(11) 3090-7535 / (27) 3262-0877 comercial@villetarget.com

Você conhece bem a sua audiência? Conhecer melhor o seu público alvo é essencial para quem quer criar um time de marketing poderoso, capaz de se comunicar com os clientes e divulgar cada vez mais os serviços e produtos da sua empresa.

Infelizmente, nem todo mundo dedica o tempo necessário para entender quem realmente são os seus clientes atuais e potenciais. O problema disso é que você não consegue desenvolver estratégias realmente direcionadas e que vão de encontro com o que a audiência espera de você.

Portanto, para conseguir melhorar a qualidade das suas campanhas de marketing digital, é essencial que você conheça as principais plataformas que oferecem informações sobre o seu público alvo: as redes sociais, o Google Analytics e a pesquisa de mercado.

 

 

Ao longo desse artigo, vamos falar um pouquinho sobre cada uma delas e como você pode conhecer melhor o seu público alvo. Então não deixe de acompanhar até o final!

Vamos começar pelas redes sociais.

Como conhecer melhor o seu público alvo com as redes sociais

As redes sociais são as plataformas mais fáceis de conhecer o seu público alvo. Isso porque elas oferecem análises completas do gênero, faixa etária e até mesmo interesse das pessoas que seguem a página e interagem com o seu conteúdo.

 

Como conhecer melhor o seu público alvo

 

Ao criar um perfil comercial no Instagram, por exemplo, você consegue ver não apenas as informações citadas acima, mas também os horários de pico de audiência. Isso é importante para você montar o seu cronograma de acordo com a hora em que a maioria dos seus seguidores está online.

O mesmo acontece com o Facebook. Ao puxar os relatórios de engajamento, você consegue criar uma ideia de quem são os seus seguidores. Na verdade, a maioria das redes sociais oferece a funcionalidade de conferir informações sobre os seguidores. Ou seja, você consegue conhecer o seu público alvo com muita praticidade!

Como conhecer melhor o seu público alvo com uma pesquisa de mercado

Você provavelmente já participou de uma pesquisa de mercado. Esse tipo de estratégia pode ser colocada em prática tanto fisicamente quanto pela internet. No primeiro caso, você disponibiliza formulários para coletar os dados dos clientes em seus espaços físicos.

Já no caso da internet, é possível criar esses formulários com a ajuda do Google ou até mesmo das redes sociais. A vantagem de investir na pesquisa de mercado online é que as chances de atingir um público maior e conseguir uma participação maior aumentam consideravelmente.

Ao coletar os resultados, você conhece melhor o seu público alvo e pode começar a desenvolver as suas campanhas de forma mais assertiva.

Como conhecer melhor o seu público alvo com o Google Analytics

O Google Analytics é uma ferramenta do Google utilizada para acompanhar o tráfego do seu site e o comportamento dos visitantes. Ele oferece diversas métricas baseadas nos critérios e recolhimento de dados do mecanismo de busca que ajudam você a criar estratégias de conteúdo para melhorar o desempenho da sua página.

 

Como conhecer melhor o seu público alvo

 

A plataforma consegue te mostrar diversas informações, como por exemplo:

  • Número de visitantes em períodos determinados;
  • As origens do tráfego, ou seja, o caminho traçado pelos usuários;
  • A proporção de metas atingidas pelo site;
  • Os resultados de vendas no caso de lojas online;
  • Campanhas de redes sociais e muito mais!

É justamente por isso que é tão importante investir no Google Analytics para criar uma estratégia eficiente de marketing digital. Além de conferir dados demográficos e socioeconômicos do seu público alvo, você começa também a identificar padrões de comportamento no seu site!

Estratégias baseadas no público alvo

Ao conhecer o seu público alvo, fica mais fácil começar a investir em estratégias mais segmentadas. Uma dessas principais técnicas é o remarketing.

Remarketing

O remarketing, também conhecido como retargeting, é um conceito do marketing digital caracterizado por redirecionar os usuários de uma página à outra com base nas preferências de cada visitante.

Para isso, o Google recolhe informações sobre os sites mais visitados por uma pessoa e começa a mostrar anúncios que podem ser de seu interesse para incentivá-los a conhecer novas páginas.

 

 

O remarketing é utilizado por meio dos anúncios criados no Google Adwords e os espaços disponibilizados para veiculação com o Google Adsense. Por isso, é essencial que você integre o Adwords ao Google Analytics para conseguir criar suas listas de remarketing.

Existem alguns passos simples para começar a criar suas listas pelo painel do Analytics. São elas:

1) Primeiro, você deve acessar o painel e ir até a seção de Definições de Público, encontrada ao clicar em “Administrador”.

2) Depois, você precisa selecionar a conta do Google Adwords que deseja utilizar para criar as listas no Público Alvo. Assim, o Google saberá qual é a conta da qual ele pode puxar os dados.

3) Por último, é preciso escolher o tipo de lista de remarketing que você deseja criar.

Confira abaixo quais são as listas de remarketing definidas pelo Google Analytics:

Lista Inteligente

A Lista Inteligente é baseada no histórico de conversões da empresa, ou seja, considera o tipo de usuário que tem mais chances de converter.

