(11) 3090-7535 / (27) 3262-0877 comercial@villetarget.com

Uma das constantes do marketing online é a necessidade de captar leads. Todo mundo quer aumentar sua base de leads para conseguir nutri-los e transformá-los em eventuais clientes. No entanto, para conseguir captar leads é necessário investir em o que chamamos de “iscas digitais”. Que incluem os materiais gratuitos de qualidade.

Agora se você já se perguntou como eu consigo utilizar materiais gratuitos para captar leads? Quais tipos de materiais são interessantes? Ou se você quer saber como seguir em frente uma vez que você captou o lead, basta seguir em frente com a leitura deste artigo.

Quais materiais gratuitos posso oferecer?

Ao pensar na criação de materiais gratuitos a primeira coisa que vem à mente são ebooks. Esse tipo de material é simples de ser produzido, fácil de ser divulgado e simples de ser assimilado pelo seu lead. Mas ebooks não são os únicos materiais passíveis de serem utilizados.

Na verdade, você pode produzir vídeos e podcasts também. Basicamente, você pode divulgar conteúdos em texto, áudio e vídeo. O que você pode fazer é diferenciar chamando determinados vídeos de minicursos, tutoriais, workshops e por aí vai.

Um dos pontos que devem sempre ser reforçados ao criar materiais gratuitos é a qualidade dos mesmos. Só porque o material é gratuito não quer dizer que ele deve ser de baixa qualidade ou incompleto. Crie materiais que realmente ajudem seus leads a entenderem melhor o problema e a solução que você oferece.

Onde e como criar meus materiais gratuitos?

O software para criação dos materiais dependerá muito do tipo de material, o que é óbvio. Uma dica é a utilização de artigos e materiais já produzidos, adaptando-os para vídeos, minicursos, workshops e ebooks. Lembre-se apenas de realmente adaptar o material para o novo formato. Vídeos e ebooks são construídos de maneira totalmente diferente de um artigo de blog ou postagem do Facebook.

Mas vamos ver um guia básico para cada tipo de material gratuito feito para captar leads.

Ebooks

O ebook em si pode ser feito no seu editor de texto preferido. Se você se sente confortável com o Word, então utilize-o. Agora se você conhece ferramentas mais sofisticadas e adequadas como o Adobe InDesign, sinta-se livre para utilizá-lo também. Existem soluções online como o canva que são muito úteis também.

Apenas garanta que o material produzido não parece um relatório. Ebooks devem ter elementos gráficos, cores e imagens, além do texto e do conteúdo. Uma dica inusitada é a utilização do PowerPoint para edição do ebook. Por possuir várias ferramentas visuais, ele é perfeito para a edição deste tipo de conteúdo.

captar leads ebook

Uma vez escrito, você deve publicar o ebook, para isso, utilize o formato de PDF. A outra opção é o Epub, mas o problema é que este tipo de formato é pouco utilizado. O PDF é mais universal e mais simples de ser utilizado, além de ser potencialmente mais adequado para produções com vários elementos gráficos.

Materiais audiovisuais

Para captar leads com vídeos ou podcasts, você deverá, primeiramente, gravá-los. Durante esta etapa, preze pela qualidade da imagem e do áudio. Isso não significa investir nas câmeras e microfones mais caros do mercado. Mas existem dicas básicas que garantirão a produção de um vídeo de alta qualidade.

-Utilize um tripé para que a câmera não vibre durante a gravação;

-Microfones são um ótimo investimento. Embora câmeras de smartphones sejam de boa qualidade, o áudio ainda é um ponto em que elas falham.

-Faça um roteiro para seu vídeo, evite começar a gravar um vídeo sem pensar e planejar o que será dito.

-Edite o vídeo adicionando vinhetas de entrada, e informações adicionais sempre que julgar necessário.

-Confira o vídeo antes de publicá-lo para evitar informações erradas e falhas técnicas, sobretudo no áudio.

captar leads video

Quanto ao meio de divulgação, uma boa ideia é a utilização do YouTube. Além de não cobrar taxas pelo armazenamento e distribuição a plataforma é estável e confiável. Como o vídeo será exclusivo para captar leads, ou seja, somente quem der algumas informações terá acesso, você deverá colocar o vídeo como “não listado”. Ao fazer isso, apenas quem possui o link terá acesso ao mesmo.

