27 3262-0877 / 27 3261-7595 comercial@villetarget.com

Não é segredo para ninguém que as redes sociais são uma ótima vitrine para divulgar produtos e serviços de empresas de diversos setores. De acordo com o levantamento Social Media Trends 2017, 92% das empresas brasileiras estão presentes nas redes sociais. Assim, elas ampliam a sua visibilidade online e aumentam o engajamento com o público-alvo.

Entre tantas plataformas sociais, o Facebook é a mais utilizada pelas empresas. Não é por menos. A rede social de Mark Zuckerberg alcançou 2 bilhões de usuários em 2017. Aliás, segundo pesquisa da consultoria Quartz, para 55% dos usuários brasileiros não há nada na internet além do Facebook.

Mas nem tudo são flores. Se você não respeitar as regras da plataforma, existe a possibilidade de a sua conta ser desativada. Para não ser bloqueado pelo Facebook e outras redes sociais, confira as dicas a seguir:

1. Saiba as regras a serem seguidas

Para começar, é importante conhecer como cada rede social funciona e quais são as regras de postagens. Leia e revise os termos e condições de cada uma. No Facebook, fique atento a seguintes regras:

saiba as regras para não ser bloqueado pelo Facebook

  • Conta pessoal é diferente de uma fanpage de empresa. Por isso, uma empresa não pode ser o nome de um perfil pessoal. As pessoas costumam fazer isso para participar de grupos e divulgar o negócio lá. Uma opção é manter a página da empresa e, se achar necessário, use seu perfil pessoal para divulgá-la.
  • Uma pessoa só pode ter um perfil no Facebook. Se você tem muitos negócios, faça uma página para cada e gerencie com apenas uma conta.

2. Tenha cautela nas postagens

Você já ouviu falar que, na internet, é preciso ter periodicidade nas postagens, certo? Contudo, muita gente confunde e, para ficar sempre ativo nas redes sociais, acaba fazendo posts idênticos e compartilhando em páginas e grupos ao mesmo tempo. Isso é detectado como spam pelo Facebook.

tenha cautela para não ser bloqueado pelo Facebook

A melhor maneira de se manter ativo nas redes sociais é atualizando seus perfis apenas com conteúdos inéditos e relevantes ao seu público-alvo. Para poupar o seu tempo nesse processo, conte com uma ferramenta de automação de marketing. O ville Target, por exemplo, permite o agendamento de posts nas três principais redes sociais: Facebook, Instagram e Twitter.

3. Divulgue conteúdo original

Complementando a dica de cima, postar conteúdo de outra pessoa como se fosse seu, além de antiético, diminui a credibilidade da sua marca. Até se você utilizar uma imagem dos resultados de buscas do Google, pode ser censurada. Por isso, procure produzir seus próprios conteúdos e memes para não ser bloqueado pelo Facebook.

4. Não envie solicitação de amizade para todo mundo

Falando de perfil pessoal, não envie solicitação de amizade para pessoas que você não tem nenhum tipo de conexão. Se for para tentar ser amigo de alguém, com a esperança dessa pessoa curtir a página da sua empresa, que seja de pessoas com potencial de ser seu cliente.

não envie solicitação de amizade para não ser bloqueado pelo Facebook

Do contrário, ao ser recusado, as pessoas podem informar ao Facebook que não te conhecem. Quanto mais recusas você tiver, mais chances de ser marcado como spam.

5. Atenção aos trolls da internet

Em todo lugar, existe gente sem noção. No Facebook, claro, a história não é diferente. Então, tenha cuidado com pessoas que podem marcar seus posts como spam. Percebeu um comportamento parecido? Identifique os responsáveis e bloqueie o acesso deles à sua página.

atenção aos trolls para não ser bloqueado pelo Facebook

Na sequência, entre em contato com o Facebook para explicar o que aconteceu. Faça isso a partir dos links institucionais disponíveis na parte inferior da página.

6. Não seja excessivo

O Community Managers recomenda que você publique, no máximo, de cinco a seis posts no próprio perfil. Na sua página, duas a três vezes por semana é suficiente. Fique atento também em não comentar tudo sobre seu negócio para os clientes. Eles precisam ser induzidos a visitar seu site. Portanto, crie posts que gerem curiosidade, sem ser negligente.

7. Use de forma pessoal

Use um perfil pessoal para fazer postagens em grupos. Além disso, tenha na sua rede de relacionamento pessoas que tenham vínculos reais com você. Assim, o Facebook não lê seu perfil como spam. Não marque pessoas em imagens a torto e a direito. Se for necessário, mencione-os nos comentários, mas esteja certo do interesse da pessoa na postagem.

use de forma pessoal para não ser bloqueado pelo Facebook

Vale a pena seguir essas dicas à risca para não ser bloqueado pelo Facebook!

Posts relacionados