(11) 3090-7535 / (27) 3262-0877 comercial@villetarget.com

Se você ainda não sabe como criar um e-mail marketing, mas quer começar a investir nessa estratégia, então este é o artigo certo para você. Essa ferramenta ganha cada vez mais importância no mercado digital por sua versatilidade. Isso significa que é possível utilizá-la em diversas ocasiões e para alcançar diferentes objetivos.

Ao longo deste artigo, você entenderá melhor o que é o e-mail marketing, qual é o público alvo deste tipo de estratégia e como ele pode ser enviado. Dessa forma, você pode começar a desenvolver melhor as suas campanhas com base nessa técnica tão importante do marketing digital.

Ficou curioso?

Então vamos começar!

O que é e-mail marketing?

Sabe aqueles e-mails que você recebe com ofertas e informações importantes sobre lojas e empresas? Isso é um e-mail marketing! Eles são quase como banners virtuais, utilizados para enviar mensagens importantes para os seus clientes.

Existem alguns casos em que você pode contar com a ferramenta. Dentre eles, podemos citar:

  • Enviar promoções;
  • Lançar novos produtos;
  • Destacar o seu catálogo;
  • Celebrar datas importantes (como Dia das Mães, Dia das Crianças, Páscoa, Natal e etc);
  • Informar sobre alterações nos processos da empresa;
  • Anunciar mudanças no horário de funcionamento e muito mais!

Como você pode ver, o e-mail marketing é uma ferramenta bastante versátil. Independente do tipo de mensagem que você quer enviar, essa pode ser a solução perfeita para entrar em contato com os seus clientes.

Existem algumas características próprias para criar um e-mail marketing. Então, antes de começar a desenvolver a sua estratégia, vamos conhecer algumas delas.

O que eu preciso saber para criar um e-mail marketing?

Menos é mais

No caso dessa ferramenta, o velho ditado de “menos é mais” é bastante importante. O e-mail marketing é conhecido por enviar mensagens diretas, curtas e bastante objetivas.

Ou seja, o texto costuma ser bem sucinto. Considere que o cliente que abre o seu e-mail marketing provavelmente dedicará apenas alguns segundos à mensagem. Logo, você deve garantir que o e-mail seja compreendido rapidamente.

Use sempre sentenças curtas, de 10 a 15 palavras. Mantenha também o número de parágrafos reduzido para evitar que o e-mail seja desconsiderado.

Links de redirecionamento

Um e-mail marketing sempre tem um ou mais links de redirecionamento. Afinal, você quer levar esse cliente da caixa de e-mail até o seu site ou a página de um produto.

Ao criar um e-mail marketing, é preciso ter as suas metas e objetivos bastante claros. Assim, será muito mais fácil separar os links importantes para redirecionar o usuário.

Criar um e-mail marketing

No caso do lançamento de um novo produto, por exemplo, o ideal é que o e-mail leve para o hotsite desse novo item. Assim, o cliente tem acesso à mais informações e fica mais perto de efetuar a compra.

Já um e-mail marketing com tema mais generalizado pode levar para a home page do seu site. O importante é que você incite o tráfego nas suas páginas!

Conteúdo visual

A parte visual do e-mail marketing é uma das mais importantes. Afinal, como mencionamos acima, essa ferramenta atua como uma espécie de banner visual. Logo, os elementos devem chamar a atenção dos clientes e remeterem à sua identidade.

Isso significa que todos os e-mail marketing devem ter o seu logotipo, usar as cores do seu guia da marca e seguirem todos os padrões definidos pela empresa. Afinal, o e-mail marketing nada mais é do que outro produto de comunicação da empresa.

O seu time de design deve ser capacitado para criar esses e-mails de forma padronizada. Assim, quando o cliente abrir a caixa de e-mail, será muito mais fácil para ele reconhecer o seu conteúdo.

Cronograma

Quando falamos em criar um e-mail marketing, fica fácil cair na tentação de desenvolver diferentes e-mails sobre os mais variados assuntos. Porém, esse é um dos maiores erros de uma campanha de marketing digital.

