(11) 3090-7535 / (27) 3262-0877 comercial@villetarget.com

Se você chegou até este artigo, você provavelmente quer saber como criar um e-mail marketing. Essa ferramenta está cada vez mais em alta no mundo do marketing digital e é utilizada pela grande maioria das empresas. Afinal, ela funciona como uma forma eficiente de divulgar produtos e criar laços fortes com o seu cliente.

Porém, nem todo mundo sabe quais são as melhores práticas quando o assunto é criar um e-mail marketing. Por isso, preparamos um guia para que você entenda o que é essa ferramenta, como você pode criar conteúdo, dicas para envio do e-mail marketing e muito mais!

Além disso, você saberá mais sobre o ville Target, um software de automação de marketing com planos gratuitos que podem ajudar você a conseguir resultados muito positivos com o envio de e-mail marketing. Além de automatizar a tarefa, é possível criar listas para segmentar cada conteúdo e garantir que a mensagem chegue até o público certo.

Ficou curioso? Então não deixe de ler este artigo até o final para se tornar especialista em e-mail marketing.

Vamos começar?

O que é e-mail marketing?

O e-mail marketing funciona como um banner virtual em que você destaca uma mensagem importante. Eles podem ser utilizados para agradecer a preferência de seus clientes, enviar mensagens de celebração em datas comemorativas e alertar sobre alterações em operações e horários de funcionamento.

A grande vantagem é que o cliente recebe o conteúdo diretamente em seu e-mail, sem precisar necessariamente buscar a informação.

Um dos objetivos mais comuns ao criar um e-mail marketing também é conseguir aumentar as vendas. Isso porque ele pode funcionar como uma forma de destacar os seus melhores produtos e promoções especiais.

Quanto mais engajamento o seu e-mail gera, maiores as chances de aumentar a sua receita. Esse engajamento é mensurado pelo número de pessoas que clicam nos links inseridos no e-mail marketing. Esses links geralmente redirecionam para o seu site ou uma página de produto específica.

Portanto, é preciso investir em conteúdo segmentado e atrativo para os seus clientes.

Mas, afinal, quem recebe esse e-mail?

Para quem eu devo enviar o e-mail marketing?

É impossível trazer dicas para envio de marketing digital sem falar sobre o público que vai receber essa mensagem.

Geralmente, o envio do e-mail é para a sua base de leads. Por isso, é importante investir em ferramentas para captar leads. Quanto mais pessoas integrarem o seu mailing, mais disseminada será a sua mensagem.

O significado mais simples de lead é cliente potencial. Essas são as pessoas que têm interesse em comprar os seus produtos ou serviços, mas ainda não estão totalmente convencidos da aquisição. É dever do marketing digital e de conteúdo influenciar essa decisão para que o lead seja convertido em um consumidor.

Os leads geralmente compõem um mailing com nome, e-mail, telefone e outras informações para contato que podem ser utilizadas para a conversão do cliente, seja por meio do e-mail marketing, do envio de conteúdo direcionado ou da oferta de promoções e descontos exclusivos.

A geração de leads é importante porque o modelo de compras está cada vez mais conectado ao ambiente digital, portanto as empresas que desejam aumentar as suas vendas precisam adotar uma postura mais propositiva e menos passiva nessa modalidade. Logo, contar com uma base de potenciais clientes permite que você crie estratégias direcionadas para incitar o desejo nesses usuários.

Criar um e-mail marketing

As melhores formas de conseguir esses leads são por meio de páginas de captura. Ao construir uma landing page, fica muito mais fácil conseguir as informações que você precisa para começar a enviar e-mail marketing.

Agora que você já sabe o que é o e-mail marketing e como conseguir leads para enviar a mensagem, vamos falar sobre as melhores formas de escolher o conteúdo certo.

Como criar um e-mail marketing: dicas de conteúdo

Aproveite a sazonalidade

A sazonalidade é o período em que as vendas da sua empresa geralmente são maiores. É o caso de algumas datas comemorativas como o Dia das Mães, Dia das Crianças, Black Friday, enfim. São como picos de venda ao longo do ano.

O e-mail marketing é uma ferramenta poderosa para produzir conteúdo nestas datas. Afinal, a mensagem aqui apela para o desejo emocional dos clientes e tem mais chances de gerar uma venda.

