(11) 3090-7535 / (27) 3262-0877 comercial@villetarget.com

Você sabe como conseguir resultados com PPC (pay per click) no Google Adwords? Esse modelo de pagamento permite que você pague somente pelos cliques recebidos em seus anúncios. Por isso ele é tão utilizado por profissionais de marketing digital que investem em campanhas pagas!

Porém, para entender como é possível conseguir resultados e aumentar a sua taxa de conversão, é preciso entender o que é e como funciona o Google Adwords, os links patrocinados e os erros mais comuns de PPC.

Por isso, não deixe de acompanhar o artigo até o final!

O que é Google Adwords?

O Google Adwords funciona como um meio de criar e gerenciar campanhas de anúncios online.

Antes de tudo, é preciso considerar que existem dois tipos de tráfego em páginas na internet: o pago e o orgânico. O tráfego orgânico é o conquistado de forma natural, sem investir em mídias pagas.

Para que um site consiga ranquear no Google, ele precisa respeitar uma série de critérios desse mecanismo de busca. Eles foram desenvolvidos para construir a relevância do conteúdo para os usuários.

Existe um conjunto de técnicas chamado de SEO (Search Engine Optimization), desenvolvido para construir sites e produzir conteúdo de acordo com esses critérios do Google.

As técnicas envolvem o uso de palavras-chave relevantes para o negócio, o aprimoramento do site para diminuir o tempo de carregamento, a otimização de imagens e outros fatores relevantes para um bom posicionamento no Google.

Como conseguir resultados com PPC

Porém, é preciso entender que o trabalho com SEO é construído ao longo do tempo e dificilmente um site conseguirá uma boa posição em buscas assim que for lançado.

Por isso, se você quer conquistar resultados rápidos, é preciso investir em PPC.

O segundo tipo de tráfego que pode ser conquistado é o pago. Por meio dessa plataforma, você pode comprar palavras-chave que têm a ver com a sua marca e garantir um bom posicionamento.

Ao criar uma campanha no Adwords, é possível anunciar em duas redes diferentes. São elas:

Rede de pesquisa

A rede de pesquisa é formada pelos próprios resultados da busca do Google, ou seja, as palavras-chave que você compra com uma campanha de PPC. Se você for dono de uma floricultura, por exemplo, e comprar a keyword “compre flores online”, você aparecerá entre os primeiros resultados da pesquisa quando um cliente digitar esse termo.

A grande vantagem do investimento com PPC na rede de pesquisa é que quando os clientes buscam um serviço no Google, eles já têm a intenção de comprar o produto, por isso as chances de conquistar esse clique são maiores.

Rede de display

A rede de display consiste na parceria de mais de 2 milhões de sites com o Google. Essas páginas reservam espaços para os links patrocinados na forma de banners clicáveis, por isso é importante desenvolver o texto e a imagem de uma forma bastante atrativa para conseguir o clique.

Como conseguir resultados com PPC

No caso do PPC, a rede de display não é a melhor escolha, já que o anúncio aparece para pessoas que não necessariamente estão buscando o seu serviço. Assim sendo, apesar de você conseguir aumentar a exposição do site, as chances de conseguir que as pessoas cliquem no anúncio são menores do que na rede de pesquisa.

Como conseguir resultados com PPC?

Existem algumas dicas que você pode aplicar para conseguir resultados com PPC. Dentre elas, podemos destacar:

Segmente o seu anúncio

Uma das grandes vantagens do Adwords é a possibilidade de segmentar a sua campanha de acordo com o seu público alvo.  Assim, você garante que os links patrocinados apareçam para pessoas que são potenciais consumidores da sua marca.

Considere palavras-chave específicas

Embora a compra de keywords principais seja importante, uma boa ideia para conseguir resultados com o PPC é investir também nas palavras-chave chamadas de long-tail, ou seja, que nem sempre têm um volume alto de busca, mas são mais específicas na hora de procurar pelo seu serviço.

Como conseguir resultados com PPC

Um bom planejamento de keywords é essencial para o sucesso da campanha. Vamos falar melhor sobre o que são as keywords principais e long-tail até o final do artigo.