Isso porque essa ferramenta deve ser utilizada com moderação. Se você não gosta de abrir o seu e-mail e ver inúmeras mensagens de uma loja, tenha em mente que os demais consumidores também não gostam.

Se você manda muitas mensagens em um curto período de tempo, existe a chance de que o próprio e-mail classifique seu conteúdo como spam. Da mesma forma, o usuário pode cansar dos e-mails e bloquear o seu endereço eletrônico.

Por esse motivo, é imprescindível que você crie um cronograma eficiente. Tente restringir o envio para no máximo 2 vezes na semana, exceto em datas especiais (como por exemplo, a Black Friday, já que este é um período único no ano para o e-commerce).

Público alvo

Por último, não podemos deixar de falar sobre o público para quem o e-mail marketing é destinado. Para isso, você deve entender é uma base de lead.

O conceito de lead pode ser traduzido simplesmente para cliente potencial. Um lead surge quando existe a intenção de compra dos seus produtos, portanto é dever do marketing digital convencer esse cliente de que vale a pena fazer negócio com a sua empresa.

Os leads geralmente compõem um mailing com nome, e-mail, telefone e outras informações para contato que podem ser utilizadas para a conversão do cliente, seja por meio do e-mail marketing, do envio de conteúdo direcionado ou da oferta de promoções e descontos exclusivos.

Criar um e-mail marketing

Para gerar esses leads, são utilizadas landing pages. Também conhecidas como páginas de captura, elas geralmente são utilizadas para trocar as informações do lead por infoprodutos, como e-Books, webinars, podcasts e etc.

Ao criar um e-mail marketing, uma das melhores estratégias é a criação também de listas segmentadas. Como a demanda do consumidor por conteúdo direcionado cresce a cada dia, é essencial que você saiba lidar com diferentes perfis para garantir que a mensagem chegue até o público certo.

Quando eu devo enviar o e-mail marketing?

Infelizmente, não existe uma receita única sobre dias e horários ideais para enviar um e-mail marketing. Isso porque o público alvo e a demanda de conteúdo varia de empresa para empresa. Logo, você precisa conhecer todas as particularidades do seu negócio para descobrir qual é a fórmula que funciona para você.

Para isso, podem ser realizados alguns testes de engajamento. Estipule alguns dias e horários e monitore os cliques e a taxa de abertura para poder compilar os dados. Ao final do período de testes, você poderá apontar o dia e horário que gerou mais engajamento para a sua empresa.

Uma boa dica para começar é investir nos horários de entrada, almoço e saída do horário comercial. Isso porque esses picos geralmente são maiores, já que as pessoas aproveitam os intervalos para abrir o e-mail.

Caso o engajamento não seja bom, comece a testar outros horários até encontrar o seu pico de audiência.

Agora que você já sabe um pouquinho mais sobre o e-mail marketing, chegou a hora de conferir algumas dicas de conteúdo. Afinal, a construção do seu e-mail é importante para converter os leads em clientes e garantir que você alcance os resultados desejados para a sua campanha.

Vamos lá?

Como criar um e-mail marketing: dicas de conteúdo

Crie conteúdo sazonal

Quando falamos em sazonalidade, estamos nos referindo aos períodos em que as vendas de uma empresa costumam aumentar. No caso de um e-commerce de flores, por exemplo, essas datas seriam o Dia das Mães e o Dia dos Namorados, já que as flores são um presente comum.

Criar um e-mail marketing nessas datas pode ser uma estratégia muito eficiente para aumentar as suas vendas. Afinal, você apela para o lado emocional dos seus clientes e tem mais chances de converter.

Além de criar conteúdos para aumentar as vendas, você pode também usar o e-mail marketing para celebrar essas comemorações. Assim, você fortalece o laço entre a sua empresa e os consumidores.

Crie promoções exclusivas

Quando um lead disponibiliza suas informações de contato, ele espera poder contar com condições exclusivas da sua empresa. Portanto, é importante que você esteja sempre pensando em novas formas de fidelizar os seus clientes.

Ao oferecer descontos, promoções e outras condições exclusivas, você aumenta o interesse do público alvo pelos seus e-mails!

Conte com infográficos

Os infográficos são perfeitos para o e-mail marketing. Isso porque eles ajudam os profissionais de marketing digital a transmitirem mensagens de forma mais curta.

