(11) 3090-7535 / (27) 3262-0877 comercial@villetarget.com

Já se foi o tempo em que montar um blog para compartilhar assuntos de seu interesse era um hobby. Atualmente, muitas empresas já entenderem que criar um blog corporativo para atrair e informar seus potenciais clientes pode trazer muitos resultados com baixo investimento. Dúvida? Então, continue acompanhando este texto e reveja seus conceitos.

Não basta ter um produto ou serviço de excelência, se ninguém conhecê-lo a fundo. Para dar mais visibilidade aos seus negócios, as empresas investem pesado em diversas estratégias de marketing. Entre elas, está a criação de um blog corporativo. Ele tem como objetivo mostrar que a sua empresa tem autoridade no mercado e que é capaz de solucionar os problemas de seus potenciais clientes.

O que o seu lead quer saber mesmo é se os interesses, dúvidas e objetivos dele são compreendidos por você. Por isso, o Inbound Marketing está fazendo tanto sucesso. Ele possibilita que a percepção do público sobre a sua empresa seja positiva e ampliada através de um canal de comunicação direto e educativo. Chega daquele bombardeio de propagandas que só querem vender por vender, né?

Por que criar um blog corporativo

Abaixo, listamos bons motivos para você começar a pensar na possibilidade de criar um blog corporativo. Confira:

1. Torne-se uma autoridade no assunto

Mostrar que você entende muito de um assunto de uma maneira clara e com qualidade faz com que você se torne uma referência no seu mercado. Então, o lead passa a enxergar na sua empresa uma instituição que sabe o que faz e que pode ajudá-lo. Isso se chama posicionamento de marca.

E fale a verdade: você compraria um curso online de um professor que tem dificuldade em explicar e tem um conhecimento superficial ou de um que possui diversos certificados e transmite todos os conceitos de forma clara e firme? É claro que a segunda opção! Isso porque ele tem muito mais autoridade no assunto.

criar um blog corporativo autoridade

Portanto, escrever sobre assuntos relacionados ao mercado em que a sua empresa atua sensibiliza o consumidor. A tendência é fechar negócio com maior facilidade. O blog corporativo, além disso, pode divulgar seus valores, missão e marca de uma maneira mais objetiva e clara ao seu público-alvo e persona.

2. Apareça nas buscas

Quando tem alguma dúvida sobre determinado assunto ou quer obter mais informações sobre um produto ou serviço específico, o que você faz? Certamente respondeu “pesquisar no Google”. Você não é o único. Em média, acontecem 2,3 milhões de buscas no site por segundo. Isso significa uma média superior a 100 bilhões de pesquisas por mês.

Com um volume tão grande de pesquisas, não seria interessante que a sua empresa aparecesse na primeira página do Google? Pois fique sabendo que o mecanismo de busca prioriza sites que tenham conteúdos relevantes e de qualidade. Aqui, está mais um motivo para criar um blog corporativo.

Além de criar conteúdos que vão de encontro aos interesses de seu público-alvo, procure aplicar as melhores práticas de SEO, como escolher e posicionar bem as palavras-chave, ter uma página web responsiva que carregue rapidamente, ser frequente e por aí vai.

3. Conquiste mais leads (e clientes)

Como consequência, o seu blog corporativo acaba por captar leads para o seu negócio. Não acredita? De acordo com estudo da Rock Content, empresas que possuem blogs corporativos têm 3,7 vezes mais visitas e convertem 1,3 vezes mais visitantes em leads.

Para tanto, você precisa criar conteúdos que sejam extremamente relevantes e úteis para todas as fases do funil de venda e marketing.

Não basta oferecer um conteúdo de qualidade. Induza o usuário a assinar a sua newsletter para receber mais novidades do seu blog. Você pode fazer uma pequena chamada no final de cada blog post mais ou menos assim: “Gostou desse conteúdo? Então assine a nossa newsletter e receba novos textos como esse toda semana”.

Com os dados desses usuários, você pode pensar em diversas campanhas de email marketing para educar e treinar essa turma para uma futura compra.

Como criar um blog corporativo de sucesso

Agora que já sabe a importância em criar um blog corporativo, vamos mostrar o passo a passo para você colocar a mão na massa.

1. Escolha de um CSM

Sigla em inglês para Sistema de Gerenciamento de Conteúdo, o CSM é uma plataforma de publicação de conteúdo. A mais famosa de todas é o WordPress que, aliás, é a nossa sugestão para você utilizar.

criar um blog corporativo wordpress

Com uma infinidade de templates à disposição e um painel extremamente intuitivo, você consegue criar um blog corporativo em poucos passos, com a cara da sua empresa. Para completar, a plataforma possui muitos plugins que ajudam a automatizar alguns processos e melhorar a qualidade de seu blog em diversos aspectos.

Por exemplo, o plugin Yoast SEO faz uma avaliação instantânea de todos os seus posts para saber se eles estão devidamente otimizados. Caso contrário, ele faz sugestões em que você pode melhorar para ranquear melhor o seu post nos mecanismos de busca.

2. Definição de público

Não é porque marketing de conteúdo dá resultado que você pode adotar essa estratégia de qualquer jeito. Muito pelo contrário. Você só terá sucesso com ele, se seguir alguns passos.

Em primeiro lugar, é preciso definir quem é o seu público-alvo. Isso vai muito além de sexo, faixa etária e localização geográfica. Esses detalhes são importantes, mas estão longe de serem o suficiente.

criar um blog corporativo persona

Criar uma buyer persona também significa listar quais são suas principais dores no dia a dia, seus interesses, redes sociais preferidas e por aí vai. Com todos esses dados, fica mais fácil escrever um conteúdo, né?

Tornar-se uma empresa confiável para o seu público exige conhecimento. O primeiro passo, é pesquisar sobre as pessoas que fariam negócio com sua empresa. Entenda o que elas querem e procuram. É assim, que você chegará até elas efetivamente. Só será possível dialogar com seu público-alvo, conhecendo-o.

3. Calendário editorial

Frequência é uma palavra chave para o sucesso de qualquer blog. Não adianta produzir um conteúdo aqui, outro acolá. É preciso ter consistência. Então, antes de criar um blog corporativo, faça um calendário editorial.

criar um blog corporativo calendário editorial

Nele, você deve definir quantas vezes por semana o seu blog será atualizado e, principalmente, quais serão os tipos de conteúdos de cada dia. Por exemplo, você definiu que seu blog terá 3 posts novos por semana, um para cada etapa do funil de vendas e marketing (topo, meio e fundo).

4. Divulgação do blog corporativo

Desde novos, aprendemos que a propaganda é a alma do negócio. Trate o seu blog corporativo como parte do seu negócio. Portanto, invista em uma boa divulgação dele.

Aqui, você pode divulgar seus conteúdos novos em diversos canais diferentes, como email marketing e redes sociais. No entanto, depois de perder tanto tempo produzindo seus blog posts, você não quer mais desperdiçar tempo, né?

A solução está em contar com uma ferramenta de automação de marketing, como o ville Target. Nele, você consegue disparar campanhas de email marketing e fazer o agendamento de posts nas redes sociais (Facebook, Instagram e Twitter) em um só lugar. Muito mais produtividade.

Gostou? Então, cadastre-se agora mesmo no ville Target e tenha acesso a essas e outras funcionalidades no plano gratuito.

workshop automação de marketing

Posts relacionados