(11) 3090-7535 / (27) 3262-0877 comercial@villetarget.com

Você já conhece o call tracking? Esse software ocupa cada vez mais espaço no mundo das vendas. Afinal, ele é uma forma de identificar quais são as plataformas que atraem mais clientes para a sua empresa. Logo, é uma ferramenta cada vez mais imprescindível para uma boa estratégia de marketing digital.

Ele funciona como uma forma de rastrear os passos de um cliente até que ele entre em contato com a sua ligação. Para entender a importância do call tracking, é preciso ter em mente que o atendimento telefônico ainda não é obsoleto.

Por mais que os chat bots e o atendimento online sejam uma realidade para o e-commerce e a contratação de serviços online, o telefone ainda é uma das opções mais utilizadas pelos consumidores. Os motivos são simples: muitas pessoas ainda preferem o contato pessoal com quem estão conversando e o modelo de pensamento do atendimento ainda não mudou completamente.

Pense em quantas vezes você já ouviu alguém falando que ligou para o suporte de uma empresa para resolver um problema ou tirar uma dúvida. Só isso já comprova que as ligações ainda são importantes para o mundo dos negócios.

Portanto, investir em um software de call tracking pode ser o que você precisava para mudar as suas estratégias de marketing digital. Então, se você quer entender melhor como ele funciona, não deixe de ler o artigo até o final!

O que é o call tracking?

Call tracking

Um sistema de call tracking funciona da seguinte forma: ele cria variações do seu número de telefone principal para que cada plataforma de comunicação possa ser identificada. Dessa forma, cada vez que alguém liga para este número, ele é redirecionado para a sua linha principal e você consegue identificar a origem da ligação.

Vamos exemplificar:

Imagine que você trabalha em uma loja de maquiagens e deseja atrair novas consumidoras para a sua empresa. Para isso, você pretende criar uma estratégia eficiente de marketing digital.

Logo, você identifica as plataformas de comunicação que quer utilizar para cada serviço. Elas são definidas:

  • Facebook;
  • Instagram;
  • Blog;
  • Site institucional e;
  • Canal no YouTube.

O sistema de call tracking criará uma variação do seu telefone principal para cada um desses veículos. Dessa forma, um cliente que assistiu ao seu vídeo no YouTube entrará em contato por um telefone, enquanto aquele que leu um post no blog ligará para uma variação.

Os telefones secundários são automaticamente redirecionados para a sua linha principal. Portanto, os clientes não percebem qualquer alteração no atendimento. A diferença é apenas para você, que será capaz de identificar a origem de cada ligação!

Qual é o impacto do call tracking no meu orçamento?

O marketing digital exige investimentos. Isso significa que você está disposto a investir capital financeiro em estratégias de comunicação e divulgação. Logo, uma porcentagem do seu orçamento será destinada para cada plataforma, como o Facebook Ads, Google Ads, YouTube Ads e etc.

Mesmo o capital humano utilizado para criar planos de comunicação deve ser considerado no orçamento de um planejamento de marketing digital. Ou seja, tudo o que você faz para atrair novos clientes por meio de canais digitais envolve gastos.

O call tracking é uma forma de identificar as principais fontes de divulgação. Isso permite que você invista o seu dinheiro nos canais certos.

Utilizando o mesmo exemplo apresentado anteriormente, imagine que você decidiu investir 50% do orçamento da sua campanha no Facebook. Porém, você percebe que as suas vendas não estão aumentando e o engajamento nessa rede social não é tão forte.

Com o call tracking, você pode descobrir, por exemplo, que a maioria dos seus clientes costuma consumir o seu conteúdo no YouTube. Ou seja, você estava gastando dinheiro em uma rede social enquanto o seu público preferia outro tipo de interação.

Com essa informação em mãos, é mais fácil redistribuir o seu orçamento de acordo com o perfil do seu público alvo.

