27 3262-0877 / 27 3261-7595 comercial@villetarget.com

Recorrer à automação de marketing para coach pode ser o caminho mais fácil e (barato) para conquistar e fidelizar clientes. Dúvida? Então, confira este texto até o fim.

Apesar da consolidação do mercado de coaching no Brasil, a maioria dos profissionais tem dificuldades em atrair clientes. Para se ter ideia, apenas 5% dos profissionais conseguem viver trabalhando apenas na área. O restante tem de conciliar a atividade com outra profissão.

Certamente, você já ouviu falar que a propaganda é a alma do negócio, né? Essa máxima serve para qualquer segmento do mercado. Se não divulga o seu trabalho em diversos canais, os clientes não vão chegar até você, né?

Nesse sentido, por que não apostar na automação de marketing para coach? Em resumo, a solução tecnológica ajuda a dar mais visibilidade para os seus negócios e, o mais importante, impactar pessoas que realmente tenham interesse na contratação de um profissional de coaching.

Panorama do mercado de coaching no Brasil e no mundo

A passos de formiga, o Brasil caminha para se afastar de uma das priores crises de sua história: retrações consecutivas do PIB e crescimento do desemprego. Diante desse cenário, as empresas precisaram redesenhar suas estratégias. Era necessário reduzir custos sem perder a competitividade.

Por outro lado, esse cenário de crise fomenta o crescimento de uma atividade: a de coaching que, aliás, foi a solução para muitas empresas. De forma resumida, o trabalho do coach tem como objetivo potencializar virtudes e encontrar os melhores caminhos para os profissionais, de modo que eles consigam atingir metas previamente estabelecidas.

A propósito, segundo pesquisa da Association of Executive Search and Leadership Consultantes (AESC), mais da metade dos executivos (51%) acredita que o coaching é uma ferramenta fundamental para que um profissional continue relevante para as empresas.

Não é de se estranhar, portanto, que a contratação desse serviço nas empresas brasileiras cresceu 30% em 2016, no auge da crise.

automação de marketing para coach mercado

E isso é uma realidade mundial: o coach é a segunda profissão que mais cresce no mundo, atrás apenas do setor de Tecnologia da Informação. A International Coach Federation (ICF) estima que o mercado de coaching movimenta 2,3 bilhões de dólares por ano, com 53 mil profissionais em todo o mundo.

Quais ações de marketing digital um coach deve fazer?

Deu para perceber o quão competitivo é o mercado de coaching no Brasil, né? Para se destacar e atrair mais clientes, você precisa investir em marketing digital. Isso inclui marcar presença nas redes sociais, disparar campanhas de email marketing e até criar um blog corporativo.

Mais do que divulgar seu trabalho, investir em automação de marketing para coach também serve para identificar as necessidades e anseios de seu público-alvo e persona. Assim, você se prepara para os novos desafios do mercado e mantém ainda mais competitivo.

Veja, a seguir, como utilizar o marketing digital a seu favor:

1. Tenha um site para apresentar seu trabalho

Com mais de 100 milhões de brasileiros com acesso à internet, ter um site deixou de ser um privilégio e se tornou praticamente obrigatório para qualquer empresa ou profissional autônomo. Isso porque a maioria dos consumidores fazem uma pesquisa na internet antes de comprar um produto ou contratar um serviço.

Sabendo que boa parte dos negócios tem início na internet, o seu site profissional é o seu cartão de visita profissional. Nele, você explica o tipo de método adotado, fala de suas conquistas e deixa seus contatos em evidência 24 horas por dia, 7 dias por semana.

Por fim, por que não expor o depoimento de clientes que já foram atendidos por você? Ao recorrer à prova social no marketing, fica mais fácil convencer os usuários a fechar negócio.

Outro detalhe que você precisa destacar é a sua formação. Um mercado em alta, como o de coaching, chama a atenção de muitas pessoas que ainda não estão preparada e caem de paraquedas no setor.

Por isso, reforçar a sua formação dá mais credibilidade para os usuários. No Instituto Brasileiro de Coaching, há uma série de cursos preparatórios para coaching de qualidade.

Com um domínio próprio, é mais fácil ser encontrado num ambiente cheio de informações. E engana-se quem pensa que construir um site próprio exige conhecimento avançado em programação.