Você pode, naturalmente, utilizar outras plataformas de armazenamento como o Mega, Dropbox, OneDrive e Google Drive. Todos permitem o compartilhamento dos vídeos, mas também permitem o fácil download. E isso pode não ser tão interessante para você.

Qual software de automação utilizar?

Uma vez que o material gratuito para captar leads está feito, o próximo passo é a divulgação do mesmo. Existem vários softwares de automação de marketing disponíveis no mercado e você pode optar por qualquer um deles. Aqui, neste artigo, utilizaremos como base o ville Target por ser um software completo e com todos os recursos necessários para esta etapa.

Vamos agora apresentar um passo a passo de como captar este lead e como torná-lo seu cliente.

1º Passo – Criação de uma conta (pode ser gratuita) e da sua identidade de email

O primeiro passo, se você quer captar leads, é criar uma conta em um software de automação de marketing. Como já dissemos, estaremos utilizando o ville Target, ele permite que você faça uma conta totalmente gratuita. Portanto, se quiser, você pode criar uma conta agora mesmo e acompanhar este passo a passo na sua própria conta.

captar leads email

Quanto à esta identidade de email, ela será útil para que o destinatário das mensagens de email saiba quem está enviando o email. Assim, ao receber o email ele não irá deletá-lo instantaneamente por não reconhecer o remetente.

2º Passo – Criar listas com seus leads

Listas são maneiras de categorizar seus leads. Se você trabalha com produtos de diversos segmentos, a segmentação dos seus leads em listas é essencial. Assim, se um lead mostrou interesse no “produto A”, ele será cadastrado na lista deste produto e receberá apenas mensagens relacionadas ao “produto A”.

Esta é técnica permite que você reduza, drasticamente, a quantidade de pessoas que sai das suas listas. Além disso, você conseguirá nutrir seus leads mais rapidamente e de maneira mais eficiente.

A segmentação de leads em listas dedicadas é uma técnica muito importante que determinadas pessoas ignoram. Veja bem, para que você utilize esta estratégia você terá que criar vários emails e várias regras de classificação. Esse trabalho adicional acaba assustando alguns usuários.

Mas é sempre importante destacar que o envio de conteúdo que seu lead considera relevante é essencial para que ele mantenha o interesse na sua empresa e no seu produto. A única maneira de conseguir fazer isto é através da segmentação e da criação de várias listas.

3º Passo – Crie Landing Pages

As landing pages são os locais onde você irá oferecer o material em troca de informações referentes aos seus leads. A criação da landing page pode ser feita através de softwares de automação de marketing. Adicione formulários simples e rápidos de serem preenchidos. Clique aqui e veja um guia completo que explica o processo de criação da sua landing page.

Existe uma restrição quanto aos dados que podem ser pedidos em uma landing page. Emails e nomes são permitidos, mas recomendamos que você leia este artigo para saber o que é permitido.

Regras gerais na construção das landing pages são:

-Não crie pop-ups difíceis de serem fechados, se seu cliente não quer o material no momento, não o force a preencher um formulário.

-Crie botões de ação (CTAs) bem claros e visíveis.

-Torne o processo de aquisição do material bem simples, o formulário deve ser curto e as instruções devem estar claras.

4º Passo – Rastreamento do Lead

Ao captar leads, você inicia o relacionamento com um desconhecido. A única informação que você tem é que ele se interessou pelo “material X”. Inicia-se então o processo de aquisição de informações relacionadas ao lead. Você precisa saber o que ele busca e assim oferecer produtos e conteúdos que estejam relacionados aos interesses do mesmo.

Isso é possível através de ferramentas de rastreamento do lead. Assim você sabe quais páginas do seu site ele visitou, quais materiais foram baixados, quais vídeos foram assistidos e quais produtos foram vistos. Este processo pode parecer complexo, mas no vídeo abaixo explicamos o mesmo com detalhes.

