(11) 3090-7535 / (27) 3262-0877 comercial@villetarget.com

Quando falamos em email marketing, podemos pensar em duas estratégias. Uma se resume ao envio de newsletter e emails manuais (ou previamente agendados). A outra pode ser vista como automatizada. No artigo de hoje veremos porque é tão importante contar com a automação de email marketing. Quais são as principais vantagens deste método e porque você precisa iniciar esta estratégia o mais rápido possível.

Envio manual vs automatizado

Uma das primeiras perguntas que precisamos nos fazer é, qual o problema do envio manual de emails. Existem vários pequenos problemas nesta estratégia que a tornam muito pouco eficiente. Um dos primeiros problemas é a falta de relevância do conteúdo enviado, vamos entender melhor com um exemplo.

Suponha que você tenha 2000 leads em uma lista de email, qual a sua estratégia? Enviar a mesma mensagem para todos ou analisar o histórico individual de cada um? Separá-los manualmente em algumas categorias e enviar um email diferente, com base nos dados de navegação dos leads?

Automação de email marketing robo

Claramente ninguém irá separar 2000 emails em listas segmentadas manualmente. Falamos em 2000 leads, mas sua lista de emails pode ser menor ou muito maior. Naturalmente, como a separação manual não será algo eficiente, você terá que enviar um email geral. Um email que aborde aspectos que podem ser de interesse da maior parte da sua lista. Mas, pode-se afirmar que este email não agradará a todos.

Além da questão da relevância do email, existe o problema do “timing. Qual o melhor momento para enviar emails para seus leads? Se estamos falando em algo manual, sabemos que todos os 2000 leads receberão o email no mesmo momento. Independente do fato desses leads terem acessados seu website hoje, ontem ou há um mês. O problema do envio no momento errado é que seu lead terá uma chance menor de abrir o email e ler o mesmo.

Quando juntamos estes dois problemas, percebemos que existe uma grande chance do seu email ser ignorado. O que torna a estratégia em si ineficiente. Muitas pessoas apelam então para a força bruta. Aumentando, de maneira inadequada, suas listas de emails (sem autorização do lead ou cliente). Além de aumentar também a frequência de envio. A expectativa é de conseguir mais clientes.

Qual o problema real desta estratégia?

Algumas pessoas podem, por falta de conhecimento, achar que a estratégia citada no último parágrafo é válida. Pense bem, conseguir emails é algo relativamente fácil.

Existem algumas companhias grandes que enviam emails à pessoas que simplesmente acessaram o website delas, uma única vez. O que prova que é possível conseguir emails de leads sem que eles sequer preencham um formulário. A questão é se esta atitude é correta ou não.

Mas, tendo a informação do email do seu lead tão facilmente disponível. A próxima etapa é simplesmente enviar vários emails por dia e rezar para que ele demonstre interesse no seu produto (spray and pray).

Automação de email marketing spam

O problema com esta estratégia é que, com o tempo, é altamente provável que o email enviado seja classificado como SPAM. Isso porque, a grande maioria dos remetentes nunca escolheram receber estes emails (pois nunca preencheram um formulário de autorização). Além disso, o conteúdo chega com uma alta frequência.

O problema final desse ciclo: baixas taxas de aberturas de email associada à altas taxas de hard bouncing. Isto que trará consequências ao seu domínio junto aos diversos servidores de email. O que certamente irá resultar na dificuldade de trabalhar com campanhas no futuro. Mesmo que estas campanhas sejam legítimas, feitas pensando nas boas práticas de email marketing.

Mas e a automação de email marketing?

Estamos no cenário onde:

-Enviar emails iguais para todos é a forma mais fácil (sem automação), porém com baixíssima eficiência;

-Tentar resolver o problema utilizando a “força bruta” pode trazer consequências ainda piores;

Logo, não é novidade que é preciso que alguma solução para este problema seja criada. Na verdade, a solução já existe e trata-se da automação de email marketing. Em resumo funciona assim: segmenta-se os emails em listas, de acordo com os interesses dos clientes. E envia-se emails relevantes para estas listas.

