(11) 3090-7535 / (27) 3262-0877 comercial@villetarget.com

Engana-se (muito) quem afirma que enviar emails para sua base de contatos não dá bons resultados. Em primeiro lugar, é importante deixar claro quais são os benefícios do email marketing. Quem souber usar essa estratégia consegue atingir bons resultados gastando pouco.

Enfim, a caixa de emails do seu cliente é um território a ser conquistado. Diariamente, ele recebe dezenas de mensagens. Para se ter uma ideia, de acordo com pesquisa da Cultura Colaborativa/SocialBase, 52% dos brasileiros passam, pelo menos uma hora do dia, lendo emails. Como são tantas empresas disputando a atenção de seu público-alvo, você precisa criar campanhas criativas para se destacar.

Além disso, o email marketing é um canal de comunicação mais direto que as redes sociais ou mesmo textos de apresentação no seu site institucional. Isso porque você envia uma mensagem personalizada diretamente para a caixa de seu email de seu cliente, onde ele está mais propenso a ler o que você tem a dizer e a oferecer.

Benefícios do email marketing

Mais uma prova de que o email marketing não morreu é que, segundo a consultoria empresarial McKinsey, o email marketing converte três vezes mais do que as redes sociais. Tanto é assim que 44% dos norte-americanos já fizeram ao menos uma compra depois de receber um email promocional.

Quer mais benefícios do email marketing? Além da eficiência, o email marketing tem outra vantagem: o baixo custo. Com um investimento que cabe no seu bolso, você dispara mensagens para toda a sua base de contatos em pouco tempo. Na verdade, com a ferramenta ville Target, é possível enviar até 3 mil emails personalizados sem pagar nada!

Vale lembrar, também, que o email marketing não serve apenas para alavancar suas vendas. Ele é fundamental, também, para estreitar o relacionamento com seus clientes. Portanto, além de mandar apenas campanhas promocionais, agradeça o cliente quando ele realizar alguma ação em seu site, informe como anda o procedimento de compra e envie conteúdos que sejam relevantes.

Por fim, é possível medir o desempenho de suas campanhas de email marketing. Aqui, procure observar a evolução da taxa de abertura, de clique e, principalmente, a taxa de conversão. Num primeiro momento, elas não serão brilhantes, mas vale o esforço para evoluir a cada campanha.

Captação de leads

É importante ressaltar que os benefícios do email marketing não aparecem da noite para o dia. É preciso dar um passo por vez. O primeiro deles está na captação de leads. Em outras palavras, trata-se de uma ação que você faz para pegar os contatos (aqui, um email de preferência) das pessoas que demonstraram algum interesse no seu produto ou serviço.

Dessa forma, você dispara suas campanhas de email marketing para um público que tem certa afinidade com a sua empresa. Até mesmo porque não é legal enviar conteúdos para pessoas que nunca ouviram falar sobre a sua empresa. Além de não converter, isso cria uma imagem ruim da sua empresa, como se ela fosse invasiva.

Segmentação do público

Após o trabalho de captar leads, é preciso segmentar sua base de contatos. Aqui, você pode fazer esse trabalho utilizando os mais variados critérios: por sexo e idade, por região, por interesse e até por frequência de compra.

Imagine, então, que você vai lançar um tênis feminino de corrida. O email de divulgação do produto deverá ser encaminhado apenas para mulheres que têm interesse em corridas ou caminhadas. Afinal, por que um homem se interessaria em receber uma peça promocional de um tênis para mulheres?

Enfim, ao segmentar suas campanhas de email marketing, você diminui a chance de clientes não se interessarem pelo conteúdo, o que eleva a taxa de abertura e, por que não, a de conversão.

Planejamento das campanhas

Planejamento é o que não pode faltar dentro de uma estratégia de email marketing. Em primeiro lugar, procure definir a frequência que as mensagens serão enviadas e o formato que elas terão.

Tente mesclar emails “vendedores” com emails com conteúdos para educar seu público-alvo. Ah, claro, tente respeitar seu planejamento ao máximo seu planejamento. Isso porque enviar um email aqui outro ali depois de muito tempo não te levará a lugar algum mesmo.

Ville Target: uma ferramenta tudo em um

O email marketing é apenas uma parte de toda a estratégia de marketing digital da sua empresa. Você ainda precisa criar conteúdos otimizado para SEO, alimentar sua conta nas redes sociais, captar leads e por aí vai.

Como você já vai utilizar o ville Target para disparar suas peças de email marketing, por que não usufruir de outros recursos da plataforma grátis de automação de marketing? Nela, você ainda consegue criar landing pages, segmentar sua base de emails, agendar os disparos de emails, entre outras funções.

Agora que você conhece os benefícios do email marketing, que tal arregaçar as mangas e criar campanhas para envolver seus clientes?

GIF animado email marketing

Posts relacionados