(11) 3090-7535 / (27) 3262-0877 comercial@villetarget.com

Aparecer na vida dos clientes apenas na hora da venda é um verdadeiro tiro no pé, pega mal para a imagem da empresa. É preciso estar presente em todas as fases do funil de vendas e marketing, e isso não exclui o pós-venda. Por isso, você deve investir em todos os canais de comunicação com o cliente.

Dentro de um mercado extremamente competitivo, lembre-se que o bom atendimento pode ser um grande diferencial. Aliás, muitos consumidores preferem gastar um pouco mais por conta do ótimo serviço e atendimento.

Graças à popularização da internet, existem diversos canais de comunicação com o cliente. Aqui, é importante destacar que os consumidores atuais são exigentes e querem respostas rápidas.

A seguir, confira quais são os canais de atendimento ao cliente que a sua empresa não pode abrir mão.

Canais de comunicação com o cliente: email

A empresa de pesquisa de mercado Radicati calcula que mais de 225 bilhões de emails são enviados diariamente no mundo. Diante desse dado, a ferramenta se torna um meio de comunicação simples e eficiente entre empresas e clientes.

canais de comunicação com o cliente email

Aliás, é difícil encontrar empresas que não adotem esse canal de comunicação com o cliente, principalmente sabendo dos benefícios do email marketing. Aqui, é importante tanto enviar novidades à sua base de contatos quanto responder a todas as mensagens que chegam até a sua caixa de mensagens.

Para facilitar a sua vida, conte com uma plataforma de automação de marketing. Em linhas gerais, ela dispara campanhas de email marketing segmentadas. É possível, também, configurar respostas automáticas, como “recebemos sua mensagem e entraremos em contato em breve”. Lembre-se de dar, ao menos, uma satisfação. Ninguém gosta de ficar sem resposta.

Com o ville Target, você consegue fazer tudo isso. De quebra, a ferramenta fornece as principais métricas de email marketing, como taxa de abertura e clique.

Canais de comunicação com o cliente: chat online

Por mais que o seu site tenha muitos conteúdos explicativos, os visitantes podem ter alguma dúvida em relação aos seus serviços, às condições de pagamento ou à entrega de produtos. E ele quer uma resposta rápida.

Nesse sentido, é fundamental integrar uma ferramenta de chat online no seu site e contar com uma equipe para fazer esse atendimento. Caso você tenha um volume muito grande de visitantes – e sua equipe não dá conta de responder a todos –, entram em cena as vantagens em usar chatbot.

Trata-se, basicamente, de um software que interage com os usuários com respostas automatizadas. Ele serve também quando os visitantes enviam uma mensagem fora do horário de expediente.

Canais de comunicação com o cliente: SMS

Alguém ainda utiliza SMS? Pode apostar que sim. Aliás, a comunicação por mensagem de texto mostra-se muito mais eficiente do que aplicativos de troca de mensagens em diversas situações. Vejamos:

  • confirmação de compra com cartão de crédito;
  • código de autenticação em dois fatores;
  • lembretes de horário de eventos;
  • informações sobre o status de um pedido.

canais de comunicação com o cliente sms

Por exemplo, imagine que você comprou um produto pela internet e solicitou para retirá-lo na loja física. Uma maneira eficiente de comunicar que o produto já está disponível para retirada é enviando um SMS. Outro exemplo é um e-commerce informar que o produto já está a caminho do destino final.

Por isso que quando se desenha uma estratégia mobile para empresas, não se deve descartar o uso de SMS.

Canais de comunicação com o cliente: aplicativos móveis

O WhatsApp possui mais de 1,3 bilhão de usuários. Aliás, ele é um dos protagonistas do nosso dia a dia. Com ele, conversamos com familiares, combinamos encontros com os amigos, respondemos aos pedidos de chefes e… tiramos dúvidas com empresas.

Enfim, transformar o WhatsApp em um dos canais de comunicação com o cliente é uma estratégia inteligente. Assim, você permite que o cliente entre em contato com a sua empresa quando e onde ele estiver. Isso sem mencionar que o diálogo é praticamente instantâneo.

Canais de comunicação com o cliente: redes sociais

Oito em cada dez brasileiros estão conectados ao Facebook. Outras redes sociais, como Instagram e Twitter também são muito populares por aqui. E elas transformaram de vez a forma como as empresas se comunicam com os clientes.

Manter uma rotina de posts é fundamental para que a sua marca esteja sempre presente na vida do seu público-alvo e persona. Para ganhar tempo no seu dia a dia, procure utilizar uma ferramenta que faça agendamento de posts nas redes sociais, como o ville Target.

Mas o seu trabalho nas redes sociais não se limita a publicar conteúdos. É fundamental que você monitore o que os usuários estão falando sobre a sua empresa. Isso porque muitas pessoas aproveitam o grande alcance das redes para reclamar (ou elogiar) do atendimento de uma empresa.

Mesmo em situações negativas, vale a pena dar uma resposta na tentativa de contornar o problema. Ao fazer isso, você mostra às pessoas que tem preocupação em proporcionar uma boa experiência aos seus clientes.

Canais de comunicação com o cliente: telefone

Parece estranho falar de telefone em uma plataforma de marketing digital, ainda mais nos dias de hoje. No entanto, ele continua sendo um dos principais canais de comunicação com o cliente.

canais de comunicação com o cliente telefone

Além de ainda ser popular, o telefone tem algumas vantagens. Ele permite resolver problemas de forma mais rápida e transmitir informações de maneira mais detalhada.

Agora, estar disponível em todos esses canais de comunicação com o cliente não basta. É preciso, também, resolver os problemas dele.

Sucesso!

GIF animado email marketing

Posts relacionados