(11) 3090-7535 / (27) 3262-0877 comercial@villetarget.com

A contratação de uma agência de marketing digital é vital para o sucesso de qualquer estratégia de vendas, afinal será essa a empresa responsável por realização ações de atração e conversão de leads ótimos para o seu negócio. Aprenda nesse artigo, como identificar se de fato a agência que pretende contratar é a melhor opção!

Com a mudança de comportamento dos consumidores, se torna cada vez mais importante que empresas dos mais diversos segmentos invistam em ações de marketing digital, afinal ela poderá não apenas atrair e converter leads em clientes, mas também no processo de maior interação.

Redes sociais, marketing de conteúdo, anúncios pagos, como Google Adwords e Facebook Ads, SEO, e-mail marketing, funil de vendas, são tantas as opções que fica até complicado decidir o que é ideal e mais eficiente para o seu negócio.

Por falta de entendimento na área, e até mesmo na execução de todas essas ações, na maioria das vezes levam muitos empresários a buscar uma agência de marketing digital para o planejamento e execução das estratégias.

Agência de marketing digital.jpg

É comum que essa procura ocorra no momento em que se enxerga o crescimento da sua empresa, normalmente nesta fase com a crescente de preocupações de outras áreas, o marketing se torna uma verdadeira bagunça, afinal tentar abraçar o mundo com as mãos é algo que nunca dá certo.

É exatamente por isso, que a opção de contratar uma agência de marketing digital, se torna a melhor e mais inteligente opção para as empresas que almejam expandir suas operações e alcançarem números cada vez maiores mês a mês.

Confira agora, algumas das principais dicas que  separamos especialmente para você!

Avaliando sua necessidade

Antes de mais nada, entenda o que você realmente precisa. Sim, provavelmente sua resposta será vender mais, mas essa é uma resposta muito genérica, afinal todo e qualquer empresário quer vender, lucrar e faturar!

Agência de marketing digital.jpg

Mas, é preciso você entender a fundo o que você realmente tem em mente a curto, médio e longo prazo. Seu primeiro objetivo é garantir maior visibilidade? Reconhecimento da sua marca? Nutrir sua base clientes?

Você pode ter um ou mais objetivos em diferentes fases da sua estratégia, muitos deles pode ser que você ainda nem tenha em mente, neste ponto as agências também podem te ajudar, durante o planejamento.

Outra coisa importante, é que você precisa avaliar o quanto do trabalho a agência de marketing digital deverá realizar. Muitas empresas, acabam contratando alguns serviços e deixam outros para a equipe interna, muitas vezes isso não dá certo e o resultado é o acúmulo de trabalho e até mesmo a má execução das tarefas.

Por isso, avalie bem se existe uma pessoa apenas para a execução pretendente não contratar, e também se vai compensar mais contratar todos os serviços com a agência, ou parte com a agência e um profissional.

Conheça os diferentes tipos de serviços oferecidos pelas agências

Lembra que falei agora pouco sobre avaliar o que de fato irá precisar? Então, isso deve ser feito para que você possa avaliar cada uma das opções de agências de marketing através dos serviços oferecidos.

É importante que a agência que pretende contratar atenda todas as suas necessidades iniciais, e as futuras — Lembra que o planejamento deve ser feito a curto, médio e longo prazo? —

Não adianta contratar uma agência que pode realizar as ações que precisa neste momento, mas daqui a 6 meses precisar contratar uma nova agência, ou até um profissional. Estamos falando de investimento, e quando esse é o assunto, custo X benefício deve ser sempre o centro de tudo.

Outra questão, é observar se os serviços que estão sendo oferecidos por esta agência estão caminhando de acordo com as tendências de mercado, afinal estamos falando de marketing digital, um dos mercados que mais se altera em curtos períodos.

Com isso, as agências que caminham de acordo com a evolução do mercado, estão menos suscetíveis a erros, e descontentamento com os serviços realizados.

Pesquise a opinião dos atuais clientes da agência

Essa é uma forma bem fácil de entender a idoneidade e qualidade da agência de marketing digital que pretende contratar, os clientes ativos e até mesmo os que já realizaram algum serviço em determinado momento, são ótimas opções para escutar além da propaganda da agência.