Essa reestruturação faz com que você organize o seu planejamento financeiro de acordo com os canais que trarão mais lucro para a sua empresa. Assim, o seu ROI (Retorno de Investimento) será muito maior.

O que considerar antes de investir no call tracking?

Por mais atraente que essa tecnologia seja, investir em um software de call tracking sem nenhum tipo de planejamento pode ser um desperdício do seu tempo e dinheiro. Para evitar que isso aconteça, existem alguns critérios que você deve considerar antes de investir em uma plataforma. São eles:

Conhecimento da equipe

A sua equipe deve estar preparada para incluir o call tracking em sua rotina. Afinal, de nada adianta ter uma variedade de informações em mãos se elas não serão utilizadas para melhorar o planejamento.

Logo, você deve capacitar a sua equipe para que eles sejam capazes de entender as métricas fornecidas pelo software, analisar os dados recebidos e aplicá-los para melhorar os resultados da campanha de marketing digital.

Atendimento eficiente

Rastrear os passos do cliente á uma forma eficiente de bolar um plano para aumentar as vendas. Porém, se o atendimento da empresa não for o que o consumidor espera, isso pode acabar sendo um tiro no pé.

Afinal, a premissa do call tracking é de que cada ligação representa um cliente da marca. Porém, se o atendimento não for satisfatório, existe uma grande chance de que ele decida não adquirir os seus produtos ou serviços.

Portanto, a Central de Atendimento da sua empresa deve ser capacitada para oferecer o melhor atendimento possível. Assim, as chances de que esses leads sejam convertidos em consumidores são maiores e os dados obtidos por meio do software de call tracking serão verídicos.

Orçamento disponível

Existem diversos softwares de call tracking no mercado, alguns mais baratos que outros. Conhecer as particularidades de cada plataforma é o primeiro passo para garantir que você está investindo no local certo.

Logo, você precisa se assegurar de que tem orçamento disponível para investir nessa tecnologia.

É importante lembrar que os gastos envolvem também os recursos humanos. Afinal, a análise de dados e rastreamento das ligações é uma atividade que será incorporada ao dia-a-dia dos seus colaboradores.

Ao analisar os fatores citados acima, você consegue identificar se a sua empresa está preparada para receber um sistema de call tracking. Afinal, não basta apenas adquirir a plataforma. É preciso que o software entre no fluxo dos seus processos de marketing digital para que os dados possam ser utilizados da melhor forma.

Quais são os principais benefícios do call tracking?

Agora que você parou para analisar se a sua empresa está pronta para trabalhar com esse sistema e já entendeu melhor a lógica do call tracking, chegou a hora de falarmos sobre os benefícios de investir nessa plataforma.

Confira:

Identificação dos focos de clientes

O call tracking permite que você identifique quais são os canais de comunicação favoritos dos seus clientes. Dessa forma, fica muito mais fácil investir os seus esforços nesses pontos de foco, que são onde estão reunidos os seus consumidores.

Além de economizar o tempo da sua equipe, essa estratégia faz com que fique muito mais fácil garantir que a sua mensagem chegou até a audiência certa.

Reestruturação do orçamento

Como já mencionamos acima, os esforços da sua equipe são direcionados quando você trabalha com um sistema de call tracking. Garantir que o seu dinheiro é investido nos canais certos é uma das maiores vantagens dessa estratégia.

O ROI (Retorno de Investimento) é um dos conceitos mais importantes para administrar uma empresa. Por meio dessa conta, você descobre a relação entre quanto foi gasto nas mídias digitais e qual o lucro recebido em retorno. Assim, você tem uma ideia de quanto precisa gastar para obter o lucro desejado.

É justamente por isso que o call tracking é tão importante para o ROI: ao identificar quais são as suas campanhas bem-sucedidas, é possível concentrar os seus esforços em plataformas segmentadas. Com isso, o orçamento de plataformas que não apresentam bons resultados diminui.

