(11) 3090-7535 / (27) 3262-0877 comercial@villetarget.com

Você sabia que a automação de marketing para aplicativos é uma realidade cada vez mais presente nas empresas? Afinal, novos apps com diferentes funcionalidades surgem a cada dia. A boa notícia é que agora esses recursos podem ser utilizados para ajudar você a aumentar as suas vendas.

Ao longo deste artigo, você aprenderá tudo sobre o que é automação de marketing, como é possível aplicar o conceito no universo dos aplicativos, como gerar leads com essa estratégia e, principalmente, como o ville Target pode te ajudar nessa missão.

Por isso, não deixe de acompanhar este artigo até o final! Aproveite as nossas dicas para otimizar o seu aplicativo e começar a gerar leads com muito mais praticidade.

Primeiramente, vamos entender melhor o que significa esse conceito e por quê é importante pensar nessa estratégia o mais cedo possível. Vamos lá!

O que é automação de marketing?

A forma mais básica de definir a automação de marketing é: um conjunto de estratégias aplicadas para ajudar a sua empresa a vender mais, sem contratar novos vendedores. Isso significa automatizar processos, utilizar a tecnologia ao seu favor e criar novas técnicas de marketing digital para conquistar e fidelizar clientes.

Automação de marketing para aplicativos

O processo de automação de marketing acontece em três etapas:

Mapear a comunicação entre o lead e a empresa

Nos dias atuais, a comunicação por meios digitais é imprescindível para o sucesso de uma empresa. Portanto, ao pensar em automação de marketing, pensamos primeiro em mapear todos os pontos de comunicação entre o cliente (lead) e a marca.

Para isso, são considerados alguns pontos como:

O que a automação faz é reunir todas essas informações no perfil de um cliente. Com a ajuda de ferramentas digitais, você traça um verdadeiro manual de cada lead. Dessa forma, fica mais fácil segmentar o conteúdo e qualificar cada cliente para entrar no seu processo de vendas.

Automatizar a execução

Nesta etapa, começamos a automatizar processos e tarefas repetitivas. Vamos exemplificar.

A rotina de uma agência digital geralmente inclui:

  • Envio de e-mail marketing;
  • Publicações nas redes sociais;
  • Criação de anúncios em mídias pagas;
  • Criação de páginas para captura de leads;
  • Criação de conteúdo para sites e etc.

Todas essas tarefas podem ser reunidas dentro de ferramentas de automação de marketing. Assim, você otimiza o dia a dia dos seus programadores e outros profissionais de marketing digital.

Conheça os benefícios da automação de marketing para aplicativos

Além de otimizar o seu tempo, é possível concentrar os esforços em atividades qualitativas. Ou seja, em vez de perder tempo precioso com tarefas manuais, é possível investir o trabalho em processos de análise e melhoria das campanhas.

Geração de relatórios

A melhor forma de apontar o sucesso de uma campanha de marketing digital é por meio de relatórios periódicos. Ao consolidar as informações mais relevantes sobre as estratégias, é possível encontrar pontos de melhoria e identificar as ações que trazem mais resultados para a empresa.

As ferramentas de automação de marketing são responsáveis por encontrar e consolidar métricas de resultados. Dentre as principais, podemos citar:

  • Bounce rate, tráfego e CTR (Click Through Rate) de um site;
  • Engajamento nas redes sociais;
  • Interação com e-mail marketing e;
  • Cliques em links patrocinados.

Todas essas informações são muito importantes para que você consiga mensurar os resultados.

Conheça os benefícios da automação de marketing para aplicativos

Pense na automação de marketing como um passo além do marketing digital. Enquanto este último pensa em estratégias de conteúdo, comunicação, prospecção de vendas e etc, a automação pensa em como a tecnologia pode facilitar todas essas estratégias.

E como é possível falar em tecnologia sem citar os aplicativos? Além de serem de fácil desenvolvimento, eles podem trazer inúmeros benefícios para o seu negócio.

Por quê investir na criação de um aplicativo?

Você sabia que existem mais de 5 milhões de aplicativos disponíveis ao redor do mundo? Pois é! A cada dia, são criados novos apps para atender a diferentes necessidades da população.