Graças às mais variadas ferramentas da internet, é possível colocar o seu site no ar em pouco tempo. Agora, lembre-se de criar uma página web responsiva para que os usuários móveis tenham uma boa experiência.

2. Adote as boas práticas de SEO

Não basta ter um site, se ninguém acessá-lo. Como a maioria dos usuários utiliza o Google para encontrar sites de seu interesse, você precisa adotar as boas práticas de SEO para colocar o seu site na primeira página do Google.

Entre as principais ações que você deve fazer, destacam-se a criação de URLs amigáveis, o uso de palavras-chave relevantes para seu negócio, praticar o SEO para imagens, deixar o carregamento do seu site rápido e por aí vai.

Aliás, recomenda-se criar um blog embutido no seu site. Ali, você deve escrever textos de qualidade para o seu público-alvo. Que tal detalhar um pouco mais sobre seu método e compartilhar experiências que você tem vivenciado?

Com muitos conteúdos armazenados no seu domínio, fica mais fácil indexar seu site no Google.

3. Invista em mídia paga

Os resultados de um ótimo trabalho em SEO não aparecem do dia para a noite. Demora um pouquinho para que o seu site apareça nos primeiros resultados de busca. Se deseja resultados imediatos, você pode investir em mídia paga. Aqui, estamos falando de Facebook Ads e Google AdWords.

Na plataforma de anúncios do Google, você pode comprar a palavra-chave “coaching de carreira em São Paulo”. Desse modo, o seu anúncio aparece toda vez que um usuário pesquisar por esse termo no mecanismo de busca. Ao clicar nele, o usuário é redirecionado para a sua página de contatos. Você está muito próximo de fechar um negócio, né?

Para otimizar suas campanhas de Google AdWords, recomendamos que você faça um curso ou contrate uma agência especializada e devidamente certificada, como a Clinks. Dessa forma, você consegue impactar mais pessoas, gastando menos.

Por sua vez, no Facebook Ads é possível direcionar seus posts para os usuários que tenham o perfil predefinido por você. Por exemplo, se deseja impactar gestores de grandes empresas de São Paulo, você pode segmentar seu anúncio para que ele atinja homens e mulheres de São Paulo, entre 35 e 55 anos, e com alto poder aquisitivo.

4. Mantenha relacionamento próximo com seus clientes usando email marketing

O e-mail marketing não está morto. Para se ter ideia, a empresa de pesquisa de mercado Radicati calcula que mais de 225 bilhões de emails são enviados diariamente no mundo. Desse total, quase metade é recebido por consumidores finais.

Diante desses números, o email marketing é o melhor canal para manter um relacionamento próximo com seus clientes. Além de todo mundo usar, ele permite que a sua conversa seja mais personalizada e direta.

automação de marketing para coach email

Imagine, então, que você vai palestrar em um evento de Recursos Humanos. Com um mês de antecedência, você pode disparar um email para toda a sua base de contatos, convidando-os para assistir à sua apresentação. Para motivá-los, você pode dar um cupom de desconto.

5. Marque presença nas redes sociais

Há muito tempo as redes sociais se tornaram uma ponte entre clientes e empresas. Elas permitem que as pessoas façam elogios e críticas e tirem suas dúvidas de forma direta. Enfim, é um canal que proporciona uma comunicação de duas vias.

E são mais de 100 milhões de brasileiros ativos em uma ou mais redes sociais, como Facebook, Instagram e Twitter. Certamente, a sua buyer persona está presente nessas plataformas. Logo, você também deve marcar presença.

Além de divulgar o seu trabalho, procure criar posts que fazem seus seguidores engajarem. Publicar frases motivacionais, por exemplo, gera muitos compartilhamentos, likes e comentários. De forma orgânica, você consegue impactar ainda mais pessoas.

Vantagens em utilizar automação de marketing para coach

Para dar conta de fazer todas as ações de marketing, você precisa recorrer, cedo ou tarde, a um software. Veja como uma plataforma de automação de marketing para coach pode ajudá-lo:

1. Presença em todos os canais digitais

Os seus potenciais clientes estão por todo lugar. Portanto, é muito importante marcar presença em diversos canais online.

