(11) 3090-7535 / (27) 3262-0877 comercial@villetarget.com

A velocidade do site é um dos fatores mais importantes para você conseguir ranquear no Google. O tempo que uma página demora para carregar pode atrapalhar a experiência dos usuários e isso é algo que faz com que os mecanismos de busca entendam que a navegabilidade do site é prejudicial. Por isso, é imprescindível que você considere esse fator ao pensar em buscar um bom posicionamento nas buscas.

Para entender por quê isso é tão importante, primeiro precisamos falar sobre como funcionam as buscas e o que é SEO.

O que é e como funciona SEO

As pessoas que buscam serviços e produtos na internet geralmente já tem um desejo específico. Portanto, é função do profissional de marketing digital respeitar e suprir essa necessidade. Para entender como funciona esse processo, é preciso ter em mente a intenção de busca. Ela funciona das seguintes formas:

Pesquisa navegacional: acontece quando o usuário já tem um destino final em mente, mas não se lembra da URL exata de um site ou acredita ser mais fácil utilizar os termos no Google. É o caso, por exemplo, de uma leitora que deseja acessar o site da revista Elle. Dificilmente essa usuária mudará o seu destino, pois a sua intenção é clara.

Como ampliar a velocidade do site

Pesquisa informacional: neste tipo de busca, o usuário deseja obter informações sobre algum produto ou serviço específico e não tem um destino final em mente. Por isso, é importante ter um bom rankeamento no Google para garantir que este usuário “perdido” terminará em sua página. Afinal, ele não sabe exatamente em qual site encontrará essas informações e pode ser um cliente potencial para a sua empresa. Exemplo de busca: SEO marketing digital.

Pesquisa transacional: busca na qual o usuário tem a intenção de realizar uma transação, seja ela qualquer. Pode ser a compra de um produto no e-commerce ou qualquer outro tipo de transação online. Esse tipo de pesquisa é extremamente importante para profissionais que atuam com lojas online. Ex: contratar serviços de SEO.

Agora que você já sabe como funciona a busca, vamos falar sobre SEO.

A sigla SEO significa Search Engine Optimization, traduzido para Otimização para Mecanismos de Busca. Esse é um conjunto de técnicas que tem como objetivo melhorar o posicionamento orgânico de uma página em pesquisas do Google sem a necessidade de investir em anúncios pagos com o Google Adwords.

Como ampliar a velocidade do site

Entre as técnicas utilizadas, podemos destacar:

  • O uso de palavras-chave;
  • A criação de metas title e description otimizados;
  • A otimização de imagens;
  • A velocidade do site (que é o foco deste artigo) e muito mais.

Quanto mais otimizado for o seu site, maiores as chances de ele ser posicionado entre as primeiras posições de uma busca sem a necessidade de investimento.

O que isso tem a ver com a importância da velocidade do site?

Para entender o motivo pelo qual otimizar a velocidade do seu site é tão importante, você precisa primeiro saber o que é o bounce rate.

Como ampliar a velocidade do site

O bounce rate, também conhecido como taxa de rejeição, é uma métrica do Google que contabiliza a porcentagem de usuários que acessa o seu site, mas não interage com os links internos.

Ou seja: o usuário acessou o site, mas ou não encontrou a informação desejada com facilidade, ou, como é o caso mais comum: a página demorou tanto para carregar que ele desistiu de esperar.

Por isso, quanto menor for a taxa do seu bounce rate, melhor.

Como eu posso testar a velocidade do meu site?

Uma das ferramentas mais utilizadas é o Google PageSpeed, um mecanismo do Google Search Console que pontua o seu site com um score de 0 a 100, sendo que a nota ideal é a partir de 80/85.

Essa ferramenta é completamente voltada para SEO (Search Engine Optimization, a Otimização para Sites de Busca) e considera a velocidade do seu site para aumentar a relevância para o Google, sempre com o objetivo de garantir um bom posicionamento em pesquisas relacionadas ao seu negócio.