Além de criar conteúdos para aumentar as vendas, você pode também usar o e-mail marketing para celebrar essas comemorações. Assim, você fortalece o laço entre a sua empresa e os consumidores.

Ofereça conteúdo exclusivo

Como você viu acima, o e-mail marketing geralmente é enviado para uma base de leads que aceita receber o seu conteúdo voluntariamente. Isso significa que eles esperam receber mensagens relevantes e que façam a diferença no seu cotidiano.

É o caso do conteúdo exclusivo. Quando você oferece descontos, promoções e condições exclusivas para quem faz parte do seu mailing, você cria um público fiel que não vai ignorar os seus e-mails quando eles chegarem.

Portanto, tente desenvolver novas ofertas para essa audiência.

Crie conteúdos sequenciais

Criar uma série de e-mail marketing também é uma boa forma de trabalhar o conteúdo. Isso significa desenvolver mensagens que se completam entre si, criando a curiosidade do leitor para o próximo e-mail.

Essa estratégia exige um pouco mais de planejamento. É preciso pensar na periodicidade, na sequência de conteúdo e em como chamar a atenção do consumidor para as continuações.

Crie infográficos

Os infográficos são muito importantes tanto para quem trabalha com criação como no marketing digital. Eles funcionam como uma forma mais descontraída de apresentar dados e informações importantes, o que costuma atrair mais a atenção dos leitores.

Criar um e-mail marketing

Assim, você consegue apresentar estatísticas, preços, preferências, gráficos e qualquer outro dado com o apoio do conteúdo visual. Lembre-se apenas de que eles devem sempre seguir a sua identidade visual.

Afinal, a identidade é definida justamente para que a sua comunicação seja padronizada e reconhecida com mais facilidade pelos clientes. Portanto, não esqueça de seguir o seu padrão de cores e tipografia!

Escreva mensagens curtas

Ao criar um e-mail marketing, você deve seguir a premissa de que as mensagens devem ser curtas. Afinal, a maioria dos clientes abre o e-mail no trabalho ou em momentos que não têm muito tempo para gastar com a leitura.

Logo, é imprescindível que o seu conteúdo seja conciso e objetivo. Assim como as publicações nas redes sociais, o e-mail marketing não deve demorar muito para ser lido.

Dê preferência às imagens em vez de textos. Escreva frases curtas e evite parágrafos com muitas informações. Porém, não esqueça de que mesmo com o conteúdo curto, você deve sempre revisar o e-mail para garantir que não enviará nenhum erro.

Inclua links de redirecionamento

Ao criar um e-mail marketing, você não pode se esquecer de adicionar os links de redirecionamento. Afinal, você quer levar esse cliente da caixa de e-mail até o seu site ou a página de um produto.

No caso do lançamento de um novo produto, por exemplo, o ideal é que o e-mail leve para o hotsite desse novo item. Assim, o cliente tem acesso à mais informações e fica mais perto de efetuar a compra.

Já um e-mail marketing com tema mais generalizado pode levar para a home page do seu site. O importante é que você incite o tráfego nas suas páginas!

Mande conteúdo com moderação

Um dos principais erros de quem quer criar um e-mail marketing é não controlar a quantidade de e-mails enviados. Isso é como um tiro no pé. Afinal, o excesso de conteúdo faz com que os clientes possam classificar o seu endereço como spam e deixem de receber as mensagens.

Por isso é tão importante definir a periodicidade das suas campanhas. Geralmente, a quantidade máxima recomendada é de 1 a 2 e-mail marketing por semana.

Porém, tenha em mente que isso não é regra. Cada público tem as suas próprias demandas de conteúdo. Logo, você deve conhecer a fundo sua persona para identificar as melhores práticas de comunicação.

Invista em CTAs no assunto do e-mail

O assunto do e-mail é o primeiro contato que os leitores têm com a sua campanha. Por isso, ele deve ser persuasivo para garantir que a mensagem seja aberta.

A melhor forma de garantir isso é utilizando CTAs (Call to Action, ou Chamadas Para Ação). Esses termos são sempre escritos no modo imperativo e têm o poder de incitar as pessoas a tomarem uma ação.

Criar um e-mail marketing

É o caso de expressões como:

  • Clique aqui para conferir condições exclusivas;
  • Abra o e-mail para descobrir um segredo;
  • Não deixe de ler esse e-mail;
  • Acesse para saber mais e etc.

