(11) 3090-7535 / (27) 3262-0877 comercial@villetarget.com

Você já sabe como criar um blog? Essa é uma tarefa difícil, mas não impossível. Atualmente, cada vez mais pessoas investem nessa estratégia para atrair novos consumidores. Afinal, um blog transmite a ideia de que você é especialista na sua área de atuação e, portanto, vale a pena investir nos seus serviços.

Ao longo deste artigo, você conhecerá as melhores técnicas para saber como criar um blog capaz de atrair muitos clientes para a sua empresa. Portanto, não deixe de ler até o final!

Onde eu posso criar um blog?

A principal dúvida de quem quer investir em um blog é onde você pode hospedar a página. Embora existam muitos softwares gratuitos no mercado, investir em uma plataforma paga é essencial para garantir o profissionalismo do site e contar com ótimas funções de gerenciamento do blog.

Uma das melhores plataformas para isso é o WordPress. Além de ser extremamente amigável e fácil de utilizar, ele ainda oferece a integração com diversos plugins essenciais para gerenciar o conteúdo online.

Um deles é o Yoast!, plugin que mede a qualidade do seu conteúdo de acordo com os critérios de SEO (Search Engine Optimization). Assim, fica muito mais fácil analisar a relevância do seu site para o Google.

Outro plugin recentemente lançado e muito importante para o universo dos blogs é o Site Kit By Google. Por meio da integração com o WordPress, você consegue insights das ferramentas para os usuários. Ou seja, você tem o acesso fácil ao Google Analytics, Google AdSense, PageSpeed Insight e diversas outras ferramentas do mecanismo de busca.

Essa visão unificada permite que você analise os dados mais importantes do seu blog com muito mais facilidade.

Por isso, o WordPress é a ferramenta mais utilizada por quem quer criar um blog de sucesso.

Como criar um blog no WordPress

Porém, é preciso ter em mente que as melhores técnicas de como criar um blog de sucesso vão muito além das questões técnicas – ou seja, a criação de um domínio profissional, a escolha do layout e a otimização para mecanismos de busca.

Afinal, a parte mais importante de um blog é justamente a gestão do conteúdo, já que essa é a questão que importa não apenas para os visitantes, mas também para construir a relevância do seu blog nos canais digitais.

Para criar um planejamento de comunicação eficiente, é preciso antes de mais nada saber o que é o marketing de conteúdo.

Como criar um blog

O que é marketing de conteúdo?

O marketing de conteúdo tem como foco a criação de conteúdo que gere engajamento no ambiente online e atraia as pessoas certas para o seu negócio. Com isso, você aumenta o tráfego do seu site, blog, página nas redes sociais e outros canais de comunicação e aumenta as chances de converter os usuários em leads.

Com as estratégias de marketing, os blogs crescem cada vez mais. Independentemente da sua área de atuação, criar um canal especializado sobre o tema que você domina é uma ótima forma de criar laços com os seus clientes. Além disso, você tem a oportunidade de divulgar os seus serviços ao mesmo tempo em que faz com que os usuários se interessem pelo assunto.

Dentre os principais motivos para aprender como criar um blog de sucesso, podemos destacar:

  • Cativar os usuários, já que as pessoas que acessam o seu site ou blog são leitores fiéis, consumidores, leads e até mesmo clientes;
  • Tornar-se referência na sua área de atuação, aumentando a confiança no seu negócio;
  • Criar relevância no ambiente digital.

Agora que você já sabe o que é o marketing de conteúdo e por quê é importante investir nessas estratégias, chegou a hora de conferir as nossas dicas sobre como criar um blog. Lembre-se de que essa tarefa exigirá muito tempo e dedicação, porém os resultados valem a pena!

Como criar um blog

Confira abaixo dicas do marketing de conteúdo para criar um blog:

Seja especialista

A primeira coisa que você deve ter em mente ao aprender como criar um blog é que você precisa ser especialista no conteúdo. Ou seja, você deve ter autoridade para escrever sobre um tema específico, fazendo com que os leitores possam confiar no conteúdo produzido.

Por exemplo: se você tem um blog sobre hambúrgueres artesanais, é imprescindível que você tenha o conhecimento necessário para ensinar truques e receitas de forma didática. Afinal, o blog deve responder às principais dúvidas das pessoas que chegam até a página.

