(11) 3090-7535 / (27) 3262-0877 comercial@villetarget.com

Antes de falarmos especificamente o que é automação de marketing, vale ressaltar a importância que as ações de marketing digital têm para uma empresa. Caso contrário, o investimento em mídia online no Brasil não passaria de 4 bilhões de reais, em 2012, para 8 bilhões de reais em 2015. O levantamento da consultoria Bain & Company ainda projeta que as companhias brasileiras devem desembolsar 16 bilhões de reais em 2020.

De modo geral, o marketing digital é responsável por dar visibilidade ao produto ou serviço de uma empresa e por estreitar o relacionamento com os clientes numa tentativa de fidelizá-los. Em resumo, o marketing digital é parte essencial para alavancar as vendas e, por consequência, a receita de uma empresa.

Dentro do conjunto de ações do marketing digital, podemos destacar campanhas nas redes sociais, e-mail marketing, nutrição de leads, criação de conteúdos relevantes em blogs e por aí vai. Haja tempo e energia para colocar todas essas ações em práticas! É justamente, aqui, que entra em cena a automação de marketing.

 

O que é Automação de Marketing?

 

Basicamente, a automação de marketing consiste em um software que tem como objetivo automatizar (claro!) ações de marketing repetitivas. Um exemplo está em disparar, automaticamente, um e-mail de agradecimento para cada novo lead cadastrado na sua base de contatos.

É claro que é só um pequeno exemplo. Afinal de contas, em seu dia a dia, são tantas tarefas que você desejaria ser até três pessoas. Graças à automação de marketing, você não perde tanto tempo realizando pequenas tarefas cotidianas.

Veja mais no vídeo abaixo, sobre  o que é Automação de Marketing e como poderá ajudar nos seus negócios:

 

 

Podemos fazer um paralelo à automação industrial que, em diversos processos de montagem, substituiu o trabalho humano pelas máquinas. Enfim, a automação de marketing possibilita aumentar suas conversões sem a necessidade de contratar mais mão de obra.

 

Mais do que automatizar tarefas

 

Engana-se quem pensa que a automação de marketing apenas agiliza os processos. Ela vai muito além. Como você já deve saber, estamos em plena era do marketing de permissão, ou seja, os usuários escolhem se eles vão ou não interagir com a sua marca. Portanto, antes de fazer qualquer tipo de campanha, é fundamental você conhecer a fundo público-alvo e persona da sua empresa.

Aqui, a automação de marketing registra todo o histórico de relacionamento entre os clientes e sua marca. A ferramenta sabe, exatamente, quais e-mails eles abriram, há quanto tempo eles não interagem com suas campanhas, quais conteúdos eles mais curtiram e por aí vai. A partir dessas informações valiosas, fica mais fácil construir estratégias de marketing para engajar seu público-alvo. 

 

Análise de resultados

 

Todo investimento precisa ter um retorno. Medir os resultados das suas ações online é muito mais fácil que fazer o mesmo com as campanhas de mídia tradicional (TV, rádio, jornal). Com as ferramentas de automação de marketing, é possível gerar relatórios que mostram, com clareza e rapidez, o resultado de cada ação realizada por sua equipe de marketing.

Por exemplo, quando você dispara uma campanha de email marketing, é possível saber se ela atingiu o resultado esperado. Em geral, as ferramentas de automação de marketing fornecem métricas de email marketing, como taxa de abertura e de clique.

 

o que é automação de marketing análise de dados

 

É fundamental fazer uma análise com frequência, de preferência semanal. Assim, você consegue mudar uma estratégia que não deu muito certo antes que ela vire uma grande bola de neve ou intensificar uma campanha que está dando muito certo.

 

Automação de Marketing não resolve todos os problemas

 

Muitas pessoas pensam que basta contratar um software de automação de marketing e… pronto: as vendas começam a acontecer. Não é bem assim. Por trás de toda boa tecnologia, é necessário humanos trabalhando (muito bem). Em outras palavras, os bons resultados são frutos da união entre a competência de profissionais de marketing de sucesso e a eficiência da ferramenta tecnológica.

Nesse sentido, sua equipe de marketing precisa ser muito competente para tirar o máximo da automação de marketing. Seu time de profissionais que será responsável por construir a estratégia e criar processos. Por isso, invista também em mão de obra qualificada, hein!

