(11) 3090-7535 / (27) 3262-0877 comercial@villetarget.com

O marketing Digital está evoluindo de forma cada vez mais rápido. Estar atento às novas estratégias e estudos é uma obrigação de um profissional bem sucedido. Confira as 7 tendências do marketing digital para 2019!

As tendências para o marketing digital correm de uma forma descontrolada. O que era eficiente ontem pode mudar de um dia para o outro. Por isso, é fundamental que você esteja por dentro de tudo que pode virar realidade já para o próximo ano.

Diferente do que muitos pensam, o mundo online e digital é baseado em muito estudo e pesquisa. Nada tem resultado se não houver um planejamento e pesquisa antes.

 

tendências do marketing digital para 2019.jpg

 

Uma boa dica para você começar a ficar por dentro de tudo, é acompanhar diariamente blogs de autoridade, como este, para saber sobre as novidades no nosso mundo do marketing digital.

E é aqui, que você verá quais serão as tendências para esta área em 2019.

Mas antes, para te mostrar como esse trabalho precisa ser sempre renovado e atualizado, vamos fazer uma retrospectiva sobre como foi esse ano de 2018 na área?

Marketing de Conteúdo: O ano de 2018 podemos dizer que foi o ano do conteúdo. Onde grandes empresas e negócios adotaram as estratégias de inbound marketing, onde plantam conteúdos relevantes para serem encontrados por consumidores. E assim, nutrir com mais conteúdos até converterem em vendas, em resumo.

 

 

Automação e personalização: Não podemos deixar de lembrar também que neste ano tivemos grandes novidades na automação. Enviar E-mails personalizados, Chatbot, automatização de Whatsapp, e tudo mais que permite personalizar o conteúdo para o consumidor foram grandes estratégias que estão dando muito certo atualmente. Existem plataformas de automação que te ajudam muito a aumentar seu faturamento.

Redes sociais: Houve também neste ano, uma explosão de novidades e atualizações nas redes sociais, como as lives nos Stories do Instagram, por exemplo, que permitiram com que qualquer fã tivesse contato direto e engajamento com as marcas ou seus ídolos.

Digital Influencers: Com os avanços das redes sociais, surgiu uma grande onda de influenciadores digitais. Pessoas comuns com paixão e habilidade sobre determinado assunto, resolveram colocar o rosto nas câmeras, e de uma hora pra outra, grandes marcas decidiram patrociná-los para anunciar seus produtos. Principalmente os micro influenciadores, aqueles que têm menos seguidores, mas todos mais engajados, foram os que obtiveram maior sucesso durante este ano.

Essas foram as principais estratégias do marketing digital que tiveram sucesso durante estes 365 dias de 2018.

Agora, temos novas propostas para 2019. Algumas que já estão se tornando realidades, e outras que ainda estão sendo estudadas, mas prometem alcançar grande êxito no próximo semestre.

 

tendências do marketing digital para 2019.jpg

 

Iremos listar quais serão as 7 tendências que irão ajudar o marketing digital a permanecer em alto nível. Se você estudar sobre elas e adotar alguma destas tendências e estratégias para o seu negócio, seus resultados aparecerão em grande escala!

 

1. Vídeos e Podcasts

 

Os vídeos começaram a ganhar espaço ainda este ano, mas para 2019 eles virão com força total.

Quanto mais o tempo passa, mais as pessoas estão ficando sem tempo. Todas as marcas terão que disputar para conseguir a atenção do consumidor. Quem tiver a melhor estratégia, vence. Simples assim!

As pessoas já não irão mais ficar paradas por horas no seu dia, consumindo informações e conteúdos. Os vídeos e os Podcasts serão ótimas estratégias para conquistar um espaço no dia de cada um.

 

 

Pessoas irão escutar e assistir enquanto cozinham, fazem academia, dirigem para o trabalho, e farão mais de uma coisa em paralelo, para otimizarem seu tempo.

Portanto, quem adotar estratégias de adaptação de seus conteúdos em vídeos e áudios, terão maior engajamento com seu público.

Mas, é necessário alguns cuidados, pois ainda assim, existem riscos. Podemos até fazer aqui uma análise SWOT dessa tendência.

Forças: Como citado acima, os áudio-vídeos terão extrema vantagem para conquistar engajamento e consumo de seus conteúdos, pois as pessoas são capazes de dividirem esses conteúdos no seu tempo enquanto faz qualquer outra atividade.

 

tendências do marketing digital para 2019.jpg

 

Fraquezas: É necessário tomar cuidado, com a grande quantidade de vídeos e Podcasts surgindo, irá ganhar aqueles que tiverem maior profissionalismo nos detalhes. E ficará para trás quem não tiver cuidado com os conteúdos oferecidos.