Não copie conteúdo

Parece óbvio dizer que não se deve copiar conteúdo de outros blogs, mas é comum que, ao usar um determinado site como referências, algumas sentenças fiquem parecidas com o conteúdo original.

Como criar um blog

Porém, o ideal é que, ao utilizar referências online, você leia o conteúdo, entenda e reescreva com as suas próprias palavras. Além de criar uma identidade para o blog, padronizando a escrita, você cria conteúdo 100% original que não vai atrapalhar o desempenho do seu blog.

Conheça o seu público alvo

Antes de saber como criar um blog de sucesso, é imprescindível que você conheça os seus leitores para entender qual a melhor forma de se comunicar com os leitores.

Afinal, a linguagem, estilo, layout e até mesmo a identidade visual do seu site devem estar de acordo com a sua audiência, já que eles são os seus clientes e consumidores.

Uma boa dica é usar as redes sociais para fazer essa pesquisa de público. Descubra qual a faixa etária dos seus seguidores, quais são os seus hobbies, que páginas eles costumam ler na internet e outros dados que ajudam você a montar a estratégia de conteúdo do seu site.

Converse com o público

Um dos erros mais comuns ao criar um blog é manter-se distante do público. Você produz o conteúdo, mas não monitora o desempenho nas redes sociais e nem mesmo responde aos comentários. Isso pode fazer com que os seus leitores sintam-se desamparados e não desejem mais ler as suas publicações.

Como criar um blog

O tom de conversa é sempre a melhor opção para fazer com que os seus seguidores se sintam bem-vindos em seu site. Produza conteúdo em primeira pessoa e tente sempre interagir com a sua audiência.

Produza conteúdos diferenciados

Uma das grandes vantagens da internet é a possibilidade de transmitir uma mensagem por meio de mídias diferentes. Quando você sabe como criar um blog, você consegue incluir vídeos, imagens, gifs, jogos, podcasts e muitos outros tipos de conteúdo para atrair os usuários.

A variedade é importante para fidelizar os leitores, já que eles se sentem sempre curiosos em relação ao próximo conteúdo que você vai postar. Invista em novos formatos e fique sempre de olho nas últimas tendências da internet!

Invista na divulgação

Depois de publicar o conteúdo produzido por você, é importante divulgar o link do seu site ou canal onde puder. Compartilhe o link nas redes sociais, inclua um banner na homepage do seu site, invista em mídias pagas, enfim. O importante é divulgar!

Como criar um blog

A influência no ambiente digital tem muito a ver com os números de views que você consegue, portanto ao criar um blog de sucesso você deve tentar alcançar o maior número de usuários possível.

Nunca deixe de estudar

Manter-se atualizado sobre o seu tema de referência é uma forma de prolongar a influência que você tem sobre os seus leitores. Assim, você consegue sempre trazer novas informações para a sua audiência.

Acompanhe as noticias e tendências do mercado, preste atenção ao que os leitores pedem nos comentários e pesquise diariamente sobre o tema. Além de garantir que você nunca ficará sem conteúdo para publicar, você aumenta a sua relevância no blog!

Como criar um planejamento de conteúdo para o meu blog?

Agora que você já conhece a melhor plataforma e começou a entender como criar um blog, chegou a hora de fazer sobre o planejamento do blog.

Como criar um blog

Afinal, a gestão do conteúdo é essencial para que você tenha uma rotina eficiente de publicações. Porém, como é possível fazer isso?

Confira abaixo o passo a passo para planejar o conteúdo:

Defina a periodicidade

Antes de tudo, é preciso decidir a frequência dos posts no seu blog. Você pretende escrever diariamente? Três vezes por semana? Assim que você tiver um número definido, será mais fácil decidir o conteúdo.

Para ajustar a periodicidade, vale a pena mensurar o tráfego ao longo do tempo. Se você perceber que muitas pessoas acessam o seu site diariamente, talvez seja uma boa ideia produzir conteúdo diário. Dessa forma, a demanda supre a necessidade.

Caso contrário, você pode optar por menos publicações ao longo da semana.

Defina tarefas e responsabilidades

Essa dica é muito importante para quem conta com uma equipe para criar um blog de sucesso. Definir tarefas e responsabilidades ajuda a sua equipe a saber o que eles devem fazer na página.