Produção de conteúdo direcionado

Você já parou para pensar que a experiência dos clientes começa muito antes de ele entrar em contato com a sua empresa? Isso significa que você deve pensar nos consumidores desde o momento em que eles entram em uma das suas plataformas de comunicação.

O seu site, blog, canal do YouTube e qualquer outra mídia devem ser otimizados para tirar as principais dúvidas dos clientes. Além disso, é essencial que todas as informações importantes para que ele finalize uma compra estejam disponíveis.

Com o call tracking, você consegue identificar quais são as plataformas mais acessadas e garantir a produção de conteúdo direcionado nessas mídias. Além disso, as dúvidas apresentadas pelo telefone podem ser sistematizadas e, posteriormente, incluídas em alguma parte do site ou rede social.

Atendimento mais rápido e eficiente

O software de call tracking armazena o histórico de ligações dos clientes. Ou seja, se um cliente entrar em contato com você mais de uma vez, será possível acessar o registro das ligações anteriores.

O contato recorrente geralmente significa que o problema não foi solucionado. Logo, as chances de que esse consumidor esteja irritado por precisar entrar em contato mais uma vez é grande.

Com o histórico em mãos, fica muito mais fácil consultar as informações sobre o problema e garantir um atendimento muito mais rápido e contínuo.

Informações catalogadas e sistematizadas

Além do histórico de ligações, o software de call tracking permite que as ligações sejam sistematizadas. Ou seja, caso diversos clientes liguem com uma mesma dúvida, você pode reunir todas essas ligações em um único filtro.

Essa funcionalidade é uma ótima forma não apenas de melhorar o atendimento, mas também de entender as dificuldades e necessidades do cliente. Com isso, você pode elaborar campanhas de comunicação focadas nos problemas e dúvidas mais comuns, criar produtos inovadores e melhorar a forma como você se relaciona com os consumidores.

Criação de uma base de leads

O software de call tracking oferece dados de contato dos visitantes. Além do telefone, você pode pedir o e-mail de cada cliente para incluí-lo na base de dados do sistema.

Isso ajuda você a criar uma base de leads que podem ser convertidos em consumidores. Esses dados de contato podem ser utilizados para outras estratégias de marketing digital, como por exemplo o envio de e-mail marketing e a criação de clubes de fidelidade.

Eu deveria investir no call tracking?

Depois de apresentarmos todos esses benefícios e a facilidade de utilizar um software de call tracking, podemos afirmar:

Sim, você deveria investir no call tracking.

Não existem dúvidas de que a automatização dos processos de compra é uma realidade cada vez maior. Os canais digitais são uma das principais fontes de compras e contratação de serviços, portanto é imprescindível que você concentre esforços em estratégias online para atrair novos clientes e movimentar a sua receita.

Com o call tracking, fica muito mais fácil conhecer o seu público alvo e investir o seu tempo e dinheiro nas plataformas que ajudam a sua empresa a se conectar com os consumidores. Por isso, não perca tempo! Chegou a hora de conhecer as plataformas disponíveis no mercado e escolher aquela que mais se adequa às suas necessidades.

Além do call tracking, existem diversas outras ferramentas do marketing digital que você pode utilizar para alavancar o seu negócio. Para isso, você pode contar com a ajuda da Ville Target para definir as melhores estratégias.

E o melhor de tudo: com o plano gratuito, você tem acesso a diversas dicas e ferramentas de automação de marketing que podem ajudar a sua empresa a crescer cada vez mais. É possível atrair novos clientes, criar listas e landing pages eficientes, agendar publicações nas redes sociais e, com tudo isso, fechar mais negócios!

Portanto, não deixe de conhecer os nossos serviços hoje mesmo e começar a construir o futuro digital da sua empresa.

Ficou com alguma dúvida sobre o tema? Então deixe o seu comentário no espaço abaixo para que possamos ajudá-lo da melhor forma. Não se esqueça também de compartilhar o artigo em todas as suas páginas nas redes sociais!

automacao de marketing

Posts relacionados