(11) 3090-7535 / (27) 3262-0877 comercial@villetarget.com

Utilizar alguma campanha email marketing é uma tarefa que permite resultados surpreendentes. Mas se a execução não for das melhores o retorno certamente não aparecerá. E não para por aí, além de ter uma campanha de baixo rendimento, alguns dos erros que veremos podem ter consequências sérias no seu domínio. O que prejudica, inclusive, campanhas futuras.

Para evitar que você cometa estes erros recomendamos que você leia este artigo com atenção e certifique-se que suas campanhas estão totalmente otimizadas.

1. Botão para descadastrar (sair da lista)

Um dos maiores erros é não colocar o botão para que o lead ou cliente saia da lista, caso ele assim deseje. Os motivos pelos quais o botão ou link pode ser omitido das mensagens são, principalmente, os dois motivos abaixo:

-Esquecimento: quem projetou a campanha acabou esquecendo de adicionar o botão. Consequentemente quem recebe não tem a opção de se descadastrar.

-Intencional: Quem envia o email omite o botão para que quem receba não tenha opção de sair da lista. Assim, a expectativa é que você consiga mais visualização das suas mensagens.

campanha de email marketing sair

Mas qual a real consequência deste tipo de atitude? A resposta é simples: se coloque na posição de um cliente que não quer receber a mensagem. O que você faria? A maioria das pessoas simplesmente reporta a mensagem como um SPAM e o remetente é marcado como spammer. Isso nos casos em que o botão de descadastro não está disponível.

O provedor “toma nota” deste tipo de comportamento e acaba marcando o seu domínio como um domínio de baixa reputação. Com o tempo, ou com muitas reclamações similares, pode ser que campanhas futuras vão parar diretamente na caixa de SPAM de todas as pessoas da sua lista. Isto inclui aquelas que nunca reportaram seu domínio.

Ou seja, nunca omita este botão de maneira intencional. Em softwares como o ville Target este botão já fica marcado na hora de criar uma campanha. Isto serve justamente para evitar que este tipo de situação aconteça.

2. Compra de listas de email

Este é um erro gravíssimo! Comprar listas de email é pedir para ter uma alta taxa de descadastro. Isso aliado à uma alta taxa de soft e hard bounces, além de emails totalmente ignorados.

Qual a consequência disso tudo? Um impacto negativo muito grande no a reputação do seu domínio. E, uma coisa que as pessoas que trabalham com email marketing devem saber é a seguinte: Seu domínio é uma das coisas mais importantes.

campanha de email marketing mail

Como já dissemos anteriormente, se seu domínio tem a reputação baixa, então suas mensagens e campanhas não chegarão aos seus seguidores. E isso afeta campanhas atuais e futuras. Mesmo que você decida adotar boas práticas no futuro, será um longo caminho até que você consiga conseguir uma boa reputação novamente.

Portanto tome cuidado com práticas como a compra de listas. O retorno é quase nulo e as consequências negativas são certeiras.

3. Esquecer da responsividade

O email será aberto em um smartphone ou um computador? Você sabia que atualmente o smartphone é mais utilizado para entrar na internet que o próprio computador?

De acordo com o Comitê Gestor da Internet (CGI) 49% das pessoas que acessaram a internet entre abril em junho o fizeram somente pelo celular. Sendo que outros 47% utilizaram tanto o smartphone quanto o computador e somente 4% utilizaram exclusivamente o computador.

Resultados similares já haviam sido divulgados pelo IBGE ainda em 2016. Isso mostra que para cada email que você envia existe uma grande chance que ele seja aberto por um smartphone. Agora imagine se a experiência de leitura deste email é péssima devido ao fato do mesmo não ser adaptado para um celular.

campanha de email marketing smartphone

É certo que a taxa de CTR (cliques internos) não será muito alta. Visto que as pessoas simplesmente não saberão o que está contido na mensagem. Além disso, com o tempo, é possível que a taxa de abertura dos seus emails diminua. Afinal de contas quem recebe começará a simplesmente ignorar as mensagens, visto que não é possível visualizá-las facilmente através do smartphone.

Por isso não se esqueça: um dos maiores erros em campanhas de email marketing e até mesmo em outros materiais digitais é a falta de adaptação para dispositivos móveis. Mas se quase metade da população utiliza exclusivamente o smartphone, então é melhor garantir que você também não cometa este equívoco.

4. Não incluir um call to action

Já fizemos um artigo completo falando sobre a importância do call to action. E é essencial que você utilize estes botões nas suas campanhas de email marketing. O motivo pelo qual isso é tão importante é que estes botões call to action indicam aos seus leads o que você quer que eles façam.

Então se você envia um email indicando uma vídeo-aula ou workshop, é importante que seus seguidores saibam exatamente onde clicar para conseguir este recurso. O mesmo vale para ofertas e outras campanhas.

campanha de email marketing estatística

O botão call-to-action mostra, de maneira clara, o objetivo do email e o que você quer que o cliente faça. E as estatísticas provam que isso é bom. De acordo com a WordStream, um único CTA no seus emails pode aumentar a taxa de cliques internos em até 370%.

5. Não utilizar a segmentação

Se sua empresa oferece diversos produtos, para atender diferentes necessidades, porque enviar o mesmo email para todos os leads? Simplesmente não faz sentido isso. Para obter a máxima eficácia com seus emails é essencial que seus leads recebam emails com produtos, ofertas e informações que eles consideram relevantes.

E uma das grandes vantagens do marketing digital sempre foi, exatamente a possibilidade de segmentação e personalização. Portanto, sempre segmente sua base de leads. Uma dica é fazer isso de acordo com o a página de captura. Mas existem outras maneiras de fazer isso, que explicamos com mais detalhes neste artigo.

Mas e você, já utiliza o email marketing? Ou ainda está avaliando se é realmente uma boa ideia? Uma dica: marketing digital é uma necessidade e, neste contexto, o email marketing é uma das principais estratégias adequado para qualquer tipo de empresa. Se o problema é não ter encontrado o software ideal ainda, dê uma olhada no ville Target. Certamente você encontrará um plano que se adequa às suas necessidades.

GIF animado email marketing

Ebook Redes Sociais

Conheça estratégias e melhore a venda de seus produtos/serviços:

 

Quero baixar este Ebook !