagram Stories

 

Assim que foram lançados, os Stories rebateram com facilidade a mesma funcionalidade do Snapchat. Eles são pequenos vídeos de até 15 segundos que desaparecem depois de 24 horas de publicação.

Esse diferencial fez com que o Instagram ganhasse ainda mais usuários. Quando você começar a publicar, você provavelmente verá que o engajamento e média de alcance dos Stories é maior que as publicações do feed. Afinal, eles são mais atrativos e mais rápidos de serem consumidos.

 

IGTV

 

O IGTV (Instagram TV) foi o mais recente lançamento da plataforma. Ele funciona como uma competição ao YouTube, já que a duração dos vídeos pode ser de até 1h.

Por isso, ela é uma ótima ferramenta para criar conteúdos diferentes para os seguidores. A dica aqui é criar lives e tutoriais explicativos, vídeos que destaquem a sua marca e instiguem o desejo de compra dos clientes.

 

Anúncios

 

Integrada com o Facebook, a plataforma de anúncios do Instagram permite o impulsionamento de publicações. Isso é uma ótima estratégia para vender pelo Instagram, já que fica muito mais fácil alcançar novos clientes que não necessariamente seguem a sua página.

O investimento depende apenas de você. Ou seja, é possível definir o melhor valor de acordo com o que você pretende obter de retorno. Da mesma forma, você consegue distribuir esse orçamento por publicação e perceber os resultados de acordo com o tipo de conteúdo produzido.

Agora que você já sabe mais sobre o a rede social, chegou a hora de falarmos sobre o tema central desse post: como vender pelo Instagram. Felizmente, existem algumas estratégias simples e fáceis de serem aplicadas que podem movimentar (e muito!) sua receita.

Vamos conhecer algumas delas?

 

Confira abaixo 7 dicas de como vender pelo Instagram:

 

Produza conteúdo com frequência

 

Como já mencionamos acima, a produção de conteúdo com frequência é uma das melhores formas de estabelecer a sua marca no mundo das redes sociais. Embora não exista uma receita pronta de quantos posts você deve dizer, considere que pelo menos uma publicação por dia deve ser feita.

 

 

Perfis que não são atualizados com frequência perdem a preferência do algoritmo da plataforma. Isso significa que a sua marca pode deixar de aparecer no feed dos clientes. Consequentemente, você deixa de ser relevante e corre o risco de cair no esquecimento.

Para evitar que isso aconteça, o ideal é que você monte um cronograma de publicações. Se você souber o que vai postar todos os dias, as chances de que a página fique negligenciada são muito menores.

 

Marque os produtos nas publicações

 

Essa funcionalidade da rede social virou a melhor amiga de quem quer vender pelo Instagram. Isso porque ela faz com que a transição para a sua loja online seja muito mais fácil. E, como você já sabe, os usuários da internet querem e precisam de coisas rápidas para finalizar a compra.

Lembre-se apenas de que para usar a funcionalidade, é preciso alterar o perfil de pessoal para comercial. Assim, você pode aproveitar todas as funções extras que a plataforma oferece para empresas e negócios.

Além de criar a ponte para o seu site, a marcação também dá uma ideia de preço dos seus produtos. Assim, o processo de compra fica muito mais fácil.

 

Faça promoções e sorteios

 

Pode parecer contraditório, mas a verdade é que promoções, sorteios, descontos exclusivos e até mesmo cortesias são conhecidas por aumentar as suas vendas. Isso porque esse tipo de estratégia cria um laço de proximidade entre cliente e empresa. Ou seja, eles se sentem valorizados e têm mais chances de comprar os seus produtos.

Vender pelo Instagram

Um dos modelos mais tradicionais de sorteio no Instagram é quando você pede para os seus seguidores marcarem os amigos em uma foto. Os aplicativos de sorteio escolhem um vencedor aleatório.

Além de incentivar o engajamento da página, isso faz com que mais pessoas entrem em contato com a sua marca. Ou seja, novos leads para a empresa!

 

Invista nos Stories para vender pelo Instagram

 

Não existe como negar que os Stories já viraram parte do cotidiano de quem usa as redes sociais. E isso não é diferente no caso de quem precisa vender pelo Instagram! A média de visualizações de um story costuma ser pelo menos o dobro de alcance da publicação. Ou seja, você precisa investir nesse tipo de conteúdo!

