(11) 3090-7535 / (27) 3262-0877 comercial@villetarget.com

Não é nenhum segredo que a utilização de redes sociais é essencial hoje em dia. A principal razão é o grande número de pessoas que utiliza o Facebook, Instagram, Twitter e outras redes por várias horas durante o dia. Dessa maneira, ter sua marca nessas plataformas pode ajudar na exposição da sua empresa. Mas, pensando em divulgação, existe alguma vantagem em agendar post no Instagram e Facebook?

A resposta é meio óbvia, sim, existem diversas vantagens no agendamento. Neste artigo veremos então, quais são estas vantagens. Outro ponto que veremos serão as pesquisas que já foram realizadas que justificam a necessidade do agendamento. Por fim, veremos também alguns cuidados que devem ser tomados se você busca adotar esta técnica.

Portanto, continue lendo este artigo e se informe mais sobre este tópico. Vamos começar com as principais vantagens.

Garante a movimentação da rede social

Nada é pior para a imagem da sua empresa que uma página na rede social totalmente parada. Chega alguém que quer saber quais são seus serviços, a opinião dos clientes, e a percepção do público em geral. E, ao acessar sua página, ela não encontra nenhuma postagem recente.

Ou ainda, quando encontra, ela percebe postagens espalhadas de maneira irregular e escassa. Por exemplo, houve diversas postagens no mês passado, mas nada nos últimos dez dias. Enfim, tudo isso passa a percepção de uma empresa parada. Logo, se a pessoa está buscando agilidade no serviço ou na informação, pode ser que ela busque outra empresa.

Movimento nas redes sociais geram engajamento. Uma das vantagens disso é que curtidas, comentários e compartilhamentos são ótimas maneiras de aumentar a percepção de que sua empresa é aceitada pelas pessoas. Por exemplo, se um post alcança 300 curtidas então quem vê sua página pensa, “as pessoas gostam mesmo deste serviço, ele deve ser bom”.

Comentários positivos, discussões saudáveis, tudo isso conta positivo. E tudo isso só é possível em uma pagina movimentada. Logo, agendar post no Instagram e Facebook é essencial para a construção desta imagem.

É algo ainda mais importante em páginas novas

Existem pessoas que acabam de criar uma pagina em uma rede social e se pergunta. “Será que é uma boa ideia utilizar uma ferramenta de gestão de redes sociais tão cedo?”. O receio reside no fato que o empresário ainda não sabe qual o impacto real das redes sociais ainda. Logo, o investimento neste tipo de ferramenta traz algum medo.

Mas a verdade é que, mesmo em páginas novas, o agendamento é essencial. Uma das principais vantagens é, justamente, a movimentação da sua página. Veja bem, se sua empresa possui uma página há anos, você já tem o costume de publicar algo nela e interagir com os seguidores.

Mas para quem acabou de criar, ainda não criou-se o costume de realizar postagens. Ou de manter a página ativa. Logo, agendar posts garante que sua página terá bastante conteúdo rapidamente. Além de garantir que, com postagens realizadas em horários adequados, sua página crescerá ainda mais rápido.

agendar post no Instagram e Facebook tablet

Evita que imprevistos pessoais afetem publicações

Quem nunca planejou realizar determinada ação mas foi impedida por um imprevisto. Suponha que você decida realizar a postagem logo antes do seu horário de almoço. No entanto, uma reunião importante se prolongou e você não teve tempo para publicar o post manualmente.

Exemplos deste tipo de situação são extremamente comuns no dia a dia de um pequeno empresário. Os motivos são meio óbvios. Ninguém deixa uma reunião para fazer algo nas redes sociais. Na verdade, na lista de prioridades, acessar as redes sociais é certamente uma das últimas da maioria dos micro e pequenos empresários. Logo, postagens no Facebook e Instagram acabam ficando para “quando der” no dia a dia.

Neste contexto, o agendamento permite que imprevistos não sejam um problema. Independentemente da situação, o software irá realizar a ação que ele foi designado. Existem exceções, como é o caso de quedas de energia elétrica ou falta de internet. Mas, esses casos são extremos. Imprevistos pessoais, como trânsito, reuniões e outros eventos não afetarão a pontualidade das suas postagens.

