(11) 3090-7535 / (27) 3262-0877 comercial@villetarget.com

Antes de começar a ler este artigo analise o seguinte: você sabe o que são botões call to action? Se sim, quantos botões call to action existem nos seus emails, páginas de captura e no seu website? Você sabia que uma maneira extremamente efetiva de aumentar a taxa de cliques (CTR) de emails consiste na simples adição de um botão CTA? Se ficou meio perdido e bastante interessado com essas perguntas, continue lendo este artigo!

O que são botões call to action?

Botões call to action também são conhecidos como CTA e representam uma ação que você deseja que um usuário execute. Por esse motivo, em geral, botões call to action são escritos de maneira persuasiva.

call to action conteúdo

É comum ver esse tipo de botão ao fim de artigos, vídeos, emails, entre outros. Mas também é possível criar uma janela pop-up que indique uma ação quando seu cliente acessa a página pela primeira vez.

Um uso muito comum de botões call to action são nas páginas de captura de leads. Em geral você oferece um benefício e incentiva seu cliente a disponibilizar seu email em troca de tal benefício. Ao fim do formulário de captura você coloca, então, uma botão CTA que convida o cliente a aceitar a oferta.

De uma maneira geral não existem muitas regras de onde você pode colocar um botão CTA. Existem locais que você deve, mas existem poucos locais que você não deva, colocar um botão CTA. No entanto, existem regras claras de como você deve fazer este tipo de botão, e nós veremos um pouco mais sobre isso ao longo do artigo.

Vantagens da utilização de botões CTA

Você sabia que, de acordo com a WordStream, adicionar um único botão call to action pode aumentar a taxa de cliques em mais de 3x? E tem mais, você consegue aumentar a taxa de vendas em até 16x. De fato, um dos maiores erros quando o assunto é um material de marketing online, o maior erro é não colocar um botão CTA ao longo do mesmo.

call to action foguete

De uma maneira geral um botão call to action bem posicionado e bem feito pode aumentar o engajamento e o tempo gasto no seu site. Se ao fim (ou ao longo) de cada artigo você coloca chamadas para ação você consegue aumentar significativamente o tempo médio que um visitante passa no seu website.

Esses dois fatores juntos significam que a utilização de um CTA reduz o tempo médio para que você converta um lead. Como ele passa mais tempo no seu site, lendo artigos ou entendendo os produtos que você oferece, então ele estará nutrido mais rapidamente. Ao mesmo tempo, ele também irá se transformar em cliente com mais frequência, tendo em vista os dados da taxa de cliques e vendas em email citadas anteriormente.

Ou seja, podemos dizer que se você quer aumentar sua taxa de conversão de leads, adicionar botões de CTA é uma ótima ideia!

Como utilizar botões call to action

O primeiro passo para definir como será seu botão de CTA é descobrir o que você quer obter. Seu desejo é aumentar a taxa de vendas? Aumentar o tempo que determinado usuário passa no site? Garantir a aquisição de novos leads? Decidir isso irá te guiar no processo de colocação deste CTA, ajudará a definir o design do mesmo além de ajudar no texto.

Por exemplo, considere um lead novo, lendo um artigo que explica um aspecto básico do seu produto. Seu objetivo provavelmente será continuar o processo de nutrição deste lead. Logo, seu botão de CTA irá direcioná-lo para um outro artigo, que explica algum outro aspecto.

Agora, suponha que seu objetivo seja aumentar as vendas. Neste caso é normal que você adicione botões call to action em emails direcionados à leads mais quentes. Aqueles que estão mais no fundo do funil de vendas.

Isso, portanto, é um aspecto importante sobre os botões call to action. Em geral o botão é feito pensando no estágio que o lead se encontra no funil de vendas. A ação que você quer que um lead no topo do funil tome é totalmente diferente da ação desejada para um lead mais ao fundo.

Formas de exibição de um botão call to action

Existem diversas formas de exibir um botão CTA, você pode optar por uma forma geométrica padrão. Isso inclui retângulos e círculos. A utilização mais comum para estes botões são em emails e páginas de captura. Em geral se você quer chamar a atenção do seu cliente, então utilizar um retângulo com uma cor interessante e diferente do background é uma ótima opção.

Você também pode utilizar um simples texto âncora, que são aqueles textos com um link. Nestes casos, você não chama muito a atenção do seu lead. Mas, é uma ótima maneira de adicionar diversos botões call to action ao longo de um artigo ou email. Isso é útil pois você direciona seu cliente aos outros artigos que você tem no seu blog. Ancorando links para os mesmos em frases e expressões relevantes.

call to action cor

Por fim, você também pode deixar a imaginação mais livre. Seu botão CTA não precisa ter determinada forma. Ele pode ter uma forma mais indefinida se o contexto no qual ele está inserido permite. Lembre-se, na grande maioria das situações seu objetivo é chamar a atenção do seu cliente para o botão, para que ele realize uma ação. Assim, se seu botão for de uma forma que favoreça essa ação por parte do lead, ótimo!

E as cores?

Decidiu utilizar uma figura geométrica e está em dúvida quanto às cores? A primeira regra é simples: sempre que possível utilize uma cor diferente da cor mais utilizada na página na qual o CTA está inserido. Isso ajudará a chamar a atenção do cliente para a ação desejada. No entanto, tente garantir que as cores utilizadas sejam harmônicas.

Em termos psicológicos as melhores cores são:

Vermelho: dá uma ideia de urgência e paixão. É particularmente útil no caso de ofertas por tempo limitado. E não se preocupe, o fato que a cor vermelha é utilizada frequentemente em placas de “PARE” não quer dizer que seus clientes irão deixar de tomar as ações desejadas. Muito pelo contrário e estudos provam isso.