Além de disparar campanhas de email e criar landing pages para captura de leads, uma boa ferramenta de automação de marketing realiza o agendamento de posts nas redes sociais. Enfim, você consegue gerenciar as suas ações em todos esses canais em um só lugar e, de quebra, reforça o seu nome em diversos canais estratégicos.

2. Campanhas de marketing personalizadas

Uma plataforma de automação de marketing permite construir um relacionamento personalizado, a começar pelo envio de campanhas de email marketing. Você consegue enviar a mesma mensagem para toda a sua base de contatos de uma só vez, incluindo o nome de cada usuário.

Para que sua estratégia dê bons resultados, recomenda-se enviar determinados conteúdos para grupos específicos. Por exemplo, você não vai encaminhar dicas de liderança para os seus clientes que ainda são estagiários, né? Portanto, não esqueça de fazer o trabalho de segmentação de leads.

3. Análise do desempenho de suas ações

Já pensou realizar as mesmas ações, só depois de muito tempo, você percebe que elas não estão trazendo nenhum resultado prático? Além de frustrante, é desperdício de tempo e dinheiro!

Quando utiliza uma ferramenta de automação de marketing para coach, esse problema não existe. Isso porque você tem acesso imediato ao desempenho de todas as suas ações.

Criou uma landing page? Você consegue visualizar o número de acessos que ela recebeu e de usuários que se cadastraram. Você também visualiza todas as métricas de email marketing, como taxa de abertura e de clique.

automação de marketing para coach dados

Enfim, como as plataformas de automação de marketing geram números de todas as suas ações, você só tem o trabalho de analisá-los e identificar eventuais melhorias.

4. Acesso de qualquer lugar

Sabemos que os profissionais de coaching estão em constante movimento. Eles precisam ir até as empresas para realizar um atendimento presencial, dar palestras e fazer cursos. Mas isso não é desculpas para não colocar a sua estratégia de marketing em ação.

De modo geral, as plataformas de automação de marketing para coach estão na nuvem. Na prática, isso significa que é possível acessá-la de qualquer aparelho conectado à internet.

Conheça o ville Target, sua ferramenta de automação de marketing para coach

O ville Target nasceu, no segundo semestre de 2017, com o propósito de democratizar o acesso às ferramentas mais atuais de marketing. Na prática, isso significa que a plataforma atende qualquer segmento de mercado que esteja precisando realizar um marketing digital automatizado e profissional. Isso inclui, é claro, quem trabalha no mercado de coaching.

Você não precisa ser nenhum especialista em marketing para mexer na ferramenta. No entanto, entendemos que conhecer as boas práticas no envio de email marketing, os critérios de SEO e saber produzir conteúdos de qualidade ajudam bastante a conquistar bons resultados.

E estudar nunca é demais, né? Aliás, você pode aprender marketing digital sem gastar muito dinheiro. Inclusive, atualizamos nosso blog diariamente para que você fique por dentro das principais tendências do mercado.

Isso sem falar que disponibilizamos aos nossos clientes diversos materiais de apoio, como vídeos tutoriais, para que você possa aproveitar ao máximo todas as funcionalidades da ferramenta.

Falando nisso, confira todos os recursos do ville Target abaixo:

1. Criação de landing page grátis

Aqui, vale destacar que a criação de landing pages é muito estratégica dentro de uma campanha de marketing, principalmente para captar leads. É nela que você converte um visitante ocasional em um potencial cliente.

No ville Target, você consegue criar uma landing page de forma rápida e intuitiva. Graças ao recurso de arrastar-e-soltar, você seleciona imagens, vídeos, textos e botões de Call to Action para compor a sua página.

Por meio de uma landing page, você pode promover seu programa de desenvolvimento profissional para pequenas empresas. O ideal é que você faça uma descrição dos seus métodos e quais serão os resultados finais de quem o contratar. Para induzir os usuários a se inscreverem, destaque depoimentos positivos de antigos clientes.

Na hora de inserir um formulário no site para capturar leads, procure solicitar informações chave. Além de nome, email e telefone de contato, pergunte quantos funcionários tem na empresa do interessado. Assim, você consegue fazer um orçamento de acordo com o tamanho da organização.

2. Envio de emails sequenciais

A partir do momento que você capta leads e aumenta a sua base de contatos, é muito importante dar sequência ao relacionamento com esse potencial cliente. Afinal de contas, o processo de venda do consumidor mudou muito. Hoje, ele se informa muito mais antes de fazer uma compra.