Oportunidades: Esta será a chance das marcas promoverem um relacionamento mais humanizado com o público, mostrando o que acontece por trás das câmeras, dando a oportunidade de conhecerem verdadeiramente sobre cada detalhe da empresa, e gerando maior engajamento.

Riscos: Como todas as estratégias, os vídeos e podcasts também precisam ser inclusivos. Aqueles que não adotarem legendas em seus vídeos irão perder grande parte de seu público. A maioria da audiência também, tem o costume de ver vídeos em ambientes em que não se pode ter o som ativado, portanto, é importante incentivar a leitura durante a reprodução.

 

2. Realidade Virtual e Realidade Aumentada

 

A realidade virtual é focada em experiências. O consumidor está procurando também por grandes experiências. Então, uniu o útil ao agradável.

Já foi mostrado um grande exemplo de realidade virtual no filme Matrix, no ano de 1999. Porém, naquela época nunca se imaginava que isso de fato se tornaria real.

 

tendências do marketing digital para 2019.jpg

 

Agora, com o avanço da tecnologia, é possível reproduzirmos isso facilmente em nosso dia dia.

Outro grande exemplo, e um pouco mais recente, é o filme do Avatar, onde as pessoas entram em um compartimento e são capazes e viver vidas como se estivessem em outro ambiente, com tudo diferente. Tudo parece tão real.

É essa a promessa da realidade virtual para 2019. Fazer com que pessoas vivam experiências em outras dimensões como se estivessem vivendo suas próprias vidas.

A realidade virtual poderá ser usada em lojas de carros, para mostrar em provas vivas qual será a experiência e a emoção que o consumidor sentirá ao comprar e utilizar o novo veículo.

Já está sendo testada e usada em crianças em hospitais de grande porte. Quando vão tomar vacinas, para não pensarem na dor e no medo, o hospital oferece experiências de realidade virtual para que permaneçam em outro ambiente, com outros pessoas, para se distraírem.

 

tendências do marketing digital para 2019.jpg

 

A Realidade Aumentada também vem crescendo. Ela funciona simplesmente aumentando o que se vê em ambientes digitais, dando a sensação de que se está na vida real.

O aplicativo Pokemón Go foi um aplicativo dessa tendência para o Marketing Digital. As pessoas viam na tela do celular como se estivessem vendo em sua frente.

E, é baseado nesta experiência que a realidade aumentada trabalha.

Poderá ser muito bem utilizada em jogos, filmes, e entretenimentos em geral. O próprio Instagram já possui propostas de atualizações onde inclui essa nova tendência.

Para as empresas, a Realidade Virtual e Realidade Aumentada poderão ser usadas para influenciar seu público na decisão de compra.

Se fosse para resumir em uma palavra, essas duas tendências oferecem EXPERIÊNCIA. E é exatamente isso o que os consumidores em geral desejam.

 

3. Aplicativos

 

Os aplicativos que já foram moda desde 2016, agora, prometem ter mais força para o próximo ano.

 

tendências do marketing digital para 2019.jpg

 

Essa tendência é extremamente poderosa, pois, pensando no lado do consumidor, quanto menos tempo ele consome de seu dia, melhor.

Os aplicativos oferecem oportunidade de economia de tempo, onde com apenas um clique, em alguns segundos, qualquer pessoa já é capaz de realizar uma compra, solucionar um problema ou contratar algum serviço.

Aplicativos como a Ifood e Olx já estão proporcionando que esta tendência seja realidade. Através deles, as empresas podem divulgar seus produtos e oferecerem maior facilidade para o consumidor final.

Esses apps transformam o atendimento ao cliente, pois todo o suporte é realizado em alguns cliques, e aumenta a satisfação e fidelização dos clientes.

Podemos considerar os aplicativos como Mega Tendências, pois eles chegaram para ficar, e têm expectativa de durarem por muitos anos.

 

4. Pesquisas por voz

 

Pelo mesmo motivo dos vídeos e dos apps, as pesquisas por voz estão sendo cada vez mais requisitadas pelo público.

 

tendências do marketing digital para 2019.jpg

 

O foco agora não é mais quantidade, e sim qualidade. Um site pode ter um tráfego de 10.000 usuários por dia, mas se o concorrente tiver 100 usuários que estão satisfeitos com seus desejos, valerá muito mais a pena. Portanto, quem quer se destacar nessas inovações, é necessário se adaptar.

Pesquisas por voz em sites como o Google, ou nas plataformas da Apple, já são possíveis. E no ano de 2019, isso será mais comum acontecer.

 

E quais são as vantagens da pesquisa por voz?

