27 3262-0877 / 27 3261-7595 comercial@villetarget.com

Quando pensamos em vídeos, logo o YouTube vem à mente. Não é por menos. Existem mais pessoas assistindo a vídeos na plataforma do que nas TVs a cabo. Em meio a tanta concorrência, chega a ser um desafio aumentar a audiência do canal no YouTube.

Agora, vamos combinar: de nada adianta criar conteúdos em vídeo dentro da sua estratégia de marketing digital, se ninguém assistir. É dinheiro (e tempo) jogado fora.

Mas sabemos, também, que marcar presença na plataforma pode ser decisivo para alcançar mais potenciais clientes e reforçar o nome da sua marca. Por isso, preparamos algumas dicas de como aumentar a audiência do canal no YouTube. Vamos lá!

O poder do YouTube em números

Antes de apresentar algumas dicas de como aumentar a audiência do canal no YouTube, vale ressaltar a força que a plataforma de compartilhamentos de vídeos tem. E os números divulgados pelo Youtube Insigths 2017 não deixam mentir.

1. Perfil e tamanho dos usuários brasileiros

Ao todo, são 98 milhões de brasileiros que assistem a conteúdos mensalmente no YouTube. Os dados também mostram que essa audiência é formada significativamente por jovens: 96% dos brasileiros entre 18 e 35 anos acessam a plataforma.

aumentar a audiência do canal no YouTube perfil usuários

Quanto às horas assistidas, o país é o segundo que mais passa tempo na plataforma. No mobile, a média de tempo online é superior a 1 hora por dia.

2. Conteúdos diversificados

Gastronomia. Música. Futebol. Moda. Turismo. Muito mais. É possível encontrar os mais variados tidos de conteúdo dentro da plataforma. Inclusive, existem ótimos canais de Marketing Digital no YouTube que você deve acompanhar.

Aliás, não deixe de conferir e nem de se inscrever no canal do ville Target. Nele, postamos vídeos todas as semanas trazendo diversas dicas de marketing para você aplicar em seus negócios.

aumentar a audiência do canal no YouTube conteúdos diversificados

Voltando aos números da pesquisa, os usuários revelaram o que mais os motivam a assistir a vídeos na plataforma online: consumo de informação (47%), busca por novidades (37%), fonte de aprendizado (31%) e cultura (20%). Para 78% dos usuários, o YouTube possui conteúdos mais autênticos.

3. Fonte de pesquisa

Aliás, o YouTube já é o segundo maior buscador da web, atrás apenas do Google. De modo geral, os usuários costumam fazer pesquisas de “como fazer”.

Para se ter ideia, 40% dos usuários assistem a vídeos tutoriais com frequência. Faz todo sentido, uma vez que 79% concordam que é melhor assistir a tutoriais do que ler instruções.

4. Lugar para vender

A pesquisa ainda revela que quem assiste a vídeos tem 1,3 vez mais chances de comprar algo. Por isso, é fundamental que empresas façam conteúdos que geram vendas, como apresentar os benefícios e diferenciais do seu produto.

aumentar a audiência do canal no YouTube vendas

De todos os consumidores de moda e beleza no YouTube, 65% pretendem comprar roupas e acessórios que viram na plataforma. Por sua vez, 55% dos gamers planejam adquirir equipamentos eletrônicos.

O que fazer para aumentar a audiência do canal no YouTube

Você só consegue experimentar esses números positivos da plataforma, se for capaz de construir uma audiência consistente. É mais interessante ter um público fiel que consome quase todos os seus conteúdos do que ter apenas um vídeo que viralizou.

o que fazer para aumentar a audiência do canal no YouTube

Por isso, é importante aumentar a audiência do canal no YouTube. Mas ninguém começa no topo, com milhões de visualizações. É preciso investimento, não só financeiro, mas de tempo, comprometimentos e dedicação.

Com um canal consolidado, você abre um espaço para estreitar o relacionamento com seus clientes. Seria um grande erro desperdiçar o potencial que a plataforma tem graças à sua base de contatos. Veja o que você deve fazer para potencializar seu canal no YouTube.

