(11) 3090-7535 / (27) 3262-0877 comercial@villetarget.com

Implementar um chat online no seu site pode parecer algo trivial, mas, na verdade, existem diversos motivos que fazem com que essa funcionalidade seja imprescindível. Independente da área em que você atua e do tipo de site que gerenciar, contar com um chat pode fazer toda a diferença na forma como você gerencia o seu negócio.

Você já sabe que ter um site é obrigatório para qualquer empresa nos dias atuais. Não importa se você trabalha com e-commerce, prestação de serviços ou qualquer outro tipo de negócio. A melhor forma de fazer com que você conquiste novos clientes é com uma página na internet.

Afinal, você provavelmente já pesquisou sobre uma determinada marca quando queria comprar um produto ou fazer uma contratação. Da mesma forma, os seus clientes também começam todo o processo por meio de uma pesquisa no Google.

Assim que ele entra no seu site, podem surgir algumas dúvidas em relação à sua empresa, serviços e produtos. Sanar essas dúvidas é o ponto chave para evitar que você perca uma venda. E como é possível fazer isso?

Chat online

Com a ajuda de um chat online!

Embora existem diversas outras formas de atendimento ao cliente, esse modelo tem se tornado cada vez mais popular. E, para convencer você de que é uma boa ideia investir nessa funcionalidade, separamos algumas razões pelas quais você deveria começar a pensar no chat online.

Então não deixe de ler o artigo até o final!

8 motivos para implementar um chat online no seu site

SEO

O primeiro motivo para investir no chat online está relacionado a um dos maiores pilares do marketing digital. As técnicas de SEO (Search Engine Optimization) têm como objetivo garantir uma boa posição em mecanismos de busca como o Google. Tudo isso de forma orgânica, sem precisar investir em anúncios pagos.

O conjunto de SEO engloba critérios definidos pelo próprio Google para classificar a relevância de um site. Logo, quanto mais otimizada for a sua página, maiores serão as chances de que você apareça entre os primeiros resultados de uma pesquisa.

Como informamos acima, a maioria das aquisições começa como uma pesquisa na internet. Logo, você precisa garantir um bom posicionamento para aumentar as chances de que os clientes optem pelos seus serviços.

Isso porque é bastante raro que uma pessoa passe da primeira página de resultados. Na verdade, o simples ato de descer a página já é incomum. Portanto, você deve tentar garantir um resultado entre as primeiras posições do Google.

Chat online

Os critérios de SEO foram definidos com base na navegabilidade e experiência que o visitante tem no seu site. O grande objetivo do Google é fazer com que uma pessoa encontre o que precisa e tenha uma boa experiência na internet. Justamente por isso é importante investir em técnicas de conteúdo e otimização.

As principais estratégias de SEO incluem:

  • Uso de palavras-chave otimizadas nos textos;
  • Aumento da velocidade do site;
  • Otimização de imagens;
  • Redação de acordo com critérios de legibilidade para facilitar o entendimento dos visitantes e;
  • Disponibilização de um chat online.

O chat online é um dos critérios mais recentes adotados pelo Google. A sua grande importância é o fato de que ele oferece um canal de atendimento rápido e eficiente para o usuário. O que, consequentemente, melhora a experiência como um todo.

Preferência dos clientes

Algumas empresas deixam de investir no chat online porque acreditam que essa ferramenta torna o atendimento impessoal. Ou seja, você não conversa com o cliente, como é o caso do telefone e das próprias centrais de atendimento presenciais.

Porém, o atendimento por meio dos canais digitais é, cada vez mais, a primeira opção dos clientes.

Na verdade, podemos até citar alguns outros meios de comunicação além do chat bot e que costumam ser mais utilizados que o telefone. O próprio e-mail se tornou um veículo bastante comum para conversar com os clientes.

Chat online

As redes sociais também firmaram o seu lugar como ferramentas de atendimento ao consumidor. Além de ajudarem a criar laços mais próximos com o seu público alvo, elas podem ser utilizadas para sanar as dores dos clientes, tirar dúvidas e até mesmo resolver problemas eventuais com uma compra ou serviço.

