(11) 3090-7535 / (27) 3262-0877 comercial@villetarget.com

Antes de começar a ler este artigo pare e pense nos três últimos produtos que você comprou. Como foi o processo de compra? Você pesquisou sobre o produto na internet, comprou o mais barato sem nem olhar outro detalhe ou decidiu de acordo com recomendações e reviews? A maioria dirá que a escolha foi através de indicações de clientes atuais do produto, seja online ou de amigos. O que mostra que conseguir recomendações é algo realmente importante.

Para se colocar um número, de acordo com uma pesquisa do Nielsen, em 2015, 83% das pessoas afirmaram que seguem recomendações de produtos dadas por parentes e amigos. Além disso, 66% disseram que também consideram a opinião de pessoas online, que não conhecem pessoalmente.

Estes números são incríveis e mostram por que é importante conseguir que seus clientes recomendem seus produtos. Isto é o que chamamos de marketing boca a boca, e este não é um conceito novo. Várias indústrias já exploram deste conceito há décadas, até porque, se considerarmos alguns anos atrás, não existiam métodos baratos de anunciar produtos.

Pense em um sapateiro do século XIX, ele tinha que falar para toda a vila qual era sua profissão. E tinha que pedir para seus clientes ajudarem na divulgação do seu produto. Afinal de contas, nem mesmo o rádio era algo tão simples de ser utilizado. E atualmente é a mesma coisa, a mesma técnica secular do sapateiro ainda é útil para qualquer empresário que quer aumentar seu negócio.

conseguir recomendações sapateiro

Claro agora temos novas ferramentas para agilizar o processo de recomendações, mas a ideia principal ainda é a mesma! Vamos ver ao longo deste artigo um pouco mais sobre como conseguir recomendações de clientes. Mas antes vamos ver alguns outros motivos.

Conseguir indicações pode ser barato

Para colocar um anúncio na internet você precisará fazer um investimento mínimo. Anúncios em jornais, rádio ou televisão também exigem um pagamento. Talvez a única estratégia sem custo é o marketing digital nas redes sociais (sem a promoção de conteúdo ou algum tipo de anúncio pago).

Mas se você conta exclusivamente na divulgação para pessoas que você conhece, em algum momento, o número de pessoas que você alcança irá acabar. Afinal de contas, quantos amigos você tem no Facebook? Quantos seguidores no Instagram? Somente estas pessoas veem os posts que você divulga, considerando, é claro, que ninguém compartilhe os mesmos.

Neste contexto, se você consegue que algumas pessoas, que utilizaram e gostaram do seu produto, divulguem o mesmo, você pode ganhar um marketing boca a boca totalmente gratuito. E de alta eficácia, visto que já estabelecemos que cada pessoa que recebe essa recomendação tem uma grande chance de se tornar um cliente.

Existem técnicas para ganhar recomendações que envolvem dar cupons, descontos ou outros incentivos. Claro, isso aumenta o custo, mas não é algo necessário ou essencial. O importante é ter um produto de alta qualidade. Assim as pessoas ficarão satisfeitas e indicarão o mesmo. Agora que começamos, vamos falar mais sobre como conseguir estas recomendações de clientes.

conseguir recomendações investimento

Supere expectativas

É importante que você busque superar as expectativas do seu cliente. E para conseguir isso sempre pense no inesperado, nas necessidades do cliente e como suprir estas necessidades.

Algumas fabricantes de smartphones, por exemplo, começaram a colocar uma capa gratuita junto com o celular. Quando você compra um novo smartphone você, em geral, já sabe o que espera, até porque os dispositivos não têm alterado muito nos últimos dois anos.

Agora se você abre o mesmo e tem a surpresa positiva que não será necessário também investir em uma capa nova, você ficará certamente mais satisfeito. Você não esperava por isso, então suas expectativas são superadas.

Mas é claro que entregar uma capa apenas para que o dispositivo apresente falhas graves durante a sua utilização não será suficiente. É importante que o “algo a mais”, neste caso o brinde, apenas complemente. A qualidade deve ser inerente ao produto.

