(11) 3090-7535 / (27) 3262-0877 comercial@villetarget.com

A busca incessante por maneiras de melhorar suas estratégias de marketing é o que garante o sucesso de várias empresas. Isso é válido para campanhas nas redes sociais, marketing tradicional e também o email marketing. No artigo de hoje veremos algumas dicas de como melhorar as suas campanhas de email marketing.

Como veremos existem várias formas de fazer isso, algumas são bem básicas e outras vão exigir um pouco de estudo e análise. Mas, após a implementação destas técnicas você certamente estará conseguindo extrair muito mais das suas campanhas. O que significa que você terá um aumento expressivo no ROI do marketing.

1. Personalização

Uma das maneiras mais simples de melhorar suas campanhas de email marketing é através da personalização. Pense bem, você recebe dezena de emails diários, e quais você dá mais atenção? Os que são totalmente genéricos ou os que trazem uma saudação acompanhada do seu nome?

Normalmente nós valorizamos muito mais os emails personalizados. Isso é algo relativamente fácil de se fazer com a ferramenta adequada. O ville Target, por exemplo, conta com tags que permitem que você faça essa personalização facilmente.

Mas além disso você pode também colocar mais informações ao longo do corpo do email que tornam o mesmo ainda mais pessoal. Tudo depende de quão completo está o cadastro do seu lead no seu software.

campanhas de email marketing disparo

Mas de qualquer forma, se você não inicia seus emails até hoje com uma saudação acompanhada do nome do seu cliente, é a hora de mudar. E você certamente perceberá um aumento na taxa de cliques (CTR).

2. Segmentação

A segmentação é uma extensão da personalização, dependendo de como você vê ambas. Isso porque, de certa forma o que buscamos com ambas ideias é o envio de um conteúdo específico para cada lead. E ambas entregam isso, uma através da adição de elementos pessoais no texto, como nomes. Outras através do encaminhamento de um material relevante.

A segmentação permite que você envie para o seu lead emails que são de fato interessantes na visão do mesmo. Esta estratégia é importante em qualquer empresa e indispensável em empresas que contam com múltiplos produtos.

Se você vende produtos domésticos e profissionais é essencial que você segmente a sua lista de email marketing. Isso permite que seus clientes recebam emails mais alinhados com seus objetivos e desejos. Sem falar que os produtos que estarão nos emails também serão adequados ao destinatário do mesmo.

Mas lembre-se que criar várias listas de segmentação pode ter um efeito indesejado que é o aumento de complexidade. Faça o seguinte: desenvolva algumas personas, entre 4 e 6, por exemplo. E, então, crie listas para cada uma delas.

campanhas de email marketing segmentação

Além disso, tenha certeza que você tem os gatilhos corretos para adição do seu lead à cada uma das listas de email.

3. Escreva emails responsivos

Responsividade é a capacidade que determinada página tem de se modificar de acordo com a tela na qual a mesma é vista. Por exemplo, esta página na qual você está lendo este artigo é responsiva. Visto que ela se adapta ao ser exibida tanto em um computador, quanto em um smartphone ou tablet.

Atualmente várias páginas de grandes sites são responsivas justamente porque é importante que o usuário tenha uma experiência interessante ao acessar tanto pelo computador quanto pelos seus dispositivos móveis. Mas, o mesmo não pode ser dito dos emails.

Existem vários emails que não tem um design ideal para exibição em dispositivos móveis. Um dos maiores vilões é a utilização de imagens com elementos textuais de tamanho fixo. Isso força o leitor à dar zoom nos dispositivos móveis, exatamente o que você quer evitar. Ele deve abrir o email e conseguir ler o mesmo imediatamente.