Verde: A cor verde é associada com a ideia de seguir em frente. E é especialmente útil para negócios que estão associados com a natureza. Por fim, a cor verde passa uma sensação de calma e é mais agradável em termos psicológicos.

Laranja: Esta é uma cor quente e tem efeito similar ao vermelho. De acordo com a psicologia a utilização desta cor desperta um sentimento de felicidade nos leads e clientes. Não se esqueça que o site do maior varejista digital do mundo, a Amazon, é cheio de cores em tons laranja.

call to action venda

Agora se você quer saber quais cores não utilizar, então evite o preto e o branco. Ambos podem se misturar facilmente ao plano de fundo. Outra cor que deve ser evitada é o marrom, que não tem nenhum tipo de ligação às cores quentes, adequadas para este tipo de elemento.

Onde o botão deve estar?

De acordo com um estudo realizado por Neil Patel colocar o botão CTA ao fim da página é o mais indicado. Botões logo no começo podem reduzir a taxa de cliques em até 17%, quando comparados com botões posicionados mais ao fim das páginas.

Mas não se engane, o desempenho do botão não está ligado simplesmente à sua colocação. A ideia de colocar o mesmo ao fim de uma página tem como objetivo explicar a oferta antes de oferecer a mesma ao cliente. E faz sentido, é muito mais fácil persuadir o cliente antes e oferecer algo depois.

Isso também está ligado à ideia de clareza. Um botão call to action bem feito tem uma ação bem definida. O cliente sabe exatamente o que você está oferecendo e tem uma boa ideia de qual é a moeda de troca. Se esses elementos não estão claros então as chances do cliente clicar no botão é muito baixa.

Outro ponto quanto à localização está relacionada à clareza ao redor do botão. Muitos elementos gráficos chamativos podem “camuflar” o botão. Evite, portanto, colocar o botão em locais com vários outros banners. Lembre-se: seu objetivo é que seu cliente saiba exatamente onde ele deve clicar e que isso esteja extremamente óbvio.

Seja realmente persuasivo

A arte de persuadir as pessoas é algo bem complexo. E fazer o mesmo sem ter um contato direto com o cliente pode ser um verdadeiro desafio. Uma das melhores maneiras de convencer então o seu cliente a tomar a decisão que você deseja é através de ótimas frases.

As frases podem ser aquelas bem simples como: “melhore sua qualidade de vida e compre hoje mesmo nosso equipamento”. Ou a frase pode ser algo mais complexo e personalizado. De certa maneira, testes A/B podem ser bem úteis neste aspecto.

Aliás, utilizar testes A/B nas suas campanhas é essencial, isso permitirá que você defina várias coisas como as cores adequadas, posicionamento do botão, cor do botão, entre outros aspectos que podem ser avaliados em botões CTA.

Mas voltando ao aspecto da persuasão, se inspire no momento de criar as frases. Se tiver na dúvida vá pelo básico: seja breve e utilize verbos “fortes”. Evite frases como “clique aqui” deixe claro onde você quer que o cliente clique e prefira frases mais pessoais, que falam diretamente com o cliente.

Onde utilizar botões call to action

Como já falamos não existem muitos fatores limitantes quanto ao local de utilização dos botões CTA. Mas existem locais onde você deve incluir pelo menos um botão de chamada para ação. É essencial que os emails que você envie tenham, pelo menos, um botão de ação. Já comentamos como esta simples adição pode aumentar significativamente a taxa de cliques nos emails.

call to action mail

Outro local que deve ter um botão call to action é na sua página de captura. Ou melhor em todas as suas landing pages. Este botão é o que indicará ao seu cliente que você quer que ele troque o email por um ebook, vídeo ou outro material.

Por fim, é sempre bom ter pelo menos alguns botões CTA ao longo dos seus artigos. Seja na área lateral ou ao fim dos mesmos. Isto garante que os leitores passem mais tempo no site, lendo novos artigos ou fazendo eventuais compras.

Erros comuns em botões call to action

Vários erros são cometidos na hora de criar botões call to action. Fora os possíveis erros já citados ao longo do artigo como utilização de cores inadequadas e não dar um destaque adequado aos botões. Devemos evitar o seguinte:

Língua diferente: Alguns softwares podem colocar o botão e outros elementos textuais em inglês. Sempre que possível traduza estes elementos para o português e utilize o inglês apenas se tiver um objetivo claro com tal utilização.

call to action tradução

Baixa otimização para dispositivos móveis: As pessoas utilizam cada vez mais os smartphones para abrir emails e ler artigos online. Otimize seu botão para dispositivos móveis isso irá garantir que tanto os usuários de smartphones quanto os que leem as mensagens no desktop se sentirão inclinados a realizar a ação.

Criar um email ou uma landing page que tenha um botão call to action perfeito pode ser um verdadeiro desafio. Se você não tem ideia de como você pode criar estes elementos, então dê uma olhada no ville Target. Trata-se de um software completo para ações de inbound marketing.

Criar landing pages é bem fácil, temos inclusive um guia completo para isso. Além disso você pode criar um email com o próprio ville Target. Adicionando os elementos gráficos que você deseja e sem se esquecer do botão call to action. Se você você está interessado dê uma olhada nos nossos planos. Um deles é totalmente gratuito, ideal para micro empresas e aquelas que querem testar o software antes de realizar a aquisição.

Por hoje é só, não se esqueça de utilizar botões call to action em todos os seus materiais e mensagens. Boa sorte e bons negócios!

automacao de marketing

Ebook Redes Sociais

Conheça estratégias e melhore a venda de seus produtos/serviços:

 

Quero baixar este Ebook !