Foi muito rápida a explicação, vamos entender melhor com o exemplo anterior. Lembre-se que temos uma lista de 2000 leads que tem interesse na sua empresa. Os produtos que eles apresentam interesse pode ser qualquer um dos que você oferece. A segmentação acontece graças à coleta de dados de navegação do lead, através do rastreamento (lead tracking).

Com essa informação em conjunto com uma técnica de pontuação, chamada lead scoring, podemos criar regras e listas. As regras podem ser: ao mostrar interesse no “produto A”, cadastrar o lead na lista de email referente ao mesmo. Ou ainda, ao atingir X pontos, cadastrar o lead na lista de ofertas. E por aí vai.

Com um certo tempo, sua lista de 2000 leads estará toda segmentada em diversas pequenas listas. Cada um desses leads receberá emails feitos pensando nas preferências deles. E isso só é realmente possível através da automação de email marketing. Isto porque, como já dito, fazer essa segmentação manualmente é impossível.

Existem outras vantagens da automação de email marketing?

Uma vez que entendemos como a automação permite que boas práticas de email marketing sejam implementadas. Evitando o envio de SPAM e materiais de pouco interesse para seus leads. Bom, a pergunta então se torna: existe alguma outra vantagem? E sim, a automação de email marketing apresenta diversas vantagens.

1. É fácil trabalhar com email marketing

Sabe a primeira vez que você precisa criar um banner? Vários empresários acabam confiando nos designers para tal tarefa. Isso porque a criação de um banner exige conhecimento em softwares específicos. Além disso, se o banner for construído de maneira muito simples, ele não chamará a atenção de quem o recebe.

Agora, escrever emails é uma habilidade totalmente diferente. Qualquer um pode escrever um email para enviá-lo aos seus leads. Claro, a adição de elementos gráficos pode torna-lo mais atrativo. Mas um email mais limpo e claro pode sugerir que o que realmente importa é o conteúdo.

Automação de email marketing designer

Por fim, é importante citar que a maioria dos softwares de email marketing contam com ferramentas para auxiliar a criação de email. Através de recursos de “arrastar e soltar”, templates prontas e uma interface amigável.

2. Alcance de uma audiência global

Com a automação de email marketing é possível alcançar uma audiência à nível global. Não existe barreiras no mundo digital. E, é incrível pensar que o tempo necessário para enviar um email para seu vizinho é, praticamente, o mesmo tempo necessário para enviar um email para um amigo no Japão.

A digitalização trouxe este benefício o que permite que as empresas possam praticar o marketing globalmente. E não são apenas empresas gigantes que precisam de trabalhar desta maneira. Empresas que trabalham com produtos específicos podem também querer expandir para novos mercados.

É o caso das companhias que trabalham no mercado B2B, por exemplo. Essas empresas podem ter soluções incríveis para outros negócios. E, ainda assim, elas não contam com dezenas de milhares de leads. Isso porque seus produtos são muito específicos. Para aumentar a sua base de clientes, a melhor estratégia é, então, expandir para outros mercados. E o email marketing, possibilita isso.

Automação de email marketing mapa

3. Fácil de ser compartilhado

Não podemos negar que as redes sociais são, atualmente, a melhor maneira de se compartilhar um conteúdo. Mas, ao mesmo tempo, não se pode ignorar o fato que é extremamente fácil de se compartilhar um email. Logo, se você enviou uma promoção para seus leads, eles podem reenviar esta promoção para amigos que eles sabem que estão em busca deste produto.

Afinal de contas, são comuns os casos em que amigos próximos e familiares comentam que estão em busca de determinado produto. Existe sempre aquele amigo ligado em tecnologia que você pergunta se ele possui alguma recomendação quanto ao seu novo smartphone. Tem também aquele amigo que sabe tudo sobre ferramentas que você entra em contato quando quer saber qual furadeira você deve comprar.