1. Personalize o seu canal

Antes de falarmos da produção de vídeo, trabalhe a questão visual da sua página no YouTube. Ele precisa remeter à sua marca. Para tanto, insira o logo do seu negócio como a foto miniatura do canal e uma imagem de capa que ilustre a identidade da sua empresa. Ao entrarem no seu canal, as pessoas devem se lembrar da sua marca de forma instintiva.

aumentar a audiência do canal no YouTube personalização

Por fim, complete todas as informações solicitadas pelo YouTube. Na seção “Sobre”, além de fazer uma breve descrição da sua empresa, insira links que redirecionem os usuários para o seu site.

2. Produza um conteúdo de qualidade relevante

Aumentar a audiência do canal no YouTube requer planejamento e produção de conteúdo de qualidade. De modo geral, os vídeos precisam ser extremamente relevantes para o público-alvo e persona da sua empresa.

Ao mesmo tempo que você faz vídeos de qualidade que ajudam os usuários a resolverem um problema, procure humanizar suas produções. Em outras palavras, mostre sua cara e converse com os usuários. Assim, você consegue manter um relacionamento muito mais próximo com seus
seguidores, algo fundamental nos dias de hoje.

aumentar a audiência do canal no YouTube conteúdo de qualidade

Quanto à produção, não é necessário contar com monte de câmeras profissionais. Existem muitos canais de boa audiência em que os YouTubers começam gravando com um smartphone mais moderno. Aqui, é importante contar com um tripé para manter estabilidade do vídeo durante a gravação e um cenário muito bem iluminado.

Aliás, não deixe de acompanhar todos os conteúdos produzidos pelo Michael Oliveira. O especialista em produzir vídeos para negócios atualiza um blog e um canal no YouTube com muitas dicas de produção e edição de vídeos. Para mergulhar de vez no assunto, vale a pena fazer pelo menos um de seus três cursos: “Vídeo Essencial”, “Gravar com Celular” e “Canal de Sucesso”.

3. Conquiste a atenção dos usuários

Aqui, um desafio é prender a atenção dos usuários. Eles costumam levar de 5 a 8 segundos para decidir se vão continuar assistindo ou não a um vídeo. Portanto, entregue a mensagem principal logo de cara. Faça de tudo para prender a atenção.

Também é interessante não se estender demais. Antes de ligar a câmera, faça um roteiro para você não se perder no meio da gravação e começar a falar de coisas que fogem do tema central. O ideal é que o seu vídeo tenha, no máximo, uns 10 minutos de duração. Mais do que isso, os usuários se desanimam.

4. Incentive a assinatura no canal

No começo (ou no final) de cada vídeo, incentive os usuários a se inscreverem no seu canal para que eles não percam mais nenhuma novidade. Também peça sutilmente para que eles curtam seus vídeos. Isso ajuda a mantê-los no topo de buscas.

Mais do que isso. Convide o seu usuário para deixar dúvidas e comentários. Aí, nos próximos vídeos, vale a pena até citar o nome de alguns usuários que comentaram nos vídeos anteriores. Isso é uma forma de incentivar os outros telespectadores a fazerem o mesmo.

5. De olho na edição

Não dá para imaginar vídeos para internet sem edição. Esse trabalho pós gravação é fundamental para da ritmo aos vídeos e criar expectativas aos usuários que estão assistindo. Mas os vídeos para internet são diferentes do que um programa de televisão ou um filme de cinema.

Na prática, isso significa que você não precisa contratar uma equipe de editores profissionais para realizar esse trabalho. Se trabalha com um orçamento curto, você mesmo pode fazer a edição de seus vídeos.

aumentar a audiência do canal no YouTube anotações

Mas não sabe por onde começar? Calma, na internet (e no próprio YouTube),  existem diversos vídeos tutoriais que ensinam a mexer nos principais softwares de edição do mercado. No entanto, recomendamos fazer um curso a distância.

Os cursos de edição de vídeo da EduK. Além de aprender a mexer nos softwares, você entende os princípios básicos da edição. Para completar, é possível estudar de graça por sete dias. Caso goste, você pode assinar para concluir os cursos.

6. Atenção às palavras-chave

Você também precisa aplicar as técnicas de SEO para que seu vídeo seja bem ranqueado nas buscas do YouTube. Isso inclui escolher e posicionar bem as palavras-chave.