Isso porque o texto pode ser substituído por imagens e outros elementos visuais. É possível apresentar estatísticas, alterações no preço, gráficos e qualquer outra informação de uma forma muito mais descontraída e chamativa para os consumidores.

Criar um e-mail marketing

Portanto, não deixe de considerar o infográfico quando precisar criar um e-mail marketing com conteúdo mais denso!

Invista em CTAs

Um dos principais objetivos do e-mail marketing é justamente incitar o engajamento. Uma das melhores estratégias para fazer isso é por meio de CTAs – traduzidas para Chamadas Para Ação.

Esse tipo de expressão é sempre utilizado no modo imperativo e serve para incentivar os usuários a realizarem a ação que você deseja. São exemplos de CTAs:

  • Clique aqui para conferir condições exclusivas;
  • Abra o e-mail para descobrir um segredo;
  • Não deixe de ler esse e-mail;
  • Acesse o site;
  • Clique no espaço abaixo;
  • Acesse para saber mais e etc.

As CTAs são uma das melhores técnicas de copywriting justamente porque têm o poder de guiar os clientes pelas ações que você deseja que ele faça. Assim, você aumenta significativamente o seu engajamento.

Converse com o público

Por último, vale lembrar que você deve sempre conversar com o cliente ao criar um e-mail marketing. Afinal, você precisa criar um laço de relacionamento para garantir que todos os seus e-mails sejam abertos e você sempre se mantenha no radar da sua audiência.

Procure utilizar um tom informal, incluir CTAs e até mesmo fazer perguntas no assunto do e-mail. Dessa forma, você aumenta as chances de que o cliente encare o e-mail como uma verdadeira conversa e se sinta mais próximo da sua empresa.

Como eu posso enviar o e-mail marketing?

Pronto. Agora você já sabe como criar um e-mail marketing, viu dicas de conteúdo e sabe até mesmo como descobrir os melhores horários de envio. Portanto, resta uma única pergunta: como eu posso enviar o e-mail marketing criado?

O ville Target é uma ferramenta integrada que permite que você crie as listas de envio, agende o e-mail marketing e muito mais. O software de automação de marketing foi criado para ajudar você a melhorar os seus resultados e automatizar campanhas de marketing digital.

Além de ajudar a captar e categorizar leads, você consegue também criar listas de envio para que as campanhas sejam mais segmentadas. Dessa forma, fica mais fácil garantir que a mensagem chegue até o público certo.

O ville Target também permite que você envie conteúdos sequenciais. A automatização ajuda você a gastar menos tempo com tarefas que podem ser automatizadas e focar mais no planejamento e desenvolvimento de conteúdo.

Além de permitir o envio de e-mail marketing em massa, você consegue definir o melhor público para receber as mensagens. Por meio da pontuação de leads, você encontra os clientes mais propensos a fechar uma compra e pode criar campanhas ainda mais segmentadas.

Assim, as suas chances de criar um e-mail marketing eficiente para converter leads e aumentar as vendas são muito maiores!

Portanto, não deixe de acessar o site hoje mesmo para conferir os planos gratuitos e começar a investir no futuro da sua empresa.

Como o ville Target pode ajudar a minha empresa?

Agora que você já sabe tudo o que precisa sobre como criar um e-mail marketing, chegou a hora de mergulhar ainda mais no mundo do marketing digital. A boa notícia é que, para isso, você pode contar com os materiais gratuitos do ville Target!

Nossos e-Books foram desenvolvidos para ajudar você a entender melhor como funciona o inbound marketing, a construção de landing pages, o gerenciamento de redes sociais e muito mais. Então não deixe de conferir os materiais para se tornar especialista no assunto. Boa sorte!

Caso você ainda tenha alguma dúvida sobre como criar um e-mail marketing, entre em contato pelo espaço abaixo para que possamos ajudá-lo. Não esqueça também de compartilhar este artigo em todas as suas páginas nas redes sociais!

GIF animado email marketing

Ebook Redes Sociais

Conheça estratégias e melhore a venda de seus produtos/serviços:

 

Quero baixar este Ebook !