Uma dica para quem quer vender mais é incentivar os próprios clientes a postarem os seus produtos na plataforma. Assim, você pode repostar o conteúdo para os seus seguidores. Uma das grandes vantagens desse tipo de estratégia é que as pessoas que seguem a sua página podem se sentir influenciadas por avaliações positivas da sua marca.

Além disso, você pode criar diferentes conteúdos: dos seus colaboradores, de pessoas usando os produtos, fotos de novidades e lançamentos especiais, enfim. Basta usar a criatividade para manter os Stories atualizados e vender mais!

 

Conte com influenciadores digitais

 

Os influenciadores digitais já conquistaram o seu espaço no YouTube. Blogueiros e outros criadores de conteúdo são pessoas com uma enorme base de fãs e, como o nome já diz, com o poder de influenciar outros clientes.

A parceria com os influenciadores oferece diversos benefícios para a sua marca. Dentre eles, podemos citar:

  • O alcance para novas pessoas que não necessariamente seguem a sua página;
  • O incentivo à compra dos produtos, já que os influenciadores que aprovam a sua marca conseguem incentivar as outras pessoas a fazerem o mesmo e;
  • A credibilidade no mercado. Assim que alguém que já tem o nome forte no ambiente digital aprova os seus produtos, a sua reputação já cresce!

Por isso, busque influenciadores que criam conteúdo relacionado ao seu tipo de negócio. Acredite: esse é um investimento que pode fazer toda a diferença na hora de vender pelo Instagram!

 

Busque hashtags de acordo com o seu negócio

 

Muitas pessoas subestimam o poder das hashtags. Porém, a grande verdade é que uma estratégia tão simples como essa pode alcançar novos públicos, ajudar a sistematizar o seu conteúdo e até mesmo aumentar as suas vendas.

Quando você digita uma hashtag no Instagram, ele automaticamente mostra quantas publicações recentes existem com esse termo. Ou seja, você consegue avaliar quais são as tags mais buscadas na rede social e planejar o seu conteúdo de acordo com esses números.

Não existe um limite para quantas hashtags você pode colocar no mesmo post. A nossa dica é: quanto mais, melhor! Já que elas não estão relacionadas ao conteúdo textual que o usuário de fato lê, saiba que elas serão uma ferramenta poderosa para ajudar pessoas interessadas na sua marca e nos produtos que você vende.

Quando você já estiver mais acostumado com o Instagram, será mais fácil identificar as hashtags que trazem novos clientes para a sua marca e começar a fazer os posts de forma automática.

 

Conte com automação de marketing

 

A automação de marketing é um assunto cada vez mais falado para quem trabalha com mídias digitais. Resumidamente, esse conceito significa que você consegue automatizar diversas etapas de uma campanha de marketing digital. Com isso, você economiza o seu tempo e da sua equipe, garante um melhor gerenciamento das suas campanhas, minimiza a chance de negligência de determinadas estratégias e aproveita diversos outros benefícios.

 

 

Felizmente, existem softwares no mercado desenvolvidos unicamente para ajudar você com automação de marketing. Um deles é o ville Target. Nossa plataforma é responsável por cuidar de diferentes etapas da sua campanha digital. Em um único lugar, é possível:

  • Fazer o gerenciamento de redes sociais;
  • Criar landing pages eficientes para captar leads;
  • Fazer o lead tracking e o lead scoring;
  • Enviar e-mail marketing e muito mais!

A grande vantagem para quem quer vender pelo Instagram é que o ville Target permite que você agende posts na rede social. Com isso, você garante o fluxo de publicações e mantém os seus seguidores interessados na sua marca!

Viu só como é fácil vender pelo Instagram? Agora, basta colocar as nossas dicas em prática para perceber as mudanças na sua receita. Com o tempo, você verá que algo tão simples quanto criar conteúdo para uma rede social pode fazer toda a diferença no seu faturamento do fim do mês. Boa sorte!

Se você quer saber mais sobre marketing digital e automação de marketing, não deixe de acessar o site do ville Target. Lá, você encontra dezenas de materiais gratuitos sobre os mais variados temas. Assim, fica mais fácil desenvolver suas estratégias.

Caso ainda tenha dúvidas sobre como vender pelo Instagram, deixe o seu comentário no espaço abaixo. Aproveite também para compartilhar o artigo em todas as suas páginas nas redes sociais.

Obrigada e até a próxima!

 

 

Ebook Redes Sociais

Conheça estratégias e melhore a venda de seus produtos/serviços:

 

Quero baixar este Ebook !