5º Passo – Automatize o envio de Emails

Uma vez que você sabe o interesse do seu lead você pode enviar emails relevantes. Enquanto o envio é feito de maneira automática, você ainda precisará de:

-Criar listas (2º Passo);

-Criar regras para que leads sejam inclusos na lista (automaticamente);

-Escrever os emails;

-Configurar a taxa ou o momento de envio do email.

Uma vez que seu software de automação possui essas informações ele poderá iniciar o envio de emails. Mas o envio de emails não garante que o seu lead irá sequer abrir o mesmo. Por isso capriche no conteúdo e envie emails com uma frequência aceitável.

6º Passo – Crie Tags de Identificação

Tags de identificação são um recurso muito útil para a rápida verificação do histórico do seu cliente. Quando for criar suas tags, pense na seguinte pergunta: o que eu preciso saber do meu cliente para entendê-lo rapidamente. Você pode adicionar qualquer tipo de tag, por exemplo, se ele viu o “vídeo A”, você pode criar uma tag que mostre isso.

Você também pode criar inúmeras tags, mas, como dissemos antes, foque nas principais informações para identificá-lo. Pense, sobretudo, no seu time de vendas, eles terão acesso ao perfil do cliente, estas tags será etiquetas muito úteis para que ele entenda as necessidades do seu lead.

7º Passo – Pontue as ações do lead

Trabalhar com a pontuação é um dos pontos mais importantes uma vez que você consegue captar o lead. Um módulo de pontuação do lead trabalha em conjunto com o módulo de rastreio. Funciona assim, se seu lead baixa um ebook, ele ganha alguns pontos. Se ele adiciona um produto ao carrinho ele ganha mais pontos.

E por aí vai, seu lead segue acumulando pontos. Estes pontos servem para indicar quanto tempo seu lead passou no seu site. Ou melhor ainda, quantos materiais e páginas diferentes ele acessou. Tudo isso será importante pois, assim você consegue saber quando seu lead estará qualificado. Este é o nosso próximo passo.

8º Passo – Crie uma pontuação em que o lead é classificado como qualificado

Como seu lead acumulou vários pontos ao longo da jornada dele no seu site ele irá acumular vários pontos. Você deve então criar uma pontuação em que o software de automação encaminha o lead para a equipe de vendas. Este passo normalmente exige uma correção ao longo do tempo.

Suponha por exemplo, que você defina uma pontuação muito baixa. Você verá sua equipe de vendas relativamente sobrecarregada, mas sem uma quantidade de negócios concretizadas interessante. Isto significa que você está enviando leads que não estão qualificados para o setor de vendas, logo é importante nutri-los mais.

captar leads equipe vendas

A solução para este tipo de problema é simples: aumente a pontuação que você definiu como “suficiente” e veja se o problema é resolvido. Você deverá observar uma quantidade ligeiramente menor de leads e um aumento na porcentagem de vendas concretizadas.

Outro problema que pode ocorrer é justamente o contrário. Suponha que você defina uma pontuação muito alta, você perceberá que seus leads raramente atingem a pontuação. Além disso, os poucos que atingirem a quantidade de pontos suficientes e forem contatados podem já ter até adquirido o produto, seja com você ou um concorrente.

Logo, um valor muito alto pode ter como consequência as situações em que você nutre um lead mas ele acaba adquirindo o produto de um concorrente. O que certamente não é o que você quer. O equilíbrio dessa equação dependerá muito do setor e do seu negócio. É possível também que você tenha que rever esses parâmetros com o passar do tempo, mesmo que um número ideal já tenha sido encontrado.

Conclusão

Se você quer captar leads com materiais gratuitos crie ebooks, minicursos, tutoriais e/ou podcasts. Você pode aproveitar artigos do seu blog, mas foque na qualidade do conteúdo. Utilize ferramentas de automação de marketing como ville Target para captar leads e nutri-los. Acompanhe a jornada dos leads e envie-os para sua equipe de marketing no momento correto.

Se você seguir todos estes passos você certamente terá sucesso não só ao captar leads. Como também ao vender seu produto e expandir seu negócio.

automacao de marketing

Ebook Redes Sociais

Conheça estratégias e melhore a venda de seus produtos/serviços:

 

Quero baixar este Ebook !