Como criar um blog

E, mesmo que você trabalhe sozinho, é importante ter uma lista de tarefas que devem ser realizadas ao longo do dia para que você consiga fazer a gestão eficiente do blog.

Liste os principais temas a serem tratados

Depois que você tiver a periodicidade e as responsabilidades definidas, é hora de falar sobre o conteúdo. Para começar, você pode fazer uma lista dos principais temas a serem tratados no blog. Na fase de lançamento, uma boa ideia é explicar conceitos e contextualizar os leitores. Assim, você tem uma base de publicações introdutórias.

Por exemplo, se o seu blog fala sobre marketing digital, você pode começar explicando os principais conceitos: SEO, link building, conversão de leads e etc. Assim, os posts podem começar a se aprofundar nos assuntos ao longo do tempo.

Como criar um blog

Divida os assuntos em subtópicos

Para garantir que você nunca fique sem conteúdo, você pode quebrar grandes assuntos em publicações menores e que se completam entre si. Por exemplo, ao invés de fazer uma grande publicação sobre SEO, faça pequenos tutoriais: como utilizar palavras-chave, como otimizar imagens, como dividir o texto com subtítulos e etc.

Assim, você cria uma gama de assuntos variada e garante que nunca ficará sem assuntos para tratar ao criar um blog.

Crie um cronograma

Por último, criar um cronograma ajuda você a manter o controle das suas publicações. Você pode montar um planejamento semanal ou mensal, dependendo das suas necessidades e a periodicidade do blog.

Lembre-se, porém, de que o cronograma não é definitivo. Se alguma novidade do mercado for mais importante, você pode encaixá-la nas publicações e rearranjar o planejamento sem problemas.

Como criar um blog

O objetivo do cronograma é apenas guiar você e a sua equipe, mantendo um fluxo de trabalho eficiente para gestão do blog!

Dica de ouro sobre como criar um blog de sucesso: nunca se esqueça de SEO!

Você criou um planejamento eficiente, desenvolveu um layout amigável e está pronto para analisar as métricas de engajamento. Porém, nada disso adianta se você se esquecer de aplicar as técnicas de SEO.

Afinal, esse conjunto de estratégias tem como objetivo facilitar a leitura do seu site pelos robôs do Google. Assim, as chances de que o mecanismo de busca classifique o seu conteúdo como relevante e dê uma boa posição nas buscas são maiores.

Para isso, você pode aplicar técnicas como:

  • Utilização de palavras-chave de acordo com o volume de busca;
  • Otimização de imagens;
  • Otimização do tempo de carregamento da página;
  • Inclusão de links relevantes;
  • Uso de bullet points;
  • Escrever parágrafos e sentenças curtas e;
  • Utilizar palavras de transição.

Como criar um blog

Ao aplicar esses conceitos, as chances de o seu blog aparecer nos primeiros resultados de uma busca sem precisar investir em mídias pagas são maiores!

Seguindo o passo a passo apresentado neste artigo, você conseguirá criar um blog de sucesso. Com o tempo, a tendência é que você ganhe novos leitores e consiga começar a usar o blog para gerar vendas e expandir o seu negócio não apenas no ambiente digital, mas no mercado como um todo!

Como o marketing digital pode ajudar a minha empresa?

Além de aprender como criar um blog, existem muitas técnicas e ferramentas do marketing digital e de conteúdo que podem ajudar a sua empresa a crescer cada vez mais. Para isso, você pode contar com o ville Target para acompanhar as tendências do mercado e elaborar planejamentos estratégicos eficientes.

Por isso, não deixe de conferir nossos planos gratuitos e materiais disponíveis para aprender tudo sobre automação de marketing, gerenciamento de redes sociais, criação de landing pages eficazes, SEO e muito mais! Aproveite esta oportunidade de criar uma reputação positiva online e alavancar o seu negócio.

Ficou com alguma dúvida ou quer saber mais sobre como criar um blog? Então deixe o seu comentário no espaço abaixo para que possamos ajudá-lo. Não se esqueça também de compartilhar o artigo em todas as suas páginas nas redes sociais!

automacao de marketing

Ebook Redes Sociais

Conheça estratégias e melhore a venda de seus produtos/serviços:

 

Quero baixar este Ebook !