Agenda no horário de maior engajamento

Você sabia que existe uma grande diferença entre o alcance das postagens realizadas às 8 da manhã e aquelas realizadas às 12h? Pois é, muitas pessoas evitam utilizar ferramentas de agendamento porque fazem a postagem assim que chegam ao escritório. É uma estratégia válida, se seu objetivo é movimentar as redes sociais da sua empresa.

agendar post no Instagram e Facebook mesa

Além disso o risco de um imprevisto é menor. Isso porque em geral a parte da manhã de uma empresa não é marcada por tantos eventos. Em especial o primeiro momento, quando funcionários estão chegando. Mas ainda existe um certo risco, em especial em empresas que funcionam 24h por dia. Quando eventos inesperados noturnos podem afetar o andamento das atividades diurnas.

No entanto, o maior problema desta estratégia é o engajamento. Uma grande parte dos seus seguidores estará se arrumando para ir para o serviço. Outra parcela estará iniciando o seu turno. Alguns estarão no trânsito, e existem aqueles que ainda estarão dormindo. Logo, é fácil de perceber que o engajamento será menor.

Pesquisas apontam o melhor horário

Uma pesquisa feita pelo HootSuite mostrou que agendar post no Instagram e Facebook é uma ótima ideia. Principalmente se o post for agendado para horários entre 12h e 15h. Uma pesquisa realizada pelo QuickSprout, ajuda a confirmar o período matutino como um bom horário.

agendar post no Instagram e Facebook chat

É interessante notar, no entanto, que estes horários podem variar bastante dependendo da sua audiência. Se você está no ramo B2B, por exemplo, postagens no horário comercial são uma ótima ideia. Mas, se o foco é o B2C, pode ser interessante experimentar postagens entre 17h e às 19h.

Isso porque este é o horário que os seus consumidores estarão deixando o serviço e checando o feed das suas redes sociais. Logo, tome os horários acima como um guia. Faça seus próprios testes e recolha dados para definir o melhor horário para suas postagens.

Cria uma expectativa nos seus seguidores

Agendar post no Instagram e Facebook ajuda a criar uma expectativa. Se você vem postando todos os dias uma pequena dica no Instagram da sua empresa. Seus seguidores vão se acostumar com a ideia de acessar as redes sociais e ver uma nova postagem.

Isso é algo bom e interessante. Os seus seguidores mais ativos ficarão esperando para compartilhar, curtir ou comentar sua postagem. Já os seguidores mais passivos terão a imagem da sua empresa cada vez mais incorporada no dia a dia deles.

agendar post no Instagram e Facebook social media

Agora suponha que sua empresa vende gás de cozinha. Quando o gás de cozinha de um dos seus seguidores acabar quem é a primeira empresa que ele vai lembrar? A sua. Você passou meses fazendo postagens diárias compartilhando seu produto e seus serviços. O pagamento virá nestes momentos, quando sua empresa é a primeira a vir à mente das pessoas.

Quais cuidados devem ser tomados ao agendar post no Instagram e Facebook?

Sim, é um fato que agendar postagens trás diversos benefícios, como vimos acima. Mas existem alguns cuidados com o agendamento de posts. Estes cuidados evitam problemas relacionados com um “post no momento errado” (bad timing, em inglês). E com a falha do acompanhamento e interação com o público. Vamos entender estes possíveis problemas com mais detalhes.

Falta de interação com seus seguidores

Começa assim, você investe em uma ferramenta de gestão de redes sociais. Começa então a agendar post no Instagram e Facebook, e nunca de fato visitar os posts. Você utiliza os números fornecidos pelo software e começa a trabalhar de maneira puramente estatística. Esquecendo que quem está do outro lado são pessoas e não números.

Parece algo que só uma empresa sem consideração faria, mas não é verdade. Empresas que valorizam seus clientes podem cair nesta armadilha se não perceberem o que estão fazendo. Logo, ao iniciar o agendamento de posts sempre tenha certeza de visitar a página da empresa. Leia os comentários, responda dúvidas, agradeça sugestões e interaja com as pessoas, em geral.

agendar post no Instagram e Facebook amigos

Isso é uma ótima estratégia para aumentar ainda mais sua base de seguidores ativos. Assim você também garante que seu cliente saiba que existe alguém por trás daquelas postagens. E esta pessoa está disposta a ajudá-la se preciso. Não é, simplesmente, mais um “robô”.

