27 3262-0877 / 27 3261-7595 comercial@villetarget.com

Redes sociais. Aplicativos de troca de mensagens. Emails. Diariamente, somos bombardeados por todos os tipos de informações na internet, de ofertas promocionais a conteúdos curiosos e educativos. É impossível o usuário consumir tudo. Daí, surge a necessidade de saber como criar headlines poderosas, ao ponto de chamar a atenção de seu público-alvo e persona.

Entende-se por headlines frases curtas bem destacadas. Normalmente, é a primeira coisa que o usuário lê em um conteúdo. É a manchete de um jornal.

Nas ações de marketing, ela tem um papel fundamental. Pode ser o assunto de sua campanha de email marketing, o título de um blog post e de um vídeo no YouTube, os intertítulos de um texto ou mesmo uma chamada nas redes sociais. Fale a verdade: quantas vezes você não compartilhou um texto em que leu apenas o seu título?

De modo geral, uma headline poderosa tem o objetivo de prender, logo de cara, a atenção do usuário. Ao mesmo tempo, ela deve despertar interesse e desejo para que a pessoa fique motivada para ler o restante do seu conteúdo.

A propósito, de acordo com estudo do Copyblogger, em média, 80% dos usuários leem apenas o título de seus posts, enquanto apenas 20% consomem o conteúdo todo. Na prática, isso significa que os títulos fazem os leitores continuarem ou desistirem de ler seu texto.

Se você quer aprender como criar headlines poderosas, não deixe de acompanhar este texto até o final.

Palavras e expressões que ajudam a chamar a atenção do usuário

Descoberto. Revelado. Promoção. Rico. Dinheiro. Desejo. Essas são algumas palavras que logo despertam a atenção do usuário. Isso porque elas indicam uma oportunidade de ganhar mais dinheiro e mudar de vida ou trazem algum tipo de curiosidade sobre um tema de interesse do público-alvo.

Mas usar essas palavras de forma aleatória também não funciona. Você pode (e deve) utilizar expressões que resultem em alguma ação do usuário. Aqui, podemos usar como inspiração os títulos de textos que viralizaram na internet.

como criar headlines poderosas palavras e expressões

Aliás, um levantamento da empresa de marketing Buzzsumo elencou as expressões mais usadas nos títulos de conteúdos virais. Na lista, podemos ver as seguintes: “Nós faremos de você”; “X fotos que vão”; “O que acontece depois”; “Fazer você chorar/rir”, entre outras.

Atenção: mais do que criar uma headline poderosa, você deve entregar aquilo que promete no título. Se você promete, no título, ensinar 4 maneiras de como ganhar dinheiro com blog, mas, ao longo do conteúdo, você só enche linguiça e não ensina nada, os usuários vão ficar frustrados. E com razão! Então, faça um título que seja chamativo e, ao mesmo tempo, compatível com o seu conteúdo.

Como criar headlines poderosas de aprovação

Já comentamos que mostrar cases de sucesso é um dos melhores tipos de conteúdos que geram vendas. Afinal de contas, você está falando que uma pessoa com os mesmos problemas do seu público-alvo conseguiu obter benefícios com o seu produto ou serviço.

Sabendo que a prova social no marketing, é muito importante que você incentive seus clientes a produzirem depoimentos positivos sobre a sua marca. Quem sabe não aparecem alguns cases interessantes para você divulgar?

Modelos de headlines poderosas de aprovação:

  • Veja como o software da {nome da empresa} ajudou empresário a reduzir 40% de seus custos
  • Descubra X benefícios do {nome do produto} para a sua saúde
  • Franqueado da {nome da marca da franquia} fatura mais de 500 mil reais em menos de um ano

Você pode utilizar esses modelos de títulos e adaptá-los para a sua marca. Aqui, é importante observar que as headlines de cases de sucesso sempre devem trazer algum dado bem expressivo (e verdadeiro). Isso desperta o interesse nas pessoas.

Como criar headlines poderosas de autoridade

Esse tipo de chamada funciona muito bem por um simples motivo: quem está fazendo determinada afirmação é uma autoridade no assunto. Além de despertar curiosidade nas pessoas, essa headline transmite credibilidade para o leitor.

como criar headlines poderosas autoridade

Modelos de headlines poderosas de autoridade:

  • Especialista em marketing digital ensina como multiplicar o alcance de seus posts nas redes sociais sem pagar nada
  • Nutricionista dá dicas de como emagrecer 5 kg em um mês sem deixar de comer nada
  • Médico descobre fórmula para eliminar as espinhas em adolescentes

Como criar headlines de curiosidade

Headlines poderosas utilizam de gatilhos mentais, ou seja, frases que despertam algum sentimento no usuário. Um deles é a curiosidade.

Modelos de headlines poderosas de curiosidade:

  • Subida meteórica! Descubra como esse homem passou de um simples vendedor para CEO de uma multinacional em poucos anos
  • Faça esse pequeno teste e descubra que tipo de {investidor} você é
  • Quer saber qual personagem da {nome da série} você é? Faça esse teste em 1 minuto!

Elaborar testes é uma ótima maneira de despertar a curiosidade nos usuários. Especialmente se ele tiver a ver com algum tema quente do momento. Isso sem falar que esse tipo de conteúdo pode viralizar, quando as pessoas começam a compartilhar seus resultados.

como criar headlines poderosas curiosidade

Além disso, os testes servem para captar leads para o seu negócio. Para completar o teste, os usuários devem preencher um pequeno formulário com seus dados, por exemplo.

Análise dos resultados

Para saber se você realmente aprendeu como criar headlines poderosas, é preciso avaliar os resultados de suas ações. Entre as principais informações fornecidas pelo Google Analytics, estão o número de vezes que uma página foi visitada e o tempo médio em que o usuário permaneceu nela.

Se você adotar esses modelos de headlines poderosas, é provável que esses indicadores aumentem consideravelmente. Desde, é claro, você entregue, ao longo do texto, o que prometeu no título.

como criar headlines poderosas dados

Aposte em headlines criativas e atraentes nos assuntos de suas campanhas de email marketing. Caso você faça o disparo de suas mensagens usando o ville Target, você tem acesso às principais métricas de email marketing. Para saber que o título foi eficiente, é preciso conferir a taxa de abertura de suas campanhas.

Agora que já sabe como criar headlines poderosas e viu alguns exemplos que podem ser adaptados, suas campanhas de marketing têm tudo para não serem ignoradas.

Boa sorte!

automacao de marketing

Posts relacionados