(11) 3090-7535 / (27) 3262-0877 comercial@villetarget.com

Se você quer saber como aumentar o engajamento nas redes sociais, então este é o artigo certo para você. Quem trabalha com social media sabe que engajar os usuários é imprescindível para alcançar o sucesso no ambiente digital. Portanto, você não pode deixar de investir nisso!

Afinal, o conceito de engajamento representa justamente a interação que os consumidores têm com a sua marca. Ou seja, quanto mais ativo você for nas redes sociais, maiores são as chances de você atrair novos clientes com base na sua própria base de seguidores.

Mas, afinal, o que é o engajamento?

É muito comum que as empresas pensem que o engajamento engloba apenas as curtidas, comentários e compartilhamentos em redes sociais como o Facebook, Twitter e Instagram.

Porém, o engajamento vai muito além disso e tem a ver com a influência que a sua marca tem nos clientes, a interação com o público e até mesmo a intimidade que você constrói por meio do relacionamento com os consumidores.

Ou seja, o engajamento é o que garante que a sua empresa é lembrada pelos usuários. Esse status é reforçado toda vez que um seguidor marca um amigo nos comentários, que alguém avalia a sua página ou indica para os colegas, começa a seguir o seu perfil ou até mesmo compartilha um post.

Como aumentar o engajamento

Por isso, investir em estratégias que incitem o engajamento é imprescindível para um bom planejamento de comunicação. Os resultados incluem a atração de novos clientes, o fortalecimento da sua reputação online e até mesmo o possível aumento no número de vendas dos seus produtos ou serviços.

Quais são os critérios para começar a investir no engajamento?

Em primeiro lugar, tenha em mente que você deve conhecer o seu público alvo antes de desenvolver qualquer estratégia de comunicação. Isso porque todas as ações devem ser pensadas de acordo com o perfil da sua audiência, considerando o tipo de conteúdo mais atrativo para os usuários.

Considere a faixa etária dos seus clientes, o local onde eles moram, o tipo de linguagem que mais atrai suas interações, piadas, memes e qualquer outra peça que ajude a montar uma campanha segmentada.

As próprias redes sociais oferecem dados geográficos e sociais dos seus seguidores, o que ajuda bastante a começar a identificar quem são os seus clientes.

Além disso, é preciso também contar com uma equipe motivada e capacitada para a produção de conteúdo para as redes sociais. O engajamento exige a monitoração constante das páginas para garantir a interação com os clientes, então você deve estar disposto a investir o tempo da sua equipe para o sucesso dessa campanha.

Esses são apenas os primeiros passos para aprimorar a forma como você se relaciona com os consumidores. Agora, que tal conferir algumas dicas para aumentar o engajamento nas mídias sociais?

Veja abaixo como aumentar o engajamento nas redes sociais:

Diversifique o conteúdo

Uma das grandes vantagens das redes sociais é a possibilidade de variar bastante a produção do seu conteúdo. Além dos textos, você pode investir na criação de vídeos, imagens, podcasts, gifs e muito mais para atrair a atenção dos usuários.

Como aumentar o engajamento

Como a pessoa que está nas redes sociais geralmente não tem muito tempo ou paciência para ler conteúdos longos, é normal que ela dê preferência à textos curtos e imagens. Por isso, os infográficos estão tomando cada vez mais espaço em plataformas como o Twitter e o Facebook.

Os vídeos também ganharam muita relevância nos últimos meses. O próprio Instagram lançou a plataforma IGTV, que permite que as empresas postem vídeos mais longos que aqueles destinados ao Instagram Stories. A vantagens dos vídeos é que você pode conversar com os clientes de uma forma mais próxima, atrativa e interativa.

Quanto mais diversificado for o conteúdo, maiores são as chances de os clientes se envolverem com a sua marca.

Integre o conteúdo

Por mais que seja importante investir na produção de conteúdo focado para cada plataforma individual, a integração entre as redes sociais também é essencial. Portanto, ao postar uma imagem (por exemplo) no Facebook, aproveite para compartilhar também no Twitter, no Instagram e até mesmo salvá-la em um board no Pinterest.

Uma das vantagens dessa estratégia é o fato de que os clientes geralmente têm círculos de amizade diferentes em cada plataforma, portanto ao integrar o conteúdo você aumenta as chances de que o post consiga mais impressões.