Existem aplicativos criados para comunicação, como o WhatsApp, o Telegram e o WeChat. Existem os aplicativos das redes sociais que estamos acostumados, como o Facebook, Twitter e Instagram. Os grandes jornais ao redor do mundo também contam com os seus próprios aplicativos. Também é o caso de aplicativos de mapas e direções, clima, jogos, dicionários, enciclopédias, enfim.

A gama de apps disponíveis tanto para o sistema operacional Android como iOS é gigantesca. Com isso em mente, cada vez mais empresas passaram a desenvolver os seus próprios aplicativos. O objetivo é facilitar a vida dos clientes, ao mesmo tempo em que você tenta atrair novos consumidores.

No caso do e-commerce, essa realidade é mais palpável. Como a maioria dos acessos à internet é feito por celulares e smartphones, fica fácil entender a necessidade de criar um aplicativo de compras. Isso porque os apps costumam ser mais rápidos que as lojas acessadas pelos navegadores.

Conheça os benefícios da automação de marketing para aplicativos

Além disso, a possibilidade de enviar notificações por meio do aplicativo também representa um grande benefício dessa estratégia. Isso porque as notificações mantêm a empresa no radar do cliente e podem ajudar a aumentar as vendas.

Porém não é somente o caso do e-commerce. Qualquer empresa pode desenvolver o seu próprio app.

Para isso, basta conhecer o seu próprio negócio e a necessidade dos clientes. Assim, você consegue criar um aplicativo que contemple esse anseio dos seus consumidores e facilite a sua vida.

Depois que você já tiver o seu aplicativo desenvolvido, é a hora de pensar na automação.

Por quê considerar a automação de marketing para aplicativos?

Com esse universo gigante em mente, fica mais fácil entender por quê é uma boa ideia investir nos apps. Seja para concluir transações, fornecer informações ou simplesmente consolidar dados sobre a sua empresa, os apps são preferência de grande parte da população.

E, além do óbvio modelo de e-commerce, eles também podem ser utilizados para aumentar as suas vendas!

Existem 3 grandes formas de investir na automação de marketing para aplicativos:

Criando uma loja online

Como já mencionamos, o caso do e-commerce é mais palpável para entender a dimensão desse processo. Se você tem uma loja de esmaltes, por exemplo, e já trabalha com o sistema de vendas online, fica fácil traduzí-lo para um aplicativo.

Os benefícios das vendas por meios de aplicativos incluem:

  • O login contínuo do cliente, ou seja, ele não precisa digitar os seus dados novamente a cada acesso;
  • A segurança da compra;
  • Envio de notificações para se manter no radar dos leads;
  • Criação de clubes para fidelização do cliente;
  • Compra em poucos cliques, otimizando o tempo do cliente e;
  • Acompanhamento das informações de venda com muito mais facilidade.

Conheça os benefícios da automação de marketing para aplicativos

É possível também utilizar o aplicativo para fornecer orçamentos de serviços e até mesmo fazer solicitações. Aplicativos como o DogHero, por exemplo, funcionam como prestadores de serviços e não e-commerce tradicional. Por isso, ressaltamos que qualquer tipo de negócio pode contar com a sua própria funcionalidade e fazer uso da automação de marketing para aplicativos.

Fortalecendo o inbound marketing

O inbound marketing, cujo pilar principal é o marketing de conteúdo, pode ser fortalecido com a ajuda de um aplicativo. Isso porque suas principais características são a produção de conteúdo para engajar um cliente com a sua marca.

Um aplicativo permite que você reúna informações importantes sobre a sua empresa. Ao acessá-lo, o cliente pode conferir seu endereço, dados de contato, missão, visão e valores, enfim. É possível explicar todo o seu processo dentro de um único app.

Além disso, é possível produzir conteúdo contínuo para alimentar o aplicativo. Ele pode enviar pequenos alertas que substituem o e-mail marketing. Você pode enviar notificações ao longo do dia. São muitas as possibilidades para aprimorar a forma como você trabalha com inbound marketing.

Conheça os benefícios da automação de marketing para aplicativos

Não podemos deixar de citar também a possibilidade de o aplicativo redirecionar o cliente para os seus demais canais. Se você quer aumentar o tráfego no site ou o engajamento nas redes sociais, ele pode ser a solução perfeita para conseguir novos resultados,

Ajudando a captar novos leads

Por último, o grande atrativo da automação de marketing para aplicativos é, com certeza, a possibilidade de captar novos leads. Como você provavelmente já sabe, os leads são os seus consumidores potenciais e são muito importantes para a construção de qualquer estratégia de marketing digital.