Como ampliar a velocidade do site

Com a leitura do seu site, o PageSpeed indica melhorias que podem ser realizadas para melhorar o tempo de carregamento da página segundo alguns critérios definidos.

Quer saber quais?

Confira 4 dicas de como ampliar a velocidade do site:

Otimize as suas imagens

Inserir imagens em seu site é uma forma de facilitar a leitura dos seus textos, exibir os seus produtos, ilustrar conceitos difíceis de serem entendidos e uma série de outras facilidades. Por isso, as ilustrações ajudam a classificar o seu site como relevante.

O que muita gente não sabe é que elas também são grandes vilãs quando pensamos em velocidade do site.

Isso acontece porque os arquivos utilizados costumam ser muito pesados, ocupando boa parte da capacidade de armazenamento de um site. A dica para contornar isso e ampliar a velocidade do site é otimizar as suas imagens para a internet.

Como ampliar a velocidade do site

A maioria dos programas de edição de imagens, como o Adobe Photoshop, Adobe Illustrator, CorelDraw e etc possuem a funcionalidade de “save for web”, que permite que você salve as imagens em um formato próprio para a internet.

Esse formato costuma ser menos pesado e também possibilita a inclusão de palavras-chave no nome do arquivo, facilitando a leitura pelo Google. Além disso, ele também converte as cores para que sejam mais agradáveis aos olhos do usuário e deixa o arquivo pronto para ser publicado em seu site.

Além dos programas de edição de imagens, você pode também utilizar sites especialistas em comprimir imagens, deixando com um tamanho muito mais leve. É o caso, por exemplo, do TinyPNG.

Esse é um dos fatores que melhoram o tempo de carregamento da página e fazem com que os navegadores consigam carregar o conteúdo muito mais rápido.

Minimize HTML, Java e CSS

O HTML, Java e CSS são as linguagens de tecnologia utilizadas para o desenvolvimento do seu site. São esses códigos que permitem que o seu site apareça e que todos os widgets e ferramentas disponíveis possam ser utilizados.

Para aprimorar a velocidade, é preciso que todos esses códigos estejam “limpos”, ou seja, livres de bytes desnecessários.

Como ampliar a velocidade do site

Para limpar os códigos, a contratação de um serviço especializado de otimização de site é imprescindível. É muito perigoso mexer em códigos por conta própria porque qualquer alteração pode prejudicar seriamente a programação da página, causando diversos problemas de navegabilidade ou até mesmo tirar o site do ar.

Quando você minimiza os códigos de HTML, Java e CSS você garante que os servidores não perdem muito tempo carregando informações desnecessárias, o que amplia a velocidade do site consideravelmente.

Assim, a experiência dos usuários ao acessar o site é otimizada e as chances de que o Google classifique a sua página como relevante são muito maiores.

Use o cache do navegador

O cache do navegador diz respeito ao armazenamento de dados. Aproveitar esse cachê significa garantir que as informações do seu site ficam armazenadas e pré-carregadas.

Como ampliar a velocidade do site

Essa técnica não afeta a velocidade do seu site no primeiro acesso do usuário, mas garante que as mesmas informações não precisarão ser baixadas novamente no segundo acesso. Isso diminui o tempo de carregamento exponencialmente ao mesmo tempo em que não ocupa um grande espaço nos servidores!

Contrate um plano confiável de hospedagem

O seu domínio também pode prejudicar o tempo de carregamento da página! Por isso, ao contratar esse serviço, você deve estar atento a todas as especificações da hospedagem para garantir que estão de acordo com as suas necessidades.

Uma dessas características importantes é a capacidade de armazenamento do domínio. O tamanho necessário depende da quantidade de landing pages em seu site, dos widgets utilizados (os plugins que permitem funcionalidades como os últimos posts nas redes sociais, o clima na cidade, últimas notícias e etc), a quantidade de imagens e outros fatores que compõe o seu site.

Como ampliar a velocidade do site

Ao contratar um plano de hospedagem, o ideal é que você contrate um especialista para entender quais são as suas necessidades e indicar o melhor plano para garantir a navegabilidade do seu site.