É desta maneira que a informação sobre promoções pode ser passada adiante. Poucas pessoas irão recomendar um celular para um amigo que sequer mencionou o fato que está em busca de um novo. Mas, uma vez que ele entrou em contato comentando que está em busca de um novo. O amigo pode recomendar o produto que ele viu no email recentemente, tudo isso com um clique no botão “encaminhar”.

4. Estatísticas fáceis de serem coletadas

Nem todo método de marketing possibilita a coleta de estatísticas de maneira tão prática e simples quanto o email marketing. Ao enviar uma série de emails, você consegue saber:

  • Quantos emails foram abertos;
  • Quais resultaram em uma ação (clique) do remetente;
  • Quais resultaram em uma compra;

Com estas informações você consegue definir quais campanhas foram mais bem recebidas. Além de conseguir ver também, quais as pessoas não gostaram tanto. Com o tempo e com essas informações, você conseguirá melhorar sua estratégia de marketing cada vez mais. Afinal de contas, basta que você utilize os elementos de sucesso de campanhas passadas. E, é claro, evite repetir os erros observados.

Agora, imagine a dificuldade de avaliar a efetividade da distribuição de banners e folhetos. Você raramente irá perguntar um cliente se ele está comprando o produto porque viu em um folheto. E, a menos que levar o banner recebido garanta algum desconto adicional, que recebe o mesmo raramente levará. O que torna a avaliação da efetividade da estratégia bem mais complexa que no caso da automação de email marketing.

5. Impacto instantâneo

Quando você realiza o envio de um email o remetente receberá o mesmo em questão de minutos. Agora, pense bem como isso possibilita a utilização de estratégias muito interessantes como, por exemplo, promoções relâmpagos.

É fácil ignorar esta vantagem de ter uma linha de comunicação tão rápida hoje em dia. Mas, nem mesmo as redes sociais permitem que você atinja todos os seus seguidores ao mesmo momento. Isso porque, ao publicar um post, a própria rede social é que define o momento em que cada um dos seus seguidores irá receber a postagem.

Alguns receberão de maneira quase instantânea. Outros podem sequer ver a postagem a tempo para que eles possam desfrutar da promoção. Neste contexto, o email se sobressai por ser de fato cronológico, assim, você recebe seus emails na “ordem de chegada”. Enquanto as redes sociais possuem algoritmos que avaliam seu envolvimento e a popularidade de uma postagem.

6. Segmentação e personalização

Já falamos um pouco sobre a segmentação. Mas é sempre importante reforçar que a segmentação permitirá que você envie somente mensagens que serão de fato relevantes aos seus leads. O que irá permitir que sua estratégia de marketing tenha uma alta eficácia.

A personalização, por sua vez, permite que você trate o lead pelo nome, por exemplo. O simples fato de iniciar o email com o nome do cliente aumentará as chances do cliente se interessar pelo restante do conteúdo.

7. Baixo custo

A automação de email marketing é uma estratégia digital de baixo custo. Quando considera-se o alto retorno possível através da utilização metódica deste recursos. Pode-se dizer que a automação de email marketing é uma das estratégias com maior retorno do investimento (ROI). Uma pesquisa divulgada pela Salesforce mostrou que para cada R$ 1,00 investido em email marketing obtém-se um retorno de R$ 38,00, em média.

E, se você não acredita que é, de fato, possível de se trabalhar com o envio de emails de maneira bem acessível. Recomendamos que dê uma olhada nos nossos diversos planos. Temos opções para todos os tamanhos de negócios. Se você é uma empresa bem pequena, no processo de criação você pode optar até mesmo por um plano totalmente gratuito.

Agora se sua empresa já está estabelecida no mercado, conta com diversos leads e você pretende fazer o envio de diversos emails mensais. Neste caso existem diversos outros planos, para que você escolha o que mais se adequa com as suas necessidades.

Tudo isso vem com um ótimo suporte técnico e uma base de conhecimento extensa para auxiliar aos clientes. Entre em contato hoje mesmo e melhore seus resultados com a ajuda da ville Target.

GIF animado email marketing

Posts relacionados