(11) 3090-7535 / (27) 3262-0877 comercial@villetarget.com

Trabalhar com o marketing digital praticamente exige a utilização de uma ferramenta de automação. Isso porque a maneira que o marketing digital funciona é totalmente diferente da maneira que o marketing convencional é feito. Mas ter que utilizar uma ferramenta de automação não é algo ruim, muito pelo contrário. Por esse motivo hoje vamos ver os benefícios da automatização de marketing digital.

1. Direciona conteúdos relevantes ao lead

A automatização de marketing digital permite que você direcione um conteúdo altamente personalizado para seu lead. Ao invés de enviar emails com o mesmo produto para todas as pessoas da sua lista de leads. Ou, ao invés de sugerir o download do mesmo ebook. Com a automatização você consegue sugerir algo baseado no histórico do seu cliente.

Quem opta pelo envio manual de emails não consegue realizar a mesma estratégia. Isso porquê é impossível de se realizar esse tipo de tática sem um software adequado. Nesse contexto em específico, a função do software será captar informações sobre o que interessa o lead.

Em seguida, o software irá indicar ao lead apenas conteúdos que são relevantes para o mesmo. Essas sugestões podem acontecer de diversas formas, através de landing pages, janelas pop-up e, principalmente, emails. Mas o importante é que a sugestão será completamente relevante e do interesse do seu lead.

benefícios da automatização de marketing email

Esse é um dos principais benefícios da automatização de marketing. Isto porque, você garante que seu lead está sendo bem nutrido. O que é possível através da segmentação dos leads ilustrada acima.

2. É melhor no longo prazo

Entre os benefícios da automatização de marketing, podemos dizer que ela é melhor no longo prazo. Isso é claro, quando comparamos com o marketing convencional. Se você coloca apenas um funcionário para gerar campanhas de email, supervisionar ou criar ebooks e artigos. Em poucos meses você pode estar enviando centenas ou milhares de emails todos os dias para seus leads.

Esses emails estarão sendo enviados de maneira totalmente automatizada. Sem requerer a interferência de ninguém na sua equipe. Claro, uma supervisão das campanhas, para saber quais estão sendo mais eficientes é o ideal. Mas o envio em si, e a captação de leads e das estatísticas ocorre de maneira automática.

A estratégia é tão eficiente que em alguns meses o software pode estar conseguindo alcançar o que uma equipe de 50 profissionais de marketing e de vendas conseguia, sem o uso da mesma. Claro, isso dependerá da qualidade das campanhas e da estratégia utilizada. Mas, pode-se dizer que os custos com a equipe de venda e de marketing será reduzido.

benefícios da automatização de marketing ampulheta

Mas, isso não quer dizer que a automação de marketing é ruim no curto prazo. Na verdade é necessário alguns dias para iniciar a operação. E, a partir deste momento a plataforma irá iniciar seu funcionamento. Garantindo resultados cada vez melhores graças ao aumento no número de leads captados e nutridos.

Logo, se após a instalação de um sistema de automação de marketing, você gostou dos resultados no primeiro semestre. Pode ter certeza que os resultados do segundo semestre serão ainda melhores.

3. Aumenta a eficiência da sua equipe de vendas

Manter a equipe de marketing e de vendas funcionando em perfeita harmonia é essencial. Não é incomum que uma equipe culpe a outra por resultados abaixo do esperado. Mas, um software de automação de marketing tenta resolver este problema de uma maneira bem lógica.

O software utiliza um conjunto de tags, pontuações e rastreamento das ações do lead. E só classifica um lead como “pronto para ser abordado pela equipe de vendas” quando ele atinge determinada pontuação. Essa pontuação é definida manualmente pelo setor de marketing. Mas, naturalmente ela deve ser ajustada de acordo com a taxa de conversão vista no setor de vendas.

benefícios da automatização de marketing equipe

Assim, se a maioria esmagadora dos leads abordados realizam a compra, ou recusam por já terem adquirido em algum concorrente. Pode-se concluir que a pontuação está muito alta. Mas se a maioria dos leads abordados não compram o produto porque mostram sinais de não saberem se realmente necessitam do mesmo. Então a pontuação está baixa demais.

Logo, embora o setor de marketing defina um valor para a pontuação. Ele deverá avaliar o feedback do setor de vendas para realizar o ajuste fino. Uma vez que a pontuação ideal é definida, você verá que sua equipe de vendas irá funcionar com uma eficiência muito maior do que o normal.

Tudo isto porque pessoas sem interesse no produto raramente serão contatados. Além disso o vendedor que contatar o cliente também terá acesso ao histórico do mesmo. Assim, ele poderá adaptar sua estratégia de vendas baseado nas informações que ele tem sobre o cliente.

4. Permite uma gestão de recursos mais eficiente

Como dissemos, para realizar a automação de marketing você necessitará de um software adequado. Todos os softwares de qualidade do mercado permitirão que você acesse as estatísticas e os dados das suas campanhas. Assim você consegue saber a porcentagem dos emails que estão sendo abertos. Quais “iscas digitais” geram mais leads, quais artigos possuem mais acesso, e por aí vai.

benefícios da automatização de marketing estatística

Com esses números em mente, você consegue melhorar sua estratégia de marketing cada dia mais. Normalmente o mais fácil nestes casos é: ver quais campanhas deram excepcionalmente certo. Analisar os principais motivos pelos quais a campanha foi tão eficiente. Repetir isso nas próximas campanhas.

Adicionalmente você deve fazer o mesmo com campanhas que foram um pequeno desastre. Avaliar qual foi o erro e evitar que o mesmo seja repetido. Isso não é só possível como fácil de ser obtido através da utilização de um software de automação.

Esses são os principais benefícios da automatização de marketing. Como você pode ter visto, é essencial que você conte com um bom software de automação de marketing para que você consiga desfrutar dessas vantagens.

Se você ainda não utiliza um software, recomendamos o ville Target. Nele você consegue segmentar sua base de leads para tornar a nutrição mais eficiente. Pode trabalhar com o lead scoring e o lead tracking para rastrear as ações dos leads e pontuá-las. Além disso você também consegue visualizar as estatísticas e métricas relevantes. Veja nossos planos aqui e escolha, hoje mesmo, o mais adequado para você.

automacao de marketing

Posts relacionados