Analise a concorrência

Também é importante que você fique de olho nos anúncios realizados pelos seus concorrentes para garantir que a sua empresa está sempre um passo à frente.  Analise os textos desenvolvidos, as palavras-chave compradas, as páginas destinadas para os anúncios e o máximo de informações que você puder para atrair os clientes para a sua página.

Como conseguir resultados com PPC e sazonalidade?

Aliar campanhas de marketing digital e PPC com a sazonalidade é uma ótima ideia para aumentar o seu lucro. Afinal, esse conceito está relacionado aos meses do ano em que as suas vendas costumam aumentar.

Datas comemorativas são muito importantes para o e-commerce. Dezembro é um ótimo período sazonal por reunir o Natal e o Ano-Novo, além de ser quando a maioria das pessoas recebe benefícios como o 13° salário e costumam aumentar as suas compras.

O Dia das Crianças, Dia das Mães, Black Friday, datas comemorativas de profissões específicas, Dia dos Pais, Páscoa e Cyber Monday também são exemplos de datas sazonais importantes para campanhas de marketing.

Agora que você já tem uma ideia de que é a sazonalidade, vamos falar sobre a sua relação com o PPC

Como descobrir o período ideal para investir em PPC?

Existe uma ferramenta do próprio Google conhecida como Insights For Search. Por meio desta plataforma, você pode pesquisar keywords (palavras-chave relacionadas ao seu negócio) e analisar a frequência com que esses termos foram buscados pelos usuários.

Por exemplo, vamos supor que você trabalha em um e-commerce de flores. Algumas keywords importantes para o seu negócio seriam: flores, flores para presente, buquê de flores para presente, etc. Esses seriam termos buscados pelos usuários para encontrar as melhores lojas para adquirir o produto que eles precisam.

Como conseguir resultados com PPC

Ao incluir esses termos no Insights For Search, você poderia ver a frequência com que as keywords foram buscadas durante o ano. O resultado provavelmente será um aumento da procura em datas como o Dia das Mães e dos Namorados.

O grande efeito positivo da sazonalidade em relação à como conseguir resultados com PPC é que as chances de os usuários clicarem no seu link patrocinado é muito maior. Quando você define esses períodos, é possível concentrar a maior parte de seu investimento nessa época, aumentando o seu ROI (Retorno de Investimento).

6 erros mais comuns de PPC e suas soluções

Existem alguns erros comuns que podem fazer com que você gaste seu dinheiro de forma ineficiente. Para evitar que isso aconteça com a sua campanha, veja quais são eles e como você pode resolver:

Segmentação

O erro mais comum ao trabalhar com PPC é não segmentar o seu público alvo. Quando você não define um público ideal, o seu anúncio aparece para pessoas que não têm interesse no tipo de serviço ou produto que você oferece. Com isso, você gasta dinheiro sem poder contar com o retorno.

É por esse motivo que é tão importante descobrir quem é o seu público alvo por meio de uma pesquisa de marketing!

Como conseguir resultados com PPC

Por meio dessas pesquisas, são coletados dados como nome, idade, renda, bairro e cidade de residência, desejos e anseios em relação à contratação de serviços e outras informações que ajudam a entender quem é a sua audiência para garantir a segmentação da sua campanha.

Orçamento

Outro erro bastante comum ao trabalhar com o PPC é a falta de planejamento em relação ao orçamento disponibilizado para as suas campanhas. Esse erro pode ser cometido de ambos os lados: ou você investe todo o seu dinheiro, ou não investe o suficiente.

Ao começar a planejar uma campanha no Google Adwords, você deve considerar um cálculo conhecido como ROI. Essa conta basicamente mostra a relação entre o quanto você deseja investir e o quanto espera de retorno.

Pode ser difícil definir o seu ROI no começo, mas quanto mais experiência você adquire, mais fácil fica analisar os dados para garantir que você está lucrando com a sua campanha.