O primeiro passo está em fazer uma segmentação da sua base de contatos. Dessa forma, você consegue enviar a mensagem certa para as pessoas certas. E no ville Target, é possível dividir seus contatos em diversas listas, a partir de diversos critérios, como as fases do funil de vendas e marketing em que cada pessoa se encontra.

automação de marketing para coach email marketing ville target

Então, a lista de pessoas que ainda não marcaram uma sessão de coaching pode receber, num primeiro momento, campanhas que reforcem os benefícios de seus métodos. Conforme vão interagindo com seus emails, elas devem receber emails mais “vendedores”, com depoimentos positivos de quem já participou de suas sessões e até fazer ofertas.

Ao criar um fluxo de emails sequenciais, você educa e treina seus leads para uma conversão. Aí, quando for enviar uma oferta, você tem uma resposta mais positiva de seus contatos.

3. Lead Tracking e Lead Scoring

Mais um dos recursos de automação de marketing para coach, Lead Tracking e Lead Scoring ajudam a entender melhor o comportamento de cada cliente no processo de compra. Dessa forma, você realiza campanhas muito mais assertivas. Vejamos.

O Lead Scoring cria um sistema de pontuação dentro do seu site. À medida que o seu lead realiza diversas ações, ele vai somando pontos. Ele baixou um ebook? Ganha 50 pontos. Se visitar sua página de planos, ganha mais 50 pontos. Aí, quando um usuário alcançar uma pontuação mínima, significa que ele já está maduro para a compra. É hora de fazer uma abordagem mais comercial.

Por sua vez, o Lead Tracking permite que você acompanhe o seu lead em toda jornada de compra. Essa ferramenta mostra todas as páginas acessadas por ele dentro do seu site. Então, se um usuário visita com frequência a página do seu curso de liderança, por exemplo, dá a entender que ele tem interesse. Por que não enviar um cupom de desconto para ele efetivar a compra? Talvez, ele precise só de um empurrãozinho.

4. Agendamento de posts nas redes sociais

O ville Target permite que você realize o agendamento de posts nas redes sociais. Na prática, isso significa que você consegue gerenciar todos os seus perfis em um só lugar e, de quebra, mantém suas contas no Facebook, Instagram e Twitter atualizadas sem perder muito tempo no dia a dia.

Esse detalhe é muito importante. Caso você fique muito tempo sem fazer uma postagem sequer, a tendência é que você perca seguidores nas redes sociais. E você não quer que isso aconteça, né?

5. Como fazer Automação de Marketing no ville Target

Agora não tem desculpa!!! No ville Target você tem suporte e conteúdo para fazer toda a configuração de sua conta. Desde os primeiros passos básicos, como criar identidade de email, cadastrar landing page, enviar campanhas de email, entre outros. E até configurações avançadas: regras de scoring, integração com outros Softwares, e muito mais.

Quer mais? Pois você pode começar a sua automação de marketing para coach agora mesmo, sem pagar nada! Fique tranquilo porque não cobramos taxa de instalação. Ao se cadastrar no ville Target, você começa a usar a ferramenta na hora, sem surpresas nem pegadinhas.

No plano gratuito, você tem acesso a todas essas funcionalidades – com limitações, é claro. Por exemplo, você consegue criar até 2 landing pages grátis, disparar 3 mil emails por mês, gerenciar um perfil nas redes sociais e cadastrar até 300 leads.

À medida que as suas ações começarem a trazer bons resultados (torcemos por isso!), a tendência é que você intensifique suas atividades, e o plano gratuito não seja mais o suficiente. Sem problemas.

Você consegue fazer a migração para um plano mais avançado facilmente e sem perder todo seu trabalho. E existem diversos níveis de planos para que você encontre o mais adequado para o seu orçamento.

Agora, caso deseje cancelar por qualquer motivo, o processo também é simples. Nós não queremos mantê-lo preso: você cancela o serviço sem pagar multas e sem dores de cabeça.

Gostou? Então, cadastre-se agora mesmo no ville Target e comece a automação de marketing para coach o quanto antes.

Sucesso!

workshop automação de marketing

Posts relacionados