27 3262-0877 / 27 3261-7595 comercial@villetarget.com

Quer aprender marketing digital, mas acha que falta dinheiro para bancar seus estudos? Isso está longe de ser um problema. Em um mundo conectado onde vivemos, (praticamente) todo o conhecimento é compartilhado.

De acordo com o Google, o mesmo volume de informação produzida entre o início da civilização e o ano de 2003, passou a ser criado e difundido a cada dois dias. Quer mais? Pois estudo Business Software Alliance (BSA) afirma que 2,5 quintilhões de bytes são criados todos os dias.

Diante desse cenário, podemos concluir que é possível aprender marketing digital sem gastar muito dinheiro. Continue acompanhando esse texto para descobrir como.

5 maneiras para aprender marketing digital sem gastar muito

1. Ler blogs de referência

Muita coisa do que eu aprendi sobre Inbound Marketing foi lendo blog posts dos maiores especialistas do setor. Rápidos de consumir, esses conteúdos nos levam a outros, aumentando nosso conhecimento naquele assunto.

Isso sem falar que blogs de referência sempre estão trazendo conteúdos inéditos e atualizados. Dessa forma, você fica por dentro de todas as tendências que estão acontecendo no mercado.

aprender marketing digital blogs

Uma dica é ler não só o texto do blog, mas também os comentários que outros usuários fazem. Sempre há dicas escondidas neles que podem agregar bastante para o seu aprendizado. E, por que não fazer comentários também, caso tenha alguma dúvida? Fazer perguntas não é vergonha nenhuma para quem está aprendendo.

Aliás, já chegamos a listar alguns dos melhores blogs de marketing digital para você acompanhar. Pode deixá-los nos favoritos do seu navegador!

2. Baixar materiais especiais

A leitura de blog dá uma boa noção sobre todos os conceitos de marketing digital. No entanto, quando você quer se aprofundar mais em um tema, recomenda-se baixar materiais especiais. Pode ser um ebook, uma videoaula e até uma planilha.

Consumir esse tipo de material demanda um pouco mais de tempo e concentração do que um simples blog post. Procure destacar as partes que você considera mais importante, caso precise fazer consultas no futuro.

3. Seguir grupos de marketing digital nas redes sociais

De acordo com levantamento da agência We Are Social, os usuários brasileiros passam, em média, mais de 3 horas diárias nas redes sociais. Talvez, você fica até mais tempo conectado nessas plataformas.

É claro que você entra no Facebook ou no Instagram para relaxar e curtir as publicações de seus amigos e conhecidos. Mas que tal aproveitar esse momento de descontração para aprender marketing digital? Para tanto, você deve seguir páginas de especialistas no assunto e participar de grupos de debates sobre marketing digital.

aprender marketing digital redes sociais

Volta e meia, esses grupos e páginas compartilham novidades e conteúdos importantes. Aqui, outra dica: com a mudança de algoritmo do Facebook, as publicações de páginas e grupos perderam relevância orgânica. Para continuar se informando nas redes sociais, configure seu feed de notícias para priorizar os conteúdos de páginas e grupos.

4. Participar de eventos

Grandes empresas e universidades costumam organizar eventos presenciais, reunindo nomes consagrados do mercado de marketing digital para palestras e apresentação de cases. Existem eventos gratuitos, mas os maiores são pagos. No entanto, vale cada centavo investido.

Além de aprender e ficar por dentro de novidades, é uma ótima oportunidade para fazer um networking. Construir uma rede de contatos pode abrir várias portas no setor. Pense nisso quando for participar de eventos de marketing digital.

5. Fazer cursos (presenciais ou a distância)

Por fim, fazer cursos permite que você tenha uma imersão completa no mundo do marketing digital. Nos cursos mais demorados, você aprende o básico de cada área. No entanto, você pode focar em cursos que abordam determinadas disciplinas, como Facebook Ads e Google AdWords. Sua escolha deve ser feita de acordo com a sua necessidade e vontade.