Da mesma forma que esses canais digitais, o chat online costuma ser uma preferência de grande parte dos consumidores. Além da agilidade na resposta, a presença de uma ferramenta no próprio site faz com que as dúvidas sejam tiradas no mesmo momento em que surgem.

Por exemplo, se um visitante fica com dúvidas em relação ao conteúdo de uma landing page, ele pode imediatamente conversar com um atendente. O processo é muito mais rápido e eficiente!

Aumento das vendas

Assim como a disponibilização de um chat online ajuda a tirar dúvidas dos clientes, a funcionalidade ajuda também a aumentar as vendas. O motivo mais simples para isso é o fato de que os clientes se sentem mais seguros desta forma.

Um infográfico produzido pela MercoTech mostrou que 51% dos consumidores preferem comprar em um site que conta com um mecanismo de atendimento online. Os números são impressionantes. Afinal, mais da metade dos seus potenciais consumidores pode se sentir mais seguro de realizar uma transação no seu site caso ele conte com um chat online.

Aumento das vendas

Além da segurança, o atendimento em tempo real pode ser utilizado como uma forma de humanizar a sua loja. Ou seja, mesmo que o consumidor não utilize a ferramenta, saber que ele pode ser ajudado assim que precisar transmite o sentimento de proximidade.

Por isso, se você quer aumentar as suas vendas, comece a considerar a ideia de implementar um chat online hoje mesmo!

Conveniência

Ao falar sobre os diversos motivos para considerar uma ferramenta de atendimento online, não podemos deixar de citar a conveniência. Afinal, com a chegada do mundo digital e a mudança no processo de compras e aquisições, ficou muito mais importante pensar em como é possível facilitar a vida do cliente.

E o chat online é, com certeza, uma grande facilidade.

Isso porque ele permite que o atendimento seja realizado em uma plataforma na qual o consumidor já está online. Ou seja, em vez de precisar pegar o telefone, acessar o e-mail ou até mesmo entrar em um perfil nas redes sociais, ele só precisa começar a conversar por meio do chat.

Chat online

Isso gera uma economia de tempo que é bastante importante quando você trabalha na internet. Além de aumentar as chances de que a compra seja finalizada, o chat online também melhora a navegabilidade e a experiência do usuário. O que, como mencionamos acima, é muito importante para conseguir uma boa posição no Google.

Por último, vale ressaltar que os clientes têm mais chances de considerar a sua empresa para uma transação futura. Afinal, ele sabe que pode acessar o seu site e ser atendido ao mesmo tempo em caso de necessidades.

Funil de vendas

Você sabe o que é o funil de vendas e a jornada de compra do cliente?

Esse conceito está relacionado à forma como você prepara estratégias de comunicação e cuida dos seus consumidores. Esse cuidado começa antes mesmo de uma pessoa decidir comprar os seus produtos ou serviços.

De forma simples, na primeira etapa do funil estão as pessoas que já pensaram em comprar os seus produtos, mas ainda não se decidiram pela aquisição. Quando a decisão é feita, eles passam para a segunda etapa: aqui, começam a pesquisar sobre as melhores empresas para fechar o serviço.

Ao optar pelo seu negócio, eles passam para a terceira fase do funil. Neste momento, é preciso utilizar estratégias para garantir que os clientes não desistam da compra. É exatamente aqui que fica o chat online.

Todo esse caminho percorrido é conhecido também como jornada de compras.

O atendimento online é muito relevante para esta terceira etapa, onde o cliente já está decidido a comprar os seus produtos. É muito comum que as pessoas acabem deixando itens no carrinho por encontrarem dificuldades no site ou terem dúvidas em relação aos produtos.

Se você conta com um chat online, as chances de que isso aconteça são relativamente menores. Dessa forma, você potencializa a jornada de compra e reduz a possibilidade de desistência.

Redução de custos

É difícil falar sobre os benefícios de implementar um chat online sem citar a redução de custos. Afinal, com as dificuldades econômicas de muitas empresas, reduzir o orçamento é uma prática cada vez mais valorizada no ambiente corporativo.