Agência de marketing digital.jpg

Afinal, você não encontrará pontos negativos no site, redes sociais ou canal do youtube da agência, certo? Esse processo garante que você alinhe suas expectativas e veja aos olhos de outros consumidores o que a empresa passa aos seus clientes.

Consultar a avaliação das redes sociais como o Facebook, são ótimos termômetros, assim como as avaliações do Google, sites como Reclame Aqui, também podem ser ótimos termômetros de qualidade.

Neste ponto avaliar diferentes frentes de opiniões, assim como as certificações e prêmios da agência podem sim impactar no momento da decisão.

Observe os cases de sucesso

Observar os cases de sucesso da agência de marketing digital é uma forma de observar as áreas de especialização da agência. Por exemplo, se os cases são voltados para área de medicina, isso significa que a especialidade da agência é esta área em específico.

Agência de marketing digital.jpg

Isso não quer dizer que uma empresa que possui apenas um ou dois segmentos em seus cases de sucesso, não possa trabalhar com outros. Mas, aquelas que já possuem expertise em sua área específica, normalmente apresentam maior índice de satisfação dos demais clientes.

Outro ponto, é avaliar o por que aquelas empresas são cases de sucesso, o que foi conquistado com o serviço da agência? Entender o impacto de suas ações é uma forma de avaliar o que as ações que serão feitas em sua empresa, poderão alcançar.

Os benefícios que a agência de marketing digital oferece

Sim, porque não basta oferecer o serviço contratado, é preciso avaliar o que as agências de marketing oferecem de benefícios para os seus clientes. Por exemplo, aqui na ville Target possuímos o programa de benefícios tanto para agências, como para os Freelancers.

No caso deste programa de benefícios o intuito é garantir mais facilidades, praticidades é relação positiva com nossos clientes, através do:

  • Suporte prioritário, com atendimento ágil e eficaz;
  • Material de apoio exclusivo;
  • Descontos especiais;
  • Destaque no site.

Viu, quanta coisa? É dessa forma que a agência que procura deve agir com seus clientes, ofertar não apenas serviços, mas uma verdadeira experiência para cada um deles, gerar facilidade e vantagens que a destaquem entre as demais.

Atendimento

O atendimento é um dos setores mais importantes de qualquer negócio, afinal esta é área que será responsável por identificar problemas, assim como o direcionamento para as diferentes áreas para rápida solução do caso.  

Agência de marketing digital.jpg

Esse setor também será o responsável pelo seu atendimento no momento em que tenha dúvidas, ou pequenas solicitações e orientações, ou seja a sua ponte principal com toda a agencia.

Por isso, investigar a qualidade de atendimento antes de fechar qualquer negócio com a agência de marketing. Não adianta, a agência oferecer os melhores serviços, mas não garantirem um atendimento eficaz.

O ideal é que você vá até a agência, agende uma reunião conheça a equipe, observe o fluxo de trabalho das equipes, certifique-se de que seu investimento será bem empregado, assim você evita problemas futuros.

Avalie a frequência de contato da agência

Olha, essa é uma das  reclamações mais frequentes entre as empresas, isso por que muitas delas realizam a contratação da agência de marketing digital e logo após a assinatura do contrato, descobrem que acompanhar o andamento das ações e mensuração dos resultados, não é tão fácil.

Agência de marketing digital.jpg

Quando você contrata um serviço que tem como foco gerar resultados, números para sua empresa, é mais do que natural que você queira acompanhar todo esse processo, assim como seus resultados e melhorias que venham a ser realizadas.

É claro, que você não precisa ligar  a cada dia para a agência para ver o que está sendo feito, mas realizar reuniões presenciais ou remotas de forma quinzenal ou mensal, variando de cada estratégia e segmento é um bom indício da agência.

Deixe claro o quanto isso é importante para você, e para sua permanência junto a relação de parceiros. Durante as reuniões, é preciso avaliar o desempenho e as métricas mais utilizadas.