Cada vez mais comum, você pode optar por fazer cursos a distância. Uma das vantagens é a flexibilidade: você assiste às aulas e faz os exercícios quando tiver tempo. Mas, claro, manter essa rotina exige muita disciplina de sua parte.

aprender marketing digital cursos

Outra vantagem de cursos, sejam presenciais ou online, é que você pode tirar dúvidas na hora diretamente com o seu professor.

Aprender marketing digital não tem fim

Como se trata de um mercado muito dinâmico, aprender marketing digital deve ser uma atividade diária. A cada dia, são lançadas novidades no setor. Caso demore para se atualizar, você pode perder inúmeras oportunidades.

Por isso, uma tarefa constante deve ser o benchmarking no marketing digital. Não é crime se inspirar em ações de outras empresas do mercado. Você pode entender quais estratégias de marketing estão funcionando para elas e adaptar para a cultura da sua empresa.

Compartilhe conhecimento

Estamos vivendo na era da colaboração. Além de consumir, você também pode (e deve) compartilhar seus aprendizados. Já pensou em transformar seus conteúdos em fonte de conhecimentos para outras pessoas? Pode ser o caminho para você alcançar sucesso com o seu blog.

aprender marketing digital compartilhar conhecimento

Se você trabalha em uma agência, vale a pena publicar cases de sucesso, mostrando como determinadas ações deram resultados para os seus clientes. Aliás, esses posts são uma excelente prova social no marketing.

Da teoria à prática: aprendendo marketing digital

Você só vai descobrir que todo o seu esforço para aprender marketing digital valeu a pena quando começar a colocar a mão na massa. Afinal, é errando que se aprende, não? A cada novidade que você aprender, procure colocá-la em prática o quanto antes.

Por exemplo, se você aprendeu como fazer SEO para ecommerce, já faça as modificações em todas as suas páginas da sua loja virtual: otimize palavras-chave, suba imagens leves, insira um Call to Action eficiente e por aí vai. Nisso, você deve acompanhar os resultados de suas ações constantemente.

aprender marketing digital na prática

Mas sabemos que um planejamento de marketing digital envolve muitas ações. Tentar fazê-las na unha é muito difícil. Por isso, pequenas, médias e grandes empresas recorrem a uma plataforma de automação de marketing, como o ville Target. Aqui, estão algumas funcionalidades da ferramenta:

  • Agendamento de posts nas redes sociais: para não perder mais tempo subindo posts diariamente nas redes sociais, o ville Target permite agendar as publicações no Facebook, Instagram e Twitter de uma só vez. Assim, sobra mais tempo para você focar em outras atividades-chave.
  • Criação de landing pages efetivas: graças à função arrastar-e-soltar, você consegue construir uma página de captura em pouco tempo. Basta selecionar imagens e vídeos salvas no seu computador e jogá-las na área de construção do ville Target. De quebra, suas landing pages ficam responsivas, adaptando-se a todos os tamanhos de telas.
  • Disparo campanhas de email marketing: você pode programar o envio de campanhas de email marketing para toda a sua base de contatos. Na hora da criação das peças, é possível importar templates de email para o ville Target. Para completar, a ferramenta fornece todas as métricas de email marketing para você avaliar seu desempenho.
  • Lead Tracking e Lead Scoring: esses recursos permitem acompanhar todas atividades dos usuários dentro do seu site. É possível, inclusive, atribuir pontos para cada ação que eles fizerem na sua página web. Dessa forma, você conhece melhor seu público-alvo e consegue fazer ações personalizadas mais assertivas.

E o melhor: todos esses recursos estão disponíveis no plano gratuito, com limitações. Nele, você consegue criar até 2 landing pages grátis e enviar 3 mil emails por mês, por exemplo. Mas já é o suficiente para quem quer colocar em prática todo o aprendizado, né?

Seguindo essas dicas, você pode aprender marketing digital sem gastar muito dinheiro e, por consequência, virar um profissional de marketing de sucesso.

Bons estudos!

Posts relacionados