Então, se você quer gastar menos com o atendimento ao cliente, o chat online pode ser a solução perfeita para você!

Chat online

Um dos motivos pelos quais é muito mais barato manter essa funcionalidade é a versatilidade do chat. Enquanto por telefone você só consegue falar com uma pessoa de cada vez, o mecanismo de comunicação permite que diversos clientes sejam atendidos.

Além de tornar o atendimento muito mais eficiente, essa possibilidade reduz os gastos não apenas de ligações telefônicas. Ela otimiza também do tempo da sua equipe. Assim, eles conseguem focar em outras atividades além de atender os consumidores. Ou seja, você reduz gastos e aumenta a produtividade!

Atendimento a qualquer momento

Como já mencionamos acima, o chat online permite o atendimento rápido e eficiente na maior parte do dia. Porém, você sabia que é possível garantir que ele seja feito 24/7?

Além do chat online, você pode investir também no chat bot. Essa funcionalidade é um robô que atua com inteligência artificial. Ou seja, você alimenta o bot com informações relevantes sobre a sua empresa e ele pode atender o cliente por você.

O chat bot é muito útil para tirar dúvidas frequentes dos consumidores. Isso porque você consegue inserir as respostas para essas perguntas e o próprio robô responde. Essa é uma ótima forma de garantir o atendimento a qualquer momento do dia!

Chat online

Quando o robô não tiver a informação para uma pergunta, o atendimento será redirecionado para um funcionário. Além disso, ele pode também indicar os demais meios de comunicação para resolver a dúvida do consumidor.

Ao longo do tempo, você pode inserir cada vez mais informações no chat bot. Dessa forma, você garante um atendimento eficiente e completo.

Embora o chat bot seja um pouco mais caro que o chat online convencional, esse mecanismo pode revolucionar a forma como você lida com o atendimento ao cliente na sua empresa. Portanto, vale a pena conferir!

Aumento da base de leads

Por último, vale a pena mencionar que o chat online também pode ser uma ótima ferramenta para captar novos leads. Esse conceito – que significa, basicamente, clientes potenciais – é muito importante para quem quer melhorar o marketing digital na empresa.

A base de leads compõe um mailing com diversos dados dos clientes. São exemplos:

  • Nome completo;
  • Telefone;
  • E-mail e
  • Endereço.

Essas informações podem ser utilizadas para melhorar as suas estratégias de comunicação. Com uma base de leads consolidada, é possível investir em e-mail marketing, newsletters, campanhas de datas comemorativas e muito mais.

Para utilizar o chat online com essa finalidade, você pode programar um bot para solicitar os dados de contato do cliente assim que ele envia uma mensagem. Da mesma forma, os atendentes podem pedir o contato para garantir um atendimento mais eficiente.

Assim, você resolve dois problemas com uma única solução! O atendimento é automatizado para garantir mais agilidade e você consegue aumentar a sua base de leads.

Agora que você já conhece os motivos para investir no chat online, chegou a hora de começar a implementar essa funcionalidade. A boa notícia é que existem diversas empresas no mercado especializadas neste tipo de serviço. Portanto, basta comparar os melhores benefícios e valores disponíveis!

Chat online

Benefícios da automação de marketing

Além do chat online, existem diversas estratégias de marketing digital que podem ajudar a sua empresa a crescer cada vez mais. Dentre elas, podemos citar:

  • Gerenciamento de redes sociais;
  • Otimização do site para SEO;
  • Link building;
  • Remarketing;
  • Call tracking e muito mais!

Para conhecer todas essas técnicas e aprender tudo sobre marketing digital, você pode contar com os materiais gratuitos do ville Target. Então não deixe de acessar o site hoje mesmo para começar a investir nas melhores estratégias.

Você ainda tem alguma dúvida sobre o chat online? Então deixe o seu comentário no espaço abaixo e vamos ajudá-lo. Aproveite também para compartilhar o artigo nas redes sociais!

automacao de marketing

Posts relacionados

Ebook Redes Sociais

Conheça estratégias e melhore a venda de seus produtos/serviços:

 

Quero baixar este Ebook !