Escrever emails responsivos ou adequados para dispositivos móveis dependerá, ultimamente de dois aspectos da maneira que você lida com campanhas de email marketing. Qual o software que você utiliza? Ele tem suporte para emails responsivos? E, o segundo aspecto é a maneira que você escreve os emails.

campanhas de email marketing responsivo

Algumas dicas para conseguir adaptar seus emails para smartphones é:

  • Mantenha o assunto relativamente curto
  • Não tenha um email com o corpo maior que 600 pixels (alguns smartphones possuem apenas 720 pixels de largura).
  • Use uma fonte grande o suficiente para leitura em dispositivos móveis
  • Evite menus
  • Utilize um template de coluna única.

4. Seja consistente

Nós somos seres ultimamente organizados. Se você é uma pessoa mais desorganizada, tenha certeza que por mais bagunçada que seja sua mesa ou seu quarto, ainda existem elementos que não alteram suas posições. Isso pode ser os móveis, computador entre outros.

Mas porque isso é importante? Porque, de certa forma, essa organização também tem um impacto na maneira como lidamos com nossa agenda. É por isso que todo mundo espera um jogo de futebol às quartas e aos domingos. Todo mundo sabe o dia da sua série ou programa semanal favorito.

E por isso é importante que você também tenha uma data e horário fixo de envio dos seus emails. Assim os seus leitores mais ávidos estarão esperando pelo seu email, prontos para ver a próxima promoção, artigo ou vídeo que estará incluso no mesmo.

O simples fato de criar uma agenda de envio fixa tem como efeito uma maior taxa de abertura dos seus emails. E, consequentemente, você receberá um número maior de cliques internos.

5. Faça testes

Uma das maneiras mais simples de melhorar suas campanhas de email marketing é através de testes. De fato, poucas plataformas permitem que táticas como os testes A/B sejam implementados com tanta simplicidade.

campanhas de email marketing teste

Já escrevemos um artigo sobre testes A/B, mas não custa nada fazer m rápido resumo. Um teste A/B é uma tática que consiste no envio de emails iguais, com exceção de um pequeno detalhe que você escolhe para dois grupos com pessoas diferentes, mas que podem ser considerados estatisticamente iguais.

Por exemplo, a distribuição etária é similar, sendo que o número de adolescentes, jovens, adultos e idosos em ambos os grupos é similar. A renda média também é similar, enfim, todos os parâmetros relevantes são similares. Para isso, em geral, basta dividir uma lista em duas metades de maneira aleatória.

A diferença no email pode ser desde a cor do fundo do mesmo até o horário do envio. Seu objetivo será avaliar a influência desta mudança: Qual grupo abriu a maior parte dos emails? Quem realizou mais cliques internos? Enfim, as estatísticas das interações de cada grupo permitirão que você avalie qual email teve mais sucesso.

Com isso você consegue dados importantes que permitem que suas próximas campanhas de email marketing sejam melhores.

6. Avalie estatísticas

Se você nunca fez um teste A/B agora você deve estar pensando: então só consigo melhorar minhas campanhas de email marketing quando tiver mais dados destes testes. Na verdade não é bem assim. Você certamente possui uma grande quantia de dados estatísticos já.

Isso, é claro, depende muito do software de email marketing que você utiliza, mas o ville Target, e boa parte dos softwares permitem que você avalie estatísticas como taxa de abertura, taxa de cliques, entre outras informações.

campanhas de email marketing estatísticas

Capte estes dados e utilize-os para melhorar suas próximas campanhas de email marketing. Preste uma atenção especial em dados que informam o horário que a maioria do seu público interagiu com seus emails, (quando seus emails foram abertos?).

Também busque por informações como qual tipo de email foi mais aberto e recebeu a maior taxa de cliques. Tinha alguma oferta nestes emails? Ou eram emails com informações e artigos relevantes, voltados mais para a nutrição dos leads?

Entenda seus leads e seu público com base nas estatísticas. Essas informações estão armazenadas e disponíveis agora mesmo, caso você utilize um software de email marketing. E tudo que você precisa é sentar e começar a analisar cada um destes dados. Não é fácil no começo, mas se tornará cada vez mais simples e prático.