Pense no seu negócio e em maneiras de superar o que seu cliente espera. Nem sempre será necessário investir em brindes ou serviços adicionais gratuitos. Muitas das vezes o seu modelo de negócio não permite este tipo de investimento adicional e você precisa ser criativo para ter um diferencial no mercado.

Em alguns casos tudo que você precisa é ser mais ágil. Existem produtos que tem um processo de aquisição notavelmente longo. Todos os fornecedores do mesmo precisam de semanas para concluir o negócio. Se você consegue entregar o produto com qualidade na metade do tempo, seu cliente certamente terá as expectativas superadas.

Tenha um bom relacionamento com todos do seu ramo

Ter um bom relacionamento com fornecedores e clientes é o básico. E, em geral isso é até fácil de se manter. Mas você já pensou em ter um bom relacionamento com seus concorrentes? Parece loucura, nem sempre é.

Existem diversos negócios em que um concorrente não é realmente seu rival. Suponha que você seja um pintor. Você conseguirá pintar todas as casas da sua cidade em cerca de um ano? Certamente não! Então se tem um outro pintor na cidade ele pode até ser um concorrente, mas ele certamente não é um rival.

conseguir recomendações pintor

Você pode conversar com ele e estabelecer um bom relacionamento. Com o tempo ele pode até passar para você serviços urgentes que ele não pode pegar (porque já está com a agenda cheia). Ou mais, se algo acontece e ele precisar se afastar do serviço ou até mesmo mudar de cidade. Ele pode te recomendar para todos os clientes atuais.

O pintor é só um exemplo. O mesmo é válido para quase todos os setores. Você certamente já teve um cliente que buscou por um serviço que você presta, mas não podia atender nos moldes do cliente. E é bem possível que ele te perguntou se você conhecia alguém.

Por isso, se quiser conseguir recomendações e indicações, conheça as pessoas que atuam no seu setor, entre em contato, tenha um bom relacionamento. Tudo dependerá muito do setor, mas em alguns casos você pode até chamar a pessoa para trabalhar em conjunto, em projetos grandes. Isso tudo permite que você consiga recomendações não só de clientes, como também de outros profissionais do seu ramo ou empresários do setor.

Capriche no pós-venda

Uma das etapas de venda mais negligenciadas é o pós-venda. Poucas empresas realmente mostram que se importam com o cliente após a venda ser concluída. Seja diferente! Uma vez que a venda for concluída, deixe uma linha de contato aberta para que o cliente entre em contato em caso de dúvidas.

E capriche no atendimento destes clientes, ajude-os em caso de dúvidas e seja rápido no atendimento (caso o mesmo seja via email).

Após algumas semanas você pode mandar um email perguntando como está a experiência com o novo produto ou serviço. Peça que ele faça uma pesquisa explicando como está sendo o dia a dia com o produto.

conseguir recomendações pesquisa

A pesquisa precisa ser algo rápido, que ele consegue responder com poucos minutos. Mas também peça que ele deixe um depoimento ou avaliação escrita que possa ser divulgada no site. Isso é uma das melhore maneiras de conseguir recomendações na forma de avaliações e depoimentos.

Não se esqueça que 66% das pessoas levam estas recomendações online em consideração antes de comprar um serviço. Portanto, não deixe de colocar estes depoimentos em um local de destaque no seu site.

Crie um programa de recomendações e indicações

Se seu negócio é relativamente grande e você quer expandir isso, você pode criar um programa para conseguir recomendações e indicações. Existem empresas que oferecem descontos ou crédito no site para cada compra realizada por um cliente que você recomendou.

Um exemplo clássico é o Uber. Se você recomendar um amigo você ganha desconto nas suas corridas assim que seu amigo faz a primeira corrida. Existem lojas e outros estabelecimentos online que tem sistemas e promoções similares.

E você pode fazer algo assim também. Você só precisa para e analisar o seu plano de negócios e adaptar a ideia para a sua realidade. Programas de recomendações costumam ser uma maneira bem eficiente de conseguir novos clientes. E, de quebra, você fideliza os clientes atuais, que terão descontos caso desejem comprar algo no futuro.

conseguir recomendações taxi

Faça parcerias

Nós já falamos das situações em que você pode conseguir recomendações de pessoas que fazem o mesmo serviço que você, mas você já considerou fazer parcerias com pessoas que estão em ramos distintos, mas, de certa forma interligados com o seu?