De modo geral, você deve pensar com a cabeça do usuário para descobrir quais termos eles usam na pesquisa. Elas devem constar no título e na descrição do vídeo.

7. Frequência das postagens

O que você deve fazer para aumentar a audiência do canal no YouTube não foge muito daquilo que você já faz para ter sucesso com seu blog. Um dos segredos, sabemos, que é a frequência de postagens.

Afinal de contas, ninguém vai se inscrever em um canal que demora meses para publicar um novo conteúdo, né? Por isso, é muito importante manter uma periodicidade de postagens. Pode ser 1, 3 ou até 5 vezes por semana. Com isso, sua audiência vai se acostumar com seus vídeos e esperar para vê-los.

8. Use o YouTube Ads

Essa maneira de aumentar a audiência do canal no YouTube demanda um investimento. Aqui, estamos falando do YouTube Ads, a ferramenta de anúncios da plataforma. Se ela não fosse eficiente, a receita do YouTube em anúncios não seria de mais de 1,5 bilhões de dólares.

aumentar a audiência do canal no YouTube edição

O YouTube Ads funciona mais ou menos como o Google AdsWords. Você faz um investimento em algumas palavras-chave de modo que, quando os usuários as digitarem, seu vídeo aparece nos primeiros resultados de busca. A título de curiosidade, 54% das empresas B2B investem em anúncios na plataforma para lançarem produtos.

9. Utilize as anotações e telas finais nos vídeos

Mesmo depois de fazer uma edição de vídeos bacana, o YouTube permite criar algumas ações que podem aumentar a audiência do seu canal. Sabe aquelas caixinhas clicáveis que aparecem em muitos vídeos. Então, esse recurso é bem legal para você convidar os telespectadores para alguma ação.

Por exemplo, quando anunciar um produto em seu vídeo, pode deixar uma caixinha clicável com o link para a sua página de venda. Ao final, é interessante que você destaque outros dois vídeos relacionados ao tema para que os usuários possam assisti-los. Assim, você desperta o interesse dos usuários em continuar no seu canal e, de quebra, aumenta as visualizações de outros vídeos.

aumentar a audiência do canal no YouTube ads

Para adicionar esses recursos nos vídeos, vá até em “Edição do Vídeo” > “Tela final e anotações”. De modo geral, recomenda-se inserir esses elementos aos finais de cada vídeos, mais precisamente nos últimos 20 segundos.

Sabendo que 86% dos usuários brasileiros acessam a plataforma pelo smartphone, o YouTube disponibiliza elementos que sejam adaptáveis para todos os tamanhos de telas. Assim, você consegue proporcionar uma ótima experiência para todos os usuários.

10. Divulgação do seu canal em outras mídias

A propaganda é a alma do negócio, né? Então, que tal divulgar seu canal do YouTube em diversas outras mídias? Quando enviar suas campanhas de email marketing, é interessante ter um Call to Action que leve os usuários a se inscrevem em seu canal.

Basta acessar as principais redes sociais para saber que os vídeos fazem muito sucesso nessas plataformas. Portanto, quando subir vídeos em seu canal no YouTube, publique-os também em suas redes sociais. Mais que isso: faça postagens periódicas para reforçar seus seguidores que você também mantém um canal no YouTube e, claro, convide-os para se inscreverem nele.

aumentar a audiência do canal no YouTube divulgação

Aliás, todas as mídias da sua empresa precisam dialogar entre elas, isto é, uma fazer propaganda da outra. Por exemplo, quando criar uma landing page grátis, é fundamental que você insira botões que levem para todas as suas páginas de redes sociais e, claro, seu canal no YouTube.

E a plataforma ville Target já disponibiliza os ícones de todas as redes sociais em seu construtor de landing page para que você faça isso de forma rápida e intuitiva. Para completar, a ferramenta permite realizar o agendamento de posts nas redes sociais e dispara campanhas de email marketing.

Na prática, isso significa que você consegue concentrar todas as suas ações de divulgação do seu canal no YouTube em um só lugar. Assim, sobra mais tempo para você se preocupar com a criação e edição de novos vídeos.

Então, não perca mais tempo e cadastre-se agora mesmo no ville Target. No plano gratuito, você tem acesso a todos os recursos da plataforma.

automacao de marketing

Posts relacionados