Lembre-se também de sempre direcionar o conteúdo para o seu canal digital mais importante, seja ele um perfil nas redes sociais ou um site corporativo. Assim, você direciona melhor o cliente até a sua marca.

Incite o engajamento

Uma dica muito simples para aumentar o engajamento é simplesmente incitá-lo. Por meio das famosas CTAs (Call to Action), ou chamadas para a ação, você pode “forçar” o cliente a interagir com a sua página e aumentar os números nas redes sociais.

Como aumentar o engajamento

Veja algumas  CTAs que podem ser utilizadas ao final dos seus posts:

  • Gostou? Então deixe um comentário no espaço abaixo!
  • Marque um amigo que gostaria de ver esse post!
  • Compartilhe a imagem com os seus amigos!

As opções são infinitas e dependem apenas do tipo de conteúdo que você produz.

As dicas apresentadas acima são aplicáveis em qualquer rede social. Porém, os analistas de social media recomendam que as estratégias sejam definidas com foco em cada plataforma. Afinal, cada uma delas tem as suas particularidades. Logo, o conteúdo deve ser produzido de forma segmentada.

Então, não deixe de aproveitar também as dicas abaixo para definir as melhores técnicas para cada plataforma.

Como aumentar o engajamento no Facebook

Invista na produção de vídeos

Os vídeos são um tipo de conteúdo cada vez mais consumido nas redes sociais. Além de “conversar” com o público e abrir espaço para debate, eles possuem um alcance maior. Ou seja, atingem mais pessoas do que as publicações normais.

Aposte na prova social

A prova social consiste em publicar fotos de clientes que já compraram e aprovaram seus produtos ou serviços. Essa técnica ajuda a melhorar a reputação da sua empresa e, ao mesmo tempo, faz com que esses clientes compartilhem a publicação. Logo, você tem um engajamento maior na página!

Como aumentar o engajamento

Crie grupos de debate

Uma das grandes vantagens do Facebook é que você pode criar grupos onde os membros podem debater diversos assuntos. Se você gerencia uma empresa de cosméticos, por exemplo, os grupos podem ser utilizados para trocar dicas de maquiagem e cuidados com a pele.

Essa é uma das melhores dicas de como aumentar o engajamento porque incentiva a conversa entre seus clientes, gerando cada vez mais visibilidade para a sua página.

Faça promoções

Uma das melhores formas de incentivar o engajamento é por meio das promoções. O modelo mais utilizado no Facebook é o de compartilhamento da publicação. Cada pessoa que compartilhar o post no modo público tem a chance de ganhar algum prêmio definido por você.

A vantagem dessa estratégia é que a publicação pode ser compartilhada com muita rapidez, atingindo um grande número de pessoas.

Como aumentar o engajamento no Instagram

Abuse de hashtags

As hashtags são uma ótima forma de reunir conteúdos em uma mesma landing page. Porém, o que elas fazem também é ajudar os usuários a encontrarem publicações de acordo com seus interesses.

Como aumentar o engajamento

O Instagram permite que as pessoas sigam hashtags também, e não somente perfis. Isso ajuda o seu alcance a ser maior, já que um usuário pode visualizar as suas publicações sem necessariamente seguir o perfil.

Invista no Instagram Stories

Dados divulgados pelo próprio Instagram apontam que cerca de 300 milhões de usuários são ativos diariamente nos Stories. Os números sozinhos já são motivo para você criar conteúdo no Instagram Stories!

Porém, o que faz com que esse recurso seja uma ótima forma de aumentar o engajamento são os recursos oferecidos. É possível incluir votações, localizações e até mesmo hashtags para incentivar o público a interagir com a sua marca. Por isso, não deixe de investir nessa técnica!

Defina os melhores horários de publicação

Para aprender como aumentar o engajamento, é preciso também saber definir os melhores horários de publicação. O Instagram Business oferece dados sobre o período em que os seus seguidores mais interagem com as suas publicações.

Portanto, ao definir suas estratégias de publicação, não deixe de analisar esses dados para garantir que o maior número possível de usuários entre em contato com a sua mensagem.