Confira cada postagem no momento do agendamento

Suponha que você venha a agendar diversas postagens ao mesmo tempo. É uma estratégia bem lógica e prática. Afinal de contas, porque agendar somente um post se você pode adiantar as postagens de toda a semana?

Isso não é um erro, mas ao fazer isso, existe um risco maior de erros passarem despercebidos. Se você trabalha sozinho com o planejamento das postagens, pode ser que você não perceba erros de português. Ou ainda, é possível não notar interpretações que possam ter uma conotação negativa.

O que aconteceria porque ao preparar dez postagens de uma vez só, você ficou cansado. E resolveu não verificar todas. É uma falha humana, totalmente natural. Mas isso não significa que você não deva trabalhar para evitar que isto aconteça.

Revise todas as postagens, se você quer agendar as postagens no início da semana. Faça a revisão diariamente das postagens do dia. Assim você garante que não há nenhum problema com as mesmas.

Esteja pronto para cancelar o agendamento de postagens

Agora você deve ter pensado, “cancelar postagens? Porquê?”. Bom, suponha que você é uma empresa que vende seguro de viagem. E, infelizmente, houve um acidente na aviação de grandes proporções, o que colocou o país inteiro de luto.

Você já pensou a chance de má interpretação de uma postagem que divulga o seguro de viagens no momento em que a notícia da queda do avião está sendo divulgada? Você sequer imaginava que algo iria acontecer quando agendou o post. Mas seus seguidores podem ficar muito chateados com o teor da postagem da sua empresa, tendo em vista os acontecimentos.

Isso pode acontecer em diversas situações. Quer um exemplo: Em 2017 a Adidas enviou um email com a mensagem: “parabéns, você sobreviveu à maratona de Boston”. Mas eles claramente esqueceram do atentado que houve em 2013 na mesma maratona.

Claro, isso foi algo que já havia acontecido. O que torna o erro ainda mais grave. Mas é fácil ver como eles poderiam ter feito a mesma campanha no ano do atentado. Imagine, alguém planeja a campanha no dia do anterior à corrida, agenda as postagens sem imaginar o que ocorreria em 24 horas.

Logo, agendar post no Instagram e Facebook é um ótimo recurso. Mas ele deve ser feito com bastante consciência. Uma das maneiras mais práticas de resolver possíveis más interpretações é a que veremos agora.

Realize postagens quando houver alguém para acompanhar as reações

Agendar post no Instagram e Facebook para momentos em que ninguém da empresa pode acompanhar as reações é um grande erro. Vamos supor, por exemplo, que uma postagem agendada acabe fazendo bastante sucesso. Alguém que está acompanhando as reações pode notar o potencial da postagem e interagir mais com o público.

Isso permite que a postagem atinja ainda mais pessoas. O que pode ajudar seu post a viralizar. Alcançando milhares de pessoas e aumentando sua base de seguidores. Se ninguém está acompanhando, você pode perder a oportunidade de tornar um post ainda mais popular do que ele se tornou “sozinho”.

agendar post no Instagram e Facebook botões

Agora, suponha os casos em que uma postagem possibilita uma interpretação negativa. Similar ao caso da Adidas. Ter alguém que está de olho nas reações permite que você faça alguma coisa assim que algum dos seguidores identificar o problema e comentar (com muita indignação).

Você poderá agir rapidamente, seja apagando o post ou lançando uma nota esclarecendo o ocorrido. A conclusão é que erros acontecem, e ter alguém que avalia a reação das pessoas pode permitir que sua empresa haja rapidamente. Evitando problemas mais sérios.

Conclusão

Agendar post no Instagram e Facebook é sempre uma ótima ideia. Permite que você marque presença nas redes sociais independentemente de imprevistos pessoais. Existem cuidados que devem ser tomados garantindo que a estratégia seja implementada com sucesso.

Se você ainda não possui uma ferramenta que te ajude na hora de agendar postagens, dá uma olhada no ville Target. Com ele você terá acesso não somente à uma ferramenta de agendamento de postagens. Como também uma ferramenta de automação de marketing completa.

Permitindo o envio de campanhas de email, acompanhamento de leads, criação de landing pages, e por aí vai. Veja nossos planos aqui e utilize o que mais se adequa à sua empresa. Temos inclusive um plano totalmente gratuito.

Posts relacionados