Está avaliação não serve apenas para avaliar o retorno do investimento, mas também para identificarmos possíveis mudanças em seu atendimento, produtos, serviços ou melhorias nas estratégias.

Por isso, quanto mais aberta for a agência de marketing digital que pretende contratar, maior serão as chances de sucesso de sua contratação.

Entenda o seu nível de participação

Descubra o quanto você deverá contribuir com a agência de marketing digital, antes de realizar contratação. Isso, por que muitas delas deixam a cargo do cliente algumas fases de produção.

Por exemplo, você contratou o desenvolvimento do seu site, algumas deixam a produção de conteúdo a cargo do cliente, caso este não queira realizá-lo, deverá  contratar o serviço adicional com a empresa, ou com um terceiro.

Isso pode ser um verdadeiro problema, já que quando você realiza uma contratação, você não espera que tenha que fazer algo, ou se tiver que realizar ao menos saiba antes, para evitar  surpresas desagradáveis.

Não tenha vergonha de perguntar ao máximo, ser chato é uma forma de evitar problemas, que exigiram que você se torna ainda mais “chato”, no futuro. Antes de surgir o problema, identifique-o mandando para fora.

Neste caso, avalie se você tem a disponibilidade de realização destas tarefas, caso contrário opte pela contratação adicional ou procure uma agência que ofereça o serviço completo!

Avalie a presença digital da agência de marketing

Pensa comigo: Se você tem uma loja de maquiagem, você está vendendo beleza, glamour e auto-estima, certo? Qual a imagem da sua marca diante da sua audiência se chegarem até uma loja e se deparam com vendedoras de  cara limpa e mal arrumadas?

Agência de marketing digital.jpg

Nada boa, não é? Afinal, como você quer vender beleza se a sua marca não se a sua empresa não se preocupa em explorá-la?

Da mesma forma, funciona com as agências de marketing digital, como você pretende contratar uma agência que vende marketing, mas não o aplica em sua própria estratégia?

Confira suas redes sociais, seu site, canal do youtube e demais canais de comunicação em que esta possa estar presente, observe os conteúdos que são postados, sua qualidade, assim como sua frequência e interação de toda a audiência. A presença digital é primordial! 

Se a agência em questão não consegue realizar ações eficazes para si própria, as chances de que não consiga realizá-las de forma satisfatória para sua empresa são gigantescas. Por isso, tenha atenção!

Faça sua escolha baseada no custo X benefício

A grande maioria das empresas possuem um budget um tanto reduzido, por isso a maioria  olha em primeiro lugar para o preço, e acabam optando pela pior opção possível. Por isso, muito cuidado no momento da escolha, às vezes o barato pode sair muito caro!

Agência de marketing digital.jpg

Avalie todos os pontos que já mencionei neste artigo, e ao final de tudo, avalie aquelas que possuem os melhores valores e que possuem mais pontos positivos para o que você realmente precisa.

Existem muitas agências pequenas, as startups que atualmente oferecem ótimos serviços com valores bastante convenientes para diferentes empresas: Pequenas, médias e grandes.

Mas, não se iluda com valores extremamente baixos, mesmo com valores atrativos as avaliações aqui mencionadas não podem deixar de ser realizadas, com elas você realmente garante o melhor custo X benefício.

No momento da contratação

No ato da contratação exija que tudo o que foi prometido esteja devidamente discriminado no contrato, não caia na ilusão de “contrato de aperto de mão”, foi assim que os verdadeiros donos do Mcdonald’s perderam sua mina de ouro.

Isso é válido para qualquer agência, até mesmo aquela de um conhecido. O contrato depois de assinado, não pode ser quebrado, com isso você tem total segurança que o que foi contratado será de fato executado, do contrário haverá multa.

Seguindo cada uma destas dicas, você terá mais tranquilidade de que de fato está contratando a melhor agência de marketing digital para sua necessidade!

Gostou destas dicas? Então compartilhe em suas redes sociais!

Confira também este material exclusivo que separamos para você, onde poderá identificar as melhores 15 Ferramentas de Marketing para sua empresa, um material rico e super instrutivo!

automacao de marketing