27 3262-0877 / 27 3261-7595 comercial@villetarget.com

Conectados. Multitelas. Engajados. Essas poucas palavras resumem muito bem algumas das principais características da geração Z – formada pelos nascidos entre 1992 e 2010.

Em plena era digital onde as informações são abundantes, as empresas precisam se adaptar ao novo comportamento dos consumidores, não mais o inverso. Nesse sentido, é necessário conhecer quais são as principais características da geração Z  para impulsionar seus negócios.

Mesmo que muitos ainda não tenham poder de compra, eles já influenciam a tomada decisão dos pais. Aliás, o último relatório do banco Goldman Sachs revelou que, apenas nos Estados Unidos, os Zs controlam 44 bilhões de dólares em poder de compra. Assim, já estão mudando o modo como as empresas operam e conversam com seus consumidores.

Por isso, vale a pena criar estratégias de marketing para engajar essa turma. Fazendo isso, você tem mais chances de converter leads em clientes.

 

4 características da geração Z

 

Os jovens dessa geração já nasceram juntos com a tecnologia, ou seja, estão completamente familiarizados com ela. Eles não precisam de tempo para se adaptar a uma nova ferramenta, por exemplo.

Nesse sentido, as empresas precisam criar estratégias para impactá-los diretamente. Para tanto, é preciso conhecer algumas características da geração Z, como as que listamos abaixo. Confira:

 

1. Exclusivos e indefinidos

 

A geração Z não gosta de definições. Gênero, classe social, idade? Eles não ligam muito para isso não. Na prática, isso significa que a segmentação de leads das empresas deve ir muito além de sexo, faixa etária e renda familiar.

Na verdade, eles querem se sentir exclusivos, de maneira individualizada. Detestam mensagens em massa. Por isso, é cada vez mais importante pensar em estratégias de acordo com as fases do funil de venda e marketing.

 

2. Os donos da selfie

 

Mostrar-se para o mundo inteiro sem medo das consequências. A hiperexposição é uma realidade para a geração Z, que é espontânea, autêntica e vivaz. Por conta disso, não espera nada menos das marcas que adquire e valoriza muito a transparência. Caçadores da verdade, só se contentam com o que for genuíno.

 

3. Celulares sempre a mãos

 

Se os cachorros são o melhor amigo do homem, podemos dizer que os smartphones são o dos jovens. De acordo com pesquisa da Motorola, a geração Z gasta, em média, 6,5 horas diárias no smartphone. É duas vezes mais do que passam com seus amigos.

 

características da geração Z smartphones

 

Nesse cenário, é fundamental ter uma estratégia mobile para empresas. Isso inclui ter páginas responsivas e um site otimizado para dispositivos móveis.

Como fazem tudo pelo celular, os jovens são multitarefas. Podem enviar uma mensagem, enquanto conversam com alguém e esperam um Uber. Tudo ao mesmo tempo: aqui e agora!

 

4. Engajados por uma causa

 

Uma das características da geração Z mais marcantes é o seu engajamento em relação a uma causa. Com uma forte responsabilidade social, os jovens têm uma necessidade extrema de expor suas opiniões para todo mundo. E eles gostam quando as empresas abraçam a mesma causa.

Para se ter ideia, a Pesquisa Global da Masdar afirma que 46% dos jovens preferem comprar produtos ou serviços de empresas que advoguem pela causa da sustentabilidade. Não é só isso: 31% já boicotaram empresas que não se comportam de maneira sustentável.

 

características da geração Z sustentabilidade

 

Diante desses dados, trabalhar o branding para construir uma marca forte em relação a causas sociais se torna cada vez mais indispensável.

 

Como aproveitar as características da geração Z

 

Agora que você já sabe quais são as principais características da geração Z, está na hora de criar algumas ações de marketing para impactá-la. Veja, abaixo, o que você pode fazer.

 

1. Defesa de uma causa

 

De acordo com Pesquisa Global da Masdar, a maioria das pessoas da geração aponta o impacto ambiental como o maior desafio da década, à frente do desemprego, terrorismo e pobreza. Abraçar essa causa, portanto, pode ser uma ótima estratégia para conquistar e manter um relacionamento com os consumidores mais jovens.

Que tal fazer uma série de posts nas redes sociais mostrando que a sua empresa está preocupada em fazer uma reciclagem adequada no dia a dia? Você pode enviar alguns emails mostrando os resultados de suas ações nesse sentido.

Veja: essa estratégia não “vende” nenhum produto ou serviço, mas ajuda a construir uma imagem positiva da sua marca em relação ao seu público-alvo e persona. Quando essa turma estiver no momento de compra, provavelmente lembre da sua empresa.

 

2. Atendimento multicanal

 

Os novos consumidores querem respostas rápidas. De qualquer lugar. Nesse sentido, é muito importante disponibilizar diversos canais de atendimento com o cliente. Aqui, estamos falando de aplicativos móveis, redes sociais, chat online, emails e até telefone comercial.

 

características da geração Z atendimento multicanal

 

Para dar respostas rápidas, vale a pena aprender a criar um chatbot no Facebook Messenger. Lembre-se que a geração Z valoriza a velocidade em que as empresas respondem suas dúvidas e se posicionem em algumas questões.

Por fim, os jovens são muito ativos nas redes sociais. E eles usam as mais variadas, principalmente aquelas que não tenham “pais”. Por isso, procure fazer o monitoramento de redes sociais em todas as plataformas possíveis para descobrir o que os jovens falam sobre a sua empresa.

 

3. Automatização de processos

 

Entre os benefícios da automação de marketing, podemos destacar a personalização de suas campanhas, a presença em todos os canais online e a economia de tempo e recurso. Todos esses detalhes podem fazer a diferença para conquistar os jovens consumidores.

Sabendo que uma das características da geração Z é ser multicanal, você precisa marcar presenta nos mais variados canais. Com uma ferramenta de automação de marketing, você consegue concentrar todas as suas ações online em um só lugar, desde a criação de landing page grátis até o disparo de emails marketing e o agendamento de posts nas redes sociais.

Mas não é só isso. É fundamental que as suas ações sejam personalizadas, isto é, que venham de encontro com o interesse do usuário naquele momento. Entram em cena, o Lead Tracking e Lead Scoring. Basicamente, esses recursos acompanham todos os passos dos usuários dentro do seu site, indicando quais páginas cada pessoa visitou.

Então, se um lead chegou a visitar a página de solicitação de orçamento por dias consecutivos, entende-se que ele tem interesse nos seus serviços. Aí, vale a pena fazer uma abordagem mais comercial nesse caso.

 

características da geração Z ville target

 

Por fim, a automação de marketing também possibilita que você envie todos os tipos de email marketing de maneira rápida e personalizada. Por exemplo, quando um cliente finalizou a compra em sua loja virtual, é muito importante que ele receba na mesma hora um e-mail transacional confirmando o pagamento. Isso gera mais confiança para que ele possa repetir as compras em sua loja.

Cadastre-se agora mesmo no ville Target e aproveite todos os recursos da nossa ferramenta para explorar as características da geração Z e vender mais.

 

workshop automação de marketing

 

Posts relacionados