Uso de palavras-chave

As palavras-chave são imprescindíveis para campanhas PPC, porém o seu uso indevido pode atrapalhar mais do que ajudar. Vamos entender melhor:

Suponha que você trabalha em uma loja online de colchões e uma das palavras-chave utilizadas em sua campanha é “colchões ergonômicos”. Quando um usuário procura por esse termo, é bem fácil aparecer resultados como “benefícios dos colchões ergonômicos” em vez do seu objetivo que é, na verdade, a compra desses produtos.

Como conseguir resultados com PPC

Para saber como conseguir resultados com PPC, é preciso ser o mais específico possível. Nesse caso, uma melhor escolha seria o uso da keyword “compre colchões ergonômicos”, mesmo que o volume de busca desse termo seja menor que a opção mais simples. Lembre-se de que a segmentação é essencial para uma campanha de sucesso!

Investir na rede errada

Quando você começa a investir no Google Adwords, é possível fazer com que o seu anúncio apareça em duas redes diferentes: a rede de pesquisa e a rede de display. Como você já sabe a diferença elas, aqui vai um número impressionante: você sabia que cerca de 56% dos anúncios nunca são visualizados?

Isso acontece porque nem sempre um usuário tem a impressão do anúncio em um site da rede de display. E, mesmo quando ele aparece, as chances de clicagem são muito menores, já que ele não estava buscando diretamente pelo seu anúncio.

Como conseguir resultados com PPC

Ao começar uma campanha, é preciso definir claramente os seus objetivos para garantir que o anúncio aparece para o público interessado. Lembre-se de que nem sempre a quantidade é sinônimo de qualidade.

Montar um texto fraco para o seu anúncio

A quantidade de caracteres disponibilizada para um anúncio é muito pequena. Por esse motivo, é bastante comum que a redação deste texto não atraia tantos clientes quanto você deseja.

Uma boa dica para melhorar a sua redação é prestar atenção em anúncios que chamam a sua atenção e talvez até alimentar uma base de dados que reúna esses anúncios. Assim, você poderá aprimorar a sua escrita.

Como conseguir resultados com PPC

A inclusão de palavras-chave e gatilhos mentais no texto do anúncio também são boas formas de atrair os clientes. Os gatilhos mentais são termos que criam o sentimento de urgência nos usuários, como, por exemplo, “compre agora mesmo”, “últimas unidades disponíveis” e outras expressões também conhecidas como CTA (Call to Action – Chamada para a Ação).

Quanto mais persuasivo o seu texto for, maiores as chances de você conseguir o clique para o seu site.

Não analisar a concorrência

O mercado é cada vez mais competitivo, independente da sua área de atuação. Por isso, é preciso estar sempre um passo à frente da concorrência para garantir que os seus competidores não “roubem” o seu tráfego, seja ele pago ou orgânico.

Ao pensar em mecanismos de busca, é difícil não considerar o posicionamento no Google. Isso porque a maioria dos usuários raramente passa da primeira página ao pesquisar por um determinado produto ou serviço. Sendo assim, quanto mais próximo do above the fold (como é chamada a primeira tela do Google, antes do usuário descer a página), maiores as chances de conquistar esse cliente.

O que a concorrência geralmente faz é anunciar termos parecidos com os seus para que as posições sejam próximas e o cliente seja disputado. Por esse motivo, é preciso estar sempre de olho nos anúncios de seus principais competidores para poder aprimorar os seus anúncios.

Como conseguir resultados com PPC

Agora que você já sabe como conseguir resultados com PPC, chegou a hora de criar o seu próprio anúncio e investir em outras estratégias de marketing digital.

Para isso, conte com o ville Target! Com os nossos e-books e planos totalmente gratuitos, você consegue aprender muito mais sobre automação de marketing, link building, gestão de redes sociais, criação de landing pages eficazes e muito mais para ajudar você a alcançar o sucesso. Portanto, acesse o site hoje mesmo para conferir tudo o que podemos fazer pelo seu negócio.

Gostou do artigo? Então deixe o seu comentário no espaço abaixo. Aproveite também para divulgar o conteúdo em todas as suas páginas nas redes sociais!

Ebook Redes Sociais

Conheça estratégias e melhore a venda de seus produtos/serviços:

 

Quero baixar este Ebook !