Todos os Usuários: essa opção é menos segmentada e impacta todos os usuários que visitam o seu site, ou seja, os anúncios são mostrados sem considerar a preferência de cada visitante. Por mais que o número de impressões seja maior, a taxa de conversão provavelmente será menor.

Novos Usuários

Ao optar por esse modelo, os usuários impactados pelo remarketing serão aqueles que tiverem apenas uma sessão ativa no site, ou seja, que não apresentaram o comportamento engajado.

 

Como conhecer melhor o seu público alvo

 

Usuários Recorrentes

Ao contrário do modelo anterior, a lista de retargeting impactará os visitantes que já tiveram mais de uma sessão ativa, ou seja, que já estão acostumados com a sua página e visitaram o endereço mais de uma vez.

Usuários que acessaram uma seção específica

Existem diversas landing pages em sites. Esse tipo de lista privilegia os usuários que visitaram uma seção específica do seu website, definida por você. Aqui entra a importância do funil de conversão para identificar os melhores usuários a serem impactados.

Usuários que concluíram uma conversão de meta

O Google Analytics permite que você crie diversas metas para o seu site, como por exemplo, conseguir novos cadastros, adicionar produtos à sacola de compras e muito mais. Ao optar por esse modelo, você impacta os usuários que concluíram essas metas.

Usuários que concluíram uma transação

Esse modelo é o ideal para o e-commerce, já que ele tem o foco em visitantes que realizaram uma compra no seu site. É ideal para incentivar promoções e clubes de fidelidade.

 

Como conhecer melhor o seu público alvo

 

Como você pode ver, existem diversos tipos de lista que podem ser criados com a ajuda do Analytics e definir o melhor modelo para as suas campanhas depende do seu objetivo.

Caso você queira segmentar ainda mais a sua campanha, é possível definir a faixa etária, gênero, idioma, localização, segmento no mercado e diversos outros dados que especificam a sua audiência para alcançar ainda mais resultados com as listas de retargeting.

Redes sociais

Também é possível criar campanhas segmentadas nas redes sociais. Quando você conhece melhor o seu público alvo, fica mais fácil definir o tom de cada campanha e conseguir se comunicar melhor com a sua audiência.

Uma boa dica é criar perfis determinados para publicações impulsionadas. Afinal, as mídias pagas são uma ótima forma de aumentar o tráfego nas páginas e, ao mesmo tempo, conseguir mais visibilidade para a sua empresa.

No Facebook, por exemplo, é possível criar diversos perfis baseados na proximidade da empresa, gênero, idade e até mesmo interesses. Nesse último caso, os posts aparecem apenas para pessoas com gostos semelhantes ao que a sua empresa oferece.

Assim, cada campanha pode ser direcionada para um público diferente. E, nesse ponto das coisas, você já sabe como é importante segmentar as campanhas para que as pessoas certas recebam a sua mensagem!

Listas de e-mail marketing

Por fim, podemos citar as listas de e-mail marketing. Da mesma forma que as redes sociais, é possível criar diversos mailings para cada segmento do seu público alvo.

Por exemplo, você pode desenvolver uma lista com o contato apenas de mulheres que são mães. Com esse documento, você envia o e-mail marketing de comemoração do Dia das Mães apenas para as pessoas que se encaixam nesse perfil.

 

 

Embora a comunicação em massa também seja importante para divulgar os seus produtos e serviços, não existe como negar que conhecer melhor o seu público alvo e investir na comunicação certeira para cada audiência é uma das melhores formas de aumentar as suas vendas.

Afinal, quando uma campanha é segmentada, as chances de que você atinja o público ideal para fechar negócio com você são muito maiores. Por isso, invista em entender melhor a sua audiência hoje mesmo e comece a ver os benefícios da análise de público. Boa sorte!

Conheça o ville Target

Agora que você já sabe como conhecer melhor o seu público alvo, que tal conhecer uma plataforma que pode ajudar (e muito!) no dia a dia do seu time de marketing digital?

O ville Target é uma plataforma de automação de marketing criada para ajudar você em diferentes etapas de uma campanha. Por meio dela, é possível agendar posts nas redes sociais, enviar e-mail marketing em massa, criar landing pages eficazes para captação de leads e muito mais. Tudo isso com a possibilidade de criar um plano gratuito para começar!

Se você quer saber mais sobre o marketing digital, não deixe de conferir as outras publicações do nosso blog. O ville Target conta também com materiais gratuitos sobre os mais diversos temas, como por exemplo:

  • Inbound Marketing;
  • Instagram para Negócios;
  • Dicas de gestão de redes sociais;
  • Automação de marketing;
  • Captação e nutrição de leads e muito mais!

Então, se você quer se tornar um especialista e reduzir custos com marketing digital, você precisa conhecer o nosso site. Assim, você fica por dentro de tudo o que podemos fazer para ajudar a alavancar o sucesso da sua empresa.

Caso você ainda tenha dúvidas sobre como conhecer melhor o seu público alvo, deixe o seu comentário no espaço abaixo para que possamos ajudá-lo da melhor forma possível. Não esqueça também de compartilhar este artigo em todas as suas páginas nas redes sociais.

Obrigado e até a próxima!

 

 

Ebook Redes Sociais

Conheça estratégias e melhore a venda de seus produtos/serviços:

 

Quero baixar este Ebook !