Por exemplo, falamos do pintor anteriormente, este mesmo profissional pode conhecer um pedreiro e ter uma parceria com o mesmo. A parceria pode ser a seguinte: o pedreiro recomenda o pintor para os imóveis que ele constrói ou reforma, e, em troca, o pintor recomenda o pedreiro quando algum cliente quer alguém para uma reforma.

Agora pense no produto ou serviço que você oferece. Existem várias atividades que estão intimamente ligadas ao mesmo. Considere os diversos profissionais e as diversas empresas que trabalham nestas atividades. Em seguida faça uma lista e selecione as empresas ou profissionais que você acredita ter mais chances de fechar uma parceria.

Procure estes profissionais ou empresas e comunique que você está buscando por parceiros profissionais. Explique o seu ramo e dê sua proposta. Agindo de maneira sistemática você certamente conseguirá fechar parcerias. Até porque é um arranjo que beneficia ambas partes.

Tenha certeza que seus clientes sabem de todos os produtos que você oferece

Quantos clientes já te fizeram a seguinte pergunta: “Você também trabalha com X? Estou precisando de alguém que faça isso”. Particularmente eu já ouvi esta pergunta várias vezes. E imagino que você também.

conseguir recomendações fechado

Um dos motivos pelos quais isso ocorre é porque não deixamos claro para o cliente nosso ramo de atuação e todos os serviços, produtos e soluções que oferecemos. É importante que você trabalhe no seu site para que fique claro o que você tem para oferecer.

Todos os sites de empresas renomadas têm, logo na página inicial, algo como “nossos serviços” ou “nossos produtos”. Isso ajuda muito para que seu cliente descubra o que a empresa fornece. E lembre-se, para cada cliente que pergunta sobre seu ramo de atuação, vários simplesmente acreditam que você não tem o serviço e preferem buscar outro fornecedor que terá o produto. E cada um destes é um cliente perdido.

Foque no marketing de relacionamento

Este tipo de marketing é o que visa a disseminação da marca através da conquista e fidelização dos clientes. O objetivo é que os clientes se tornem verdadeiros defensores e disseminadores da marca.

Nós já falamos sobre o marketing de relacionamento, mas aqui vai alguns pontos chaves desta estratégia:

  • Conheça sua audiência e crie uma base de dados com todos os seus clientes;
  • Trabalhe com o email marketing visando
    • Criar uma relação de proximidade;
    • Oferecer conteúdo relevante e que gere valor para o cliente;
    • Envie emails com promoções, cupons de desconto e informações sobre novos produtos;
    • E tenha um pós-venda de qualidade (como já falamos).

conseguir recomendações email marketing

O marketing de relacionamento visa aproximar você do seu cliente. O objetivo é criar uma relação de confiança, a consequência desta ação são as recomendações. E faz sentido, afinal de contas todos nós ficamos com uma pulga atrás da orelha após recomendar alguém. Sempre temos medo do negócio não dá certo e o cliente ficar insatisfeito conosco devido à recomendação. Por isso crie uma relação de confiança para que o cliente se sinta mais confortável e confiante o suficiente para recomendar os seus serviços.

Não se esqueça das redes sociais

Também atue nas redes sociais, onde ficará ainda mais fácil para que o cliente recomende você à um  amigo. Todos nós já vimos amigos nos marcando em páginas de produtos. E você pode conseguir esse resultado com várias estratégias distintas.

Lembre-se que se precisar de alguma ajuda na hora de publicar conteúdo nas suas redes sociais você pode contar com o ville target. Isso porque nosso software facilita não só a postagem direta de conteúdo como também o agendamento.

Isso sem contar no email marketing e na possibilidade de captação e nutrição de leads. Seguida pela fidelização através do envio de conteúdo e do estreitamento dos laços com o cliente.

Por hoje é só, esperamos que com estas dicas você consiga cada vez mais recomendações e indicações de clientes. Boa sorte e bons negócios.

automacao de marketing

Posts relacionados

Ebook Redes Sociais

Conheça estratégias e melhore a venda de seus produtos/serviços:

 

Quero baixar este Ebook !