 

Conheça o ville Target

 

Agora que você já sabe o que é automação de marketing, está na hora de conhecer uma nova ferramenta no mercado. Aqui, estamos falando do ville Target. Desenvolvido com tecnologia de ponta e escalável, o software atua em diversas etapas do seu planejamento de marketing digital. Confira:

 

1. Criação de landing page grátis

 

No plano gratuito, o ville Target permite que o usuário construa até duas landing pages grátis de forma rápida e intuitiva. Graças ao recurso de arrastar-e-soltar, você seleciona imagens, vídeos, textos e botões de Call to Action para compor a sua página.

Quer mais? Pois todas as suas páginas de captura criadas no ville Target já são adaptadas para todos os tamanhos de tela. E sabemos o quanto ter uma página web responsiva é importante hoje em dia, uma vez que 95% dos usuários acessam a internet a partir do smartphone.

Por fim, vale destacar que a criação de landing pages é muito estratégica dentro de uma campanha de marketing, principalmente para captar leads. É nela que você converte um visitante ocasional em um potencial cliente.

 

2. Envio de emails sequenciais

 

A partir do momento que você capta leads e aumenta a sua base de contatos, é muito importante dar sequência ao relacionamento com esse potencial cliente. Afinal de contas, o processo de venda do consumidor mudou muito. Hoje, ele se informa muito mais antes de fazer uma compra.

O primeiro passo está em fazer uma segmentação da sua base de contatos. Dessa forma, você consegue enviar a mensagem certa para as pessoas certas. E no ville Target, é possível dividir seus contatos em diversas listas, a partir de diversos critérios, como as fases do funil de vendas e marketing em que cada pessoa se encontra.

 

o que é automação de marketing email marketing

 

Então, a lista de pessoas que ainda não compraram nada com você pode receber, num primeiro momento, campanhas que reforcem os benefícios de seus produtos ou serviços. Conforme vão interagindo com seus emails, elas devem receber emails mais “vendedores”, com ofertas.

Ao criar um fluxo de emails sequenciais, você educa e treina seus leads para a compra. Aí, quando for enviar uma oferta, você aumenta sua taxa de conversão de email marketing.

 

3. Lead Tracking e Lead Scoring

 

Mais um dos recursos de automação de marketing do ville Target, o Lead Tracking e Lead Scoring ajudam a entender melhor o comportamento de cada cliente no processo de compra. Dessa forma, você realiza campanhas muito mais assertivas. Vejamos.

O Lead Scoring cria um sistema de pontuação dentro do seu site. À medida que o seu lead realiza diversas ações, ele vai somando pontos. Ele baixou um ebook? Ganha 50 pontos. Se visitar sua página de planos, ganha mais 50 pontos. Aí, quando um usuário alcançar uma pontuação mínima, significa que ele já está maduro para a compra. É hora de passá-lo para a sua equipe comercial.

 

o que é automação de marketing lead scoring

 

Por sua vez, o  Lead Tracking permite que você acompanhe o seu lead em toda jornada de compra. Essa ferramenta mostra todas as páginas acessadas por ele dentro do seu site. Então, se um usuário visitou a página de um produto por três dias consecutivos, dá a entender que ele tem interesse nesse produto. Por que não enviar um cupom de desconto para ele efetivar a compra? Talvez, ele precise de um empurrãozinho.

 

4. Agendamento de posts nas redes sociais

 

O ville Target permite que você realize o agendamento de posts nas redes sociais. Na prática, isso significa que você consegue manter todos os seus perfis no Facebook, Instagram e Twitter atualizados sem perder muito tempo no dia a dia.

 

5. Como fazer Automação de Marketing no ville Target

 

Agora não tem desculpa!!! No ville Target você tem suporte e conteúdo para fazer toda a configuração de sua conta. Desde os primeiros passos básicos, como: criar identidade de email, cadastrar landing page, enviar campanhas de email, entre outros.

E até configurações avançadas: regras de scoring, integração com outros Softwares, e muito mais.

 

 

Crie sua conta grátis e acesse a Central de Ajuda ville Target . Comece hoje sua Automação de Marketing!

Sucesso e boas vendas!

 

 

Posts relacionados