(11) 3090-7535 / (27) 3262-0877 comercial@villetarget.com

À primeira vista, criar um blog parece bem simples. No entanto, existem critérios importantes a serem atendidos para que você tenha sucesso com o seu blog.

Quando ele é criado para ajudar a divulgar o seu produto ou serviço, esses detalhes precisam ser seguidos com mais rigor ainda. Para se ter ideia, a pesquisa Content Trends afirma que as empresas que publicam posts em blog apresentam um aumento de 3,7 vezes na média mensal do site.

Se você entende a importância disso, fica mais fácil de conseguir sucesso com o seu blog. No entanto, uma boa ajuda nunca é demais. Por isso, vamos trazer aqui sete passos importantes para que seu blog dê certo. Acompanhe!

1º passo: Identificar personas e monitorar concorrentes

Em se tratando da finalidade do seu blog, é muito importante reconhecer o perfil de seu público. Por essa razão, você precisa, primeiramente, criar a buyer persona da sua empresa.

sucesso com o seu blog buyer persona

Nesse processo, é importante identificar o que os seus clientes em potencial consideram positivo ou negativo em uma abordagem. Procure conhecer também quais são seus interesses ao procurar um produto ou serviço, sua faixa etária, hábitos de compra e por aí vai.

Enfim, quanto mais informações conseguir colher, fica mais fácil aplicar estratégias de marketing para engajar seu público-alvo. Começar a produzir conteúdo do nada não é bom.

Estudar o que a concorrência também faz e parte do processo para conseguir sucesso com o seu blog. É o meio que você tem para saber o que virou tendência, o que eles andam fazendo, seus acertos e até seu erros.

Veja tudo: assuntos, posts, ofertas e anúncios. Com essas informações, você pode criar bons parâmetros para a produção de conteúdo do seu blog e se diferenciar dos demais.

2º passo: Invista em SEO

Para levar mais tráfego ao seu blog, é muito importante começar a investir em SEO. Além de dar mais relevância ao seu site, aplicar técnicas de SEO faz com que você apareça na primeira página do Google sem gastar tanto dinheiro.

sucesso com o seu blog SEO

Aqui, é importante ficar atento às principais tendências de SEO para 2018. Ao mesmo tempo, SEO não se resume apenas à produção de conteúdos de qualidade e à escolha de boas palavras-chave. Vale reforçar a tecnologia do seu site. De modo geral, ele precisa carregar rapidamente e ser responsivo.

3º passo: Seu blog deve ser fonte de conteúdo

Para que você alcance o sucesso com o seu blog, o conteúdo dele deve ser utilizado com consciência e inteligência. Não basta produzi-los apenas para deixá-lo postado no site. É preciso divulgá-lo no maior número de plataformas possíveis, como redes sociais e newsletters para seus leitores já cadastrados.

Alimente ofertas com posts relacionados de alguma forma, ofereça ebooks ou whitepapers mais aprofundados sobre um tema e utilize os chamados botões CTA (call to action) para incentivar seu público.

Essas variações também ajudam a diversificar nos tipos de conteúdos publicados. Não fique apenas nos artigos, dedique-se também a produzir infográficos, conteúdos em vídeo e áudios, além dos ebooks já citados.

Variedade faz crescer o interesse do visitante que pode descansar da leitura ao ver um vídeo, por exemplo.

4º passo: Planeje tudo com um calendário editorial

Com tantas opções de produção de conteúdo, você precisa se planejar para não parecer repetitivo. E não adianta escrever e fazer várias postagens em uma semana e deixar as seguintes sem atualizações.

Para tanto, crie um calendário editorial para suas produções e para divulgações de cada material. Seus posts precisam ter um objetivo, precisam ser pertinentes ao momento e ocorrerem na hora certa. Assim, seu blog tem mais chances de ser marcado como uma fonte de conhecimento.

sucesso com o seu blog calendário editorial

Um exemplo é postar tendências do setor em que você atua às segundas-feiras. Nas quartas-feiras, publique conteúdos que evidencie benefícios de seus produtos ou serviços. Às sextas-feiras, que tal trazer cases de sucesso de pessoas que já compraram com você?

5º passo: Tenha presença nas redes sociais

Já mencionamos aqui sobre a importância de compartilhar seu conteúdo para que ele não seja produzido em vão. Devido à enorme interação que possui entre os usuários, as redes sociais são um dos exemplos mais importantes para essa função.

sucesso com o seu blog redes sociais

Mesmo com a mudança de algoritmo do Facebook, ele continua sendo uma ótima plataforma para divulgar os conteúdos de seu blog. O mesmo vale dizer para o Twitter. Apesar de não ser possível adicionar links nos posts tradicionais do Instagram, você pode utilizar o Instagram Stories para divulgar novas postagens do seu blog.

6º passo: Atraia assinantes e gere fidelidade

Uma vez que um usuário visitou seu blog para consumir conteúdos, quer dizer que ele tem interesse no que você publica. Então, não perca esse contato. Para que ele volte mais vezes, incentive-o a cadastrar seus contatos para receber mais novidades.

Além de inserir campos personalizados de cadastro, espalhe botões para que o usuário possa curtir suas redes sociais e banners de materiais para download. Enfim, são estratégias para manter esse usuário, que já mostrou interesse em seus conteúdos, por perto.

7º passo: Utilize uma plataforma de automação de marketing

Até aqui, muito trabalho a fazer, não? Para não perder tempo em tarefas operacionais, você deve recorrer a uma plataforma de automação de marketing. Um exemplo é fazer o agendamento de posts nas redes sociais de uma só vez. Assim, você consegue se dedicar mais a atividades estratégicas do seu negócio.

Mas a automação de marketing não serve apenas para ganhar tempo. Ela também ajuda a melhorar o relacionamento com o seu cliente e, lá na frente, a aumentar sua taxa de conversão.

Quando um usuário se cadastrar para receber sua newsletter, então, é interessante disparar um email de boas-vindas. Quem sabe não dar um pequeno desconto em seus produtos ou serviços. É preciso ter em mente que esses gestos fidelizam seu público, mantendo as chances de conversão em vendas.

Mas é importante ponderar bastante sobre a frequência de envio dos emails. Se você exagerar, o possível cliente pode acabar cancelando a assinatura.

E você pode contar com o ville Target para aplicar esses e outros processos em sua estratégia de marketing. Cadastre-se já!

Ao seguir essas dicas, você tem tudo para conseguir sucesso com o seu blog. Boa sorte!

automacao de marketing

Posts relacionados