Essas são apenas algumas das dicas de como ampliar a velocidade do site para os mecanismos de busca. Além disso, existem especificações de desenvolvimento web que também contribuem para diminuir o tempo de carregamento do seu site e assegurar um posicionamento melhor no Google.

Dicas adicionais para conseguir um bom posicionamento

Além de ampliar a velocidade do site, existem outros fatores baseados em SEO que podem ajudar você a conquistar as primeiras posições do Google. Entre eles, podemos citar:

Qualidade e tamanho do conteúdo

O Google classifica os sites como baixa ou alta qualidade de acordo com a leitura do conteúdo. Essa leitura é feita pelos robôs, por isso o texto escrito é mais recomendado que o uso de imagens.

Como ampliar a velocidade do site

Ao escrever, considere que a mensagem deve estar clara e sanar todas as dúvidas que o usuário tenha ao realizar a pesquisa. Quanto ao tamanho, o recomendável é que o texto tenha até 2.500 caracteres, pois considera-se que o usuário online precisa de uma mensagem curta. Mas, lembre-se: isso não é regra.

O importante é que o conteúdo seja claro e conciso.

SEO Title (ou meta title)

Conhecido pelos dois nomes, o SEO title é o título do seu site que aparece nas buscas do Google. É um dos fatores mais importantes, tanto para o rankeamento, quanto para aumentar o CTR do site (click through rate: mostra que o seu meta está atrativo e que as pessoas desejam entrar no seu site apenas pelo título. É uma das principais métricas a serem consideradas). Os principais fatores para um bom SEO Title são:

  • Ter, em média, 55 caracteres;
  • Conter a palavra-chave à esquerda, pois é para onde se dirige o olho do usuário;
  • Ser objetivo;
  • Conter mês e ano, o que passa a ideia de conteúdo atualizado

URLs amigáveis

A URL do seu site deve, se possível, conter a sua palavra-chave principal, ter hífens em vez de espaços, ser curta e facilmente interpretável e, de preferência, ser relacionada ao título do post.

Heading tags

As headings tags são fundamentais para identificar a prioridade do conteúdo no seu site e funcionam como intertítulos no texto. Elas são nomeadas de H1 a H6, sendo que os números representam a ordem de importância. Além de facilitar a leitura do conteúdo pelos usuários, otimiza também a leitura pelos crawlers do Google. Importante: sempre usar a palavra-chave no H1 e, se possível, em um H2.

Como ampliar a velocidade do site

Palavras-chaves

As palavras-chaves devem aparecer de forma natural no seu texto, sem serem forçadas ou aparecerem muitas vezes. Caso a palavra seja muito repetida o Google entende o conteúdo como spam. Use a palavra-chave principal em H1 e suas variações ao longo do texto.

Link building

O link building é a parte mais importante do SEO OFF page (ou seja, estratégias feitas fora do seu site) porque destaca o seu domínio como referência para o Google. Ele funciona como indicações, ou seja, todo site que linka para a sua página indica que o seu domínio conta com conteúdo de qualidade.

Agora que você já sabe a importância de ampliar a velocidade do seu site e como conquistar um bom posicionamento no Google, chegou a hora de colocar a mão na massa e começar a desenvolver um website voltado ao usuário.

 

Se você quer saber mais sobre os benefícios de investir no marketing digital e automação de marketing, aproveite agora mesmo para conferir os nossos conteúdos gratuitos para ajudá-lo a criar uma estratégia eficiente.

O ville Target é especialista na construção de landing pages eficientes, gerenciamento de redes sociais, estratégias de link building e tudo o mais para ajudar a sua empresa a construir uma reputação positiva nos canais digitais.

Visite o site hoje mesmo para conferir tudo o que podemos fazer pelo seu negócio!

Gostou do artigo? Então deixe um comentário no espaço abaixo com a sua sugestão de temas para as próximas semanas. Aproveite também para compartilhar o artigo em todas as suas páginas nas redes sociais!

automacao de marketing

Ebook Redes Sociais

Conheça estratégias e melhore a venda de seus produtos/serviços:

 

Quero baixar este Ebook !