7. Preste atenção no campo do Assunto

Você sabia que 35% dos usuários abrem um email apenas se o assunto interessar aos mesmos? E mais: 69% reportam emails como SPAM baseados unicamente no que viram na linha do assunto. Estas estatísticas são o resultado de pesquisas realizadas pelo site Convince&Convert. E elas mostram como é importante pensar no que será escrito na linha do assunto.

Uma dica para escrever linhas de assunto que despertam o interesse do seu lead é escrever algo que seja misterioso. A curiosidade é um dos elementos mais importantes que um bom profissional de marketing pode explorar.

Mas não exagere, também escreva assuntos que não utilizam a curiosidade como elemento de conquista. Mas não deixe de dedicar uma boa parcela do seu tempo para pensar um assunto que de fato faça com que seus leads tenham interesse em abrir o email.

8. Tenha botões CTAs

Ter um único botão CTA (call to action) pode aumentar sua taxa de cliques em mais de 300%. Isso é uma das estatísticas impressionantes que descobrimos ao escrever o artigo sobre CTA aqui neste blog. Ainda assim, existem pessoa que insistem em não utilizar botões CTA ao longo dos seus emails. Muita das vezes por falta de conhecimento das suas diversas vantagens.

Para adicionar botões CTA, defina o que você quer. Pode ser que seu objetivo seja aumentar a taxa de vendas, então seu CTA deve levar à página do produto. Se você quer nutrir aquele lead em específico, então o seu CTA irá direcioná-lo à página de um artigo ou de um material gratuito exclusivo.

Lembre-se que existem várias formas de criar um CTA, mas é essencial que o mesmo se destaque. Afinal de contas é importante que seu lead saiba onde que você quer que ele clique. Se atente à utilização das cores, priorizando cores como vermelho, laranja ou verde. E sempre tenha um contraste entre o plano de fundo e o botão CTA.

9. Seja breve

Você certamente já ficou desanimado de, ao abrir um email, ver que o mesmo era composto por várias e várias linhas de conteúdo. E, provavelmente, a menos que o assunto era realmente importante, você sequer leu o mesmo.

campanhas de email marketing longo

Pois é, isso é exatamente o que você não quer que aconteça quando seu lead abra seus emails. Por isso, uma das maneiras mais simples de melhorar as suas campanhas de email marketing é simplesmente ser breve. Transmita a sua mensagem de maneira clara e em poucas linhas.

Se você quer que um lead leia sobre um assunto, não envie o artigo dentro do email, faça uma chamada ao artigo e, então deixe um link para que ele vá até a página. Se você quer que ele aprenda mais sobre um produto e compre o mesmo, fale sobre as principais características e deixe um link para a página com as especificações completas.

Aproveite para fazer o uso de fontes grandes, afinal de contas você não está escrevendo um texto e sim uma chamada. Você também tem uma liberdade textual maior, podendo alterar aspectos do texto para torná-lo mais atrativo.

10. Conte com um software de email marketing

Não parece ser possível fazer campanhas de email marketing sem um software adequado. E, de fato não é. Mas algumas pessoas, no começo do seu negócio, não têm recursos para investir em um software e preferem criar suas próprias listas e enviar os emails.

Note que isto não é necessário, primeiramente, com o ville Target é possível ter um software de email marketing totalmente gratuito. Com todos os recursos que as opções pagas oferecem. E à medida que sua empresa cresce, você pode optar por fazer um upgrade para um dos planos pagos. Sempre optando pelo plano que é adequado para o tamanho da sua empresa.

Um software de email marketing significa um serviço de automação do envio de emails. O que poupa tempo e permite que você dedique mais dos eu tempo às atividades que somente um ser humano consegue fazer. Que é o planejamento das campanhas de email marketing, a definição das estratégias de marketing e vendas.

É isso por hoje, esperamos que com estas 10 dicas suas campanhas de email marketing sejam cada vez melhores. Boa sorte e bons negócios.

GIF animado email marketing

Ebook Redes Sociais

Conheça estratégias e melhore a venda de seus produtos/serviços:

 

Quero baixar este Ebook !