27 3262-0877 / 27 3261-7595 comercial@villetarget.com

Entre as várias estratégias de marketing digital, o email marketing, sem dúvida, tem o seu destaque. Especialmente, no que diz respeito ao seu retorno sobre o investimento. Agora, para funcionar, é preciso adotar boas práticas no envio de email.

Hoje em dia, grande parte das pessoas tem acesso aos seus emails pelo celular. Não é por acaso, que o email já uma opção de contato tão solicitada quanto o número de celular ou de telefone fixo. Sua importância é essencial para atendimentos presenciais e para baixar aplicativos nas lojas virtuais.

Então, por que não utilizar esse canal de comunicação para converter possíveis clientes e realizar negócios? Contudo, é importante que você ultrapasse algumas barreiras para alcançar esse objetivo. Tais como fugir do spam, chegar à caixa de entrada e ser aberto pelo destinatário.

A missão é difícil, mas não impossível. Para ajudá-lo nesse sentido, reunimos boas práticas no envio de email marketing que você deve adotar. Acompanhe!

Construa peças em HTML

Criar uma versão simples da sua peça de email em HTML ajuda a garantir que sua mensagem não termine na caixa de spam dos seus contatos.

boas práticas no envio de email

Quem utiliza a ferramenta ville Target para disparar as campanhas de email marketing pode importar os próprios templates HTML.

Por fim, vale reforçar que inserir palavras, como “grátis”, “ótima oportunidade” e “compre agora” no corpo do texto, também está sujeito a ser encaminhado à temível caixa de spam. É bom não arriscar!

Lembre-se de inserir logo e endereço

Você pode achar óbvio, mas são essas ideias que podem ser facilmente subestimadas. Sua marca precisa ser parte do seu email marketing. Afinal, é ela que garante seu espaço na memória dos clientes, evitando, inclusive, que a mensagem seja apagada.

A presença de sua assinatura, de seu endereço e contato no email marketing têm a mesma finalidade. Elas transmitem credibilidade para sua base de contatos. Por isso, lembre-se da assinatura no rodapé e do logo de sua empresa.

Fique atento à frequência dos envios

Para o sucesso do email marketing é muito importante ficar atento às taxas de abertura. Dessa forma, você pode verificar qual o melhor horário para envio e outras boas práticas no envio de email que melhor funcionam para sua audiência.

boas práticas no envio de email

Da mesma forma, é preciso ficar atento à periodicidade. Caso contrário, seu contato pode cansar de receber seus emails toda hora. E se você fizer envios esporádicos, com grande intervalos de tempo, pode acabar sendo esquecido. Portanto, nem oito nem oitenta. Encontrar um equilíbrio na frequência traz resultados positivos.

Para variar e incentivar boas reações, alterne entre email de boas vindas, de incentivo a compras, comunicação pós-venda, aniversário, abandono de carrinho e inatividade.

Verifique a autorização de envio

Chegamos a mais um ponto importante. Você precisa ter certeza de que seu contato quer mesmo receber seus emails. Então, crie formulários de opt-in, para certificar que o assinante tem realmente interesse no recebimento de suas campanhas de emails marketing.

boas práticas no envio de email

Por outro lado, aproveite para descobrir isso já nas primeiras 24 horas, mandando um email para os novos assinantes, recém cadastrados. Essa é a hora que o nome de sua empresa ainda está fresco na memória deles.

Aqui, você pode (deve) recorrer à automação de marketing. Por exemplo, com o ville Target, você já deixa programado o disparo automático do email de boas vindas para os novos assinantes, por exemplo.

Além disso, procure usar suas redes sociais para divulgar o conteúdo de seus emails marketing e saber quem está disposto a receber suas newsletters, junto a outros benefícios exclusivos. Mas como é sempre bom cogitar todas as possibilidades, deixe sempre um link para o opt-out (descadastramento) no email.

Leia normas da Abemd sobre email marketing

Por último, mas não menos importante, vale a pena conferir as normas da ABDEM (Associação Brasileira de Marketing de Dados) para as boas práticas no envio de email marketing.

É grande o número de práticas relevantes para o uso do email marketing e você precisa conhecê-las. Entre outras coisa, é uma questão de prezar pela ética em seu trabalho e pelo bom uso de seus recursos.

Não são dicas difíceis de serem aplicadas. Elas exigem apenas algum esforço e criatividade. Faça uso dessas qualidades também, crie boas campanhas de email marketing e veja os resultados aparecerem.

E, lembre-se, a ferramenta ville Target torna essa tarefa mais produtiva. Cadastre-se gratuitamente!

GIF animado email marketing

Posts relacionados