As CTAs são uma das melhores técnicas de copywriting justamente porque têm o poder de guiar os clientes pelas ações que você deseja que ele faça. Assim, você aumenta significativamente o seu engajamento.

Converse com o público

Por último, não podemos deixar de mencionar a eficiência de produzir conteúdo em tom informal, criando uma verdadeira conversa entre a empresa e os clientes. Afinal, ao criar um e-mail marketing e enviar conteúdo com frequência, um dos seus objetivos é, justamente, fortalecer os laços com a sua audiência.

Portanto, uma boa dica é criar um algoritmo que permita a personalização do e-mail. Assim, o nome de cada cliente é inserido no assunto do e-mail. Dessa forma, eles se sentem mais próximos da sua empresa e podem fortalecer o relacionamento.

Pronto! Agora você já conferiu as principais dicas para envio de e-mail marketing. Porém, ainda resta um questionamento. Quais são os melhores dias da semana e horários para enviar as mensagens e como você pode estabelecer uma rotina de produção de conteúdo eficiente?

Vamos responder essas perguntas.

Quando eu devo enviar o e-mail marketing?

Não existe uma fórmula pronta para saber qual é o melhor dia e horário para enviar o e-mail marketing. Cada empresa e público tem as suas particularidades. E, por mais que seja difícil, você deve identificar todos esses fatores para descobrir qual é o melhor horário.

No começo, você pode fazer alguns testes de engajamento. Envie e-mails em dias e horários diferentes e monitore o engajamento. Com o tempo, você poderá perceber os padrões de acesso e entender melhor o comportamento do público.

Uma boa dica para começar é investir nos horários de entrada, almoço e saída do horário comercial. Isso porque esses picos geralmente são maiores, já que as pessoas aproveitam os intervalos para abrir o e-mail.

Caso o engajamento não seja bom, comece a testar outros horários até encontrar o seu pico de audiência.

O mesmo vale para os dias da semana. Sexta-feira costuma ser um bom dia porque as pessoas podem visitar lojas físicas no fim de semana. Porém, isso não é regra! É preciso que você realize os testes para encontrar o que funciona melhor para você.

Como eu posso enviar o e-mail marketing?

Para finalizar as dicas para envio de e-mail marketing, precisamos falar sobre ferramentas que fazem esse envio. Afinal, eles geralmente são enviados em massa e as caixas de e-mail tradicionais nem sempre comportam essa atividade.

O ville Target é uma ferramenta integrada que permite que você crie as listas de envio, agende o e-mail marketing e muito mais. O software de automação de marketing foi criado para ajudar você a melhorar os seus resultados e automatizar campanhas de marketing digital.

Além de ajudar a captar e categorizar leads, você consegue também criar listas de envio para que as campanhas sejam mais segmentadas. Dessa forma, fica mais fácil garantir que a mensagem chegue até o público certo.

O ville Target também permite que você envie conteúdos sequenciais. A automatização ajuda você a gastar menos tempo com tarefas que podem ser automatizadas e focar mais no planejamento e desenvolvimento de conteúdo.

Portanto, não deixe de acessar o site hoje mesmo para conferir os planos gratuitos e começar a investir no futuro da sua empresa.

Mergulhe no marketing digital

Agora que você já sabe tudo o que precisa sobre dicas para envio de e-mail marketing, chegou a hora de mergulhar ainda mais no mundo do marketing digital. Com as campanhas certas, você consegue atrair cada vez mais clientes para a sua empresa e fazer com que o seu negócio cresça no mercado.

Com os materiais gratuitos do ville Target, você entende melhor como funciona o inbound marketing, a construção de landing pages, o gerenciamento de redes sociais e muito mais. Então não deixe de conferir nossos e-Books para se tornar um especialista em marketing digital.

Acredite: quanto mais você entender sobre o assunto para criar campanhas eficientes, maiores serão as chances de alcançar o sucesso. Boa sorte!

Você ainda tem alguma dúvida como criar um e-mail marketing? Então deixe o seu comentário no espaço abaixo. Aproveite também para compartilhar o artigo nas redes sociais. Até a próxima!

GIF animado email marketing

Ebook Redes Sociais

Conheça estratégias e melhore a venda de seus produtos/serviços:

 

Quero baixar este Ebook !