(11) 3090-7535 / (27) 3262-0877 comercial@villetarget.com

Traduzindo a palavra benchmarking, chegamos ao termo “aprendendo com a concorrência”. E não há nada de errado nisso. E realizar benchmarking no marketing digital se faz ainda mais necessário, uma vez que se trata de um mercado extremamente dinâmico, com inovações e novas práticas a cada dia.

Analisar a concorrência permite que você compare suas ações, produtos, resultados e processos com quem trabalha no mesmo ramo que você. Mais que isso: é possível identificar gaps dos concorrentes e oferecer uma nova solução. Determina-se mais diferencial à sua empresa.

E vamos combinar: o mercado já está cheio de criações e fica impossível fazer algo inteiramente novo. A solução é transformar o que já existe em algo melhor. E a melhor maneira de identificar os pontos fortes e fracos da concorrência e, assim, planejar ações para melhorar suas vendas é realizar o benchmarking no marketing digital:

Foco no objetivo

Não adianta acompanhar todas as empresas que fazem o mesmo que você. Antes de mais nada, você precisa definir os pontos que serão analisados. Estude sua própria empresa e elenque os pontos que precisam ser melhorados. Aí sim, procure empresas que possam ser referência e acompanhe as técnicas usadas por eles.

benchmarking no marketing digital foco no objetivo

O ideal é escolher até três empresas para monitorar. É interessante pegar alguma de outro segmento também para ter ideias que estão fora da sua área, mas que podem dar muito certo. Por exemplo, por que uma loja virtual de roupas não analisar as ações de marketing adotadas pela Netflix?

Utilize ferramentas de análise da concorrência

Existem ferramentas que podem ajudá-lo a monitorar a concorrência. O SimilarWeb, por exemplo, fornece uma série de indicadores de marketing digital dos sites de concorrentes. É possível gerar uma análise superficial de forma gratuita no site deles, mas se precisa de dados mais completos e profundos, fazer um pequeno investimento.

Com essa ferramenta, você pode fazer um ter informações de tráfego, taxa de abandono, duração de visita, entre outras coisas sobre a concorrência. As redes sociais, como Facebook, Twitter, YouTube e Linkedin, também fornecem alguns dados para analisar a concorrência.

Tenha um plano de ações

Elabore uma tabela para comparar ações da empresa analisada e os critérios que você elencou como importantes para o seu negócio melhorar. Eles podem ser o engajamento da marca nas redes sociais, qualidade do conteúdo, modelo de landing pages ou outras técnicas de marketing digital.

benchmarking no marketing digital plano de ação

Use os dados coletados

Compare e analise todas as informações que conseguir. Esse é o objetivo do benchmarking no marketing digital. Entenda todas as relações que você pode criar, cheque todos os resultados e verifique o que pode usar para melhorar o seu negócio. A chave da técnica é descobrir os pontos fortes e fracos da concorrência e também as falhas da sua empresa.

Dessa forma, será possível fazer um planejamento de marketing digital mais dentro da sua realidade. Dê uma boa olhada no seu orçamento e estratégias e se adapte para conquistar melhores resultados.

Não cometa erros básicos

Um erro comum é a empresa encarar o benchmarking no marketing digital como algo pontual, que precisa ser feito apenas uma vez. Grande erro! Isso deve se tornar um processo contínuo de observação e análise. Lembre-se: como adiantamos no começo deste texto, trata-se de um mercado muito dinâmico.

Além do benchmarking no marketing digital

Após esse processo, você percebeu, por exemplo, que para estreitar o relacionamento com seus clientes é preciso manter suas redes sociais sempre atualizadas. Mais: conheceu as boas práticas no envio de email marketing que seus concorrentes adotam e que rendem altas taxas de conversão.

Isso sem mencionar que todas as landing pages são responsivas para impactar os usuários móveis – que já são maioria. Por fim, identificou gaps da concorrência e entendeu onde você precisa melhorar? Ótimo! Está na hora de dar um passo adiante.

além do benchmarking no marketing digital

É preciso agir na mesma direção. Num primeiro momento, pode parecer um trabalhão, mas tudo fica mais fácil quando você recorre a uma plataforma de automação de marketing que permite colocar todas essas ações em prática.

Aqui, estamos falando do ville Target. Entre tantas funcionalidades, podemos destacar:

  • a criação rápida e intuitiva de landing pages responsivas;
  • o agendamento de posts nas redes sociais;
  • a segmentação de sua base de leads captados;
  • a possibilidade de importar templates de email,
  • o disparo automatizado de campanhas de email marketing para toda a sua base de contatos;
  • o fornecimento de métricas de todas as suas ações e muito mais.

Quando aplicar todas essas estratégias, você deve entrar no radar de análise seus concorrentes também. Mesmo assim, nunca deixe de fazer o benchmarking.

Boa sorte!

automacao de marketing

Posts relacionados