Assim como e-Books, webinars, podcasts e landing pages podem ser utilizadas para fisgar leads, o aplicativo também pode ser a solução ideal para aprimorar a sua base de clientes.

Isso porque, ao fazer o download de um aplicativo, o usuário geralmente cria um login de acesso. Somente o e-mail já é informação o suficiente para que ele se torne um lead da sua empresa.

Porém, é muito comum também que o acesso inclua outras informações. É o caso do nome completo, endereço e até mesmo telefone. Quanto mais informações forem coletadas, melhor você terá o perfil do seu lead e poderá qualificá-lo para o seu negócio.

Agora que você já conhece a importância e os benefícios da automação de marketing para aplicativos, que tal conhecer uma ferramenta que pode tornar essas tarefas muito mais fácil?

Conheça o Zapier

O ville Target funciona para ajudar você a encontrar soluções inovadoras de marketing digital. Com os planos gratuitos e com valores que cabem no seu bolso, é possível criar páginas de captura de leads, agendar posts nas redes sociais, enviar campanhas de e-mail marketing e muito mais.

Um dos grandes benefícios dessas ferramentas é a parceria com o Zapier. Essa plataforma é uma ótima forma de começar a pensar na automação de marketing para aplicativos.

A ferramenta do ville Target ajuda você a qualificar os seus leads. Já o Zapier permite a integração mais de 750 softwares. Com a ajuda das duas plataformas, é possível exportar informações do lead para o CRM (Custom Relationship Manager) ou exportar o perfil do lead para plataformas de e-commerce.

O Zapier permite a integração com os aplicativos. Dessa forma, assim que um lead insere as informações de cadastro no app, você já pode acessar o perfil no ville Target. Dessa forma, o lead pode ser qualificado a começar a fazer parte da sua base de leads e processos de compra.

O melhor de tudo é que o passo a passo para completar a integração entre as duas ferramentas é muito fácil. Em poucos minutos, você já tem acesso a todas as funcionalidades e pode começar a gerenciar os seus leads com muito mais praticidade.

Acesse a página para ver como é possível fazer a integração e comece a aproveitar os benefícios da automação de marketing para aplicativos hoje mesmo! Acredite: você não vai se arrepender.

Como utilizar o marketing digital para ajudar a sua empresa a crescer cada vez mais

Além da automação de marketing para aplicativos, existem diversas estratégias de marketing digital que você pode utilizar para aprimorar o seu negócio e aumentar as suas vendas.

No caso dos aplicativos, por exemplo, você pode investir na ASO (App Store Optimization), a otimização para lojas de aplicativos. Se você quer conseguir mais downloads e conquistar uma base consolidada de usuários, é essencial que você pense em como conquistar um bom posicionamento em lojas como a App Store e a Play Store.

As técnicas de ASO incluem:

  • Utilização de palavras-chave otimizadas;
  • Descrição detalhada dos usos do aplicativo;
  • Imagens de exemplo de como ele pode ser utilizado e;
  • Investimento em patrocínios dentro das lojas.

Fora do universo dos aplicativos, é possível também criar um site voltado para a experiência dos usuários. Um blog também é uma ótima ideia para mostrar que você é especialista no seu negócio e atrair novos visitantes para as suas páginas.

Essas e outras estratégias de marketing digital podem ser entendidas com os materiais gratuitos disponibilizadas pelo ville Target. Aprenda a gerenciar redes sociais, utilizar ferramentas de automação, investir em link building e muito mais com a nossa ajuda.

Não deixe de acessar o site hoje mesmo para começar a investir no futuro da sua empresa. Boa sorte!

Você ainda tem alguma dúvida sobre a automação de marketing para aplicativos? Então deixe o seu comentário no espaço abaixo para que possamos ajudá-lo. Aproveite também para compartilhar o artigo em todas as suas páginas nas redes sociais.

Ebook Redes Sociais

Conheça estratégias e melhore a venda de seus produtos/serviços:

 

Quero baixar este Ebook !