Quando as empresas investem em SEO, elas precisam ter em mente que esse trabalho pode demorar um pouco para dar bons frutos. Ou seja: de aparecer na primeira página do Google. Diante dessa situação, algumas empresas buscam acelerar o processo aplicando práticas abusivas, as chamadas técnicas de black hat SEO. Um grave erro.
A grosso modo, existem duas vertentes para posicionar seu site nos primeiros resultados de busca. Enquanto o white hat SEO é uma estratégia que respeita as “regras do jogo”, o black hat SEO busca brechas nos algoritmos dos buscadores para melhorar o posicionamento do site nos resultados.
A título de curiosidade, o termo black hat (chapéu preto), muito utilizado no meio da informática, refere-se a práticas que visam alcançar um objetivo sem autorização de órgãos, empresas ou usuários finais. Inclusive, criminosos digitais recebem o nome de hackers black hat.
Por que conhecer as técnicas de black hat SEO
Por mais que seja uma tática que pode ser considerada ilícita, é importante conhecê-la para nunca usá-la, claro.
Quando o Google percebe que você recorre a técnicas de black hat SEO, ele penaliza o seu site com a perda de posição. Em casos mais extremos, é possível que o mecanismo de busca desindexe o seu site.
Mesmo que você terceirize esse trabalho para uma agência, é importante conhecer as técnicas de black hat SEO. Assim, você pode “fiscalizar” o trabalho da agência.
Diretriz do Google: o que não fazer
Algumas táticas usadas em sites black hat SEO constam nas diretrizes do Google como inaceitáveis. São elas:
- a utilização de texto ou links ocultos;
- o uso de cloaking (camuflagem do conteúdo real da página);
- a criação de múltiplas páginas de entrada, apenas para enganar os mecanismos de busca;
- a utilização indevida de conteúdo não original;
- o uso excessivo de palavras-chave;
- o carregamento de páginas ou palavras-chave irrelevantes.
Termos das técnicas de black hat SEO
Unreleated Keyword
Trata-se da aplicação de palavras-chave que têm maior volume de buscas e nem mesmo estão relacionadas com o assunto abordado no seu conteúdo.
Num primeiro momento, as páginas de buscas podem entender que a sua página web tem relevância. No entanto, quando os usuários acessam o seu site, percebem que o conteúdo não tem relação com as expressões procuradas.
Ao frustrar as expectativas dos usuários, os buscadores começam a notar o uso da prática de black hat SEO. Isso implica, claro, em uma penalização do seu site.
Cloaking
Essa técnica apresenta conteúdos diferentes para cada perfil de visitante que acessa o seu site. Por meio do IP, dá para classificar se o usuário em questão é uma ferramenta de buscas ou um usuário comum.
Caso seja um mecanismo de busca, o site apresenta conteúdos otimizados ao máximo, de modo que consiga se posicionar nos primeiros resultados. Por sua vez, quando usuários finais visitam a página web, pode ser exibido um conteúdos maliciosos.
Keyword Stuffing
Basicamente, o keyword stuffing usa de forma excessiva as palavras-chave dentro do site. Sabendo que a repetição de termos prejudica a qualidade do conteúdo para o usuário final, emprega-se textos ocultos.
Pode ocultar as palavras-chave em questão de diversas formas: utilizar fonte branca em fundo branco, configurar o tamanho da letra para zero, inserir textos atrás de imagens e por aí vai.
Ferramentas para identificar sites com black hat SEO
Caso você tenha terceirizado o trabalho de SEO para uma agência, é importante fiscalizar as práticas que ela tem adotado. Aqui, existem algumas ferramentas para identificar sites com black hat SEO:
- Search Engine Spam Detector: essa plataforma identifica textos invisíveis ou que fogem dos padrões naturais de linguagem, o uso excessivo de palavras-chave, além de páginas maliciosas. Para tanto, basta inserir o endereço do site que pretende analisar e aguardar alguns segundos para ter o relatório completo.
- Copyscape: por sua vez, essa ferramenta verifica a existência de páginas com conteúdo duplicado ao seu na web. Assim, é possível identificar se houve plágio na produção do seu conteúdo ou se algum site copiou indevidamente o seu texto.
Utilize as boas práticas de SEO
Por mais que as técnicas de black hat SEO possam posicionar seu site na primeira página do Google rapidamente, trata-se de uma estratégia que não se sustenta a longo prazo. Pior: pode eliminar o seu site para sempre nos resultados do mecanismo de busca. Definitivamente, não compensa!
Em outras palavras, procure investir apenas nas boas práticas de SEO. Entre elas, podemos destacar a produção de conteúdos originais e relevantes ao seu público-alvo, frequência de postagem, escolha de palavras-chave long-tail para trazer tráfego qualificado, aplicar tags nas imagens e por aí vai. Em suma, aplique a estratégia de Inbound Marketing.
Além de outras questões técnicas, como o protocolo de segurança que protege os dados dos usuários e a criação de uma página web responsiva que carregue rapidamente.
À medida que os usuários passam a consumir – e compartilhar – o seu conteúdo, você começa a ter mais autoridade. Quanto mais pessoas compartilharem, melhor. Isso pesa bastante para o ranqueamento nos mecanismos de busca.
Nesse sentido, vale a pena divulgar seus conteúdos para pessoas que já demonstraram interesse nos produtos ou serviços da sua empresa. Que tal enviar uma newsletter semanal com as novidades do seu blog para a sua base de contatos? Não deixe, também, de divulgá-las nas redes sociais.
Para tanto, você precisa contar com a ajuda de uma ferramenta de automação de marketing. O ville Target permite o envio automático de emails para toda a sua base de contatos e, de quebra, realiza o agendamento de posts nas redes sociais.
Essas, sim, são ações permitidas pelo Google que podem acelerar a indexação do seu site nos resultados de busca.
Boa sorte!