 
  • Digitação por voz é um benefício para quem está na correria do dia a dia e não tem tempo de parar para escrever, e assim, utilizam pesquisas através da fala.
  • As pessoas poderão realizar suas pesquisas enquanto estão no carro ou fazendo outra coisa ao mesmo tempo.
  • Durante as reuniões, é importante utilizá-las, pois os resultados de buscas também são transmitidos em alto e bom som, possibilitando assim com que outras pessoas ao redor escutem também.

A adaptação é necessária, pois o algoritmo do Google para SEO muda constantemente, buscando melhorias na experiência do usuário. Agora, além de analisar a palavra-chave que está sendo pesquisada, os buscadores do Google analisam também o contexto em que se está sendo falado.

Portanto, busque melhorias para o SEO do seu site, para ser otimizado também em pesquisas por voz.

 

5. Streaming

 

Essa nova tendência do Marketing Digital é ideal para as empresas que querem ter sua marca divulgada.

 

tendências do marketing digital para 2019.jpg

 

As grandes plataformas de streaming como Spotify e Netflix são acessadas por milhões de usuários ao redor do mundo diariamente.

Recentemente houve um caso de sucesso com a Yakult, que foi transmitida em uma série. Com isso, houve uma reação de vendas disparadas desta marca. Este é só um exemplo de centenas de outros, para te ajudar a planejar estratégias para esa proposta.

As live streaming dos profissionais de jogos eletrônicos também estão inovando na forma em que o consumidor consome conteúdo.

O E-sport é algo que cresceu de uma forma em que ninguém esperava, dando oportunidades a novos influenciadores da área dos games.

Isso é possível por conta de plataformas de streaming que permitem que eles façam lives jogando algum jogo online, e sejam assistidos por milhares, talvez milhões, de espectadores.

Assim como os influenciadores digitais têm muito poder quando se diz em divulgação de marca ou produto, os Streamers também são muito fortes para este tipo de trabalho.

Se sua empresa tiver público relacionado ao mesmo público dos gamers e streamers, é bom já começar a estudar parcerias e patrocínios. Os resultados são surpreendentes!

 

6. Softwares CRM

 

Plataformas para CRM (Gestão de Relacionamento com o Cliente, no português) estão nesta lista, para lembrá-lo de sua importância.

 

tendências do marketing digital para 2019.jpg

 

Os consumidores estão ficando cada vez mais exigentes. Não é mais aceitável enviar produto errado, colocar dados dos clientes errados, ou qualquer coisa que o deixe confuso. Por isso, a importância de sistemas de CRM em sua empresa.

Com esse sistema, você é capaz de conhecer a fundo cada cliente em individual. Você consegue, além das informações fundamentais, saber de seus gostos, com o que trabalha, onde estuda, onde mora, etc.

A possibilidade de personalizar ofertas e conteúdos para cada tipo de cliente só existe por conta dessas plataformas de relacionamento com o cliente.

São diversos os benefícios que isso traz, como: Satisfação e fidelização do cliente, prospecção mais detalhada e aumento de faturamento. E quem não quer ter todas estas vantagens? O CRM só existe graças à expansão da tecnologia com a Automação de Marketing.

 

 

Já existem plataformas de automação que permitem a integração com CRM e vários outros softwares, sendo essa uma excelente opção para facilitar  os processos diários.

As empresas que não possuem estes softwares, estão perdendo muito dinheiro!

A Ville Target possui os melhores recursos, preços acessíveis, e soluções rápidas e surpreendentes para o seu negócio. Vale a pena conhecer os diferentes planos, incluindo o gratuito.

 

7. Marketing de Conteúdo

 

E por último da lista, está o Marketing de Conteúdo. Ele só está em último aqui, porque continuará na lista de 2020/21, e assim por diante.

 

tendências do marketing digital para 2019.jpg

 

Pesquisas apontam que através do Marketing de Conteúdo as empresas aumentam em 3 vezes o seu lucro.

Essa Mega Tendência do Marketing Digital é uma completa inovação, pois dentro destas estratégias é possível construir funil de vendas que praticamente vendem sozinhos quaisquer produtos ou serviços.

Portanto, estude, pesquise, contrate equipes, e comece já a utilizar o conteúdo para o benefício de seu negócio.

Essa foi a leitura de hoje. Já estamos chegando ao fim de 2018, e enquanto 2019 não chega, aproveite para conferir esse e-book exclusivo com 15 ferramentas de marketing fundamentais para sua empresa.

E, é claro! Para começar com o pé direito em 2019, comece a implantar a automação de marketing digital em sua empresa com a ville Target!

 

automacao de marketing

 

Posts relacionados