Como aumentar o engajamento no Twitter

Seja frequente

Você sabia que, segundo o Twitter, o Brasil é o país com o maior número de usuários ativos? Isso significa que você não deve ignorar a plataforma ao pensar em marketing digital para redes sociais. A grande vantagem do Twitter é que ele oferece informações em tempo real para os leitores.

Por isso, você deve postar conteúdo com muito mais frequência do que faria no Facebook ou no Instagram. Um tweet a cada 30 minutos pode parecer muito, mas como a timeline da plataforma é atualizada com muita frequência, esse pode ser o número ideal para garantir que os leitores interagem com o seu perfil.

Dê retweet em perfis importantes

Quando você dá retweet em outros perfis da sua área, você aumenta as chances de que essa página faça o mesmo com você. Isso aumenta a visibilidade do seu perfil e funciona quase como uma estratégia de link building dentro da rede social.

Como aumentar o engajamento

Além disso, seguir perfis influentes também é uma forma de fazer com que os mecanismos do Twitter mostrem a sua página para usuários interessados.

Utilize recursos visuais

Quer chamar a atenção na timeline? Então abuse de recursos visuais, como imagens, vídeos e gifs para ilustrar um tweet. A comunicação visual faz com que a sua mensagem se destaque entre os outros posts.

Porém, lembre-se de que o Twitter é uma rede social com foco em conteúdo rápido. Portanto, evite que os vídeos publicados sejam muito longos.

Converse com os usuários

Uma das grandes vantagens do Twitter é que a conversa fica muito fácil com as replies. E, como você já aprendeu, uma das melhores dicas de como aumentar o engajamento nas redes sociais é justamente interagir com os seus seguidores.

Fique de olho nas respostas aos seus tweets, curta e responda para criar um laço mais forte com os usuários!

Como aumentar o engajamento no LinkedIn

Interaja nos perfis de outras empresas

Uma ótima forma de melhorar o engajamento tanto de páginas pessoas, como de empresas, é interagir nas publicações de outras companhias do setor. Além de criar debates interessantes sobre o mercado, essa estratégia coloca a sua empresa no radar!

Selecione o conteúdo com cuidado

O LinkedIn é uma rede social voltada para o universo corporativo. Isso significa que, para conseguir resultados, publicações sobre pesquisas, estudos, dados e tendências de mercado costumam ser mais valorizadas do que outros tipos de artigo.

Como aumentar o engajamento

Selecionar assuntos de interesse para a sua área de atuação é a melhor forma de garantir as curtidas, comentários e compartilhamentos no seu perfil.

Invista na criação de conteúdo para grupos

Os grupos também são cada vez mais fortes no LinkedIn. Portanto, se você quer investir em estratégias de como aumentar o engajamento, não ignore essa funcionalidade! Curta posts de interesse e utilize os artigos postados como referência em suas próprias páginas.

Atualize a página e as vagas disponíveis com frequência

No universo do LinkedIn, as informações precisam ser “real time”, ou seja, postadas com a maior rapidez por cima. Tanto as notícias como as vagas publicadas devem ser atualizadas com frequência para garantir o engajamento. Afinal, se o usuário considerar a página ultrapassada, ele dificilmente prestará atenção ao seu conteúdo.

Como aumentar o engajamento

Pronto! Agora você já sabe tudo o que precisa saber sobre como aumentar o engajamento nas redes sociais. Ao definir as melhores estratégias para a sua empresa, não se esqueça de acompanhar com frequência os resultados para identificar pontos de melhoria. Com isso, você alcança o sucesso nas mídias sociais!

Além das dicas apresentadas neste artigo, você pode contar também com os nossos materiais gratuitos para aprender mais sobre automação de marketing, gerenciamento de redes sociais, criação de landing pages para captação de leads e muito mais. No ville Target, você conta com e-Books e outros produtos que ajudam você a definir as melhores estratégias para o crescimento da sua empresa. Confira agora mesmo!

Ficou com alguma dúvida? Então deixe o seu comentário no espaço abaixo para que possamos ajudá-lo. Aproveite também para compartilhar o artigo nas redes sociais!

Banner Marketing nas redes sociais

Posts relacionados

Ebook Redes Sociais

Conheça estratégias e melhore a venda de seus produtos/serviços:

 

Quero baixar este Ebook !